Provavelmente, poucas pessoas pensaram no tamanho da frigideira que precisam. À primeira vista, parece que tal informação é completamente desnecessária. Contudo, isso não é de todo verdade.

Contente
Como medir diâmetro
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a qualidade do prato preparado depende muito do grau de familiaridade que você tem com sua frigideira. Afinal, já houve situações em que sua carne queimou ou, ao contrário, demorou tanto para cozinhar que seus convidados se cansaram de esperar. E em parte a razão para tais fracassos culinários está na escolha errada da frigideira ou no seu uso irracional.
Então, como você determina corretamente o diâmetro pelo fundo ou pelo topo da panela? Normalmente, o diâmetro é determinado pela borda superior do aro. Qualquer ferramenta projetada para essa finalidade servirá para medir: uma fita métrica, uma régua ou até mesmo uma fita métrica de alfaiate.
Nas lojas, o diâmetro geralmente é indicado pelo anel superior. Isso é feito para que, se necessário, você possa selecionar facilmente uma tampa para a frigideira.
Importante! É melhor medir o diâmetro da tampa ao longo do anel externo. Porque se houver uma vedação de borracha, ela também precisa ser levada em consideração.
O diâmetro das panelas é padrão e igual a 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30, 32 cm.
Ao escolher o diâmetro correto da panela, leve em consideração o tamanho dos queimadores e a distância entre eles, para que não aconteça de você ter comprado a panela maior e não conseguir colocar mais nada no fogão, apesar dos três queimadores vazios.
Compatibilidade do fundo da panela e do fogão
Só porque você tem uma frigideira e um fogão não significa que você pode usá-los juntos. Primeiro, você precisa se familiarizar com as características dos utensílios de cozinha e decidir qual tipo de fogão é recomendado no seu caso.
Os fogões de cozinha estão disponíveis em variedades a gás, elétricos, de cerâmica, de indução e halógenos. Vamos nos familiarizar com cada tipo.
Gás
O líder indiscutível em termos de prevalência e custo-efetividade. Em residências particulares, eles são usados em “dueto” com um cilindro de gás e, em prédios de apartamentos, são conectados ao gasoduto central.
Esses fogões são pouco exigentes em termos de utensílios de cozinha, fáceis de usar e permitem “ajustar” o tamanho da chama ao fundo da panela usando um difusor especial.
Eles exigem atenção cuidadosa e ventilação regular para evitar o acúmulo de monóxido de carbono. Além disso, depósitos de carbono provenientes de aditivos podem se acumular no fundo da panela.
A escolha ideal de utensílios de cozinha para um fogão a gás é uma frigideira de ferro fundido com fundo grosso.
Elétrica
Talvez o segundo tipo mais popular. Esses fogões aquecem relativamente rápido e não deixam fuligem no fundo da panela.
As desvantagens são consideradas a dependência da energia elétrica, já que em caso de interrupções, a família ficará sem água quente. Além disso, o custo desses fogões é uma ordem de grandeza maior do que o dos fogões a gás. E o longo período de resfriamento não permite o uso de utensílios de cozinha frágeis (por exemplo, cerâmica). Portanto, o utensílio de cozinha mais adequado para esses fogões é o de ferro.
Cerâmica
Elas também são chamadas de vitrocerâmicas. Esses dispositivos funcionam com eletricidade. Eles esquentam rápido e é impossível se queimar em um fogão desses. E os elementos de aquecimento são muito duráveis.
A principal desvantagem dos revestimentos cerâmicos é considerada a dificuldade de manutenção. Elas são lavadas apenas com produtos especiais; o revestimento é danificado e falha devido ao açúcar, à água e até mesmo a pequenos impactos pontuais. O custo deles é muito alto. E os utensílios de cozinha para cozinhar nesses fogões devem ter fundo plano, ser de ferro fundido ou esmaltados.
Fogões de indução
Um dos aparelhos de cozinha mais modernos. O processo de cozimento só começa quando uma panela especial com fundo magnético é colocada no fogão. Essa tecnologia reduz os riscos de incêndio ao mínimo.
Esses fogões aquecem e esfriam rapidamente, mantêm com precisão a temperatura definida e são fáceis de limpar.
As desvantagens de tais dispositivos incluem a necessidade de usar utensílios de cozinha especiais, que não são baratos, e a carga na rede elétrica. Além disso, durante o cozimento, são emitidas ondas eletromagnéticas, o que não permitirá que você converse no celular enquanto cria uma obra-prima culinária.
Halogênio
Este é o próximo nível depois dos cooktops de indução. As vantagens desse tipo de equipamento incluem a possibilidade de cozinhar em panelas de vidro ou cerâmica, além da presença de termômetros nos queimadores. O aquecimento ocorre estritamente verticalmente.
Somente utensílios de cozinha com fundo plano devem ser utilizados. O fogão é limpo com produtos especiais e necessita de uma rede elétrica confiável para um funcionamento ininterrupto.
Como escolher a frigideira certa
Além da superfície de cozimento, ao escolher uma frigideira, você precisa prestar atenção aos seguintes aspectos.
- Se você preferir uma frigideira de alumínio com revestimento antiaderente, escolha modelos feitos de alumínio fundido com laterais e fundo grossos.
- O diâmetro listado é para a parte superior da panela, não para a parte inferior. O diâmetro mais adequado para pratos para uma pessoa é de 24 cm, e para uma família grande – 28-32 cm.
- Quanto mais pesada a panela e mais camadas de revestimento antiaderente ela tiver, melhor.
- Se você planeja usar a panela para assar no forno, procure um modelo com alça removível.
E, no entanto, o principal é que os utensílios de cozinha não sejam apenas práticos e convenientes, mas também agradáveis à vista e ao toque. Portanto, escolha o modelo que mais combina com você. Somente neste caso suas obras-primas culinárias serão preparadas com amor.