Todos os amantes da culinária e da comida caseira, antes de tudo, equipam suas cozinhas com utensílios de cozinha de alta qualidade. Uma frigideira é um item básico na cozinha que nenhuma dona de casa pode prescindir. Muitos de nós, antes de ir à loja, pensamos em como escolher uma frigideira para cozinhar alimentos saborosos e saudáveis.

Tipos de frigideiras

Na cozinha, ao alcance direto da dona de casa, deve haver sempre várias frigideiras para todas as ocasiões. O número de atributos depende da composição da sua família e da frequência com que você cozinha para um grande número de convidados.

como escolher a frigideira certa
As lojas oferecem uma grande variedade desses utensílios de cozinha, mas você terá que fazer a escolha sozinho.

Portanto, qualquer dona de casa precisa conhecer todas as sutilezas para determinar quais frigideiras são as melhores e mais seguras. Afinal, você alimentará sua família com alimentos preparados nestas panelas, e alimentos saudáveis ​​são preparados apenas em panelas de alta qualidade.

Os principais tipos de frigideiras utilizadas nas nossas cozinhas:

  • Clássico. Uma opção universal que está presente em qualquer cozinha em diversos exemplares. Em uma frigideira como essa você pode cozinhar vários tipos de pratos de carne, peixe, frango e vegetais. Ela é indicada para estufar, fritar, refogar legumes e até mesmo para fazer panquecas e crepes. Esta frigideira é produzida em vários tamanhos em termos de volume e altura, para que você possa escolher facilmente a opção que melhor se adapta à sua família. A frigideira é equipada com uma alça longa, que pode ser removível. Se necessário, ele pode ser removido e colocado no forno para fazer caçarolas.
frigideira de alumínio
Muitas vezes o kit inclui uma tampa, que pode ser de metal ou vidro.
  • Panela para grelhar. A principal característica desse tipo é o fundo nervurado, que confere aos produtos listras lindamente douradas sem fritar toda a superfície da carne. Ao cozinhar em uma frigideira desse tipo, o consumo de óleo de fritura é reduzido ao mínimo. Possui paredes grossas para distribuição adequada do calor e alças confortáveis ​​totalmente metálicas. É produzido em formatos redondos e retangulares. Esse tipo geralmente é equipado com uma tampa de vidro pesada e uma grade especial fixada nas paredes.
grelha de ferro fundido
A grelha foi projetada para um cozimento mais delicado com o mínimo de escurecimento.
  • Gás para grelhar. Um modelo especialmente projetado para fogões a gás. A água é despejada na bandeja e, quando aquecida sob a tampa, ocorre o processo de cozimento rápido e uniforme dos produtos. Em uma frigideira assim você pode cozinhar sem óleo, e a gordura liberada pelos alimentos escorre para a bandeja, não queima e não entra em contato com os alimentos durante o cozimento.
frigideira grelha a gás
Equipado com uma bandeja e uma grelha para cozinhar.
  • Braseiro. Uma frigideira funda especialmente projetada para fritar no fogão e assar qualquer produto no forno. Feito de ligas metálicas super-resistentes e de alta qualidade. Alimentos cozidos em uma assadeira nunca queimarão, serão fritos uniformemente e terão aparência e sabor ideais.
braseiro
Possui paredes grossas que distribuem o calor uniformemente por toda a superfície.
  • Panela WOK. Uma frigideira alta com paredes grossas e cabos em formato de orelhas. Uma característica deste modelo é um fundo de pequeno diâmetro e paredes que se alargam para cima. Ideal para preparar molhos, marinadas e caldos.
frigideira wok
Vem com uma tampa abobadada e uma grelha para cozinhar carne macia em caldo.
  • Panela. Um atributo universal da cozinha que combina as funções de uma frigideira e de uma panela. A panela é equipada com uma tampa de vidro temperado e uma balança para monitorar o nível da água. Devido às paredes grossas, sopas, molhos e caldos nesses pratos ficam especialmente saborosos e ricos.
panela
Você pode fritar qualquer alimento nele e preparar primeiros pratos.
  • Máquina de fazer panquecas. Um modelo baixo com paredes finas, que cozinha rapidamente panquecas e bolinhos crocantes. Projetado especificamente para esta finalidade.
máquina de fazer panquecas
É muito leve e você pode fritar rapidamente seu prato favorito para toda a família sem nenhum esforço.

