Copos e taças são simbolizados como símbolos que trazem prosperidade ao lar. Eles são creditados por atrair abundância e prosperidade. Eles são frequentemente comprados como presentes.
Desde o surgimento dos primeiros cálices de vidro, a variedade de seus designs aumentou. Inicialmente eles tinham o formato correto. Mais tarde, copos de diferentes formatos começaram a ser usados para diferentes vinhos. Este conceito foi baseado em uma explicação científica que formulou claramente a necessidade de distribuir tipos de copos com base nas diferenças nas bebidas de vinho.
Contente
- Como surgiram as taças de vinho
- O formato afeta o sabor da bebida?
- Quais são as características das taças de vinho branco?
- Principais diferenças entre taças de vinho branco e tinto
- Como escolher a taça certa para vinho branco
- Como segurar uma taça de vinho
- Cuidando de taças de vinho
- VÍDEO: Como são as taças para servir vinho branco?
Como surgiram as taças de vinho
O fato de haver taças diferentes para vinhos brancos e tintos é um conhecimento adquirido recentemente. O conceito de "taça de vinho" existe no mundo desde a segunda metade do século XVIII. Foi introduzido em circulação pelo vidreiro austríaco Klaus Riedel, que fazia parte de uma famosa dinastia de vidreiros da época. Riegel teve a ideia de criar formatos clássicos para taças, que agora são usados no mundo moderno em degustações de vinho, recepções e outros eventos.
O formato afeta o sabor da bebida?
O mestre vidreiro austríaco Riedel, mencionado acima, fez outra descoberta revolucionária. Ele afirmou, e isso foi confirmado por sommeliers modernos, que a criação do aroma e o sabor dos vinhos são influenciados por diferentes formatos de taças. O famoso vidreiro teve a ideia de abandonar o uso de copos esculpidos feitos em cores diferentes. Ele os substituiu por itens de vidro de paredes finas e sem pintura, que tiveram um efeito extraordinário no sabor do vinho.
O conceito de Riedel só foi reconhecido no século XX. Produtores de vinho, sommeliers e apreciadores comuns de vinho começaram a levar isso em consideração.
A influência do formato no sabor de uma bebida também é explicada cientificamente. Biólogos afirmam que receptores localizados na ponta da língua percebem o sabor doce da bebida. A laringe contém receptores que percebem sabores amargos. A parte central da língua reconhece o sabor salgado. Os lados da língua têm a capacidade de sentir o ácido na boca.
Segundo os químicos, o formato das taças de vinho afeta os compostos aromáticos (fenóis) e sua quantidade. Com base nisso, recomenda-se o uso de taças abertas e largas para vinhos tintos, pois assim o vinho fica saturado de oxigênio. Quanto mais largo o vidro, mais compostos aromáticos entram em contato com o oxigênio.
Um copo com um determinado formato, quando uma bebida é servida nele, pode ser direcionado para que a pessoa que está bebendo o vinho possa apreciar seu sabor.
As sensações gustativas são diretamente influenciadas por:
- processamento de vidro;
- espessura e diâmetro do vidro.
Quais são as características das taças de vinho branco?
Um copo usado para vinho branco é menor em tamanho do que um produto similar destinado a vinho tinto. A tigela para bebidas brancas tem o meio mais estreito. O volume desses copos não excede 350 ml. Isso está associado à influência da temperatura na hora de servir os vinhos. O vinho de uva branca é servido gelado. Como o copo tem um volume pequeno, o vinho é bebido mais rapidamente. Isso evita que a bebida esquente gradualmente.
Os vinhos brancos têm a qualidade de alta acidez. A melhor opção é uma taça de vinho, que lembra uma taça de champanhe.
Taças de vinho branco podem ter até 25,7 cm de altura. Esta é uma altitude bastante elevada. Portanto, o copo não fica completamente cheio. A mão que o segura deve sentir-se leve e com livre movimento dos dedos.
Devido ao formato alongado da taça para vinho branco seco, o vinho é percebido primeiro pela área da língua com um grande número de receptores de amolecimento. Então ocorre a percepção de um gosto amargo.
Principais diferenças entre taças de vinho branco e tinto
Taças de vinho projetadas para servir vinho tinto têm uma tigela larga com um estreitamento na parte superior. Isso permite que a pessoa experimente todo o buquê aromático.
Existem duas variedades desses produtos de vidro: “Bordeaux” e “Borgonha”. Sua capacidade de carga recomendada não é inferior a 600 ml.
