Um caldeirão é um utensílio de cozinha prático para cozinhar pilaf, carne cozida, azu e outros pratos principais. Você pode cozinhar no fogão, no forno ou no fogo. Existem várias regras importantes para manusear este utensílio. Vale a pena falar sobre cada um deles com mais detalhes.
Contente
- Por que acender um novo caldeirão?
- Regras para acender um caldeirão antes do primeiro cozimento
- Onde posso preparar o caldeirão para o primeiro uso?
- Que métodos podem ser usados para acender corretamente um caldeirão?
- Características da preparação de um caldeirão de alumínio antes de usá-lo pela primeira vez
- Processamento correto após calcinação
- Como verificar um caldeirão temperado
- Instruções de cuidado
- VÍDEO: Como acender um novo caldeirão de ferro fundido.
Por que acender um novo caldeirão?
Os utensílios saem da linha de montagem da fábrica em condições comercializáveis, mas não é possível cozinhar alimentos neles. Os caldeirões são feitos através de um método de fundição; os moldes são lubrificados com uma mistura especial para evitar que o metal quente grude. Antes do envio, os pratos são processados novamente e cobertos com uma camada protetora que protege o ferro fundido e o duralumínio poroso contra danos causados pela corrosão.
O lubrificante não é de qualidade alimentar, então você precisa se livrar dele após comprá-lo. Você não pode fazer isso com sabão, escova e água quente. O metal poroso absorve profundamente os componentes do verniz.
Importante! Não lave peças fundidas porosas com detergentes agressivos. Os produtos químicos ficarão profundamente nos poros e serão liberados durante o processo de cozimento. A comida ficará sem gosto.
Regras para acender um caldeirão antes do primeiro cozimento
Peças fundidas de qualidade alimentar são queimadas para queimar a gordura da fábrica. Ela se transforma em fumaça e fuligem, que podem ser removidas com água quente e sabão. O procedimento de queimar um caldeirão de ferro fundido antes do primeiro cozimento é longo e desagradável: produz-se uma quantidade considerável de fumaça, e não cheira a rosas. O alumínio é processado mais rapidamente, mas ao trabalhar com ele é necessário levar em consideração várias nuances. Existem algumas peculiaridades no disparo de um caldeirão.
Observe! Alguns fabricantes produzem caldeirões com revestimento antiaderente preto. É uma fina camada de esmalte durável. Não é oleoso ao toque e, ao limpar pratos novos, não ficam manchas no guardanapo. Quando você despeja água, ela não produz manchas de arco-íris.
Ferro fundido
Produtos de ferro fundido são muito pesados. As peças fundidas são feitas com paredes grossas, o que faz com que os produtos fervam em vez de ferver ou fritar. O ferro fundido deve ser manuseado com cuidado. Se cair acidentalmente, o metal pode rachar; a liga é classificada como frágil. Abaixo estão instruções detalhadas sobre como queimar um novo caldeirão de ferro fundido no fogo e em casa, o que você precisará para isso.
Observe! O ferro fundido não tem medo de contrastes de temperatura. Anteriormente, as panelas de ferro fundido eram queimadas no inverno, jogadas fora do fogo na neve, depois secas e colocadas novamente no fogo. O procedimento foi repetido diversas vezes.
Alumínio
A liga de alumínio, ou melhor, o duralumínio para fundição, é valorizada por sua baixa gravidade específica. Mas o metal tem uma peculiaridade: quando aquecido de forma desigual, tensões internas se formam nele, e o caldeirão pode se deformar se a queima for feita em altas temperaturas.
A propósito, o alumínio tem maior condutividade térmica que o ferro fundido. A comida em um caldeirão de alumínio esfria mais rápido e não é tão aromática.
Onde posso preparar o caldeirão para o primeiro uso?
Há muitos lugares onde você pode calcinar metal fundido.
O ferro fundido é aquecido:
- na garagem ou no quintal usando um maçarico;
- no fogo, eles fazem ao ar livre;
- grelha, você terá que adicionar brasas constantemente
- Fogão russo;
- fogão doméstico (a gás ou elétrico);
- no forno.
