Ao ouvir a palavra “panela de pressão”, alguém pode levantar as sobrancelhas surpreso e perguntar: “O que é isso?” Outros concordam com a cabeça, entendendo: “Ah, sim, claro, minha avó cozinhava sopa de repolho nele!” E para ser justo, não está nada claro por que esse eletrodoméstico prático e funcional foi quase esquecido e não é tão procurado hoje em dia.

Contente
O que é uma panela de pressão e como ela funciona
Primeiro, um pequeno programa educacional. Uma panela de pressão não é diferente de uma panela grande. Toda a sua peculiaridade está na tampa. Este último tem a capacidade de se ajustar perfeitamente ao recipiente, devido a uma vedação de borracha especial. Ao colocar a panela de pressão no fogão, você aumenta a temperatura interna, acelerando o processo de cozimento.
Quando a tampa está bem fechada e o fogão está aquecido ao máximo, forma-se vapor no seu interior, o que aumenta a pressão na panela de pressão. E a temperatura interna sobe de 100 para 121 graus Celsius.
Quando a pressão máxima é atingida (geralmente esse momento é determinado usando um sensor especial ou uma haste pop-up), a válvula de liberação abre e o excesso de vapor sai, mantendo a temperatura mais alta possível dentro dessa panela incomum.
Vale ressaltar que os modelos de fogões a gás da era soviética funcionavam com o mesmo princípio. Como dizem, o novo é o velho bem esquecido. Aliás, são esses modelos do século passado que se distinguem pela sua longa vida útil. Eles podem não ter a aparência mais estética, mas em termos de características de desempenho eles darão trabalho a qualquer unidade moderna.
Existem também modelos elétricos que têm a capacidade de ajustar automaticamente os níveis de temperatura e pressão. Esses dispositivos são ideais para deixar de molho grãos ou leguminosas.
As panelas de pressão modernas têm grelhas especiais nas quais os alimentos são colocados. É melhor colocá-los de forma que não se toquem e sejam cozidos no vapor por igual. Essas redes são colocadas acima da água a uma distância de pelo menos 2 centímetros. Isso permite que a evaporação ocorra e cria a pressão de vapor necessária.
Descrevendo em poucas palavras o princípio de funcionamento de uma panela de pressão, podemos dizer que ela é rápida, saborosa e extremamente saudável.
Vantagens e desvantagens
As vantagens deste dispositivo são óbvias. Quando há uma catastrófica falta de tempo e carga de trabalho total, é a panela de pressão que ajudará a resolver o problema de um almoço ou jantar rápido e saboroso. Segundo algumas estimativas, ele pode cozinhar 70% mais rápido do que em uma panela comum. Ao mesmo tempo, requer menos energia para cozinhar (aproximadamente 50-70%).
Outra vantagem indiscutível é a maior quantidade de vitaminas e microelementos úteis que são preservados durante o processo de cozimento na panela de pressão. Afinal, menos água é necessária para cozinhar, o que significa que os elementos benéficos não são diluídos, mas são preservados no estado necessário ao ser humano.
Por fim, como os alimentos cozinham muito rapidamente na panela de pressão, eles mantêm a cor e, como resultado, sopas, acompanhamentos e pratos de carne têm uma aparência mais atraente.
Há também algumas desvantagens, o que não é surpreendente, já que o utensílio de cozinha perfeito ainda não foi inventado! Primeiro, você terá que descobrir como usar uma panela de pressão. E na próxima etapa você precisará se acostumar um pouco com o processo desconhecido. Mas fique tranquilo, tudo vai correr perfeitamente.
Em particular, será necessário redefinir a quantidade de líquido. É claro que você precisará de muito menos do que para cozinhar em uma panela comum, mas pouca água também é ruim. A comida queimará até o fundo.
Outra nuance é o controle sobre o grau de prontidão. Com uma panela comum, tudo fica claro: levante a tampa e avalie o processo. Ao cozinhar em uma panela de pressão, é preciso levar em consideração que, sob pressão máxima, a tampa fica travada (isso é necessário por segurança). Para abrir a tampa, primeiro você precisa liberar a pressão e depois abri-la. Tudo isso leva tempo.
Por fim, como o processo é mais rápido do que em uma panela, mesmo alguns minutos a mais podem fazer com que o prato fique cozido demais.
E, no entanto, você deve concordar, as desvantagens de uma panela de pressão são convenções que podem ser resolvidas simplesmente se acostumando a usar este dispositivo.
Multicooker vs. Panela de Pressão: Uma Análise Comparativa
Uma multicozinha é um aparelho incrível com uma variedade de funções. Alguns acreditam, com razão, que ela é uma descendente digna da panela de pressão. Vamos tentar descobrir.
O próprio nome atesta eloquentemente o fato de que uma multicozinha é especialista em uma ampla gama de aplicações: ela pode cozinhar, estufar, fritar e assar. A vantagem indiscutível deste dispositivo é que ele é capaz de controlar o processo automaticamente e não requer intervenção humana depois que todos os produtos foram carregados e um determinado modo foi selecionado.
A multicozinha também tem a capacidade de aquecer e manter uma temperatura definida por um determinado período de tempo.
A função de início retardado permite que você prepare o almoço ou o jantar exatamente no horário definido. Durante o processo de cozimento, elementos úteis são preservados nos pratos.
Ao mencionar as desvantagens, notamos o seguinte:
- Preço alto (principalmente se você procura um modelo com muitos recursos);
- Baixa velocidade de cozimento.
Comparando as vantagens e desvantagens de ambos os dispositivos, fica óbvio que a resposta à questão de qual escolher depende de suas necessidades específicas.
