Já faz algumas décadas que a maioria das donas de casa tem se apaixonado por utensílios de cozinha com revestimento antiaderente. Este utensílio de cozinha é mais adequado para fritar, especialmente no contexto da moda moderna de alimentação saudável. A frigideira em si pode ser feita de qualquer material, mas o mais usado é o alumínio - é um metal muito leve, o que permite reduzir o peso total da frigideira, reforçado com um revestimento antiaderente.

Este revestimento elimina as principais desvantagens das panelas de alumínio – tendência à deformação e baixa resistência a arranhões. Como a superfície interna é completamente coberta com um revestimento especial, esses utensílios de cozinha duram muito mais com os devidos cuidados.
Contente
- Quais são as características do revestimento antiaderente?
- O que é importante saber sobre revestimento antiaderente
- Como o revestimento de uma frigideira pode ficar sujo?
- Como limpar uma frigideira antiaderente em casa
- Como limpar a parte externa de uma frigideira queimada
- Como limpar uma frigideira de depósitos de carbono e gordura antigos
- Quais produtos não são recomendados para limpar panelas com revestimento antiaderente
- Recomendações para o cuidado da louça
- Regras de uso e medidas preventivas
- VÍDEO: Como limpar uma frigideira antiaderente.
Quais são as características do revestimento antiaderente?
O revestimento antiaderente torna o fundo e as paredes dos utensílios de cozinha mais espessos, o que melhora a troca de calor e permite gastar menos energia no cozimento. Além disso, ao cozinhar, você pode usar o mínimo de óleo ou gordura, o que permite preservar vitaminas e nutrientes dos alimentos.
Uma das líderes no mercado desses utensílios de cozinha desde 1956 é a empresa Tefal. Uma das invenções patenteadas é o famoso Spot Point – um círculo vermelho no centro da frigideira. Ela mostra a temperatura ideal de aquecimento da frigideira, ficando com uma cor vermelha brilhante e uniforme.
O que é importante saber sobre revestimento antiaderente
Um revestimento antiaderente é a aplicação de um revestimento especial a uma frigideira, geralmente de alumínio, que é resistente a mudanças de temperatura, fácil de lavar e limpar e, devido à sua estrutura, protege os alimentos de queimarem e grudarem no fundo. As fórmulas para tais revestimentos são constantemente aprimoradas e refinadas, dependendo das deficiências e problemas identificados.
Tipos de revestimento:
- O revestimento cerâmico Ceralon é confiável, ecológico e seguro. No entanto, não gosta de mudanças bruscas de temperatura. E tente não deixar os pratos caírem: lascas e rachaduras podem aparecer. Além dessas características, essa é uma das melhores opções de revestimento, além de bastante econômica.
- O revestimento de Teflon é o mais comum. É politetrafluoretileno. Muito conveniente, mas não gosta do uso de objetos de metal - aparecem arranhões, a qualidade se deteriora. Houve rumores de que ele liberava substâncias nocivas quando aquecido, mas estudos não confirmaram isso.
Importante! Ainda assim, compre utensílios de cozinha de Teflon de fabricantes confiáveis, pois são eles que realizam pesquisas e aprimoram tecnologias. Infelizmente, o mercado está inundado de utensílios de cozinha falsificados, especialmente panelas Tefal. Compre em lojas confiáveis e não se esqueça de que utensílios de cozinha de boa qualidade não são baratos.
- O revestimento antiaderente de granito geralmente é de Teflon complementado com lascas de granito. Isso o torna mais resistente a danos causados por objetos de metal e, consequentemente, mais durável.
- Revestimento de mármore – geralmente também Teflon com inclusão de lascas de mármore. Torna os pratos visualmente mais atraentes e o revestimento mais durável e seguro.
- O revestimento de titânio Whitford QuanTanium é um revestimento multicamadas reforçado com titânio. O mais durável e estável, adequado para uso em todos os tipos de fogões.
Como o revestimento de uma frigideira pode ficar sujo?
Quando os pratos são usados ativamente, eles tendem a ficar sujos. Restos de óleo de fritura, massa, gotas de geleia, etc. – toda dona de casa conhece essa lista. Embora esta panela precise de pouca gordura ou óleo para cozinhar, ela ainda precisa ser limpa após cada uso. E então toda dona de casa se depara com a seguinte pergunta: como limpar uma frigideira com revestimento antiaderente?
