Conjuntos de servir forjados de alta qualidade feitos de níquel prateado são valorizados no mesmo nível da prata. O metal plástico é fácil de processar e pode ser usado para criar verdadeiras obras de arte. Com o tempo, o design requintado fica coberto de escuridão, a liga fica opaca e perde seu antigo esplendor. A análise contém os melhores métodos para ajudar a limpar colheres e garfos de níquel e prata em casa. Produtos que podem ser encontrados em qualquer cozinha ou armário de remédios ajudarão a restaurar a aparência original dos seus pratos. Os remédios populares são testados há anos e são confiáveis.

Contente
Prós e contras dos talheres de níquel prata
A liga tem cor semelhante à prata, e talheres e utensílios de cozinha começaram a ser feitos com ela.
Os artesãos apreciaram imediatamente as vantagens do metal:
- durabilidade, os pratos são passados de geração em geração e utilizados há séculos;
- estética, talheres em estojos chiques - um presente maravilhoso para noivos, eles vão decorar a mesa festiva;
- produtos feitos de cuproníquel não são destruídos pelo suor e depósitos de gordura e permanecem intactos quando em contato com ácidos e álcalis dos alimentos;
- O metal tem baixa condutividade térmica, os talheres são frios ao toque e agradáveis de segurar.

Imperfeições:
- Os pratos não são adequados para uso diário e não podem ser usados para mexer pratos quentes;
- o metal requer manutenção cuidadosa, detergentes especiais, pós de detergente abrasivos e esponjas de metal duras deixam arranhões nele;
- Quando armazenados por muito tempo, os talheres ficam cobertos com uma camada escura;
- O cobre oxidado produz um leve gosto metálico, a camada de óxido precisa ser constantemente limpa.

A liga de Melchior é cobre ligado com níquel. A prata níquel de qualidade alimentar contém de 5 a 30% de níquel, ferro e manganês. O metal é ecológico. A liga foi criada no século XIX, quando engenheiros franceses procuravam um metal resistente ao desgaste e fácil de processar para fazer engrenagens. Melchior recebeu o nome em homenagem aos criadores de Maillot e Chorier.

Apesar de suas desvantagens, os utensílios de mesa feitos de níquel prateado ainda são uma decoração funcional para uma mesa festiva, um elemento de prestígio e um sinal de status.
Por que talheres de níquel-prata escurecem?
Talheres com padrões luxuosos escurecem com o tempo. Razões pelas quais a aparência dos produtos de níquel prata sofre:
- excesso de umidade, o metal é imediatamente limpo e seco após a lavagem;
- do contato com ácidos e álcalis de alimentos quentes (o cuproníquel não é usado para cozinhar);
- o resultado da lavagem agressiva com pós abrasivos e esponjas de ferro são numerosos arranhões nos quais micropartículas de alimentos e gordura se acumulam, elas grudam na camada de óxido (remédios populares ajudarão a se livrar da sujeira).

Quanto mais tempo os pratos não são usados, mais escura a placa se torna. Manchas pretas são deixadas pelo cloro e, infelizmente, não podem ser removidas.
Como limpar talheres de níquel e prata
Existem técnicas específicas baseadas nas propriedades químicas dos componentes do cuproníquel.
A placa escura é difícil de remover:
- do desenho nas alças dos utensílios de servir:
- no espaço entre os dentes dos garfos.

São utilizados a fervura e a imersão. Se você souber como limpar talheres de níquel e prata em casa, seus pratos lhe trarão alegria por muitos anos.
Refrigerante
Para limpar talheres, o bicarbonato de sódio é usado de várias maneiras:
- aplique o mingau em um pano não tecido e limpe as áreas escurecidas;
- faça uma solução morna na proporção de 3 colheres de sopa. pó por litro de água, mergulhe a prata níquel de mesa por 2 horas, manchas antigas desaparecerão, o padrão de relevo será atualizado;
- Adicione 1 colher de sopa à solução fervente. l por litro de água, então os dispositivos são mergulhados em água fervente por 10 a 15 minutos.

Álcool
Usando álcool, remova manchas escuras de superfícies lisas. O algodão é bem umedecido, mantido sobre o metal por um curto período e então os pratos são esfregados até brilharem.

Casca de alho
Antigamente, as donas de casa utilizavam meios improvisados. Em casa, eles ferviam utensílios de cuproníquel em cascas de alho. Você vai precisar de bastante – deve cobrir completamente o fundo de um recipiente largo.

O material vegetal é carregado em um recipiente grande, e os itens para servir são colocados em cima, em uma fileira. Encha com água até cobrir todo o metal. Coloque o recipiente no fogo, deixe ferver e esfriar completamente. Depois disso, o cuproníquel é lavado com uma esponja e detergente ou mostarda seca.
Casca de ovo
Um antigo método popular usado em casas de comerciantes para limpar utensílios domésticos feitos de prata, cuproníquel e cobre. A casca é fervida com sal por 20 minutos (2 colheres de sopa são adicionadas a 1 litro de água). Os objetos são colocados em líquido fervente por 2 a 3 minutos. Depois disso, enxágue a louça e seque com lã ou flanela.

Amônia e vinagre
A amônia é um limpador conhecido há muito tempo. O vinagre é um solvente popular. Ambos os líquidos são usados para limpar cuproníquel. Adicione à água ao lavar ou limpe com um algodão úmido.

