Como qualquer utensílio de cozinha, uma panela tem suas desvantagens. Durante o processo de cozimento, ele fica arranhado, escurece, mas está mais sujeito à formação de incrustações. Depósitos duros nas paredes dos pratos são um problema desagradável e muito difícil de evitar. O risco de formação de sedimentos aumenta quando se utiliza água dura. Quanto mais difícil for, mais frequentemente você terá que lutar contra a incrustação.

Contente
Causas da formação de incrustações em vasos feitos de diferentes materiais
A camada branca nas paredes internas da panela aparece como resultado do acúmulo de sedimentos. A espessura do depósito sólido depende da quantidade de oligoelementos contidos no líquido (principalmente magnésio, potássio, íons metálicos). Os elementos que entram são difíceis de remover, mesmo após a filtragem da água.
Durante o processo de aquecimento, todos os componentes são ativados e entram em uma reação química. Como resultado, dióxido de carbono e sedimentos são formados. Interagindo entre si, eles penetram no revestimento dos pratos. Quanto mais dura a água, mais espessa é a camada de placa que se acumula. A cada fervura o sedimento fica mais espesso. Isso não só prejudica a aparência dos pratos como também tem um efeito prejudicial à saúde.
Panela de alumínio
O alumínio é um material delicado. Ferver água dura regularmente em uma panela de alumínio estraga a aparência original. O metal é caprichoso em relação a compostos químicos; com o tempo, ele escurece e oxida sob a influência dos sais da água da torneira.
Antes de remover a incrustação, você deve se familiarizar com as características do material:
- Não é permitida a limpeza com escova metálica ou lixa;
- Não é possível esfregar as paredes com soda, areia ou abrasivos;
- É proibido o uso de produtos químicos domésticos que contenham cloro.
Importante! Detergentes especiais para lava-louças não são adequados para limpar alumínio. O metal entra facilmente em compostos químicos com eles.
Panela esmaltada
Uma panela de esmalte é bonita, prática e o tipo mais comum de utensílio de cozinha. Mas o processo de fervura frequente leva à formação de calcário. Mesmo ter um sistema de filtragem de água em casa não ajuda a evitar depósitos sólidos.
No início do uso, os sais precipitam, criando uma base solta. Com o tempo, ele se torna mais denso e espesso, o que prejudica não apenas as qualidades de desempenho, mas também a aparência dos itens esmaltados. Quando o esmalte é severamente danificado, as incrustações se acumulam em microlascas e rachaduras. Remover tal contaminação é bastante difícil.
Panela de aço inoxidável
As panelas de aço inoxidável são duráveis, fortes e não liberam substâncias nocivas na água. É fácil de manter, mas o único problema é a formação de incrustações.
Se você não limpar a balança a tempo, levará mais tempo para aquecer a água, já que os sais sólidos isolam bem o calor.
Uma característica especial do aço inoxidável é a presença de uma película de óxido, que reduz o impacto negativo da água dura. O material é capaz de suportar produtos químicos domésticos fortes, mas é preciso ter cuidado durante o uso.
Como descalcificar uma panela em casa
Existem várias maneiras de resolver o problema de como limpar uma panela de calcário em casa. Isso inclui produtos comprados em lojas e componentes úteis que podem ser encontrados em qualquer casa. Antes da limpeza, é importante garantir que o método escolhido seja seguro para o revestimento.
Nós limpamos com maçãs ácidas ou ruibarbo
Para limpar uma panela usando esse método, produtos ácidos naturais são colocados na panela suja, levados ao fogo e levados para ferver. Após 30 minutos de fervura, o recipiente é enxaguado em água corrente. A contaminação é facilmente removida pela ação do ácido e da alta temperatura.
Como remover calcário com vinagre de mesa
O vinagre é um dos melhores agentes anticalcário. A remoção de sedimentos é baseada na reação de decomposição de sais de magnésio e cálcio. O vinagre elimina facilmente esse problema, mesmo em pequenas concentrações (6% e 9%). A única desvantagem é o cheiro desagradável, mas ele evapora rapidamente após vários enxágues com água.