Como escolher a melhor frigideira para um tipo específico de fogão

O tipo de fogão que você tem na sua cozinha é de grande importância na hora de escolher uma frigideira. Cada produto deve ser marcado com o tipo de elemento de aquecimento para o qual o utensílio de cozinha é adequado. Seja responsável pela qualidade das frigideiras oferecidas nas lojas. Pesquise o produto e os fabricantes para ter certeza de que você pode confiar neles. Peça ao vendedor para lhe mostrar o certificado de qualidade.

Preste atenção às marcas que se preocupam com sua reputação e garantem alta qualidade do produto. Uma frigideira dessas custa uma ordem de grandeza a mais, mas você a usará por muitos anos e alimentará sua família com pratos saudáveis.

Caso contrário, você não só pode estragar os alimentos durante o cozimento, mas também danificar o revestimento do fogão com o qual os novos modelos são equipados.

Frigideira adequada para fogões

  • Gás. Todos os tipos de utensílios de cozinha feitos de qualquer liga são adequados para esse tipo de fogão. O combustível azul é ótimo para cozinhar em panelas de aço inoxidável, cobre, alumínio e ferro fundido. Produtos de ferro fundido produzem pratos especialmente saborosos.
  • Indução. As características físicas deste fogão excluem o uso de produtos de aço inoxidável e alumínio, eles simplesmente não esquentam. A frigideira deve ter paredes grossas, o que garante uma distribuição mais uniforme do calor. É especialmente importante selecionar o diâmetro correto do fundo, que corresponda ao tamanho do elemento de aquecimento. Uma excelente escolha seria um produto feito de ferro fundido ou aço carbono. Os fabricantes agora oferecem panelas feitas de alumínio, cobre e aço inoxidável com fundo especial para indução.

    frigideira com fundo de indução
    Esses produtos devem ter marcações especiais.
  • Vitrocerâmica. A compra ideal para um fogão assim seria uma frigideira de aço inoxidável. A liga leve e densa não danifica a vitrocerâmica, mas você deve monitorar a condição do fundo, que deve ser liso. Evite produtos de cobre e alumínio. Esses materiais são muito macios e, quando aquecidos, podem interagir com o delicado revestimento da vitrocerâmica. A frigideira deixará marcas desagradáveis ​​na superfície que não poderão ser removidas. Ferro fundido também não é recomendado. Devido ao grande peso do produto, um movimento brusco pode riscar ou quebrar a vitrocerâmica.
  • Elétrico. Vale a pena prestar atenção ao fundo do produto, ele deve ser grosso. É desejável que o diâmetro do fundo corresponda ao tamanho do queimador. Caso contrário, a frigideira superaquecerá, o que causará deformação do produto e aumentará o consumo de energia.
frigideira de alumínio com paredes grossas
Adequado para todos os produtos de metal.

É melhor comprar produtos de aço inoxidável com fundo duplo - isso economizará tempo de cozimento e não deformará a panela quando superaquecida.

frigideira de fundo duplo
Frigideiras com fundo duplo tornam o processo de cozimento mais confortável, pois têm maior condutividade térmica.

É melhor escolher uma frigideira de alumínio entre os modelos de fundição maciça. E o metal esmaltado deve ter paredes grossas e fundo.

Qual é o melhor material para uma frigideira?

