Desde os tempos antigos, o belo cristal tem sido considerado uma decoração em qualquer casa. Naquela época, os pratos eram feitos com um cuidado especial, por isso seu valor era enorme. Atualmente, uma das marcas mais atraentes são as taças de vinho Bohemia.
Talheres elegantes serão uma decoração maravilhosa para sua mesa festiva. Especialmente os copos “Bohemia”, que ainda são feitos respeitando todas as regras e tradições. Cada taça de champanhe Bohemia é feita com o máximo cuidado. Nenhum mestre colocará um produto defeituoso à venda. Há uma história interessante ligada ao surgimento deste vidro, que vem sendo transmitida há muito tempo.
Contente
Como surgiu a marca checa Bohemia
O vidro da Boêmia, famoso até hoje, foi inventado na Boêmia, hoje República Tcheca. O ingrediente e o segredo dos produtos mais magníficos foi ideia de um monge, que sugeriu adicionar cinzas de faia queimadas e areia à composição do material. Depois disso, esse material se tornou um dos mais populares e imediatamente adquiriu status de luxo.
Inicialmente, os pratos feitos com esse material eram exclusivamente transparentes, até que verdadeiros apreciadores começaram a apreciar itens com diferentes tonalidades de cores: esverdeado, amarelado. Com o tempo, a popularidade chegou a tal ponto que o valor desse vidro simplesmente desapareceu e qualquer pessoa podia se dedicar à produção do antigo luxo. Mas os sopradores de vidro se mostraram muito espertos e não quiseram perder a oportunidade, tendo a ideia de adicionar vários minerais à composição. Essa inovação tornou possível criar um novo produto significativamente diferente de todos os outros. Os pratos ficaram coloridos e ganharam maior valor.
Hoje, como nos tempos antigos, o vidro da Boêmia é produzido apenas à mão. Ele ainda parece tão gracioso e elegante, combinando antigas tradições com tradições tchecas modernas.
Na variedade de utensílios de mesa boêmios, cada pessoa poderá encontrar exatamente o produto que se tornará especial para ela. Taças, copos e outros recipientes de vidro da Boêmia continuam entre os mais populares. Conjuntos feitos de vidro boêmio simplesmente não deixam de impressionar.
Que tipos de taças de champanhe existem na Bogema?
Os artigos de vidro tcheco feitos de vidro da Boêmia continuam populares até hoje. Hoje em dia, há uma grande variedade de todos os tipos desses utensílios de mesa, que por sua vez diferem em forma, volume, tamanho e design.
Por formulário
Inicialmente, com o advento do vidro boêmio, as taças de champanhe feitas de vidro boêmio tinham o formato de um cone truncado que se alargava gradualmente em direção ao topo. Esse cone estava em contato próximo com a haste do copo, até que com o tempo essa distância começou a aumentar. Foi assim que surgiram os pratos com perna alongada. Com o surgimento de algo novo, o formato do cone também mudou, expandindo-se gradualmente.
Mas a prática mostrou que o champanhe começou a evaporar rapidamente, razão pela qual os produtores chegaram à conclusão de que a parte superior precisava ser estreitada.
Depois começaram a aparecer copos que lembravam o botão de uma grande tulipa, dos quais as mulheres mais gostavam de beber. Hoje em dia, a composição do vidro da Boêmia, devido às suas propriedades, permite diversas experiências com o formato do vidro. Mas os produtores preferem manter antigas tradições, optando pelas tulipas clássicas.
Por volume e tamanho
Inicialmente, o volume e o tamanho das taças de vidro da Boêmia variavam.
- Havia distinções dependendo do gênero. Os copos femininos tinham um volume de 180 ml, e os masculinos, 300 ml.
- Com o advento dos copos em formato de cone, o volume começou a mudar gradualmente e variou de 120 ml a 249 ml.
Hoje em dia, você pode encontrar uma grande variedade de volumes e tamanhos de vidro boêmio.
Por design
A singularidade deste material é que ele se presta perfeitamente ao corte. O design desses copos é uma das principais razões da singularidade desses artigos de vidro. Os artesãos realizam seu trabalho exclusivamente à mão, sem uso de tecnologia. Eles envelhecem o vidro deliberadamente, dando a ele uma atmosfera e estética especiais.
Isso ocorre através da cristalização da estrutura amorfa. Rachaduras quase invisíveis aparecem na superfície do vidro, o que torna a parede do recipiente mais resistente.
Como escolher uma embarcação de qualidade
Quanto à escolha, aqui é preciso levar em conta vários aspectos para não se arrepender no futuro.
- Em primeiro lugar, muitos compradores prestam atenção ao formato, certificando-se de que ele seja cônico. Isso se deve ao fato de que já foi comprovado há muito tempo que esse é o formato mais adequado para o champanhe.
- O comprimento do caule deve ser o mais longo possível para que a bebida mantenha a temperatura pelo máximo de tempo possível e não esquente com o calor das suas mãos. E, claro, a perna acrescenta uma sofisticação e refinamento especiais.
A Bohemia é especializada na criação de copos em formato de tulipa. Eles podem ter a aparência mais diversa, mas têm o mesmo conceito. O cristal da Boêmia tem uma antiga especificidade de preparação, por sopro, e a haste é feita de uma gota separada, após a qual tudo é cuidadosamente polido.
O cristal boêmio tem suas próprias cores características, que são as mais populares e atraem muita atenção: rubi, cobalto, esmeralda. Essas cores são as mais saturadas e são obtidas pela adição de metais especiais à composição do vidro.
Os artesãos não utilizam nenhum tipo de corante em seus produtos, sem violar a naturalidade. O verdadeiro vidro boêmio ideal, sem impurezas minerais adicionais, parece transparente. Para distinguir um cristal boêmio verdadeiro de um falso, é necessário avaliar o toque. O produto falsificado tem um som abafado, enquanto o original tem tons de toque intensos. Também é importante ressaltar que o zumbido deve passar gradualmente para a perna. Isso indica que o produto está completo.
O som dos produtos prensados é muito diferente dos soprados, pois estes últimos emitem uma espécie de som de “canto” quando passamos o dedo molhado sobre eles. Outros simplesmente rangerão de forma surda e desagradável, pois todo o vidro foi comprimido durante o processamento.
Para escolher um copo verdadeiro de mestres boêmios, você deve prestar atenção a todas as sutilezas e nuances, já que há um grande número de análogos e falsificações de baixa qualidade no mundo. É muito difícil entender isso à primeira vista; é necessário um estudo mais detalhado.
Este copo, projetado para uma variedade de bebidas, ajudará você a criar uma verdadeira celebração em sua casa. Todos os copos Bohemia têm um formato elegante, único e prático, que revela ainda mais a plenitude das qualidades do sabor. O material é o mais bonito entre todos os outros. Ela não só permite que você aprecie a aparência dos pratos, mas também cria uma atmosfera especial de magia que é simplesmente encantadora. É impossível simplesmente passar direto depois de ver esta obra-prima de cristal. Cada centímetro mostra o cuidado e a diligência do mestre. Esta compra será uma das mais desejadas da sua vida.