Um kazan é uma grande panela de ferro fundido na qual você pode cozinhar quase qualquer prato, preservando todas as suas propriedades benéficas, e que também ficará saboroso e aromático. Mas, apesar de suas qualidades únicas, o caldeirão está sujeito a uma séria desvantagem: ele pode enferrujar. Para descobrir como limpar um caldeirão de ferrugem, você deve ler o material apresentado a seguir.

Contente
- Por que um caldeirão de ferro fundido enferruja?
- Como limpar um caldeirão de ferro fundido da ferrugem por dentro
- Quais produtos não devem ser usados para limpar um caldeirão
- Prevenção de corrosão e cuidados com um caldeirão de ferro fundido
- Como armazenar um caldeirão de ferro fundido para que não enferruje
- Conclusão
- VÍDEO: Como remover ferrugem de um caldeirão com suas próprias mãos.
Por que um caldeirão de ferro fundido enferruja?
Há vários motivos pelos quais as paredes e o fundo de um caldeirão podem ficar corroídos, e todos eles estão relacionados ao cuidado inadequado dos utensílios de cozinha. Ao comprar utensílios tão exóticos, você precisa ter um entendimento completo de todos os aspectos do cuidado.
O ferro fundido enferruja devido à sua estrutura porosa, o que permite que a umidade se acumule e cause destruição. Ferro também é frequentemente adicionado à liga durante a produção. O manuseio incorreto durante o primeiro uso, ou seja, a falta de calcinação, cria o risco de ferrugem.
Como limpar um caldeirão de ferro fundido da ferrugem por dentro
Muitos proprietários de caldeirões de ferro fundido se deparam com a questão de como remover a ferrugem de um caldeirão de ferro fundido para que ele fique limpo e bonito novamente? Existem muitos métodos que foram inventados e eles podem ser divididos em duas categorias: remédios populares, cujos ingredientes estão nas gavetas da cozinha de todos, e o uso de produtos químicos especiais que são vendidos em lojas de ferragens. Cada um tem seus prós e contras. Somente o dono dos pratos pode decidir o que fazer.
Usamos produtos químicos domésticos
Como um caldeirão não é uma frigideira de Teflon, com um revestimento delicado e sensível, ele pode ser limpo usando uma variedade de métodos, incluindo o uso de pós abrasivos e escovas duras. O procedimento é o seguinte: aplique um pouco de pó em uma esponja ou pano e esfregue nas áreas onde as manchas de ferrugem se acumularam. O caldeirão limpo é enxaguado completamente e depois calcinado em fogo alto. Isso é necessário para evitar o reaparecimento da corrosão.
Como limpar um caldeirão com lixa
Uma lixa é bastante capaz de lidar com esse tipo de problema. É melhor escolher dois tipos: grande e pequeno. Após o processamento com lixa grossa, a ferrugem se transformará em pó, que só precisa ser lavado com água. Para a limpeza final, vale a pena raspar as paredes com papel de granulação fina. Você precisa trabalhar com cuidado para não inalar micropartículas; você pode até colocar uma máscara de gaze no rosto e luvas confortáveis nas mãos.
Como remover com uma furadeira
Uma maneira um tanto extravagante de limpar um caldeirão de ferro fundido é serrar a ferrugem com uma furadeira. Este método é um pouco semelhante ao anterior, porque também será utilizada ação mecânica. É essencial seguir as precauções de segurança. Após o procedimento, os pratos devem ser calcinados.
Como lavar com cola e sabão
Para remover a ferrugem dessa maneira, você precisa se preparar. Primeiro, você precisa de um recipiente grande que possa comportar o caldeirão inteiro. Se a caldeira tiver mais de dez litros, provavelmente será melhor limpá-la de outra maneira. Mas um caldeirão com pequena capacidade serve.
Então, o caldeirão lavado é colocado em um grande recipiente cheio de água, no qual uma barra de sabão em pó é ralada e um frasco de cola de silicato é despejado. A mistura é colocada no fogo e fervida por várias horas até formar uma pasta. Após isso, a solução é resfriada e drenada. Depois que o caldeirão estiver coberto com uma película fina, você pode começar a limpá-lo. Os depósitos de carbono e a ferrugem devem sair junto com ele usando uma esponja macia comum. Os restos mortais são levados pela água. A aparência é agradável aos olhos novamente.
Nós aplicamos moagem
Para evitar o incômodo de limpá-lo em casa, você pode levar o caldeirão até a oficina mecânica mais próxima, onde eles o limparão com uma lixadeira (nem todo mundo tem esse tipo de aparelho em casa). Após o procedimento, todo o necessário é feito com os pratos: eles são lavados, secos e calcinados.