A configuração criada é considerada não aleatória. Permite capturar o aroma inicial, que entra pela parte alargada na base do fornilho, com uma concentração gradual de aroma e sabor na zona superior.
Se você ouvir a opinião de profissionais, então para uma amostra de vinho tinto vale a pena usar taças feitas de vidro fino e incolor comum. Isso ajuda a avaliar a saturação da gama de cores da bebida. Podemos mencionar aqui as taças de vinho Cecilia e Viola-Bar. O volume do primeiro tipo não é inferior a 600 mililitros. O segundo tipo é recomendado para ser enchido com bebida até 1/3 de sua capacidade.
A principal diferença entre taças de vinho de cores diferentes é o formato. Ela tem sua própria função. Ele permite que os copos tenham diferentes proporções de bebida e oxigênio quando cheios de vinho.
Os vinhos tintos têm uma riqueza diferente dos vinhos brancos. É por isso que eles têm o formato de um barril e um pescoço estreito.
Os vinhos brancos são leves, com aromas menos intensos. Portanto, não há necessidade de um gargalo estreito em uma taça de vinho branco feita com paredes retas.
Como escolher a taça certa para vinho branco
Para respeitar a etiqueta, é recomendável usar três tipos de copos em eventos especiais, banquetes e outras ocasiões. Os provadores profissionais, ao contrário das pessoas comuns, geralmente usam mais de 10 opções.
Para vinhos brancos, são utilizadas taças. Às vezes, eles são confundidos com óculos, mas há uma diferença entre os dois tipos. O conceito de “Vidro” é um conceito que abrange todos os produtos dos tipos correspondentes, cuja finalidade é ser um recipiente para servir diversas bebidas alcoólicas.
Muitos produtos de vidro são usados para engarrafar sucos, vinhos e outras bebidas fortes e fracas. No entanto, vinhos espumantes, incluindo champanhe, não são servidos nesses utensílios.
Um copo é usado para esta bebida. Este é um tipo de vidro cuja ideia pertence aos franceses. Uma taça de vinho com bojo estreito e alongado e borda afilada. Uma haste fina se estende para baixo a partir da borda.
Ao escolher taças para vinhos brancos, você deve prestar atenção ao formato delas. Como relatado acima, esta taça tem formato semelhante à Bordeaux e sua principal diferença é sua capacidade de até 350 ml.
Os vinhos brancos são servidos em temperaturas mais baixas. Com base nisso, as taças de vinho, ou taças destinadas a servir bebidas brancas, têm um formato diferente. Eles têm menos volume. Vinhos servidos em taças são bebidos mais rápido e não esquentam entre os goles.
A diferença entre vinho e champanhe está no nível de enchimento das taças. A bebida é colocada num copo até a borda e em uma taça cheia até a metade ou 2/3.
Como segurar uma taça de vinho
Se você quiser, essa ciência não é difícil de aprender. Para isso, existem regras de etiqueta e um dos seus pontos diz respeito à variedade de pontos relativos às taças de vinho. Além de definir as características dos vinhos e sua utilização em diferentes situações, um dos pontos é dedicado ao manuseio das taças na hora de consumir a bebida. Algumas dicas que podem ser destacadas incluem:
- O copo é segurado pela haste e com três dedos. O dedo mindinho para fora, como frequentemente visto em filmes de Hollywood, é uma má atitude. É melhor manter os dedos ligeiramente dobrados.
- A taça de vinho deve ser segurada em sua mão de forma leve e segura. Não deve ser permitido balançar.
Há também alguns momentos proibidos. Uma delas, considerada bastante comum, é quando o copo é segurado pelo suporte. O mesmo pode ser dito sobre a captura de uma base em expansão.
Ao mesmo tempo, há exceções aceitáveis às regras. É permitido servir o vinho de forma que seja conveniente para a pessoa a quem se destina o copo.
Cuidando de taças de vinho
Se você souber como cuidar de produtos de vidro, poderá obter transparência de alta qualidade nas paredes, fazê-las brilhar e remover o cheiro de resíduos de vinho.
Para copos frágeis de cristal, a lavagem na máquina de lavar louça é contraindicada. Esses produtos são limpos manualmente, em água morna, utilizando produtos macios (escovas). Para obter um brilho espetacular, ao enxaguar, misture água com algumas gotas de suco de limão ou adicione vinagre.
A secagem dos copos é feita colocando-os com a tigela voltada para baixo. Você pode usar uma toalha especial para secar pratos ou secar copos em uma toalha comum. Após a secagem, os copos são encharcados com vapor quente e limpos. Use um pano de microfibra ou um pano de linho limpo.