Toda dona de casa já passou pelo menos uma vez na vida por uma situação em que a comida queimou em sua panela de esmalte favorita. Eles olham com muita pena para as paredes queimadas, que também exalam um cheiro horrível de queimado que se espalha por todo o apartamento. O que deve ser feito em tal caso? Qual é a maneira mais rápida de remover comida queimada com cheiro ruim de uma panela de esmalte?

conjunto de esmaltes
Para garantir que uma panela de esmalte queimada não seja a causa de um fim de semana perdido, é aconselhável aprender todos os segredos para se livrar dos depósitos de carbono com antecedência.

Características das panelas esmaltadas

A história dos utensílios esmaltados começou na antiguidade, quando os antigos gregos tiveram a ideia de aplicar esmalte na superfície dos utensílios de cozinha. Mas tais recipientes não eram usados ​​para cozinhar e serviam como uma espécie de decoração.

panelas esmaltadas
Muitas vezes, os depósitos de carbono são cumulativos por natureza.

Hoje em dia, esses pratos se tornaram muito populares devido às suas propriedades únicas. O que é, em essência, uma panela dessas? Este produto é feito de aço ou ferro fundido, coberto com uma camada de esmalte. É uma excelente proteção para alimentos contra metais. É muito mais seguro cozinhar nele. Mas se algo acontecer, será mais difícil lavar esses pratos, e a camada de esmalte de vidro pode rachar devido a mudanças bruscas de temperatura.

Tipos de contaminação de panelas queimadas

Os alimentos geralmente deixam marcas nas laterais e no fundo da panela, mas algumas manchas são particularmente difíceis de remover. Uma das mais desagradáveis ​​é a comida queimada, que é muito difícil de remover. Geralmente ocorre devido ao esquecimento. Na maioria das vezes, o mingau queima. Dependendo do tipo (trigo sarraceno, arroz, cevada perolada), a dificuldade de limpeza varia: todo mundo sabe que mingaus de leite queimam mais facilmente. Os depósitos de leite também são difíceis de remover, mas quanto mais cedo você iniciar o procedimento, mais rápido será. Assim, as manchas mais persistentes surgem da queima:

  • leite;
  • geléia;
  • vários tipos de mingau;
  • vegetais (beterrabas são especialmente difíceis de remover).
foto de panelas esmaltadas
Se você não lavar bem uma panela de esmalte, a gordura restante acabará queimando nas laterais.

Você também pode diferenciar os depósitos de carbono não apenas pela sua origem, mas também pela força com que eles aderem aos pratos.

Se a comida estiver muito suja, restos de comida queimada permanecerão no fundo da panela como uma camada preta de vários milímetros de espessura, às vezes mais. É preciso muito esforço para limpar isso. Depósitos de carbono médios são camadas finas que podem ser facilmente removidas se você começar o trabalho imediatamente. Em casos leves, manchas individuais de fuligem ficam espalhadas pela superfície e podem ser limpas com uma esponja comum e água quente.

sal para queimar
O interior queima por causa do cozimento.

As panelas de aço inoxidável merecem uma menção especial. Muitas pessoas os usam para preparar uma grande variedade de alimentos. Acredita-se que nada queimará nele e, se algo ruim acontecer, tudo pode ser facilmente limpo com uma esponja de metal e produtos químicos cáusticos. Uma panela de aço inoxidável é muito durável e, portanto, pode ser facilmente esfregada com esponjas. Vários detergentes podem ser usados, mas você não deve usá-los em excesso, porque nem sempre é possível lavar tudo completamente e alguns dos produtos químicos podem entrar nos alimentos.

panela no fogão
Se você não tiver tempo para comprar cereal ou leite, lavar a louça será muito difícil.

O que fazer se uma panela queimar

A chave para o sucesso neste caso é a eficiência. Quanto mais cedo você começar a lavar a panela, mais fácil será, primeiro, lidar com os depósitos de carbono presos e, segundo, menos dinheiro será necessário para isso.

Em geral, as principais dicas.