Cada dono de panela escolhe um local para preparar o caldeirão a seu critério.
Na fogueira
O fogo não está muito alto. Para instalar o caldeirão, faça um suporte com pedras ou tijolos. Se você tiver uma churrasqueira na sua dacha, você pode usá-la.
Em casa
O caldeirão é colocado no fogão ou, se a panela não for muito grande, é colocado no forno. Você precisa estar preparado para o fato de que todos os tecidos da cozinha terão que ser lavados, pois eles terão um forte cheiro de queimado. É melhor removê-lo imediatamente:
- flores de interior;
- móveis estofados (de canto);
- cortinas;
- guardanapos;
- toalhas extras,
- aventais;
- decoração feita com materiais naturais;
- Pegadores de panela de tecido.
Você precisa deixar apenas as coisas mais necessárias.
A porta da cozinha deve fechar bem e deve haver boa ventilação. Você terá que aquecer os utensílios por algumas horas, no mínimo.
Observe! Se não houver ventilação de exaustão na cozinha, não vale a pena fazer queimadas no apartamento. Um cheiro persistente tomará conta do apartamento inteiro e durará por uma semana.
Que métodos podem ser usados para acender corretamente um caldeirão?
Ao longo da história das panelas de ferro fundido, nada de novo foi inventado. Um caldeirão de ferro fundido e alumínio é calcinado usando sal e óleo vegetal. O primeiro componente retém bem o calor e absorve todo o excesso. O segundo forma uma película de verniz antiaderente.
Observe! Se o caldeirão vier com tampa de frigideira, ela também precisa ser tratada. Para uma tampa redonda regular, sal ou tratamento seco são suficientes.
Com sal de cozinha
- O caldeirão é colocado no queimador maior.
- Encha até uma altura de 3 cm com sal grosso e distribua uniformemente pelas paredes.
- Eles acendem o fogo e esperam o cheiro de fumaça.
- Mantenha os pratos no fogo por até 30 minutos.
- Mexa o sal periodicamente; ficará mais escuro a cada vez (absorverá a graxa da fábrica).
- Deixe o caldeirão no fogão para esfriar gradualmente.
- Despeje o sal sujo.
- Lave as paredes internas com água morna e sabão em pó ou mostarda em pó.
Importante! O caldeirão ainda não está pronto para cozinhar; não possui película oleosa protetora. Esse ferro fundido enferruja rapidamente, absorve odores e começa a ter um cheiro desagradável. A criação de uma camada antiaderente é discutida abaixo.
Tratamento de óleo
Um caldeirão exigirá de 300 a 700 ml de óleo, dependendo do volume. Deve cobrir o fundo em pelo menos 2 cm. Durante a queima, o recipiente é girado constantemente para que o óleo lave todas as paredes. O tratamento é realizado em fogo baixo para que o óleo não inflame ou fume muito. Por precaução, mantenha um extintor de incêndio por perto. O óleo é mantido no fogo por 40–50 minutos, dependendo do tamanho. Um caldeirão grande demora mais para queimar.
Importante! Segure a panela de ferro fundido com uma toalha comum, enrolando-a na mão várias vezes. Os pegadores de panela não são adequados para ferro fundido quente, pois são muito finos. Os sintéticos derreterão imediatamente.
Depois que o óleo esfria, ele é despejado no esgoto ou usado para impermeabilizar madeira. É perigoso usar este óleo em alimentos; é quase como óleo secante. Após o tratamento com óleo, o caldeirão é encharcado com água fervente e seco. Você pode cozinhar nele!
Cozimento no forno
O caldeirão é mantido em um forno pré-aquecido a 180 graus por uma hora até que a fumaça azulada pare de sair pelas rachaduras e o caldeirão fique visível através do vidro. É melhor abrir o forno periodicamente ou ligar o modo ventilador, se tiver. Não se deve levar pratos quentes; é melhor esperar até que esfriem completamente. Depois o caldeirão é resfriado e lavado com sabão. A calcinação a seco é apenas o primeiro estágio da preparação do ferro fundido.
