Queimado de novo... É possível limpar de forma rápida e eficaz a geleia queimada de panelas esmaltadas, remover completamente os depósitos de carbono e restaurar a limpeza original?
Essas perguntas são frequentemente feitas por donas de casa que decidem fazer geleia em uma panela de esmalte. A estrutura porosa do revestimento de esmalte é a principal causa da queima. Entre outras coisas, desatenção, falta de tempo para seguir as regras de fabricação de geleias. Como resultado, a busca por informações sobre o tema: “Como limpar uma panela de esmalte de geleia queimada”.
Contente
- Por que escolher louças esmaltadas
- Por que a comida queima em panelas de esmalte?
- Como limpar uma panela de esmalte de geleia queimada
- Usando cascas de maçã
- Limpeza com vinagre de mesa
- Usos do bicarbonato de sódio
- Método de limpeza com ácido cítrico
- Como remover depósitos de carbono com sal
- Removendo geleia queimada com cola PVA e sabão
- Removendo impurezas com soro
- Método de fervura
- Como funciona o carvão ativado?
- Vamos experimentar um pouco de refrigerante
- Produtos especiais para limpeza de panelas queimadas
- Como lidar com queimaduras graves na superfície do esmalte
- Medidas preventivas ao cozinhar geleia em utensílios esmaltados
- Como cuidar de panelas esmaltadas
- VÍDEO: Como limpar uma panela muito queimada.
Por que escolher louças esmaltadas
Os utensílios esmaltados são amplamente conhecidos e utilizados há 180 anos. Mesmo com o advento dos fornos de micro-ondas e outras tecnologias inteligentes, ele não perdeu sua relevância e popularidade. Ele é feito de diferentes tipos de metal, que são revestidos com esmalte durante o processo de processamento.
As vantagens inegáveis de tais pratos:
- o revestimento de esmalte garante a segurança dos alimentos preparados;
- uso durável quando manuseado adequadamente;
- a resistência do esmalte em ambientes ácidos e alcalinos é importante na escolha dos produtos;
- fácil de cuidar;
- uma ampla escolha de design, estilo e cor para decorar qualquer cozinha;
- O preço acessível garante ampla distribuição.
Por que a comida queima em panelas de esmalte?
O revestimento de esmalte aplicado ao metal tem uma estrutura porosa. Partículas de produtos alimentares entram nos microporos. Se deixadas no mesmo lugar, as partículas de comida começam a queimar, às vezes virando carvão. Novas partículas são adicionadas àquelas que estão começando a queimar. Se o regime de temperatura não for observado, uma espessa camada de depósitos de carbono se formará rapidamente. É muito difícil preparar pratos grossos, incluindo geleias, conservas e marmeladas, em panelas de esmalte. Durante o processo de cozimento, mesmo que todas as regras sejam seguidas e o processo de cozimento seja constantemente monitorado, depósitos de carbono podem se formar e, portanto, surge a pergunta: “Como limpar uma panela de esmalte de geleia queimada?”, “Como limpar geleia queimada em uma panela de esmalte?”
Como limpar uma panela de esmalte de geleia queimada
O esmalte é resistente a ambientes alcalinos e ácidos. Bicarbonato de sódio, sal de cozinha, vinagre de mesa e outros produtos disponíveis podem ser usados para limpar panelas e outros utensílios de cozinha semelhantes.
Usando cascas de maçã
A casca de um a dois quilos de maçãs ácidas é colocada em um prato queimado, cheio de água e fervida por 20 a 30 minutos. Depois que esfriar completamente, remova os depósitos de carbono do fundo com uma esponja macia.
Opinião: simplicidade, baixo custo, disponibilidade e queima forte dificilmente funcionarão.
Limpeza com vinagre de mesa
Coloque 9% de vinagre de mesa no fundo da panela queimada. Após 2 a 3 horas, você pode começar a remover os depósitos de carbono amolecidos com uma espátula de madeira ou um raspador de plástico. Após a limpeza completa, a panela deve ser lavada em água corrente.