  • Aja sem demora.
  • Em hipótese alguma você deve despejar água fria na panela: a diferença de temperatura pode danificar o esmalte ou até mesmo lascá-lo completamente. É melhor encher os pratos resfriados com água ligeiramente quente com adição de refrigerante.
  • É preciso usar produtos suaves: nada de esponjas de ferro ou produtos tóxicos.
molhar uma panela de esmalte
Quanto mais uma panela com depósitos de carbono for usada, menor será a probabilidade de ela ser limpa no futuro.

Como lavar e limpar uma panela de depósitos de carbono por dentro e por fora em casa

Qualquer dona de casa se perguntará: como limpar uma panela de esmalte queimada em casa? Existem várias maneiras. Geralmente, distinguem-se dois métodos: o uso de remédios populares e o uso de produtos químicos domésticos. Cada um deles tem seus prós e contras.

Métodos populares para limpar uma panela muito queimada

Esses métodos são muito populares por vários motivos.

  1. Quase todo mundo tem as ferramentas necessárias em quantidade suficiente.
  2. Inocuidade e segurança da limpeza.
  3. Uma abundância de opções de limpeza e a possibilidade de combiná-las em qualquer ordem.
limpeza de potes
Os depósitos de carbono têm um impacto negativo na saúde humana.

Como remover comida queimada com sal

O sal de cozinha é um excelente absorvente, então seu uso é bastante lógico.

Se houver apenas um pouco de fuligem, basta espalhá-la em uma camada grossa e despejar um pouco de água. Após duas horas de molho, você pode lavá-lo com uma esponja.

sal de cozinha
O sal é um grande ajudante para qualquer dona de casa.

Se a poluição for grave, as ações serão diferentes. A água também é colocada em uma panela, são adicionados de cem a duzentos gramas de sal e ela começa a ferver. Depois de meia hora, a panela pode ser retirada do fogo e deixada esfriar. Depois lave com uma esponja e gel. Se a fuligem persistir, o procedimento é repetido.

Limpeza com vinagre

Ácidos também funcionam bem em depósitos de carbono, mas devem ser usados ​​com cautela. Geralmente, um pouco de vinagre é colocado no recipiente e deixado por algumas horas. Algumas pessoas aconselham aquecer o vinagre. Em vez disso, costuma-se usar ácido cítrico.

vinagre para limpar uma panela
Um remédio útil para combater odores desagradáveis ​​e de mofo.

Como remover alimentos queimados com bicarbonato de sódio

O remédio mais popular e eficaz continua sendo o refrigerante. É bom para limpar sujeira leve e manchas antigas. Sua eficácia se deve à sua capacidade de reagir com outras substâncias (ex: ácidos).

Se a comida estiver levemente queimada, pegue um pouco de bicarbonato de sódio e esfregue as laterais e o fundo da panela como se fosse um detergente comum. Mas o que fazer se as manchas simplesmente não saem? Então faz sentido combinar carbonato de sódio e vinagre.

bicarbonato de sódio para limpar uma panela
Uma das maneiras mais acessíveis de limpar uma panela de esmalte queimada é usar soda.

O fundo é coberto com uma pequena camada de refrigerante, à qual são adicionadas algumas colheres de sopa de vinagre. A mistura é colocada no fogo e aquecida até que a fuligem comece a sair. É possível simplesmente deixar a solução durante a noite, não sendo necessário aquecê-la.

A combinação de refrigerante e sal também dá um bom resultado. Em um recipiente separado, misture os dois ingredientes em proporções iguais até formar uma pasta, que será aplicada nas áreas sujas.

Como limpar um fundo queimado com sabão em pó

Muitas pessoas têm em casa pedaços de sabão amarelo escuro, os chamados econômicos. Apesar do cheiro desagradável, ele lida bem com queimaduras de vários graus de complexidade.

sabão para limpeza de panelas
O sabão é moído e colocado em uma panela ou frigideira com água fervente.

O primeiro método é ralar o bloco em um ralador grosso e jogar as aparas em água morna. Coloque no fogo e deixe ferver. Após o procedimento, verificamos a facilidade de remoção dos depósitos de carbono: se eles simplesmente saírem sob a esponja, tudo foi bem-sucedido.

