
A tradição de organizar uma iconóstase residencial existe há muitos séculos. Embora nas casas modernas os ícones sejam frequentemente colocados em estantes ou pendurados na parede, é melhor reservar um lugar especial para eles.

Uma boa opção seria uma prateleira suspensa, que, segundo o cânone, deve ser colocada na parede leste da casa. Muitas vezes, essa prateleira é feita no canto, com dois ou três níveis de altura.


Contente
Variedades

Em oficinas, você pode encomendar um suporte para ícones domésticos de qualquer tamanho e configuração, mas esse é um trabalho bem caro.

Uma opção mais fácil é usar uma prateleira de canto comum de uma loja de ferragens, mas neste caso, pode haver problemas com as dimensões. Além disso, você terá que procurar um modelo que se “encaixe” melhor no interior. Todas essas dificuldades podem ser evitadas se você mesmo fizer uma prateleira para ícones - isso é bem possível mesmo com pouca experiência em carpintaria.

Uma prateleira de ícones "faça você mesmo" pode ter qualquer design conveniente. As prateleiras de canto são feitas em um único nível ou em várias camadas. Para conectar vários níveis, geralmente são utilizados suportes de madeira esculpida. A prateleira finalizada geralmente é decorada com entalhes, sobreposições vazadas e coberta com um verniz ou cera especial para carpintaria.


Materiais e ferramentas necessários
Para fazer uma prateleira de canto, são utilizadas madeiras de diversas espécies decorativas, como carvalho ou cerejeira. Um material mais barato seria a placa de pinho. Além da madeira, você também pode usar compensado ou aglomerado. A espessura da placa pode variar de 1,5 cm a 2,5 cm. Você também precisará de pequenas tábuas para esculpir os suportes.
Para trabalhar você precisará das seguintes ferramentas:
- fita métrica ou régua;
- serra;
- lixa para madeira;
- serra elétrica;
- furadeira elétrica;
- parafusos auto-roscantes;
- cola de madeira;
- verniz para madeira.

Para fixar a prateleira pronta na parede, você também precisará de brocas para pedra, cantos ou dobradiças de metal e parafusos autoatarraxantes com buchas.
Etapas de fabricação

Antes de começar a trabalhar, você deve fazer um desenho do projeto. O tamanho e o número de prateleiras dependem do tipo de ícones que serão colocados na iconóstase finalizada da casa. Para fazer uma prateleira simples de dois níveis, você precisará de duas tábuas de pinho de 1,5 cm de espessura e quatro suportes.
- Usando um marcador ou lápis, o desenho é transferido do papel para a madeira. Os lados adjacentes à parede devem estar localizados em ângulos retos entre si. A borda externa pode ser reta, semicircular ou figurada.
- Utilizando uma serra e uma serra tico-tico, as peças do futuro produto são cortadas de acordo com o desenho.
Recortamos três partes usando um quebra-cabeça de acordo com o molde – a lateral, a borda e a parte inferior - As bordas e superfícies das peças são lixadas com lixa.
- Os suportes podem ser feitos de forma simples, como tábuas planas, ou moldados com uma serra tico-tico.
A peça de trabalho é fresada de acordo com um estêncil usando equipamento especial - Se necessário, as laterais das prateleiras são cortadas de uma placa mais fina.
Para tornear peças decorativas, você precisará de um torno ou elas podem ser retiradas prontas - As prateleiras são fixadas aos suportes por meio de parafusos autoatarraxantes e depois conectadas entre si.
Montamos a prateleira – os fundos são aparafusados aos elementos torneados com parafusos auto-roscantes - A cola de madeira é usada para reforçar as juntas e também para fixar as laterais.
Ao conectar as laterais às partes inferiores, os parafusos devem atingir o meio das extremidades das partes inferiores - Dobradiças de metal são fixadas na parte de trás da prateleira ou nos suportes.
As laterais são aparafusadas usando cilindros - os parafusos são inseridos nos orifícios da parte inferior, os cilindros são colocados e o hardware é aparafusado na lateral - São feitos furos na parede para os pinos dos parafusos de montagem nos quais o produto será pendurado. É necessário certificar-se de que as fixações possam suportar o peso das prateleiras com ícones.

Após a conclusão do trabalho, a prateleira acabada é tratada com tinta e verniz. Tanto vernizes incolores quanto aqueles que dão à placa a cor de diferentes tipos de madeira são adequados. Ao escolher um verniz de secagem rápida, o produto estará pronto para uso em poucas horas.

Decoração

A maneira mais comum de decorar uma caixa de ícone de casa é entalhando madeira. Você pode fazer isso sozinho usando um quebra-cabeças. Se você não tem a experiência necessária, você pode comprar elementos esculpidos em uma loja de ferragens ou encomendá-los em uma oficina. Os pratos esculpidos finalizados são fixados na prateleira com cola de madeira.

Outra forma de decoração é queimar o enfeite usando um dispositivo especial - para isso, o desenho é primeiro aplicado na madeira com um lápis. A prateleira também pode ser pintada - tintas especiais para madeira são vendidas em lojas de materiais de construção. Uma alternativa à pintura estritamente de uma única cor seria aplicar um padrão ao esmalte usando tinta de uma cor diferente.

Para reforçar e decorar ainda mais a prateleira, suas paredes traseiras são revestidas com um painel de madeira. Também pode ser decorado com entalhes, pintado com verniz ou esmalte.


Ao usar placas de compensado, esses métodos não funcionarão, mas pintar com tinta acrílica com adição de douramento ficará espetacular em tal painel.








Prateleiras muito bonitas para ícones, mas como posso comprá-las?