Opinião: disponibilidade, simplicidade, economia, lidará com vários casos de depósitos de carbono, tanto simples quanto complexos.
Usos do bicarbonato de sódio
Misture 10 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com água até obter uma mistura com consistência de creme de leite espesso. Esta composição é aplicada na superfície que precisa de limpeza. Após uma a duas horas, a superfície pode ser esfregada com uma escova macia. Para superfícies muito queimadas, o procedimento de aplicação de uma solução espessa de soda pode ser repetido.
Opinião: o método mais famoso, barato e altamente eficaz, usado para remover qualquer complexidade de depósitos de carbono.
Método de limpeza com ácido cítrico
20 gramas de ácido cítrico seco são dissolvidos em um litro de água. A mistura deve cobrir todas as áreas queimadas. Ferva por 20–30 minutos em fogo baixo. Após esfriar, remova a placa com um pano macio.
Opinião: o método é acessível, barato e eficaz em quase todos os casos.
Como remover depósitos de carbono com sal
Borrife as áreas queimadas com água e polvilhe com sal fino. Depois de um tempo, adicione um pouco mais de água para que o sal comece a dissolver. Deixe a mistura descansar por 3-4 horas. Limpe os depósitos de carbono com uma esponja macia e detergente, lave a louça para remover a sujeira e enxágue bem.
Opinião: barato, acessível, bastante confiável.
Removendo geleia queimada com cola PVA e sabão
Prepare uma solução em um recipiente separado: pegue meia barra de sabão em pó comum, rale-a primeiro, para 5 litros de água. Adicione 2 colheres de sopa de cola PVA à mistura. Coloque a panela queimada na solução e deixe ferver por uma a duas horas. Deixe esfriar na mesma solução e, em seguida, remova os depósitos de carbono com um pano macio. Enxágue bem a panela para remover os reagentes usados.
Opinião: menos acessível, não pode ser chamado de barato, eficaz em todos os casos.
Removendo impurezas com soro
Despeje a quantidade necessária de soro no recipiente queimado e deixe por 24 horas. Remova a sujeira limpando com um pano macio e detergente. Enxágue em água corrente.
Opinião: acessível, econômico, com fortes depósitos de carbono pode haver problemas.
Método de fervura
Coloque 10 litros de água em um recipiente grande, rale um pedaço de sabão em pó e adicione 200 gramas de bicarbonato de sódio. Coloque a panela queimada na solução e deixe ferver por 30 minutos em fogo baixo. Após esfriar na mesma solução, limpe a sujeira e enxágue bem em água corrente.
Opinião: disponibilidade, relativamente barato, alta eficiência, intensidade de trabalho suficiente.
Como funciona o carvão ativado?
O “carvão ativado” está disponível em comprimidos e em pó fino. É uma substância porosa por estrutura e sorvente por propriedades, capaz de absorver vários tipos de contaminantes. Para a limpeza, você pode pegar de 8 a 10 comprimidos, esmagá-los em um pilão ou pesar de 4 a 5 gramas da substância triturada finalizada. Polvilhe o pó resultante sobre as áreas problemáticas, borrife água com um borrifador e deixe agir por meia hora. Adicione um pouco de água e deixe por mais 30 minutos. Limpe os depósitos de carbono e lave a louça.
Opinião: Método barato e acessível para casos simples de queimaduras.
Vamos experimentar um pouco de refrigerante
Para remover geleia queimada, use bebidas gaseificadas doces (Coca-Cola, Pepsi e outras). Devido ao conteúdo de ácido fosfórico, todas as áreas problemáticas são bem limpas. A bebida é colocada em um recipiente com comida queimada e deixada por 24 horas. Lave com um pano macio e detergente e enxágue até ficar limpo.