Caldo de batata
Se você lavar bem as raízes antes de descascá-las, as cascas poderão ser usadas para fins domésticos. A decocção é usada para limpar pratos de cuproníquel; colheres e garfos ficarão como novos. A casca é fervida por 20 minutos e então os itens para servir são colocados em água fervente.

Ácido cítrico
Se os produtos forem armazenados por muito tempo, eles ficam cobertos por uma camada escura de óxidos. A liga é bem limpa com ácido cítrico ou uma rodela de limão.

Importante! A solução deve estar fria. O metal reage com ácidos alimentares quentes.
Meios especiais
Importante! Ao escolher produtos químicos domésticos, você precisa estudar a composição química. O melchior será danificado irreversivelmente pelos compostos de cloro. É melhor evitar o uso de produtos que contenham cloro, mesmo que digam que são indicados para limpeza de talheres.
É conveniente limpar o cuproníquel com géis e pastas cremosas, eles permanecem na superfície e não escorrem. Se o rótulo indicar que o produto é para níquel prata, você pode usá-lo com confiança.

Composições populares:
- gel "Sif";
- emulsão "Ametista";
- Pasta de polímero.
É melhor deixar os pós de limpeza de lado. Você pode manter a aparência dos seus pratos com produtos de joalheria especiais, que podem ser adquiridos em joalherias especializadas.

Como restaurar o brilho de talheres de níquel-prata
Mesmo quando armazenados em local seco, os pratos de cuproníquel ficam cobertos por uma película de óxido, e a liga se torna opaca e pouco atraente. Métodos tradicionais ajudarão a restaurar a beleza anterior dos itens de serviço. Uma delas é a batata crua. A raiz do vegetal é cortada e as metades são usadas para limpar os talheres. Depois disso, o metal é enxaguado e limpo.

Giz
Um mineral natural macio usado como agente de polimento. O pó é aplicado:
- em lã;
- velo;
- flanela;
- camurça
Limpe os pratos até eles brilharem. O tecido deve ser fibroso e solto.

Importante! Você precisa usar pó pronto ou peneirar previamente o giz triturado em uma peneira fina para fazer farinha. Um bom substituto para o giz é o pó feminino.
Massa
Um ótimo método de cozimento para os preguiçosos: basta ferver o cuproníquel para servir junto com qualquer macarrão. Você terá que manter a panela no fogo por 20–25 minutos. Não é necessário adicionar sal, mas você terá que jogar fora o macarrão cozido demais de qualquer maneira. Basta enxaguar a louça e secá-la.

Frustrar
O alumínio ajuda a restaurar o brilho anterior dos pratos de níquel prata. O método é aplicável SOMENTE para conjuntos feitos de ligas puras, sem revestimento de prata ou ouro. O fundo do recipiente onde os talheres são fervidos é forrado com uma camada de papel alumínio. Nele são colocadas colheres, garfos, facas, espátulas de servir, cocottes, pinças - tudo o que está no estojo é despejado com água morna, sal ou refrigerante é adicionado na proporção de 2 colheres de sopa. eu. por litro de água.

A folha ficará escura e óxidos de cobre se depositarão nela. Os itens para servir serão limpos e ficarão arrumados novamente.

Observe! Caso manchas desagradáveis permaneçam em pratos muito escuros, o procedimento terá que ser repetido. Os íons de alumínio são capazes de remover manchas antigas. A única coisa que eles não conseguem lidar são manchas de componentes de cloro.
Pasta de dente ou pó
Quando não tiver giz ou pó à mão, você pode limpar a prata e níquel com produtos de limpeza dental.

Dicas úteis para cuidar de talheres de níquel e prata
Após a compra, a louça deve ser lavada em água quente com adição de detergente ou mostarda em pó.

Quando armazenado em um estojo, o cuproníquel entra em contato com o ar, o metal fica opaco e perde sua antiga atratividade.
Quando em uso constante, os talheres são armazenados separadamente de outras colheres, garfos e facas. O melhor é guardá-lo em um saco com fecho de pressão, com sachês de sílica gel dentro para evitar excesso de umidade.

Quando usados raramente, os itens para servir lavados:
- seque com um pano;
- embrulhado em papel toalha;
- coloque tudo isso em um saco, retirando o máximo de ar possível.
Observe! Se os pratos forem guardados em um estojo, embrulhe cada item em filme plástico antes de colocá-los no lugar. Antes de servir, basta limpar o metal com um pano embebido em vinagre. Não é necessário enxaguar, ele evapora sozinho.

Algumas coisas básicas que você NÃO deve fazer:
- deixe os pratos molhados, eles escurecerão imediatamente;
- use produtos de limpeza que contenham cloro, manchas escuras permanecerão, é inútil lavá-las;
- não utilize pós abrasivos para limpeza, pois isso deixará arranhões no metal plástico;
- mexa caldos quentes, sopas de legumes, pratos principais durante o cozimento, será difícil restaurar o brilho dos aparelhos, eles terão que ser polidos com pasta GOI para joias.
Importante! Na máquina de lavar louça, a louça é lavada em um ciclo suave. É melhor lavar as peças à mão, usando uma esponja nova que não tenha marcas de gordura.

Com os devidos cuidados, os talheres manterão sua aparência estética. Os pratos devem ser armazenados em local seco, longe da água. É melhor usar uma caixa de papelão ou um recipiente selável para essa finalidade.