O vinagre de mesa é aplicado cuidadosamente na superfície interna da panela e deixado por algum tempo (2 horas são suficientes). Depois, as laterais e o fundo dos pratos são lavados em água corrente com detergente.
Para referência! O vinagre de mesa pode ser substituído por uma fatia de limão ou ácido cítrico em pó.
Como limpar uma panela com bicarbonato de sódio
A soda é um álcali suave cuja composição química é capaz de amolecer depósitos duros. A substância tem um leve efeito abrasivo, por isso é adequada até mesmo para superfícies sensíveis.
Para remover a sujeira, dissolva ½ pacote de refrigerante em 5 litros de água. A panela contaminada é colocada na composição resultante. Depois disso, ele precisa ser fervido por várias horas.
É necessário o monitoramento constante do nível do líquido. A solução deve cobrir completamente a superfície interna do recipiente. Adicione água se necessário. Após a conclusão do procedimento, os utensílios de cozinha, juntamente com o líquido, são resfriados e lavados com um detergente comum.
Para referência! Refrigerante comum pode ser substituído por refrigerante calcinado. Remove melhor o calcário, mas é menos seguro.
Usamos bebidas carbonatadas
Você pode limpar a incrustação resultante usando refrigerante comum. O calcário é removido graças ao ácido cítrico e ao dióxido de carbono contidos na bebida. O dióxido de carbono reage com o precipitado quando aquecido. Uma reação química começa com carbonato de cálcio, resultando na formação de bicarbonato de cálcio (um sal solúvel em água).
Para se livrar da placa acumulada, basta encher a panela com água com gás, ferver e deixar descansar por um tempo (10 horas são suficientes). Durante esse período, os componentes do refrigerante reagirão e destruirão o sedimento.
Como remover calcário com cascas de batata
Cascas de batata contêm ácido, que ajuda a remover impurezas da água com altos níveis de sais de cálcio e magnésio.
Coloque as cascas em um recipiente, adicione água e deixe ferver em fogo médio por meia hora. Se a placa for espessa, o procedimento é realizado várias vezes.
Limpeza com uma mistura de peróxido e soda
Uma combinação de peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio é uma excelente solução para combater depósitos de calcário. Para remover o calcário, adicione 100 g de bicarbonato de sódio em um recipiente com água e leve para ferver. Em seguida, adicione 4 colheres de chá de peróxido. Após a fervura, a panela é enxaguada em água corrente.
Como remover calcário usando uma caneta de limpeza
Você pode lidar com a incrustação não apenas com remédios populares, mas também com remédios especializados. Um deles é um lápis especial para limpeza eficaz de qualquer tipo de panela. É uma haste sólida em forma de uma vela longa. É constituído por um grande número de fios finos de metal, conectados em um feixe apertado.
Antes do uso, a casca colorida do lápis é cortada para liberar os pelos. Depois disso, ele é umedecido com água e a remoção da placa bacteriana começa.
Para referência! A película não deve ser removida do lápis de uma só vez, mas gradualmente.
Manutenção e prevenção de incrustações
Em vez de procurar maneiras de se livrar da contaminação, é recomendável estudar medidas preventivas para reduzir a probabilidade do problema de calcário.
O método mais eficaz é amaciar a água instalando um sistema de filtragem que melhore as condições da água.
Também é recomendável lavar a louça com mais cuidado após cada cozimento. Como resultado, a camada superior da placa será removida mais facilmente.
Conclusão
A placa bacteriana não só prejudica a aparência dos pratos e suas funções básicas, como também é prejudicial à saúde. É importante estudar todos os métodos de como se livrar rapidamente do calcário em casa. É necessário limpar o sedimento imediatamente após os primeiros sinais de seu aparecimento, pois nos estágios iniciais isso será muito mais rápido. Para isso, são adequados meios improvisados e baratos, que se destaquem pela sua eficácia.