Preparar um prato saboroso, saudável e bonito é o principal objetivo da dona de casa na cozinha. Mas o produto final não depende apenas da habilidade da artesã e da qualidade dos produtos, mas também dos pratos em que o preparamos. O material de que a frigideira é feita pode fazer a diferença no resultado final de um prato. Qualquer dona de casa deve saber qual material é melhor para preparar um determinado produto e como cuidar desses utensílios.

Tipos de frigideiras por materiais:

  • Cerâmica. Uma frigideira ecológica, feita de materiais naturais: areia, argila e água. Produtos feitos com essa composição são muito leves e bonitos. Nesses utensílios de cozinha você pode cozinhar pratos sem usar óleo, o que é muito benéfico para o nosso corpo. A frigideira de cerâmica não sofre deformação quando superaquecida, suporta perfeitamente altas temperaturas e é adequada para fornos. Com os devidos cuidados, esta é uma panela muito durável. Cerâmicas não estão sujeitas a lascas ou arranhões. Mas tem um preço bastante alto em comparação a outros materiais. Não tolera bem mudanças bruscas de temperatura; não é possível deixar uma frigideira quente de molho em água fria, pois podem formar rachaduras. É muito fácil de cuidar, basta lavá-lo com água morna e sabão.
frigideira de cerâmica
Cerâmicas não são adequadas para fogões com elementos de aquecimento por indução.
  • Alumínio. As principais vantagens deste material são seu preço acessível e seu peso leve. Um produto assim não vai lhe servir por muito tempo. Se você decidir comprar uma frigideira de alumínio, escolha uma com fundo grosso: quanto mais grosso, melhor. Os pratos não podem ser limpos com agentes ácidos agressivos, pois isso causará manchas escuras. A camada externa também pode ser facilmente danificada por abrasivos. Se você estiver pensando em comprar uma frigideira desse tipo, preste atenção aos modelos com revestimento antiaderente.
frigideira de alumínio com revestimento multicamadas
O alumínio é propenso a arranhões e deformações quando superaquecido.
  • Cobre. Um material bastante caro. Produtos de cobre geralmente são revestidos com aço inoxidável. Pratos muito bonitos, duráveis ​​e duradouros. Não tem medo de mudanças de temperatura e é ideal para preparar pratos em diferentes condições de temperatura. Os produtos cozidos em tal frigideira ficam muito saborosos e saudáveis.
frigideira de cobre
Usar panelas de cobre exigirá certas habilidades de você.
  • Aço inoxidável. Os utensílios de cozinha mais comuns encontrados em cozinhas modernas. O aço tem uma ótima aparência, com uma superfície brilhante e brilhante que complementa qualquer cozinha. Um tipo universal de utensílio de cozinha – em uma frigideira assim você pode fritar carne e cozinhar molhos e caldos. É muito adequado para cozinhar no forno, desde que seja equipado com uma alça removível. Pertence ao segmento de baixo preço e é acessível a todos. As principais desvantagens são que ele risca facilmente quando limpo com abrasivos; para este tipo de utensílios de cozinha, é melhor escolher pastas macias especiais. Se a panela for superaquecida, manchas verde-azuladas podem se formar na superfície, impossíveis de remover.
frigideira de aço inoxidável
Mas usar panelas de cobre exigirá certas habilidades de você.
  • Ferro fundido. Um material eterno, nossas avós usavam produtos de ferro fundido. Nesses pratos são obtidos pratos especialmente ricos e saborosos, e é por isso que eles não saem de suas posições em nossas cozinhas. O ferro fundido tem propriedades antiaderentes naturais e não tem medo de danos mecânicos ou mudanças de temperatura. Tem uma vida útil ilimitada; pratos feitos com este material não podem ser danificados. Adequado para todos os tipos de fornos. Mas há algumas pequenas desvantagens: o material é muito pesado e propenso a enferrujar, por isso precisa ser seco após a lavagem.
panelas de ferro fundido
Não é recomendado armazenar pratos preparados em tal frigideira; destina-se apenas à culinária.

