Para cozinhar alimentos na grelha usando um caldeirão, você definitivamente precisa de um suporte especial. Pode ser adquirido em loja especializada.

Ou você pode fazer isso sozinho. Nesse caso, ferramentas e materiais podem ser objetos improvisados, baldes velhos, canos ou sobras de reforço.

Contente
Tipos de suportes para caldeirões
Os caldeirões de cozinha geralmente são apresentados na forma de utensílios de ferro fundido com formato de hemisfério.
Devido ao seu design, elas são inconvenientes para serem colocadas sobre fogo aberto. É por isso que foram inventados suportes especiais. Eles vêm em vários tipos.
Tagan de três pernas
O tagan é uma estrutura de metal que consiste em um pequeno anel e três pernas longas.
O tagan é instalado de forma que as pernas fiquem firmemente apoiadas no chão em um ângulo, e o próprio caldeirão fica localizado acima do fogo em um anel.
Tagan sobre quatro patas
O tripé de quatro patas tem estrutura e mecanismo de operação semelhantes. Este projeto pode ser produzido desmontado. Dessa forma, você pode ajustar o comprimento das pernas e até mesmo o próprio anel para segurar caldeirões de tamanhos diferentes.
Suportes de mesa ou fogão
Um anel com pernas pequenas (cerca de 30-50 cm) é chamado de podkazannik. É usado principalmente para segurar panelas semicirculares sobre um fogão comum.
Construção de um suporte e um gancho
Três pernas longas conectadas uma à outra estão firmemente instaladas no chão, e no local onde elas se cruzam há um gancho - é assim que se parece o design simples deste suporte para caldeirão.
Mas isso só funcionará se a panela tiver uma alça adicional para poder ser pendurada onde a churrasqueira estiver localizada.
Como escolher um suporte para um caldeirão
A escolha de um suporte para um caldeirão depende de vários fatores:
- o ambiente onde o cozimento será realizado;
- material de suporte;
- volume do toque.
Por exemplo, suportes feitos de ferro fundido, embora retenham bem o calor do fogo, são muito pesados. Portanto, são mais adequados para uso estacionário.
A melhor opção para os amantes de piqueniques ao ar livre são os suportes de aço e alumínio. Eles são muito mais leves que os de ferro fundido e não são inferiores a eles em termos de confiabilidade. Portanto, são mais convenientes para transportar.
Importante! Ao escolher um suporte, independentemente do tipo e material, é necessário comparar constantemente o diâmetro do caldeirão e o anel da estrutura. Estes últimos devem ser um pouco mais estreitos que os pratos para que possam ser mantidos firmemente no lugar.
Como fazer um fogão com um cano
Você pode fazer esse suporte com suas próprias mãos usando um tubo de metal. Devido ao fato de seu design ser bastante simples. O fogão caldeirão é composto por um cilindro longo, em cuja parte inferior há uma grelha, dois furos para alimentação de lenha e na parte superior várias pétalas para segurar o caldeirão.
Ele é feito de forma que todo o calor que emana do fogo fique concentrado dentro das paredes do cilindro do fogão. E fez com que o caldeirão com comida esquentasse mais rápido.
Materiais e ferramentas
Materiais
- Uma seção de tubo de parede grossa para a parte cilíndrica do forno. Cerca de 100 cm.
- Um cano de chaminé mais estreito. Aproximadamente 12 – 13 cm.
- Cantos metálicos para alças e pernas da estrutura. Não há um tamanho específico. Tudo depende da conveniência.
- Grade metálica.
Búlgaro.
Ferramentas
- Búlgaro;
- furar;
- máquina de solda;
- martelo;
- nível do edifício.
Máquina de solda.
Importante! De acordo com as precauções de segurança, ao trabalhar com uma máquina de solda, o mestre deve ter luvas, óculos e máscara para proteger as áreas expostas da pele.
Criando um projeto
O processo de criação de um suporte para caldeirão com suas próprias mãos em forma de fogão se resume a três etapas principais:
- parte preparatória;
- criação de um desenho de projeto;
- montagem de todas as peças.
Ao criar um desenho, é necessário indicar com precisão o comprimento e a quantidade de grelha para o fundo do fogão, bem como calcular o tamanho de elementos adicionais, como alças, pernas, tamanho da janela da fornalha, etc.
Montagem faça você mesmo
Quando todos os elementos do forno estiverem montados e preparados, inicia-se a etapa de montagem do produto. Para isso, de acordo com o desenho, primeiro você precisa marcar no tubo todos os furos que serão feitos com uma esmerilhadeira, bem como as pétalas para instalação do vaso.
Importante! Para cortar furos para a chaminé e a fornalha, é melhor usar círculos de diâmetros diferentes para que os cortes sejam mais precisos.
As etapas a seguir são realizadas usando uma máquina de solda. É usado para soldar a chaminé. Deve ser instalado em um ângulo de 45 graus. Em seguida, é feita uma porta para o buraco onde as brasas serão despejadas, e são montados elementos adicionais em forma de pernas e alças.
Por fim, se a estrutura tiver passado com sucesso no seu primeiro batismo de fogo, ou seja, a fornalha, ela pode ser coberta com tinta resistente ao fogo e deixada para secar.
Possíveis complicações
Na fase de montagem podem surgir algumas dificuldades que não foram levadas em consideração no momento da criação do projeto, a saber:
- qualidade dos materiais;
- O metal do tubo é adequado para soldagem?
- peso da estrutura;
- distorção da forma das estruturas sob a influência de altas temperaturas, etc.
É imprescindível testar o forno.
Todos eles podem ser eliminados por meio de um teste preliminar de todas as estruturas metálicas. São utilizados diversos tipos de tubos feitos de diferentes materiais (ferro fundido, alumínio ou aço) e cada um deles é testado utilizando uma máquina de solda. O material que melhor retém o calor e não é muito pesado será escolhido como base.
Se nenhum dos metais passar no teste, o problema pode estar na própria máquina de solda e na sua intensidade de corrente.
Conclusão
Há muitas opções de como fazer um suporte para caldeirão em uma churrasqueira com suas próprias mãos. Convencionalmente, eles podem ser divididos em dois tipos: para churrasco e fogo aberto, bem como grandes fornos independentes fechados.
Ambos os tipos de suportes para caldeirões podem ser usados ao ar livre ou até mesmo feitos à mão.
Para fazer isso, você precisará de um kit de soldagem comum e algumas peças de metal. Entretanto, em todos os casos é necessário levar em consideração as propriedades de determinados metais, bem como as precauções de segurança.