Limpeza com vinagre
O vinagre é um remédio exclusivo para uma grande variedade de manchas. Com sua ajuda, você pode colocar qualquer coisa em ordem, inclusive um caldeirão de ferro fundido.
Existem diferentes combinações de vinagre e outras substâncias que juntas tornam a limpeza ainda mais rápida e eficaz. A solução mais simples é ferver trezentos mililitros de líquido, e a ferrugem desaparecerá, e o caldeirão voltará a brilhar com as laterais pretas e brilhantes.
Se você adicionar uma colher de refrigerante, o processo será acelerado (todo mundo sabe que tipo de reação a combinação de carbonato de sódio e ácido causa).
Você deve se afastar enquanto estiver fervendo. Se isso acontecer na cozinha, é preciso abrir as janelas e fechar bem a porta, pois os vapores do vinagre são prejudiciais à saúde.
Com uma mistura de refrigerante e sal
Essas duas substâncias são companheiras confiáveis de uma boa dona de casa. Apesar da abundância de detergentes modernos, eles são amplamente utilizados na cozinha porque removem bem qualquer sujeira, são baratos e inofensivos.
Para limpar, pegue quantidades iguais de bicarbonato de sódio e sal, adicione água e aqueça. A mistura fervente removerá a ferrugem em duas a três horas. Depende do grau de corrosão.
Quais produtos não devem ser usados para limpar um caldeirão
Embora a caldeira seja bastante resistente ao desgaste e insensível a impactos mecânicos, existem alguns métodos de limpeza proibidos.
É estritamente proibido raspar a superfície com garfos, facas ou outros objetos duros que deixem arranhões. Não é recomendado despejar água fria em um caldeirão quente, pois a mudança de temperatura pode danificar o revestimento.
Você também deve evitar o uso de detergentes perigosos e com cheiro forte. Eles conseguem penetrar nos poros do ferro fundido, o que dificulta sua remoção.
Prevenção de corrosão e cuidados com um caldeirão de ferro fundido
Qualquer serviço de mesa requer um manuseio cuidadoso e responsável. Se depois do cozimento o caldeirão não for bem lavado, não for enxugado e não for guardado no armário, não é de se surpreender que logo apareça ferrugem nele.
Para evitar que isso aconteça, você precisa seguir algumas regras:
- Antes do primeiro uso, o caldeirão é calcinado. Isso o torna mais resistente, os alimentos não grudam nas paredes e ele fica mais fácil de limpar.
- Após a lavagem, o caldeirão deve ser bem seco com uma toalha de algodão macia e deixado ao ar livre por algum tempo para arejar e secar melhor.
- Importante: a caldeira deve ser limpa imediatamente após o cozimento. Assim, você não precisará lidar com resíduos de comida secos nem estragar a superfície com esfregadas bruscas.
- Evite usar produtos agressivos ou esponjas de ferro: eles destroem a camada antiaderente. Uma esponja de cozinha comum e sabão líquido sem perfume são suficientes para um cuidado eficaz.
- Não é recomendável dar atenção aos produtos de controle de ferrugem anunciados. Todos eles contêm substâncias nocivas que só pioram a situação. É muito melhor usar os remédios da “avó”.
- Manchas de ferrugem quase imperceptíveis que acabaram de aparecer são perfeitamente removidas com suco de cebola ou batata crua.
Como armazenar um caldeirão de ferro fundido para que não enferruje
Há muito poucas regras a seguir aqui.
- Após cada cozimento, o caldeirão é lavado, seco e colocado em um local isolado;
- O ideal é guardar a louça num armário espaçoso com portas: ali fica seco e limpo, mas ao mesmo tempo o pó da rua não penetra;
- O ambiente também deve ser seco e bem ventilado. Um porão, uma garagem, um galpão ou algum depósito desorganizado definitivamente não são adequados.
- Recomenda-se manter a tampa separada.
- Não é possível colocar outros utensílios dentro, pois pode vazar água.
Conclusão
Um caldeirão é um ótimo utensílio de cozinha, mas uma desvantagem como a corrosão pode arruinar toda a impressão. Afinal, a ferrugem não só prejudica a aparência, mas também representa um perigo para o corpo. Ele introduz toxinas nos alimentos. Medidas oportunas livrarão o caldeirão desse problema. Se você tiver um conhecimento sólido sobre o que fazer quando um caldeirão de ferro fundido enferruja, ele durará muitos anos.
Necessário