Importante! O revestimento antiaderente é especialmente projetado para facilitar a limpeza e o cozimento, a resistência à contaminação é uma das principais qualidades. Se você notar que a frigideira ficou mais suscetível à sujeira interna e mais difícil de limpar, observe mais atentamente o revestimento aplicado. Provavelmente está danificado. Neste caso, não é recomendado o uso de frigideira, principalmente as de Teflon. Infelizmente, ele precisa ser substituído.
Como limpar uma frigideira antiaderente em casa
É muito importante lavar e limpar a louça em tempo hábil. Em casa, isso deve ser feito imediatamente após o cozimento - é claro, quando a panela estiver fria - usando uma esponja macia e um detergente líquido que não contenha ácido.
Recomendamos géis e cremes especialmente desenvolvidos para esses utensílios: Domestos, Mister Muscle, etc. No entanto, lembre-se de que, por exemplo, o revestimento de Teflon não tolera materiais abrasivos e agentes de limpeza em pó. É possível limpar esses pratos em casa sem usar produtos químicos?
Os remédios populares oferecem as seguintes opções:
- Sabão em pó. Este é o primeiro socorro quando utensílios de cozinha antiaderentes ficam sujos. Para obter uma solução de sabão, rale sabão em pó comum em um ralador grosso. Recomenda-se ferver a solução de sabão em um recipiente por cerca de 20 minutos, dependendo do nível de contaminação. Depois enxágue e limpe com uma esponja.
- Bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio. Para manchas leves, basta polvilhar bicarbonato de sódio na mancha e esfregar levemente com uma esponja úmida. Se as manchas forem mais graves, despeje um pouco de água, adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe ferver por 10 a 20 minutos. Depois enxágue com uma esponja em água corrente.
- Bicarbonato de sódio e detergente de louça. Coloque algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio no prato, adicione algumas gotas de detergente e leve ao fogo. Deixe ferver por 10–20 minutos. Depois limpe com o lado duro de uma esponja. Neste método, você pode usar carbonato de sódio ou bicarbonato de sódio.
- Bicarbonato de sódio e cola de silicato. Observe que a cola deve ser de silicato; PVA não funciona. Encha uma panela grande com água, adicione meio pacote de bicarbonato de sódio e um tubo de cola. Mergulhe os pratos contaminados. Coloque no fogo, deixe ferver e deixe ferver por 15-25 minutos, dependendo do grau de contaminação.
- Carvão ativado. Ele deve ser triturado até virar um pó, despejado em uma tigela, deixado por 30 a 40 minutos e depois completado com água fria. Deixe agir por 15–20 minutos e enxágue em água corrente.
Atenção! Não esfregue as laterais ou o fundo da panela com carvão; em forma de pó, pode agir como abrasivo e danificar o revestimento antiaderente. Basta deixá-lo na tigela.
Claro que há outras ideias: vinagre, ácido cítrico, soro de leite. Neste caso, é difícil recomendá-los, já que o princípio ativo aqui é um ácido, ainda que natural. Você precisa prestar atenção às instruções de cada frigideira para determinar se o contato do revestimento com o ácido é aceitável ou não. Não se esqueça, antes mesmo de começar a usar uma frigideira, é melhor ler as instruções imediatamente. Isso aumentará significativamente a vida útil de qualquer produto. Claro, se essas instruções não forem apenas lidas, mas também seguidas.
Como limpar a parte externa de uma frigideira queimada
Então, precisamos resolver um problema mais difícil: como limpar uma frigideira com revestimento antiaderente por dentro e por fora. Remover sujeira do lado de fora pode ser muito mais difícil. Um dos métodos eficazes é o uso de refrigerante e vinagre. Esfregue – lá fora! - Esfregue a panela com sabão e despeje bastante vinagre sobre ela. Após o chiado parar, enxágue com uma esponja em água corrente.
Você também pode tentar limpá-lo mecanicamente usando uma escova dura acoplada a uma furadeira.
Observe! Durante essa limpeza, pequenos pedaços de incrustações secas podem se soltar; certifique-se de realizar esse trabalho usando óculos de proteção. E não se esqueça de que esse método é absolutamente inaceitável para limpeza interna – a sujeira sairá junto com o revestimento.
Mas o método de aquecimento não é absolutamente adequado; frigideiras com revestimento antiaderente não podem ser aquecidas vazias, isso leva à deformação tanto da frigideira quanto do revestimento.
