A maioria das donas de casa tem um caldeirão entre seus utensílios de cozinha. Os utensílios de cozinha são universais e podem ser usados não apenas no fogão, mas também no fogo. O produto de paredes grossas é prático e conveniente, mas com o tempo perde sua pureza original. Não é fácil lavar o caldeirão depois de cozinhar. Dependendo do material do produto, o cuidado com a louça será diferente.
Contente
- O que é um caldeirão?
- Como limpar um caldeirão de depósitos de carbono dependendo do seu material
- Quais produtos podem ser usados para limpar um caldeirão em casa?
- Como restaurar a camada antiaderente após a limpeza
- Dicas úteis para cuidados e prevenção de depósitos de carbono
- Conclusão
- VÍDEO: Como limpar depósitos de carbono de um caldeirão de forma rápida e fácil.
O que é um caldeirão?
Um caldeirão é um pote de metal fundido de formato hemisférico com fundo semicircular. A peculiaridade do produto é o aquecimento uniforme das paredes, o que retém o calor dentro do recipiente por muito tempo. A espessura do caldeirão evita que os alimentos queimem, e seu formato redondo ajuda a absorver menos óleo e a cozinhar os alimentos em fogo baixo. Devido a isso, os produtos retêm o máximo possível de elementos úteis. Bem adequado para pratos que exigem cozimento longo.
Basicamente, um caldeirão é feito em dois formatos: hemisférico e com fundo plano. A primeira opção é adequada para cozinhar em fogo aberto, pois só pode ser usada com um tripé especial. A segunda opção é muito procurada em casa; é conveniente para instalar no fogão.
Como limpar um caldeirão de depósitos de carbono dependendo do seu material
Durante o processo de cozimento em um caldeirão, o aparecimento de fuligem e depósitos de carbono não pode ser evitado. E se você não seguir as regras de cuidado, ferrugem e rachaduras aparecerão. Não conhecer todas as nuances da limpeza de um caldeirão feito de diferentes materiais leva à perda das propriedades positivas do produto.
Como limpar um caldeirão de ferro fundido
Existem muitos métodos usados para limpar um caldeirão de ferro fundido. O material requer manuseio cuidadoso, pois é suscetível a rachaduras devido a impactos. Não é permitido o uso de escovas duras e abrasivos.
Embora paredes arredondadas sejam menos propensas a queimar, partículas de comida e gordura às vezes ainda grudam na superfície dos utensílios de cozinha. Para limpar as paredes internas, o caldeirão é completamente enchido com a solução preparada e colocado no fogo. Leve o detergente ao fogo e deixe ferver por cerca de 20 minutos. Esse tempo é suficiente para que os depósitos de carbono amoleçam.
Para limpar a parte externa do produto, coloque-o completamente em um recipiente fundo e ferva-o. Após a fervura, não só a fuligem e a gordura saem bem, mas também o alcatrão grudado.
Importante! Não pode ser lavado na máquina de lavar louça.
Como lavar um caldeirão de alumínio
A superfície de alumínio é menos porosa, por isso é mais fácil de limpar a sujeira. É importante levar em conta uma nuance: sob a influência do ar, forma-se uma película de óxido. Para evitar a oxidação da superfície, o caldeirão de alumínio pode ser limpo com uma esponja de metal macia.
Não é proibido lavar na máquina de lavar louça ou usar produtos de limpeza com abrasivos.
Importante! Não é permitido o uso de produtos químicos domésticos que contenham ácido oxálico. Isso torna a camada de óxido mais solta e a liga fica mais opaca.
Limpando um caldeirão de aço inoxidável
Se certos requisitos de cuidado forem observados, as propriedades benéficas de um caldeirão de aço inoxidável serão preservadas por muito tempo. Como lavar o produto corretamente:
- evite produtos de limpeza que contenham abrasivos, esponjas ásperas e escovas de metal (eles arranham o revestimento);
- não utilize produtos que contenham cloro;
- a louça é lavada apenas com detergente líquido (recomenda-se adquirir produtos químicos domésticos especiais para o cuidado de superfícies metálicas);
- não é permitido perfurar o produto (uma mudança brusca de temperatura rompe a integridade da película de óxido que cobre a camada superior das paredes);
- Pode ser lavado na máquina de lavar louça.
