Um cozinheiro deve ter a melhor faca, feita de material de qualidade. Hoje, esses produtos são facas de cozinha feitas de aço de Damasco. Todas as características, vantagens e desvantagens serão descritas mais adiante no texto.
Contente
O que é importante saber sobre facas de aço de Damasco
Esse material é frequentemente encontrado em lendas japonesas, onde guerreiros lutavam com lâminas feitas de Damasco. Hoje em dia, esse metal não é tão comum, mas ainda é considerado o ápice do artesanato. Aços em camadas padronizadas podem ser divididos em vários grupos grandes de acordo com a tecnologia de fabricação.
- Soldagem de forja – padrões artísticos são possíveis.
- Fusão em cadinho - o padrão aparece como resultado da cristalização de ligas de alto carbono.
O primeiro método é mais comum devido aos menores custos de equipamento. Isso pode ser feito até mesmo na mais simples forja de aldeia. Em termos de qualidade, as facas de cozinha de Damasco serão boas mesmo apesar da ausência de cadinhos à prova de fogo, fornos de alta temperatura e reagentes de fusão no processo de produção.
Processo de fabricação
Durante a produção, um especialista aquece chapas de aço de diferentes qualidades. O resultado é uma barra (primeira solda). Em seguida, o pacote resultante é desembalado e dividido em tiras. Depois eles são conectados para realizar a re-soldagem.
O processo continua muitas vezes. O próprio mestre escolhe o ponto em que é hora de parar. Ele regula o número de camadas de forma independente.
Lista dos principais tipos de padrões
Os padrões na lâmina variam de uma para outra. Este é um processo controlado, então há uma lista de padrões possíveis:
- "selvagem" - obtido pela combinação de um certo número de camadas;
- mosaico - difícil de reproduzir, o que o torna valioso;
- carimbo - o mais comum, ocorre quando entalhes de qualquer formato (por exemplo, uma cruz, um losango) são feitos em uma barra e depois forjados, resultando na formação de um padrão no produto;
- Turco - esta espécie pode ser facilmente distinguida das demais devido às suas formas bizarras.
Características do material
Os profissionais sabem que ao escolher uma boa ferramenta é preciso estar atento ao valor HRC. Este é o nível de dureza de acordo com a escala especial de Rockwell. Assim, quanto maior o número, mais forte é o produto (melhor fixação e melhor fixação).
Este valor pode variar entre 40-70 unidades. A estampagem chinesa tem pouco mais de quarenta, e a katana japonesa tem setenta.
Observe! Este é o parâmetro ao qual você deve prestar atenção ao comprar uma ferramenta de corte de qualidade.
A faca de cozinha não é afetada por álcalis e ácidos.
Prós e contras das facas de Damasco
Existem alguns aspectos negativos, mesmo quando se considera um aço de alta qualidade. Mas primeiro precisamos entender todos os aspectos positivos.
- Sua força é impressionante: sessenta e duas unidades. Esse valor permite que você trabalhe com ossos, madeira e o produto lidará com tecidos moles rapidamente.
- A beleza da lâmina. Este parâmetro não afeta a qualidade de forma alguma, mas é o que cria individualidade e reconhecimento.
Todos os itens de aço têm desvantagens. Ao analisar Damasco, os seguintes pontos se destacam.
- O difícil processo de produção afeta diretamente o preço.
- É necessário tratá-lo com cuidado, cuidar dele, principalmente após trabalhos difíceis (secar).
- Baixa resistência à corrosão devido ao baixo teor de componentes de liga na composição (carbono é predominante).
Apesar de vários parâmetros negativos, os chefs geralmente preferem esses tipos de lâminas de corte.
Tipos de facas de cozinha em aço damasco
As facas de chef são as facas mais populares no mundo todo. Eles são capazes de cortar uma grande variedade de produtos, sejam vegetais ou carne enrolada. O comprimento da lâmina afiada varia de quinze a trinta centímetros. Os cabos geralmente são feitos em formato torcido para permitir um trabalho rápido.
Os produtos nesta categoria têm os seguintes subtipos.
- Chef pequeno, médio, grande.
- Faca de carne.
- Vegetal.
- Pão.
Observe! O cabo deve ser equilibrado e seu comprimento deve estar entre 18 e 22 centímetros. Esses parceiros permitirão que o chef trabalhe confortavelmente.
Se considerarmos os tipos gerais de lâminas de cozinha, elas são destinadas a:
- vegetais;
- frutas;
- diferentes tipos de corte;
- pão;
- filetagem, desossa;
Unidades especializadas também são diferenciadas. Eles cortam apenas um tipo de alimento. Por exemplo, tomates (não danificam os vegetais), queijo (não grudam).
Os machados com cunha grossa e pesada são projetados para cortar carne com ossos
Se for difícil comprar separadamente, vale a pena escolher um conjunto específico com facas feitas de aço de Damasco. Inclui todas as unidades necessárias para a cozinha.
O que há em um conjunto de facas de cozinha de Damasco
Você pode encontrar facilmente kits prontos na loja. Eles geralmente são equipados com um suporte harmonioso, o que simplifica o processo de armazenamento. A própria ideia de comprar tudo o que você precisa para cozinhar de uma só vez é muito tentadora. Mas tem suas desvantagens. O risco de tal compra é que o dinheiro seja desperdiçado e o resultado não traga a devida satisfação devido à discrepância com as reais necessidades do comprador.
Os conjuntos podem ser completamente diferentes, tanto no número de unidades quanto na sua finalidade. A escolha deve ser feita com base em suas próprias preferências. É melhor não levar itens que vão acumular poeira nos cantos. Se você tiver dificuldade para decidir sozinho, procure ajuda de um consultor em uma loja especializada. Ele poderá selecionar modelos que certamente serão de uso constante na cozinha.
O conjunto deve incluir necessariamente uma faca de chef com ergonomia adequada às necessidades específicas. Tesouras especiais seriam úteis. Com a ajuda deles, você pode cortar aves sem muita dificuldade.
Modelos populares de facas de cozinha feitas de aço de Damasco
Se você escolher uma lâmina de Damasco de um bom fabricante, preste atenção a certos modelos projetados para:
- corte fino - sua lâmina é estreita e fina, o que permite cortes de alta qualidade de filés de peixe e carne;
- desossa - o formato ajuda a cortar corretamente aves, peixes e também pode ser usado para separar veias e ossos da polpa;
- trabalhando com pão - tem uma lâmina afiada e ondulada que permite cortar facilmente uma crosta dura com um recheio macio (não esmaga o produto, pode ser usada para abacaxis e produtos semelhantes com casca dura e miolo macio);
- vegetais - com ele, o desfiamento ocorre em questão de segundos;
A mais popular é a faca de cozinha do chef, por exemplo, o modelo "Supremo". É difícil substituí-lo não apenas em casa, mas também em uma cozinha profissional. Este é um elemento básico no trio do chef. Ele pode ser facilmente manuseado na maioria das tarefas.
O modelo Supremo é feito de sessenta e sete camadas de aço, com uma espessura de dois milímetros e meio. A lâmina tem um polimento tipo espelho e o cabo tem um acabamento acetinado.
A aparência das facas feitas de Damasco é impressionante, o que as torna um bom presente. A durabilidade cria condições ideais para afiação a longo prazo, mas tais produtos devem ser tratados com cuidado.