Opinião: disponibilidade, relativamente caro, remove quase tudo.
Produtos especiais para limpeza de panelas queimadas
Pergunta: “Como posso limpar geleia queimada de uma panela de esmalte?” pode ser resolvido com a ajuda de produtos químicos domésticos, que são vendidos em qualquer lugar. Geralmente são géis ou sprays para limpeza de panelas esmaltadas. Algumas pessoas usam removedores de carbono e limpadores de forno. Esses agentes de limpeza têm uma série de vantagens em relação aos remédios populares:
- início rápido do efeito em 10-20 minutos;
- simplicidade do processo (aplicar o produto, enxaguar depois de um tempo ou remover com um pano);
- remoção de sujeira de alta qualidade;
- facilidade de uso.
Como lidar com queimaduras graves na superfície do esmalte
- Coloque 9% de vinagre de mesa em um recipiente pré-resfriado à temperatura ambiente durante a noite. De manhã, a substância amolecida é removida com uma esponja macia. Para remover os depósitos de carbono restantes, despeje água no recipiente com duas colheres de sopa de ácido cítrico em pó e deixe ferver até que a geleia queimada seja completamente removida.
- Pegue uma colher de sopa de sal e a mesma quantidade de bicarbonato de sódio. A mistura seca é aplicada na área queimada e preenchida com vinagre de mesa. Após 3 horas, adicione água à panela, leve ao fogo e deixe ferver por 20–30 minutos.
Importante! Se a limpeza não for 100% concluída dentro do tempo especificado, a panela deve ser enchida com vinagre e deixada por 2 a 3 dias, depois fervida até que os alimentos queimados sejam completamente removidos.
Condições para uma limpeza de alta qualidade:
- você precisa começar a limpar pratos queimados imediatamente;
- a panela deve esfriar após o cozimento;
- Não utilize escovas de metal grossas ou agentes de limpeza abrasivos que danificam o esmalte; atenção especial deve ser dada a isso;
- Ao trabalhar, não tenha pressa, mantenha o tempo de acordo com as instruções e recomendações.
Medidas preventivas ao cozinhar geleia em utensílios esmaltados
- mexa constantemente;
- cozinhar em temperatura baixa;
- Não cubra a panela com tampa para acelerar o cozimento.
Como cuidar de panelas esmaltadas
- Utilizar estritamente como indicado para cozinhar pratos líquidos (sopas, borscht, compotas);
- Não ferva água dura na louça para evitar placa bacteriana;
- Não utilize esponjas metálicas duras nem agentes de limpeza abrasivos para lavar. Não risque os pratos com faca ou garfo.
Informações adicionais! Panelas esmaltadas com lascas não podem ser usadas para cozinhar, pois podem ser perigosas para sua saúde!
Ao cozinhar em panelas esmaltadas, você precisa seguir regras simples de operação e seguir as recomendações e instruções de cuidados. Isso permitirá que as panelas permaneçam em boas condições por muito tempo e que as donas de casa aproveitem o tempo gasto na cozinha.
Da minha experiência pessoal. O fundo da minha panela de esmalte também queimou enquanto eu fazia geleia de maçã. Tentei de tudo: refrigerante, uma esponja metálica Amway, ácido (fervido) e Shumanit. Foi clareando aos poucos, mas ainda ficaram algumas manchas pretas que não dava para tirar nem com faca. Enchi tudo com água e bicarbonato de sódio e deixei na varanda, como pensei, por algumas horas. Então, felizmente, esqueci-me disso por alguns dias. Naquela época havia geadas, mas não tive tempo de cuidar dos pratos colocados na varanda e eles ficaram no frio por alguns dias. Hoje consegui tirá-lo da varanda com água congelada. Imagine minha surpresa quando o gelo derretido flutuou junto com a fuligem! Não encontrei esse método em lugar nenhum, então estou assumindo o crédito por ele e compartilhando com você!