Em uma fogueira aberta
A queima a seco é realizada no fogo, num maçarico (usado como queimador), numa grelha ou num forno, sem o uso de sal ou óleo. O caldeirão é constantemente virado sobre o fogo. Onde a gordura da produção queima, os pratos ficam acinzentados e mais claros. Depois que todas as paredes e o fundo ficam com a cor uniforme, os pratos são jogados da fogueira na grama ou na neve. Depois disso, o caldeirão é bem lavado. Antes de cozinhar, ele é calcinado novamente, lubrificado periodicamente com óleo vegetal.
Características da preparação de um caldeirão de alumínio antes de usá-lo pela primeira vez
O duralumínio fundido é inferior ao ferro fundido tradicional em termos de propriedades físicas. Os utensílios deterioram-se mais rapidamente e retêm mal o calor. Mas o alumínio tem uma vantagem inegável: é leve. É difícil para uma dona de casa pequena segurar um caldeirão de ferro fundido com comida; é melhor dar a ela uma de alumínio.
O processo de preparação de fundição de alumínio para cozimento não é muito diferente da queima de ferro fundido. Principais diferenças.
- O alumínio não deve ser superaquecido, caso contrário o fundo ficará redondo e as paredes ficarão ovais.
- É melhor usar lenha crua para fazer fogo, pois ela tem uma temperatura de combustão mais baixa.
- Panelas de alumínio levam 1/3 menos tempo para serem preparadas.
- Não é recomendado fazer calcinações a seco; você deve usar sal ou óleo.
- Choque de temperatura (contraste acentuado de temperatura) é indesejável para duralumínio.
Processamento correto após calcinação
A preparação de qualquer utensílio de cozinha fundido para cozinhar termina após a formação de uma película brilhante na superfície interna, que atua como um revestimento antiaderente.
O processo de preparação do óleo do caldeirão para o primeiro uso:
- Utensílios secos são generosamente untados com óleo por dentro. Manchas externas podem ser removidas com um pano ou guardanapos de papel.
- Coloque o prato untado no forno ou no fogo.
- Eles esperam até que o óleo comece a soltar fumaça.
- Transfira a massa para um suporte e deixe esfriar um pouco.
- Remova depósitos de carbono com papel ou tecidos.
- As paredes são untadas novamente e colocadas no fogo.
Depois disso, o metal não pode ser lavado com detergentes; basta despejar água fervente sobre ela e enxugar.
Como verificar um caldeirão temperado
A cor do metal deve ser rica, sem opacidade. Quando a camada protetora natural é irregular, a luz é refletida de forma diferente.
Não há vestígios de ferrugem em pratos bem preparados. Teste de controle:
- molhe um guardanapo com óleo;
- limpe as bordas e o fundo.
Se não houver marcas escuras no papel, está tudo bem. Se permanecer um depósito fino marrom, a queima de óleo deve ser repetida. Os alimentos nesses utensílios de cozinha terão um sabor desagradável e começarão a queimar.
O alumínio não requer testes especiais. Para ele, o principal teste é se há formação de depósitos de carbono nas paredes. Não deveria estar ali.
Instruções de cuidado
- Para armazenamento de longo prazo, o caldeirão é embrulhado em pergaminho ou pano.
- É melhor guardar os pratos de lado para que não se forme condensação no fundo;
- Após cada preparo, os pratos são lavados sem uso de produtos químicos agressivos.
Importante! É melhor remover a sujeira do ferro fundido com soda ou mostarda seca. Uma velha já pronta também serve. Em vez de um abrasivo, é usado sal grosso. Se a comida estiver queimada, encha o caldeirão com água MORNA, adicione um pouco de bicarbonato de sódio e sal (1 colher de sopa para cada litro de água).
Com o tempo, a camada protetora de óleo no metal é destruída. Os pratos precisam ser cozidos novamente. É recomendável fazer isso pelo menos uma vez por ano.
Apesar da grande variedade de frigideiras, panelas de cerâmica, ligas de aço inoxidável, a boa e velha fundição ainda está na moda. Para evitar ter que preparar os utensílios de cozinha, você pode comprar um caldeirão de ferro fundido ou alumínio com revestimento de esmalte, cerâmica ou antiaderente.