As nuances da limpeza de ferrugem
O armazenamento inadequado provoca o aparecimento de uma camada avermelhada - ferrugem. Para removê-la, os pratos são primeiro mergulhados em uma solução de água e vinagre em proporções iguais. Você pode adicionar produtos químicos especiais que corroem a ferrugem. Os seguintes meios improvisados são adequados para limpar a placa:
- lixa de grão médio e grosso, aparas de metal (ajudam com pequenas contaminações);
- uma broca com fixação plana (após o uso da ferramenta, é necessário remover a corrosão dos poros do metal usando ácido ortofosfórico ou oxálico);
- máquina de lixar (remove a camada de ferrugem em poucos minutos, o procedimento deve ser realizado por uma pessoa com qualificação profissional).
A fervura pode remover uma grande camada de placa bacteriana desagradável. Para isso, adicione um pacote de sal a um balde com 6 litros de água. Coloque em um caldeirão e cozinhe por 8 horas em fogo baixo.
Você pode remover ferrugem de um caldeirão usando um produto especial desenvolvido para manutenção de fornos. Você também pode usar um remédio popular. A placa bacteriana mínima pode ser removida com batatas descascadas, depois lavadas com água morna e bem secas.
Quais produtos podem ser usados para limpar um caldeirão em casa?
Existem várias maneiras de remover fuligem e depósitos de carbono de um caldeirão, que qualquer dona de casa pode usar facilmente. É importante saber como limpar corretamente os depósitos de carbono de um caldeirão.
Cola e refrigerante
Para preparar a solução, você precisará de água (o volume é determinado dependendo das dimensões do recipiente, o recipiente deve ser cheio até a borda), 1 tubo de silicato ou cola de escritório e refrigerante (250 g).
O caldeirão cheio com a solução é colocado em fogo médio e fervido por cerca de 1 hora. Após o tempo, a caldeira com o líquido é resfriada e depois lavada com uma esponja macia e detergente de louça.
Para referência! O método é adequado para produtos de alumínio e ferro fundido.
Carvão ativado
O remédio lida bem com restos de comida queimada. Os comprimidos são usados triturados (a quantidade depende do grau de contaminação, geralmente 1-2 comprimidos são suficientes).
Cubra a superfície da caldeira com migalhas homogêneas e esfregue com uma esponja. Coloque alguns comprimidos no fundo e deixe por 2 horas. Lavamos o carvão ativado restante com uma solução líquida. Toda a sujeira sai sozinha das paredes dos pratos.
Ácido cítrico
O método de limpeza não exige grandes gastos. Tudo o que você precisa é comprar ácido cítrico. Para obter uma solução, 40 g de pó devem ser combinados com 1 litro de água. Despeje o líquido resultante em um caldeirão, leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Remova quaisquer depósitos de carbono restantes usando uma esponja.
Cola e sabão
Como você sabe, o sabão em pó pode remover qualquer tipo de sujeira. Para um efeito maior, adicione cola de escritório. Para limpar o produto por dentro e por fora, você precisa pegar um pedaço de sabão (72%) e cola PVA (50-65 g).
Para remover depósitos de carbono do exterior e do interior da caldeira, os pratos são colocados em um grande recipiente cheio de cola e aparas de sabão. Depois coloque em fogo baixo e deixe ferver por 3 horas. Ferver a solução de sabão ajudará a amolecer os depósitos de carbono e removê-los facilmente das paredes do caldeirão.
Para referência! Não se esqueça dos vapores nocivos da cola; é aconselhável ventilar o ambiente durante o procedimento.
Vinagre combinado com sal e refrigerante
Para a solução de limpeza, você precisa preparar os seguintes componentes:
- vinagre de mesa ou de maçã – 200 ml;
- sal – 2 colheres de sopa. colheres;
- refrigerante – 2 colheres de sopa. colheres.
