Uma panela de alumínio esquenta mais rápido devido à leveza do metal de que é feita. É exatamente por isso que donas de casa e cozinheiros adoram usá-lo. Além disso, esses utensílios de cozinha são baratos. No entanto, com o uso prolongado, formam-se depósitos de carbono que literalmente “consomem” a panela.

Contente
- Características do uso de panelas de alumínio
- Tipos de contaminação da panela interna e externa
- Como limpar panelas de alumínio de depósitos de carbono em casa
- Peculiaridades da limpeza de uma panela muito queimada
- Como restaurar o brilho antigo de uma panela de alumínio
- Como escolher o método certo para limpeza
- Quais produtos não devem ser usados
- Cuidados com a louça e prevenção de depósitos de carbono
- VÍDEO: Como limpar facilmente panelas de alumínio.
Características do uso de panelas de alumínio
Ao utilizar este tipo de panela, você deve ter cuidado. O material não suporta altas temperaturas, por isso é melhor não utilizá-los em fornos e micro-ondas, caso contrário, ocorre deformação e substâncias nocivas penetram nos alimentos. É especialmente prejudicial preparar alimentos com alta concentração de acidez porque o alumínio reage. Este recipiente não é adequado para assar ou cozinhar carne. Além disso, devido à reação química do metal, você não deve armazenar alimentos nele por muito tempo. Mas ferver água, cozinhar compotas e sopas nela será muito prático e rápido.

Tipos de contaminação da panela interna e externa
calcário
Aparece na superfície dos pratos se a água da casa for dura. A formação de incrustações não é de forma alguma um fenômeno inofensivo. Isso não só retarda o aquecimento da água, mas também causa problemas de saúde (os rins e o sistema urinário sofrem). Ao tentar remover o calcário, você corre o risco de danificar a superfície da panela. Para limpar os pratos do calcário, é aconselhável fervê-los com uma solução de soda ou enxaguá-los com vinagre.

Gordo
Permanece na panela após o cozimento de alimentos gordurosos. Se você não limpar a gordura do recipiente de maneira oportuna e eficiente, ele perderá o brilho anterior, e arranhões e manchas se formarão. E o alumínio danificado é perigoso para a saúde devido ao risco de reação química com alimentos. Para limpar a gordura de uma panela, deixe-a de molho por 30 a 60 minutos em água morna com detergente.

Comida queimada
Se o cozinheiro hesitou durante o cozimento e a comida conseguiu queimar, não será fácil lavá-la com um leve movimento de esponja. É melhor ferver água com uma solução de bicarbonato de sódio e depois enxaguar em água morna.

Depósitos de carbono em pratos queimados
Vestígios persistentes de fuligem e gordura se transformam em depósitos de carbono. Os depósitos de carbono não se formam apenas se a dona de casa esquece de desligar o fogão a tempo. Durante o cozimento, alimentos gordurosos ficam presos nas paredes externas da panela e são absorvidos por ela. A camada de depósitos de carbono aumenta a cada vez e fica cada vez mais difícil se livrar dela. Principalmente quando se trata de panelas de alumínio. A aparência do recipiente se deteriora: ele fica preto e com aspecto repulsivo. Os depósitos de carbono são tão perigosos para a saúde quanto outros tipos de contaminação e não são fáceis de lidar. Por essas razões, as donas de casa costumam se perguntar: como limpar depósitos de carbono de uma panela de alumínio?

Como limpar panelas de alumínio de depósitos de carbono em casa
Se você tem uma panela de alumínio queimada, você precisa saber como limpá-la usando todos os meios possíveis. Tudo depende do grau de contaminação, do tempo que você pode gastar na limpeza e das características da própria panela.

Se a panela tiver um revestimento de aço inoxidável, você precisa tomar o máximo cuidado para preservá-lo. Alimentos cozidos em recipientes de aço inoxidável mantêm suas propriedades benéficas por mais tempo. Este revestimento não reage com alimentos e substâncias, o que significa que preserva a saúde de quem utiliza panelas de alumínio. Métodos de limpeza agressivos podem destruir o revestimento, deixando arranhões e danos, o que fará com que a panela perca suas propriedades protetoras.

Produtos químicos domésticos
Existem produtos prontos que podem ser usados para limpar uma panela queimada. Eles são vendidos em qualquer loja especializada em produtos químicos domésticos. A escolha de produtos de limpeza é enorme, mas eles contêm álcalis e ácidos, que têm um efeito negativo em um metal tão frágil e suscetível como o alumínio. Ao trabalhar com esses produtos, você deve usar luvas e ventilar bem o ambiente.

Métodos e meios improvisados
Para limpar depósitos de carbono, você pode usar meios improvisados. Muitos itens domésticos podem ser úteis: vinagre, álcool, ácido, refrigerante, sal, pó dental.

Você pode se livrar dos depósitos de carbono aquecendo-os no fogão. A panela é aquecida por algumas horas e então todo o excesso é removido. O ambiente é cuidadosamente ventilado. Isso deve ser feito com cuidado para que o metal macio não fique deformado.

Vinagre, ácido cítrico e refrigerante são frequentemente usados para limpar o fundo dos pratos. Existem também métodos que ajudam a limpar tanto o interior quanto o exterior da panela.
Como limpar uma panela queimada com ácido cítrico
- Ferva uma pequena quantidade de água.
- Adicione 2 colheres de sopa de ácido cítrico.
- Ferva esta solução por 15-20 minutos.
- Raspe os depósitos de carbono à medida que eles amolecem.
- Enxágue a panela em água morna.