Você também pode usar pó de café natural como esfoliante para limpar pequenas manchas da parte externa da panela. Limpa perfeitamente, mas apenas na parte externa. Lembre-se de suas propriedades abrasivas e não o utilize para limpar o revestimento.
Observe! Manchas pequenas e recentes também podem ser removidas fervendo a louça em Coca-Cola comum. Esta bebida já foi repetidamente reconhecida por suas propriedades de limpeza – e ela lida com frigideiras tão facilmente quanto com moedas e ferrugem.
Como limpar uma frigideira de depósitos de carbono e gordura antigos
Limpar uma frigideira Tefal de depósitos de carbono ou de gordura com outro revestimento antiaderente é uma tarefa mais difícil. Na maioria das vezes, em casa, o problema é resolvido desta forma: em uma panela grande, misture sabão em pó ralado, carbonato de sódio e cola de silicato. Os pratos contaminados são abaixados, colocados no fogo e levados para ferver. O tempo de fervura é determinado pelo grau de contaminação. Até 30–40 minutos são aceitáveis. Geralmente não é necessário mais. Após esse procedimento, os pratos devem ser retirados e lavados com uma esponja sob forte pressão de água.
Um dos métodos populares é uma mistura de amônia e ácido bórico. Mas aqui devemos levar em conta, primeiramente, o tipo de revestimento – nem todos resistem ao ácido – e, em segundo lugar, a duração da exposição. Mesmo o Teflon mais forte não é recomendado para contato prolongado com ácido.
Você pode tentar limpar manchas antigas com pasta de dente. Deve ser aplicado na superfície, espalhado com uma escova macia, deixado por cerca de meia hora e lavado em água corrente com uma esponja macia.
Quais produtos não são recomendados para limpar panelas com revestimento antiaderente
Importante! Lembre-se de que qualquer tipo de revestimento antiaderente é sensível a materiais abrasivos.
Pós de limpeza e raspadores de metal devem ser excluídos do arsenal para cuidar desses pratos. E observe que compostos químicos fortes populares também podem causar danos irreparáveis à sua frigideira Tefal favorita. Portanto, deixe de lado produtos químicos domésticos poderosos, como limpador de forno Amway, Shumanit ou “Sparkling cauldron”, eles não são adequados para suas panelas favoritas com revestimento antiaderente.
Recomendações para o cuidado da louça
Qualquer utensílio de cozinha deve ser lavado depois de esfriar; não exponha o revestimento antiaderente a mudanças bruscas de temperatura. Se você mergulhar uma frigideira em água fria logo após retirá-la do fogão, ela poderá ficar deformada, o revestimento poderá rachar e o uso posterior desse utensílio de cozinha não será mais seguro ou eficaz.
Antes de deixar de molho e ferver, é melhor desparafusar ou remover a alça removível, ou simplesmente não mergulhá-la na água. Tenha em mente que as alças geralmente são feitas de materiais diferentes e exigem cuidados diferentes.
Regras de uso e medidas preventivas
Não importa o quão cuidadosa seja a dona de casa, ninguém pode proteger a frigideira de incrustações e sujeira. Então não se culpe quando vir uma frigideira suja; é melhor ouvir recomendações simples.
Importante! Nunca pré-aqueça uma panela vazia antes de usá-la. Esse método é bom para panelas antigas de ferro fundido, mas certamente danificará sua nova panela de Teflon.
Não é recomendado aquecer panelas com revestimento antiaderente a uma temperatura acima de 250 graus, pois a estrutura do revestimento e sua integridade começam a se deteriorar. Esse uso degrada significativamente as propriedades da frigideira.
Objetos de metal, principalmente facas, podem deixar rachaduras, microfissuras e cortes, o que sem dúvida piora a qualidade da louça.
Em casa, esses pratos geralmente podem ser lavados em máquinas de lavar louça, mas, em qualquer caso, leia atentamente as instruções, assim como acontece com os detergentes para lava-louças.
Recomenda-se lavar a louça imediatamente após o uso, evitando que resíduos de gordura e óleo sequem. Dessa forma, você manterá sua frigideira antiaderente favorita funcionando por mais tempo.
O MÉTODO REFRIGERANTE + DETERGENTE É SIMPLESMENTE GUANO! NADA FOI LIMPO!!!
SE VOCÊ NÃO SABE, NÃO DÊ CONSELHOS!!!