Usando carvão ativado

Um remédio eficaz e barato é o carvão ativado em comprimidos, que devem ser bem triturados, misturados com água morna e aplicados em uma camada fina. Depois a massa é lavada. Este método é adequado para vasos pequenos com pouca sujeira.

carvão ativado
O carvão ativado ajudará a limpar o fundo queimado da sua panela.

Limpando o interior de uma cafeteira queimada com pó de café

O pó de café pode polir bem a superfície dos pratos e remover a camada gordurosa. Pequenas partículas penetram nas áreas queimadas, limpando-as. O aroma do café elimina o desagradável cheiro de queimado. Os fundamentos só são eficazes quando o problema não progrediu.

borra de café
Para polir a superfície dos pratos, você pode usar pó de café.

Usando bebidas carbonatadas para limpar uma panela queimada

As excelentes propriedades de limpeza das bebidas carbonatadas são conhecidas há muito tempo. O ácido ortofosfórico que eles contêm corrói qualquer mancha, mesmo as mais incrustadas. Ao mesmo tempo, não deixa manchas e tem um cheiro agradável que pode mascarar o cheiro de queimado.

Coca Cola
Para um método eficaz de limpeza de louça, você pode usar Coca-Cola.

A aplicação é simples: despeje uma garrafa de refrigerante ou Pepsi em uma panela e deixe descansar de um dia para o outro. Para potencializar o efeito, você pode fervê-lo, o que só promove o clareamento. Não é recomendado usar estragão, pois ele costuma ser tingido.

Como limpar uma panela de esmalte com produtos químicos domésticos

Para remover a fuligem dos pratos de forma rápida e eficaz, os detergentes químicos são os mais indicados. Substâncias agressivas especializadas em sua composição são capazes de dissolver gordura, fuligem e até mesmo depósitos antigos de carbono.

produtos químicos domésticos
A presença de amônia e álcalis em produtos químicos domésticos tem um efeito negativo nas panelas esmaltadas.

A substância mais comumente usada em lojas de produtos químicos domésticos é a água sanitária. O recipiente danificado é enchido com água fria, uma colher de sopa de água sanitária é adicionada e ele é deixado de molho durante a noite. Depois disso, a mistura é despejada. Adicione água limpa novamente e deixe ferver. Depois a água é escorrida e o processo de fervura é repetido até que a sujeira desapareça.

Por fim, os pratos são bem enxaguados com água corrente. Não deve haver vestígios de água sanitária em lugar nenhum, porque se ela entrar no corpo, pode causar sérios problemas de saúde.

limpando uma panela de esmalte
Todo dono deve saber como limpar uma panela de esmalte queimada sem danificá-la.

O segundo método: usar sabão em pó. Uma solução de pó é preparada em uma bacia e uma panela é colocada dentro dela. Após a imersão, esfregue as áreas queimadas e enxágue em água corrente por vários minutos para remover todo o pó.

O terceiro método de uso de produtos químicos domésticos é uma combinação de cola de silicato e soda. Aqui tudo é mais complicado, e para realizar o procedimento é preciso fazer alguns preparativos.

  1. Encontre uma panela grande o suficiente para acomodar a que está suja.
  2. Água é despejada nele.
  3. Coloque meio pacote de cola de soda e silicato (uma garrafa).
  4. Em seguida, a solução é levada ao fogo e mexida até atingir a consistência de uma pasta de espessura média.
cola de silicato com soda
Até mesmo o uso de produtos químicos convencionais pode causar danos completos aos seus pratos favoritos.

Para limpar a panela, ela é mergulhada nessa solução e mantida ali por quinze minutos. Depois eles tiram e lavam. Os depósitos de carbono restantes são limpos. O método é adequado para remover manchas particularmente difíceis, e a duração da fervura depende muito da gravidade delas. Quanto mais suja a louça, mais tempo demora para ferver.

As nuances da limpeza de uma panela muito queimada

Uma panela muito queimada pode causar muitos problemas, pois levará mais tempo e esforço para limpá-la. Mas não se desespere. O uso de meios combinados e persistência ajudarão a resolver esse problema.

panela de esmalte queimado
O esmalte é um revestimento frágil que pode ser danificado com um simples ralador de ferro.
  • Sabão e amônia juntos limparão rapidamente qualquer superfície queimada. Lascas de sabão são misturadas com uma colher de sopa de álcool e fervidas.
  • Sal, cola e sabão. Amônia e cola são despejadas na espuma de sabão. Coloque uma panela no recipiente e mantenha-a em água fervente.

