Copos, taças, taças de vinho – utensílios de mesa usados para beber todos os tipos de bebidas. Nenhum evento digno pode prescindir delas. Mas qual é a diferença entre eles? E como escolher exatamente o recipiente que vai servir para uma bebida específica?
As escolhas das pessoas geralmente são determinadas apenas pela estética externa. Poucas pessoas realmente pensaram em escolher esse formato. Além disso, as pessoas podem olhar o preço ou simplesmente confiar no gosto do vendedor.
Algumas pessoas simplesmente preferem usar um recipiente universal para todas as bebidas. Mas se você quer ser um verdadeiro gourmet e conhecedor de beleza, então seria melhor entender tudo com mais detalhes.
Contente
- O que é uma taça de vinho e uma taça
- Qual é a diferença entre um copo e uma taça?
- Para que bebidas são usadas as taças de vinho?
- Para que bebidas os copos são usados?
- Como escolher copos de qualidade para diferentes vinhos e outras bebidas
- VÍDEO: Dicionário doméstico: qual é a diferença entre uma taça de vinho e uma taça de cálice.
O que é uma taça de vinho e uma taça
Um copo é um recipiente especial feito em uma haste alongada e suas paredes são finas. Via de regra, tais copos são destinados a beber vinho e todos os tipos de coquetéis. Hoje em dia, existe uma grande variedade de copos projetados para diferentes tipos de bebidas.
A origem das taças de champanhe tem uma história muito interessante e memorável. O tamanho desses vasos foi escolhido com base no peito da rainha da França, Maria Antonieta. O volume deste recipiente era de 200 ml. Hoje eles estão praticamente fora de serviço. O tamanho padrão é uma tigela com volume de 125-150 ml.
Uma taça de vinho é um recipiente de haste alta e formato alongado. Em essência, uma taça de vinho é uma das variedades de uma taça. Sua origem se deve a uma cidade maravilhosa chamada Fougères.
Qual é a diferença entre um copo e uma taça?
Copos são tradicionalmente usados para servir vinho. Não é por acaso que elas têm esse formato. Permite que a bebida fique mais saturada de aroma, tornando seu sabor ainda mais brilhante.
Qual é a diferença entre uma taça de vinho e uma taça? Muitas pessoas pensam que a diferença entre um copo e uma taça está apenas na aparência estética, sem se atentar aos pequenos detalhes. Para entender verdadeiramente suas principais diferenças, é necessário ter um bom entendimento dos vinhos e de sua composição química.
O aroma dos vinhos brancos é menos intenso, por isso o recipiente de serviço tem paredes lisas.
Para vinhos espumantes, é comum usar certos tipos de taças para transmitir a plenitude e o aroma do sabor.
Como já mencionado, uma taça de vinho é um tipo de copo usado para servir certos vinhos. Um copo, por sua vez, é um conceito generalizado para servir bebidas.
Para que bebidas são usadas as taças de vinho?
Que tipo de copos são geralmente usados para certas bebidas? Essas taças são comumente usadas para beber champanhe ou, em outras palavras, vinho espumante. Esse formato alongado foi projetado para evitar que a espuma escape.
Enquanto taças alongadas em formato de flauta são geralmente usadas para servir vinhos espumantes, taças em formato de tulipa com pontas afiladas são usadas para Asti. Esta bebida faz mais espuma que as outras, por isso as paredes não permitem que ela escape.
Há também um cachimbo em formato de vidro, que é usado em certas celebrações para servir vinhos espumantes e gaseificados.
Para que bebidas os copos são usados?
Assim como acontece com as taças de vinho, existem diversas variedades de copos.
O recipiente para vinho tinto se diferencia pelo fato de ser feito de vidro fino, pois é importante ressaltar a cor da bebida. O volume deste recipiente é especialmente grande para deixar espaço para o aroma junto com o vinho. Geralmente elas afinam na parte superior.
Os recipientes para vinho branco não têm grande capacidade. Também não há estreitamento na parte superior. Isso se deve ao fato de que os vinhos brancos não implicam a presença de um bouquet complexo. Esses vinhos são mais leves que os tintos.
Para enfatizar o leve sabor azedo, as tigelas são altas. O vinho branco é bebido em pequenos goles para mantê-lo fresco.
Como escolher copos de qualidade para diferentes vinhos e outras bebidas
Para fazer a escolha certa, primeiro você precisa entender por que os óculos têm esse formato específico.
Quanto ao tamanho, é importante ressaltar que independente do volume, é sempre costume despejar algo em torno de 0,15 - 0,20 l. É costume deixar todo o volume restante para realçar as qualidades do sabor com a ajuda do aroma.
O vinho tinto é tradicionalmente bebido em taças clássicas de Bordeaux e Borgonha. O primeiro tipo é adequado para muitas bebidas e pode ser chamado de universal, enquanto o segundo é destinado a vinhos caros, com aroma delicado e sabor rico.
Os vinhos brancos são servidos em modelos Bordeaux mais finos para manter a temperatura da bebida sem expô-la a aquecimento rápido.
Além disso, ao escolher os pratos, você deve prestar atenção especial ao material de que eles são feitos:
- O vidro com chumbo é um dos materiais mais comuns usados em taças de vinho. A diferença é que as paredes são finas e transparentes. Mas isso também é uma desvantagem, pois a durabilidade é significativamente reduzida.
- Cristal – é bastante durável e leve. Mas o custo desses utensílios de mesa é bem alto.
- Cristal – este material é usado muito raramente devido ao fato de não permitir apreciar a cor da bebida e apreciá-la ao máximo.
A disposição da mesa e o consumo adequado de uma determinada bebida afetam significativamente o sabor. Um formato individual especial para uma bebida alcoólica específica não é um capricho aleatório ou ideia de um designer. Esta é uma necessidade importante que deve ser seguida.
Não observar a etiqueta pode fazer com que você simplesmente não consiga saborear completamente a bebida, aproveitando-a ao máximo. O aroma e o sabor são refletidos apenas em certos pratos.
Essas tradições evoluíram ao longo dos anos e passaram por muitas mudanças em pequenos detalhes, tentando chegar a uma versão mais aprimorada. Todas as tradições estabelecidas consistem no uso correto de recipientes adequados.