Qual é o melhor revestimento para frigideiras?

Os utensílios de cozinha modernos, independentemente do material de que são feitos, são revestidos com um revestimento antiaderente. Essa camada evita que os alimentos queimem e minimiza o consumo de óleo durante o cozimento. O revestimento é fácil de lavar e limpar. O revestimento é aplicado em toda a superfície dos pratos, tanto na parte externa quanto interna.

Tipos de revestimentos usados ​​em utensílios de cozinha modernos:

  • Cerâmica. Um revestimento ecológico que não tem medo de altas temperaturas. Mas o revestimento é bastante frágil e requer manuseio delicado. Os alimentos não grudam na cerâmica e são fáceis de limpar.
frigideira revestida de cerâmica
Um material frágil, sensível a mudanças de temperatura e impactos mecânicos.
  • Mármore. Um revestimento muito duro e durável, resistente a mudanças de temperatura e altas temperaturas. Os fabricantes oferecem uma longa garantia para pratos revestidos em mármore – até 30 anos. Ela retém o calor por muito tempo, o que permite que o prato fique pronto mesmo com o fogão desligado. Não emite substâncias nocivas mesmo em temperaturas extremamente altas.
  • Peltre. O revestimento tem uma função protetora para utensílios de cobre. Ele protege o metal da oxidação, mas é um material de fusão muito baixa que não pode ser superaquecido.
  • Aço. O revestimento de aço inoxidável é normalmente usado em panelas de cobre para evitar que os alimentos grudem durante o cozimento. Este revestimento lida perfeitamente com a tarefa de preparar alimentos rapidamente.
  • Teflon. O material mais comum encontrado em quase todos os tipos de utensílios de cozinha. O Teflon permite cozinhar alimentos usando uma quantidade mínima de óleo, o que torna os alimentos mais saudáveis. Mas é preciso ter cuidado com o revestimento de Teflon, pois ele é facilmente riscado por objetos de metal e perde suas propriedades. O teflon tem medo de superaquecimento e em temperaturas acima de 250 graus ele libera substâncias nocivas e indesejáveis ​​para o nosso corpo. O revestimento não é durável, mesmo com manuseio cuidadoso, ele não durará mais do que três anos.
Frigideira revestida de teflon
Com esse revestimento, os produtos são fritos de forma fácil e rápida e adquirem uma crosta bonita e crocante.
  • Titânio ou diamante. O revestimento mais durável disponível hoje. A máxima resistência ao desgaste e durabilidade desses materiais são muito valorizadas nas lojas. Mas esse revestimento não pode ser danificado, e os alimentos cozidos nessa frigideira têm sabor e aroma deliciosos. A principal desvantagem desse revestimento é que ele não pode ser usado em fogões com elemento de aquecimento por indução.
  • Esmaltado. O revestimento tem características semelhantes às do revestimento cerâmico, mas possui uma camada mais espessa, que é mais confiável e durável. Devido ao revestimento espesso, o aquecimento dos produtos ocorre muito lentamente, fazendo com que os pratos fiquem mais suculentos e macios. O esmalte é mais resistente a danos mecânicos e não é arranhado por objetos metálicos.

Escolhendo os tamanhos certos

Os tamanhos padrão dos produtos que serão oferecidos nas lojas são de 18 a 32 centímetros de diâmetro. Na hora de comprar, vale considerar a composição da sua família: é improvável que você consiga colocar várias frigideiras de grande diâmetro no fogão ao mesmo tempo.

como escolher uma frigideira
Toda dona de casa tem vários exemplares desse atributo de cozinha.

O principal na hora de escolher é saber o tamanho dos queimadores do seu fogão e selecionar uma frigideira para cada um deles. Isso permitirá que você cozinhe vários pratos ao mesmo tempo, otimizando os custos de mão de obra da dona de casa.