Como não limpar a fuligem de uma panela

Não importa quão forte seja a vontade de esfregar com uma escova dura ou, pior ainda, com um garfo ou colher, você precisa se conter. O esmalte é muito sensível a impactos mecânicos, e tais manipulações podem causar o aparecimento de rachaduras e lascas. A panela não poderá mais ser usada depois disso.

queima média
Um bom hábito é lavar a louça imediatamente após comer, o que terá um efeito positivo na condição dos seus utensílios domésticos.

Você também não pode usar pós abrasivos, porque suas partículas sólidas arranham a superfície da panela e penetram nos microporos, o que cria um risco à saúde - a substância não é tão fácil de lavar e certamente entrará nos alimentos.

Panelas esmaltadas têm medo de diferenças de temperatura. Não é possível despejar água gelada em uma panela quente e vice-versa.

revestimento escuro em uma panela de esmalte
É melhor lavar com líquido morno, cerca de trinta e cinco graus.

Se a dona de casa costuma se esquecer de cozinhar o mingau no fogão, é mais conveniente para ela usar pratos feitos de outro material, que são muito mais fáceis de limpar em caso de queimadura. Uma boa opção seria o aço inoxidável, que não é nada exigente em termos de métodos de limpeza.

Antes de limpar o interior de uma panela de esmalte queimada, vale a pena cuidar do exterior, pois ele também requer um manuseio cuidadoso, e é sempre mais fácil lavar o exterior primeiro do que o interior.

limpando uma panela de esmalte
Como medida preventiva contra contaminação, é aconselhável inspecionar periodicamente todos os utensílios domésticos.

Dicas úteis de segurança para limpar uma panela de esmalte

  • Para proteger suas mãos dos efeitos nocivos dos produtos químicos, você precisa usar luvas. Até o sal pode causar irritação, então é melhor prevenir.
  • Ao preparar soluções e ferver água, não se incline sobre a panela nem a segure com as mãos desprotegidas. É mais seguro usar um pegador de panela.
  • Antes de usar, leia atentamente as instruções dos produtos de limpeza.
como branquear uma panela
Cuidados oportunos ajudarão a manter a aparência decente de todo o conjunto por mais tempo.

Como cuidar adequadamente de utensílios de cozinha esmaltados

Qualquer utensílio de cozinha requer manuseio cuidadoso, e os esmaltados ainda mais. É preciso sempre lembrar das peculiaridades deste material. Ao lavar à mão, use esponjas macias. Lavar na máquina de lavar louça não é uma boa ideia, pois esse procedimento costuma escurecer o esmalte.

panela de esmalte após a limpeza
Seguir regras simples ajudará você a evitar a questão de como limpar uma panela de esmalte queimada em 90% dos casos.

Antes do primeiro uso, recomenda-se calcinar: deixe a água ferver e esfriar. Depois disso a panela ficará mais forte.

Para evitar que os alimentos queimem, é melhor cozinhar apenas compotas, sopas e ovos em um recipiente de esmalte, ou seja, coisas que não criem uma camada de fuligem. Para quem decide cozinhar outros pratos, é preciso monitorar atentamente o processo de cozimento e, ao menor sinal de superaquecimento, reduzir o fogo ou retirar a panela do fogão.

panela esmaltada para cozinha
Depois de se familiarizar com todos os métodos de limpeza de panelas, você poderá escolher aquele que melhor se adapta aos seus utensílios de cozinha.

Os utensílios esmaltados são companheiros constantes na cozinha, sem os quais é impossível imaginar cozinhar. Mas para que os pratos durem o máximo possível, eles devem ser cuidados com cuidado, seguindo as regras e lembrando das diferenças entre os produtos esmaltados.

panela de esmalte
Você não deve negligenciar os conselhos sobre o uso do esmalte.

VÍDEO: Como limpar uma panela de esmalte.