Qualquer jardineiro experiente sabe que para cultivar mudas, além de um bom solo e regas regulares, também é necessária uma grande quantidade de luz. Claro, você precisa de espaço para acomodar todas as plantas. É bom se você mora em uma casa grande onde você pode equipar uma estufa inteira. Mas e se o seu espaço de vida for muito pequeno? Uma excelente solução seria criar um suporte para mudas. É possível comprar o produto na loja.

Veja quantos benefícios você obtém.
- Economia de dinheiro – o custo do material necessário será muito menor do que o custo do rack acabado.
- Você criará um design que combinará perfeitamente com seu interior.
- Não há necessidade de se ajustar aos tamanhos padrão dos produtos: você mesmo cria os parâmetros apropriados.
- Tendo feito uma estante com iluminação, ela pode ser colocada em qualquer lugar conveniente.
- Você pessoalmente cria o produto e, portanto, está confiante em sua durabilidade.
Contente
Nós decidimos sobre o design e a construção
Primeiro, você precisa escolher as matérias-primas que deseja usar para criar o produto. Suporte para mudas faça você mesmo. Os mais populares são madeira, ferro e plástico. Ao escolher um material, confie em suas capacidades financeiras.
Estruturas de ferro são bastante confiáveis e duráveis, sendo melhor utilizá-las para fazer prateleiras que ficarão sempre no mesmo lugar.
A opção mais ideal são as prateleiras de madeira.
Se escolher madeira, escolha variedades que não absorvam bem a umidade. Se for metal, é desejável que seja aço inoxidável, pois evita corrosão. Para prateleiras, você pode usar plástico ou plexiglass - elas manterão sua aparência por muito tempo.
As estruturas são divididas nos seguintes tipos.
- Um suporte de plantas fixo é ideal para quem tem espaços grandes e livres. Porque a estrutura não é desmontável, mas sim fixada em várias direções.
Esses projetos garantem confiabilidade e durabilidade. - Os racks desmontáveis são fáceis de mover e há a possibilidade de ajustar a altura e o tamanho. Elas são instaladas durante o período de crescimento das mudas e depois removidas.
Esse tipo de prateleira é mais difícil de fazer, mas é uma opção ideal se você tiver espaço limitado. - O suporte da janela é colocado em postes que sustentam a estrutura do peitoril da janela até o topo da janela.
Se desejado, para maior estabilidade, a estrutura pode ser fixada adicionalmente a um declive ou estrutura.
Algumas ideias para criar prateleiras DIY
Prateleiras de madeira feitas de vigas
Antes de começar a trabalhar, faça um desenho da estrutura, isso facilitará a navegação pelas dimensões e pela quantidade de materiais necessária. Depois que o esboço estiver pronto, prepare os seguintes materiais e ferramentas:
- Viga de madeira de três metros 45*45 mm;
- Viga de madeira 30*60 mm;
- Folha de compensado;
- Parafusos auto-roscantes com comprimento mínimo de 4 cm;
- Fita métrica, lápis;
- Serra (de preferência uma serra circular);
- Martelo, cinzel;
- Chave de fenda.
Processo de fabricação: a partir de uma barra de 45*45, faça 4 postes idênticos com a altura necessária, apare as bordas inferiores com uma serra circular para garantir a estabilidade do produto. Em seguida, você precisa fazer travessas nas quais as prateleiras serão fixadas. Corte o número necessário de tábuas de uma barra de 30*60.
Nos racks, use um lápis simples para marcar onde as travessas ficarão. Nestes locais, com o auxílio de um cinzel e um martelo, é necessário fazer ranhuras para a fixação das travessas. Quando o número necessário de ranhuras tiver sido feito, parafuse as travessas nelas usando parafusos autoatarraxantes.
Só falta fazer as prateleiras: a opção mais simples é cortar a madeira original em tábuas do mesmo tamanho e fixá-las nas travessas entre os dois postes. Se você decidir fazer prateleiras de madeira compensada, elas precisarão ser cortadas no tamanho necessário e fixadas entre os postes da mesma maneira.
O suporte de madeira está pronto. Por fim, você pode cobri-lo com tinta. Lembre-se: para evitar rachaduras, você precisa escolher tinta látex ou acrílica, pois elas têm propriedades resistentes à umidade. O suporte ficará lindo se você usar filme autoadesivo como decoração.
Fabricação de uma estante metálica desmontável
Para criar esse design, calcule a quantidade necessária de material com base na altura desejada do produto e no comprimento das prateleiras. Os cantos de metal serão usados como montantes, travessas e laterais de prateleiras.
Para trabalhar você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:
- Canto de metal medindo 3*3 ou 4*4 centímetros;
- Vidro grosso ou madeira compensada para prateleiras;
- Parafusos;
- Broca para metal;
- Máquina de solda;
- Furadeira elétrica;
- Uma serra se as prateleiras forem feitas de compensado, ou um cortador de vidro se as prateleiras forem de vidro.
Corte o canto de metal em 4 postes iguais e depois corte o número necessário de travessas (geralmente são necessárias 6 ou mais).
Em seguida, você precisa cortar os lados de suporte horizontais para as prateleiras, seu número é multiplicado por 2, ou seja, se você quiser fazer uma estrutura para 4 prateleiras, o número de lados de suporte é igual. Faça furos para parafusos nos pontos de conexão.
Conecte os postes e travessas com parafusos; soldar as áreas onde as barras transversais se conectam às barras laterais para futuras prateleiras.
A estrutura da estrutura está pronta. Agora corte as prateleiras no tamanho apropriado e coloque-as na base do rack.
Observe! É possível fazer um suporte sem prateleiras, mas será necessário fazer as travessas largas o suficiente para que as caixas com mudas caibam bem entre elas. A iluminação pode ser usada como decoração para uma estante de metal, o que também terá um efeito positivo nas plantas. E se a estrutura estiver localizada em uma área pouco iluminada, a presença de iluminação é obrigatória. Para não prejudicar as plantas, recomenda-se o uso de lâmpadas de LED, fluorescentes ou fitolâmpadas.
Qualquer componente de iluminação deve ser fixado embaixo da prateleira superior para iluminar a prateleira inferior. Para a fixação, você pode usar vários métodos de fixação que sejam convenientes para você: arame de metal, fita adesiva de corte, etc.
Uma opção básica é um rack no peitoril da janela
Os suportes laterais podem ser fixados nas inclinações das janelas e prateleiras podem ser colocadas em cima deles.
Se não quiser estragar a janela, faça um suporte que corresponda aos parâmetros da abertura da sua janela; você precisará de tábuas de móveis prontas que correspondam ao tamanho do peitoril da janela. Fixe os postes laterais e as prateleiras com parafusos ou pregos.
Este design caberá facilmente em uma janela, já que as plantas precisam de espaço livre; normalmente não pode acomodar mais do que quatro prateleiras.
Este artigo apresenta as opções mais simples para fazer estruturas.