A palavra "vidro" tem um significado semelhante em muitas línguas: essencialmente, é um recipiente para líquido. Taças de vinho são comumente usadas para se referir a taças para vinho espumante jovem e bebidas não alcoólicas. Ambos os tipos de taças de cristal são uma decoração chique para qualquer festa.

Contente
Propriedades estéticas especiais dos copos de cristal
O vidro com alto teor de chumbo difere do vidro comum em sua transparência. Os criadores o chamaram de cristal por causa de sua semelhança com o mineral natural. Vasos duráveis não escurecem com o tempo e mantêm seu brilho por séculos.

As paredes densas não tinham medo de danos mecânicos acidentais; diamante e coríndon podem deixar arranhões neles.

Eles aprenderam a cortar pratos de cristal para fazê-los brilhar.

Quando dois copos se tocam levemente, ouve-se um som melódico e vibrante, e é por isso que taças e taças de vinho são tão valorizadas.

Para retirar o líquido da mão, eles criaram uma haste estendida, que mantém as bebidas geladas por muito tempo.

Que bebidas beber em copos e taças de cristal
- Champanhe, vinho espumante e outras bebidas espumosas são servidas em copos estreitos, enchendo-os até 2/3. A bebida fica com um sabor mais prolongado e não fica sem gás. O álcool espumante é pré-resfriado a +6–8°C.
- O vinho tinto terá um sabor melhor depois de oxigenado. É servido em copos baixos com gargalos largos. Bebidas secas e semi-secas não devem ser resfriadas; Bebidas doces e meio-doces devem ser conservadas na geladeira.
- Vinho de uva branca, Tokaj e Slivovitz são geralmente bebidos em um copo em formato de tigela com a parte superior estreita. Um copo de cristal para vinho branco está cheio até a metade. Pré-resfrie o vinho a +10–12°C.

Importante! Os vinhos tintos têm um aroma mais rico e mantêm seu sabor por muito tempo. Os brancos são leves e perdem o fôlego rapidamente. O diâmetro do gargalo das taças de cristal regula a área de contato da bebida com o ar.

- Os copos e taças universais para degustação têm formato de xícara, são pequenos e cheios até 1/3. Eles servem vinhos do Porto e de sobremesa.
- Para licores e conhaques, utiliza-se um copo baixo de formato triangular.
- Xerez, Madeira, Vermute, Martini e outras bebidas fortificadas são servidas em copos triangulares de tamanho médio e cheios até a metade.
- Para bebidas alcoólicas de alto teor alcoólico (Armagnac, Calvados, Tequila, Uísque, Brandy e outros), uma “taça” em formato de copo com haste curta é mais adequada. A bebida será aquecida pelo calor da sua palma. Encha o recipiente até ¼ da sua capacidade.
- O coquetel Margarita é servido em um copo com fundo estreito e topo largo para que a vodca fique no fundo e o suco suba mais rápido para o topo.

Como identificar vasos de cristal de qualidade
- Qualidade do desenho. As bordas são cortadas à mão e devem permanecer afiadas após o polimento.
- O som no impacto deve ser claro, enquanto o do vidro deve ser opaco.
- A borda do copo “canta” quando você passa um dedo molhado sobre ela.
- Inclusões e bolhas nas paredes e no fundo são inaceitáveis.
- Empresas de marca marcam seus pratos com adesivos contendo sinais de proteção.

Como cuidar de copos de cristal
Copos e taças durarão muito tempo se você seguir algumas regras:
- cristal tem medo de mudanças bruscas de temperatura;
- É melhor lavar a louça à mão;
- É aconselhável evitar detergentes para não deixar manchas; é melhor usar sabão em pó;
- Limpe apenas copos levemente úmidos com um pano, remova o calcário e deixe a água escorrer naturalmente;
- Uma solução fraca de qualquer ácido alimentar restaurará o brilho anterior.

A propósito, depois de um banquete, basta manter o cristal em uma solução morna de mostarda seca por 30 minutos e depois enxaguar. Manchas antigas podem ser dissolvidas com uma solução de sabão e bicarbonato de sódio.

Fabricantes famosos de vasos de cristal
República Tcheca
As mais antigas fábricas de vidro Crystalex Novy Bor Bohemia Glass, Bohemia Crystal, com séculos de história, se uniram sob a marca comum Crystalex. Eles produzem uma ampla gama de produtos em diferentes categorias de preços, desde conjuntos de louças estilizadas de elite, decoradas com dourado e esmalte, até diversos copos e taças transparentes.

A fábrica de cristais Ruckl foi inaugurada no início do século XX. Os fabricantes aderem às formas e cores tradicionais (azul, verde, vermelho). O cristal é decorado com elementos decorativos tridimensionais, gravuras e pinturas.

Alemanha
A fábrica de cristais Arnstadt Kristall é especializada na produção de taças de vinho de elite; os jogos de mesa são valorizados em muitos países.

Nachtmann é uma marca popular com uma variedade de categorias de preços diferentes, desde copos universais para mesas do dia a dia até conjuntos individuais baseados em designs exclusivos para o Palácio de Sua Majestade Elizabeth.

Lausitzer Glas – esta marca é conhecida por utensílios de mesa vintage feitos de cristal colorido com polimento complexo, lançados nas décadas de 60 e 70.

Bielorrússia
A mais antiga fábrica de vidro "Neman" produz mais de cinco mil itens, entre eles há linhas de copos, taças para restaurantes, residências e escritórios.

A Fábrica de Cristais Borisov é especializada na produção de utensílios de mesa de alta qualidade, premiados com diplomas em competições e exposições.

Rússia, as mais antigas fábricas de cristal
A Dyatkovskiy foi fundada na década de 1790, a única empresa nacional laureada com o prêmio internacional "Estrela de Diamante", produz uma ampla gama de produtos e é conhecida no mundo como fabricante de produtos feitos de cristal multicamadas com um padrão de corte (a camada colorida é cortada na transparente).

A Gusevskoy foi fundada em 1976, é famosa por seu corte exclusivo e produz utensílios de mesa variados para casa, restaurantes e escritórios.

O artel Bakhmetevskaya foi criado com base na fábrica Red Giant, a principal exportadora de cristal nacional para o exterior. Eles realizaram trabalhos encomendados por pessoas da realeza. Especializada em utensílios de mesa clássicos na faixa de preço médio.

A propósito, esta é uma das três empresas que foram organizadas no século XVIII após o decreto de Catarina II sobre a remoção de fábricas de vidro a 1.600 quilômetros de Moscou. Foi assim que a rainha tentou preservar as florestas próximas à capital.

Outras empresas da Federação Russa
A fábrica de vidro Pervomaysky produz cristais desde 1977, com foco em formatos tradicionais com padrões de corte e polimento fosco.

A Fábrica de Vidro Gus-Khrustalny produz pares originais de taças de vinho para recém-casados com gravação, douramento e conjuntos de "taças para beber" com hastes curvas.