Por exemplo, se a segurança é sua maior prioridade (talvez porque você tenha crianças pequenas no apartamento), então uma multicozinha é, sem dúvida, a melhor escolha. Além disso, é a multicozinha que lhe permitirá experimentar receitas e programas disponíveis.
Se o principal para você é preparar rapidamente o jantar ou o almoço, então, é claro, uma panela de pressão lidará muito melhor com essa tarefa.
O que é melhor para cozinhar em uma panela de pressão
É claro que, na época dos nossos avós, a questão da preservação dos nutrientes dos alimentos durante o cozimento não era tão grave. É por isso que em muitas famílias as panelas de pressão eram usadas literalmente sem piedade. Elas eram usadas para cozer batatas, cozinhar sopa de repolho e outras iguarias.
No entanto, a peculiaridade do “processo de produção” – aquecimento sob pressão – indica que a panela de pressão é mais adequada para cozinhar sopas ou ensopados. Produtos ideais para este dispositivo são leguminosas, grãos integrais e cereais diversos. Vegetais firmes, como beterraba ou cenoura, também são adequados.
É justamente devido à pressão, que desempenha um papel importante no processo de cozimento, que as propriedades benéficas desses produtos se revelam, como dizem, “em toda a sua glória” e nutrem nosso corpo com pratos não apenas saudáveis, mas também saborosos.
Por exemplo, para cozinhar grão-de-bico ou feijão em uma panela comum, você terá que gastar mais de uma hora. E uma panela de pressão fará isso por você em 20 minutos. Como dizem, sinta a diferença!
Ou então, toda dona de casa conhece a situação quando você quer fazer um vinagrete, mas como a beterraba demora muito para cozinhar, você tem que adiar o preparo do seu prato favorito para o fim de semana. E em uma panela de pressão, as beterrabas cozinham em questão de minutos.
Até mesmo um caldo aromático feito com carne fresca cozinha em uma hora. E você não precisará ficar no fogão por meio dia controlando esse processo.
Como reduzir a pressão
Donas de casa experientes afirmam que a capacidade de reduzir a pressão em uma panela de pressão é a chave para o sucesso no preparo de pratos saborosos e saudáveis.
Há três maneiras de fazer isso:
- A redução natural ocorre devido ao desligamento do aquecimento (gás ou eletricidade);
- Você pode reduzir artificialmente a pressão colocando a panela sob água fria corrente;
- Uma redução rápida é possível abrindo uma válvula especial na tampa da panela de pressão.
A redução natural da pressão não é um processo rápido. Leva de 5 a 20 minutos. Este período depende da quantidade de ingredientes e da sua densidade. Uma nuance importante: quando deixados esfriar por muito tempo, a carne ou o peixe, assim como as leguminosas, só ficam mais saborosos, mas os ensopados de vegetais rapidamente viram mingau e perdem o sabor.
Água fria e uma válvula especial são a maneira ideal de reduzir a pressão ao cozinhar grãos e vegetais. Esta é uma espécie de “primeiros socorros” para reduzir a pressão e interromper o processo de cozimento.
O segredo para um prato delicioso feito na panela de pressão é uma receita precisa e um tempo de cozimento igualmente preciso. Então você pode ter certeza de que sua obra-prima culinária será apreciada.
Importante! Antes de começar a cozinhar em uma panela de pressão, leia atentamente as instruções de operação. À primeira vista, isso parece um truísmo, mas você deve admitir que nem toda dona de casa se dá ao trabalho de ler essas coisas. Mas em vão. Existem nuances que distinguem os modelos de panela de pressão, e são elas que são muito importantes a serem consideradas na hora de utilizar um determinado aparelho.
Instruções de cuidado
Para garantir que sua panela de pressão não se torne um utensílio descartável, mas sirva por muitos anos, leve em consideração dicas simples de como cuidar dela.
- Antes de começar a lavar a panela de pressão, deixe-a esfriar;
- Utilize o recipiente somente no fogão. Não aqueça nem cozinhe no micro-ondas ou forno;
- Lave somente à mão e somente com esponjas macias. Nada de escovas de metal!
- Ao cozinhar na panela de pressão, não exagere no óleo vegetal. Uma quantidade muito pequena é suficiente;
- Comece a limpar o aparelho somente quando não houver mais alimentos nele.
As instruções de cuidado são as mesmas tanto para as panelas de pressão modernas quanto para os modelos da era soviética.
E mais alguns pontos importantes:
- Antes de começar a cozinhar, certifique-se de que a válvula de pressão esteja limpa e livre de resíduos de alimentos. Se encontrar algum, retire-o com um palito;
- A junta de borracha da tampa não deve estar danificada. Se este não for o seu caso, você não conseguirá fechar a tampa firmemente, o que significa que a tecnologia de cozimento será interrompida. Vale a pena substituir por um novo componente;
- Durante a lavagem, a temperatura deve aumentar gradualmente (pois você só deve começar a lavar quando o aparelho estiver frio). As flutuações de temperatura têm um impacto negativo na condição e no desempenho da panela de pressão;
- Retire os restos de alimentos somente depois que o aparelho estiver completamente frio.
Tenha cuidado para garantir que não haja lascas ou rachaduras na panela de pressão por onde o vapor possa escapar. Isso não só atrapalhará o processo de cozimento como também você corre o risco de sofrer queimaduras graves. Portanto, este ponto merece a mais séria atenção.
A panela de pressão é, sem dúvida, uma invenção valiosa. É seguro dizer que ele resistiu ao teste do tempo e provou seu valor, mesmo competindo com multicozinhas e vaporizadores modernos. Valiosa em todos os aspectos e capaz de muitas coisas, a panela de pressão merece seu lugar na sua cozinha.