Determinamos a espessura do fundo e das paredes

Os fabricantes que produzem produtos de alta qualidade aderem ao critério básico de uma espessura de fundo de 3 mm. A exceção é uma forma de panqueca, cuja espessura de fundo é de 1,5 mm. A espessura mínima da parede deve ser de 2 mm. Quanto mais grossa for a frigideira, melhor, pois isso garante uma distribuição uniforme do calor e os pratos ficam mais saborosos. Utensílios de cozinha feitos de metal grosso custam mais, mas são menos propensos à deformação e duram muito mais.

Como devem ser a alça e a tampa?

Ao comprar seu acessório favorito, você precisa prestar atenção especial ao cabo, pois dele depende não só a praticidade do cozimento, mas também sua segurança.

Hoje em dia, existem vários tipos de alças.

  • Elenco. Utilizado em modelos de panelas pesadas. O cabo de uma frigideira pode ser de um lado ou de dois lados. Esta alça nunca quebra, mas distribui calor durante o cozimento, então você pode se queimar.
  • Removível. A opção mais conveniente e difundida. Feito de plástico resistente ao calor. Equipado com um mecanismo que permite sua fácil remoção através do acionamento de um botão.

    frigideira com alça removível
    Esta frigideira é prática para levar ao forno.
  • Dobrável. Facilita o armazenamento e dobra-se facilmente no fundo da panela. Mas esse projeto é muito pouco confiável e pode falhar rapidamente.
  • Torcendo. O corpo da frigideira é equipado com uma conexão roscada na qual a alça é parafusada. Este projeto é confiável, mas durante a operação a conexão pode ficar contaminada e difícil de limpar.
frigideiras com alças
Eles são fáceis de armazenar, mas esses designs não são muito confiáveis.

Uma tampa de frigideira é um atributo essencial e insubstituível. Eles geralmente são vendidos junto com os pratos, mas também podem ser comprados separadamente. É melhor escolher tampas de vidro, você sempre consegue ver como o prato está sendo preparado sem precisar abri-lo.

Fabricantes populares de frigideiras

Há um grande número de fabricantes de utensílios de cozinha. Grandes fabricantes que produzem frigideiras para nossas lojas dão atenção especial à qualidade de seus produtos e valorizam sua reputação. Mas vale ressaltar que existem muitas falsificações desses produtos no mercado, então vá até lojas especializadas para comprá-los.

Grandes fabricantes de utensílios de mesa.

  • Tefal. Uma das maiores empresas produtoras de utensílios de mesa para o mercado mundial. Distingue-se pelo design elegante dos produtos com revestimento antiaderente, equipados com indicador de temperatura para maior comodidade dos consumidores. O fabricante atualiza e melhora constantemente sua linha de produtos.
frigideira Tefal
A empresa Tefal ganhou popularidade devido à alta qualidade de seus produtos.
  • Rondell. Uma grande empresa da Alemanha, que sempre foi famosa pela qualidade de seus produtos de metal.
frigideira Rondell
Os utensílios de cozinha desta marca são seguros de usar e muito confiáveis.
  • Fissler. Uma marca popular que produz utensílios de cozinha para cozinha doméstica e profissional.
Frigideira Fissler
As qualidades distintivas dos utensílios de cozinha são a facilidade e a conveniência de uso, pensadas nos mínimos detalhes.
  • Talheres Neva-Metal. O maior fabricante russo, que é um sério concorrente das empresas europeias.
frigideira Neva-Metall
A alta qualidade e os preços acessíveis dos nossos produtos conquistaram há muito tempo os corações dos consumidores em nosso mercado.

Conhecendo todos os detalhes da escolha de frigideiras, você tomará a decisão certa quando for à loja comprar uma. E sua família desfrutará de comida deliciosa, apetitosa e segura à mesa.

VÍDEO: Análise de frigideiras – como escolher a melhor.