Como limpar uma panela com vinagre
O vinagre é uma solução eficaz, mas não é adequado para superfícies esmaltadas.
- O fundo da panela é preenchido com uma solução de vinagre a 9% por 2 a 3 horas.
- O depósito de carbono é raspado à medida que amolece.
- A panela é lavada em água morna.

Nós usamos sal
O sal é um dos melhores meios para limpar recipientes de alumínio. Absorve perfeitamente a gordura e remove alimentos queimados. Também adequado para superfícies esmaltadas.
- Coloque sal no fundo da panela e adicione algumas gotas de água ou detergente.
- Esfregue a mistura resultante com guardanapos de papel ou uma toalha.
- Enxágue a panela em água morna.

Limpeza com refrigerante
Este método não é adequado para panelas de alumínio sem esmalte ou revestimento antiaderente!
- Dilua uma solução de água e soda 1:1. Adicione apenas um pouco de água até cobrir o fundo.
- Deixe a solução ferver.
- Retire do fogo e deixe descansar por 15–20 minutos.
- Raspe os depósitos de carbono amolecidos.
- Enxágue a panela em água morna.

Como lavar louça com cola PVA
Se você precisar se livrar da sujeira interna.
- Pegue 2 colheres de sopa de cola e 2 colheres de sopa de sabão em pó ralado.
- Dissolva esses ingredientes na água.
- Deixe ferver por 30–40 minutos com a tampa fechada e depois remova quaisquer depósitos de carbono restantes com uma esponja.

Se você precisar limpar a parte externa da panela, será necessário usar um recipiente maior.
- Coloque meio copo de cola PVA no recipiente e adicione 1 pedaço de sabão em pó ralado.
- Coloque água e leve ao fogo.
- Mexa gradualmente até que o sabão dissolva e coloque os pratos a serem limpos na solução.
- Deixe ferver por uma hora, tampando o recipiente.
- Retire o produto de alumínio e limpe-o com uma esponja.
Limpeza com carvão ativado
Este produto é usado para limpar panelas por fora e por dentro.
- Os tabletes de carvão em pó são misturados com água para formar uma pasta.
- O mingau é aplicado na terra e deixado por pelo menos 30 minutos.
- A mistura e os depósitos de carbono são removidos com água morna e detergente.

Peculiaridades da limpeza de uma panela muito queimada
Se a panela estiver muito queimada, é melhor usar um método combinado. Aqueles. combine várias das dicas acima. E usá-los depois de algum tempo. Será eficaz combinar bicarbonato de sódio e cola PVA. E aumente o tempo de processamento de 3 horas para 5.

Como restaurar o brilho antigo de uma panela de alumínio
Não basta apenas lavar a panela; você também precisa restaurar seu antigo brilho e aparência atraente.

Para fazer isso, você precisará de um recipiente grande que possa acomodar uma panela e pasta de dente. A pasta de dente contém dióxido de alumínio, que é um abrasivo extremamente suave. Dessa forma, a liga adquire seu brilho original. Basta ferver a panela em uma solução com pasta de dente por 10 minutos.

O creme de tártaro também é adequado para dar brilho. É um cristal vermelho-bordô formado durante a produção do vinho. Possui propriedades que ajudam a restaurar o brilho do alumínio.

Como escolher o método certo para limpeza
A escolha do método depende do grau de contaminação, da idade da panela e do seu volume. Ao escolher o método mais eficaz, mas menos suave, você corre o risco de estragar sua louça. Talvez você pudesse ter escapado com menos derramamento de sangue.

Observe que o lado externo, o lado interno ou ambos precisam ser limpos.
Quão grave foi a queima da superfície? Há quanto tempo a panela estava nesse estado? Depois de avaliar todos os fatores, escolha o método apropriado. O remédio mais suave é o carvão ativado. Produtos químicos domésticos devem ser usados como último recurso.

Quais produtos não devem ser usados
O alumínio é um metal muito delicado, fácil de danificar e estragar. Para evitar que isso aconteça, você deve conhecer uma série de tabus e nunca utilizar os seguintes meios.
- Escovas e esponjas de metal que podem danificar a superfície.
- Um pó de limpeza que não deixa arranhões.
- Máquina de lavar louça. Altas temperaturas podem deformar a panela.
- Areia, giz, lixa e outros métodos agressivos para lidar com pratos queimados

Cuidados com a louça e prevenção de depósitos de carbono
Depois que a panela estiver limpa, ela precisará ser mantida assim por muito tempo. É melhor prevenir a formação de depósitos de carbono do que combatê-los com métodos agressivos.
- Lave as panelas imediatamente após o uso, sem deixá-las de molho.
- Limpe bem a superfície com uma toalha seca para garantir que não haja vestígios de gordura.
- Ao cozinhar, utilize somente espátulas de madeira ou silicone. Usar um garfo ou faca arranhará rapidamente a superfície, e a gordura se acumulará e queimará nas áreas danificadas.
- Não é recomendado salgar produtos em recipientes de alumínio. A fermentação ocorre devido à liberação de ácido, que faz com que o alumínio escureça.
- Sempre remova quaisquer restos de comida das panelas de alumínio após o cozimento.
- Não é possível armazenar alimentos nesses recipientes.
- Após a lavagem, sempre seque o recipiente com uma toalha.
- Para evitar danificar o fundo, tente cozinhar os alimentos em fogo baixo. Não deixe acessórios de alumínio molhados, pois isso fará com que o metal escureça.

Seguindo as regras mais simples de uso e armazenamento de panelas de alumínio, você pode prolongar sua vida útil, evitar possíveis danos à saúde e economizar na compra de uma panela nova.