Encha o caldeirão com água, adicione sal e vinagre. Deixe ferver e adicione o bicarbonato de sódio. Ferva a solução por meia hora. Observamos a espuma que se forma como resultado da reação do vinagre e do refrigerante.
Limpeza com areia
Para usar esse método, você precisará encontrar areia seca de rio. Os pratos são cheios até a borda e cozidos em fogo baixo por pelo menos 8 a 10 horas. Mexa a areia periodicamente. Após o tempo especificado, esvazie o conteúdo da caldeira. Qualquer sujeira existente deve sair facilmente.
Agentes químicos modernos
Limpadores químicos são uma das opções mais fáceis para combater depósitos de carbono. Os fabricantes oferecem uma ampla gama de produtos de cuidado para produtos feitos de diferentes materiais.
Produtos químicos domésticos devem ser projetados para remover manchas complexas de metal (de preferência de um caldeirão). Os produtos exigem uso cuidadoso. Eles devem ser bem lavados com água para evitar que resíduos entrem em contato com os alimentos.
Dos produtos químicos modernos, o Domestos é adequado para panelas de ferro fundido. O produto é universal e adequado para remover sujeira não apenas de banheiros e vasos sanitários, mas também de produtos de ferro fundido.
Importante! Ao limpar, não negligencie os equipamentos de proteção para a pele das mãos, olhos e vias respiratórias.
Como restaurar a camada antiaderente após a limpeza
Muitas vezes, a camada protetora é removida junto com os depósitos de carbono. Somente caldeiras feitas de metal preto requerem este procedimento. Existem várias maneiras de restaurar a proteção oleosa, mas a mais simples é a calcinação.
O que precisa ser feito:
- lavar a caldeira;
- secar completamente;
- aplicar gordura animal nas paredes;
- coloque em fogo alto por 5 minutos (até a gordura queimar);
- deixe esfriar e enxágue com água.
Um caldeirão de ferro fundido é temperado no fogo com a adição de óleo. Após a queima completa, a caldeira é enchida com água e fervida.
Como lavar corretamente um caldeirão após o cozimento
Saber como limpar eficazmente um caldeirão de metal após o cozimento ajudará a manter suas qualidades de desempenho por muito tempo. Uma panela devidamente preparada não necessita de lavagem especial.
Antes de lavar o caldeirão, retire qualquer resíduo de comida dele. Coloque a água num recipiente, leve ao fogo para ferver e deixe esfriar. Depois disso, esvaziamos o recipiente do líquido, lavamos com detergente líquido e o lado macio de uma esponja.
Seque o interior e o exterior do recipiente, aplique uma pequena quantidade de óleo nas paredes e guarde no armário com a tampa aberta.
Dicas úteis para cuidados e prevenção de depósitos de carbono
Como lavar um caldeirão corretamente? A coisa mais importante que toda dona de casa deve lembrar é que a caldeira deve ser seca após a lavagem. Se você deixar a louça molhada, manchas de ferrugem inevitavelmente aparecerão.
O uso frequente do produto requer a aplicação de uma camada de óleo nas paredes internas do caldeirão. Dessa forma a comida não queima.
O ar deve poder fluir livremente para a área de armazenamento dos pratos. A panela não deve ser tampada com muita força se sua superfície interna estiver coberta de óleo. O armário de armazenamento deve estar seco.
Antes do primeiro uso, o produto deve ser perfurado em forno pré-aquecido. Neste caso, o forno não está pré-aquecido; a temperatura deve aumentar gradualmente (pelo menos 200°C). Após o cozimento, o caldeirão é imediatamente lavado de resíduos de alimentos; não pode ficar de molho por muito tempo.
Conclusão
Limpar um caldeirão de depósitos de carbono e ferrugem em casa não é difícil se você aprender as regras simples de cuidado. O uso cuidadoso e correto da caldeira prolongará suas propriedades operacionais por muitos anos, e os pratos preparados irão deliciá-lo com aroma e sabor ricos.