Independentemente da idade ou dos interesses, chega um momento na vida em que você decide fazer algo com as próprias mãos. Nesse impulso, a pessoa compra uma prateleira, mas então surge a pergunta: “Como pendurar uma prateleira na parede?” Então é hora de fazer uma escolha: diminuir esse entusiasmo agora ou simplesmente lidar melhor com essa questão.

A variedade de prateleiras apresentadas nas lojas é simplesmente incrível. De acordo com a direção, distinguem-se:
- decorativo - cuja função principal é simplesmente decorar o interior;
- práticos – sua finalidade é armazenar diversas coisas.
Com base na resistência, eles são divididos em leves e pesados.
O design das prateleiras também pode variar. Superfícies grandes e incomuns são, na maioria dos casos, difíceis de montar. Também é importante considerar o material do qual as paredes são construídas.
Contente
Tipos de materiais
Tipos de materiais usados para criar prateleiras:
- gesso cartonado;
Prateleiras decorativas de gesso cartonado no quarto - árvore;
Porta-tempero de madeira para cozinha - Aglomerado ou aglomerado laminado;
Prateleiras de aglomerado - vidro;
Lindas prateleiras de vidro para elementos decorativos - plástico;
Prateleiras de plástico para banheiro - metal (usando uma máquina de solda).
Prateleira de caixa de metal suspensa para cozinha
Ferramentas necessárias
Para pendurar uma prateleira com segurança na parede, você deve usar as seguintes ferramentas:
- furadeira ou martelo perfurador;
- uma broca do diâmetro necessário;
- chave de fenda;
- nível;
- cavilhas;
- parafusos auto-roscantes;
- caneta ou lápis.
Instalação de uma prateleira leve
Se a prateleira foi comprada em uma loja, o kit pode incluir fixadores. É melhor usá-los depois de ler as instruções primeiro. A necessidade de um estudo prévio vem do fato de que algumas prateleiras são fixadas na parede de uma maneira especial. Ignorar as condições necessárias pode causar um resultado indesejável.
Eles podem ter formatos muito diversos: prateleira reta, prateleira com vários níveis, prateleira de canto, prateleira fechada e aberta, prateleira redonda e quadrada, e assim por diante.
Antes de pregar a prateleira na parede imediatamente, vale a pena prepará-la. Para fazer isso, você precisa decidir um lugar para ele na parede. Primeiro, a prateleira é fixada na parede e o centro dos furos é marcado com um lápis.
Para garantir que a prateleira esteja nivelada, a distância entre os fixadores é medida e comparada com as marcadas na parede. Depois, tudo é verificado com um nível, só depois disso é que a fase preparatória é concluída.
Depois, com o auxílio de uma ferramenta, são feitos furos na parede. É importante usar uma broca que tenha o mesmo tamanho do fixador. Quando os pontos de montagem estiverem prontos, você pode pendurar a prateleira.
Fixando uma prateleira pesada
Se você precisar fixar uma prateleira, vale a pena pensar em alguns detalhes com antecedência. É necessário decidir a escolha do material do qual ele será feito, bem como sua finalidade funcional. Se as respostas a essas perguntas levaram à compreensão da necessidade de uma prateleira confiável, então vale a pena conhecer suas características.
Para fixar uma prateleira pesada, você deve usar: uma furadeira ou martelo perfurador, buchas e parafusos, brocas do diâmetro necessário.
Então, começamos encaixando a prateleira na parede e marcando os furos. Para corrigir a uniformidade, verificamos com um nível. Depois disso, você pode começar o procedimento de perfuração. Utilizando uma furadeira, fazemos furos nos locais marcados. Inserimos pinos nos furos resultantes. Depois, a prateleira é testada na parede uma segunda vez e fixada com parafusos.
A execução correta de todas as etapas garante a operação segura da superfície suspensa.
Pendurar uma prateleira em azulejos
Para fixar a prateleira aos azulejos, é melhor usar uma furadeira ou martelo perfurador, buchas e parafusos. O motivo da escolha desse tipo de ferramenta é a fragilidade das peças.
A primeira etapa – selecionar a superfície, marcar os furos e verificar com um nível – é a mesma para todos os tipos de superfícies. A segunda etapa é a perfuração propriamente dita. Mas é justamente isso que esconde suas próprias nuances. Para tornar esse processo mais eficaz, vale a pena furar o próprio azulejo com baixa potência e depois trocar a furadeira por uma menor e trabalhar completamente.
Não podemos esquecer da delicadeza dos azulejos. Qualquer ação errada pode resultar em uma rachadura. Você deve ter muito cuidado e seguir as recomendações.
Como pendurar uma prateleira em drywall?
Os construtores geralmente usam drywall ao trabalhar com paredes. Sua base é específica e à primeira vista não confiável. Surge então a questão sobre a técnica de fixação das prateleiras neste tipo de superfície. Mas é importante levar em conta que os construtores não recomendam a instalação de prateleiras pesadas nesse tipo de parede.
As seguintes opções são conhecidas por realizar essa tarefa.
- Fixação com vigas embutidas. Ele é fixado diretamente na placa de gesso durante a instalação na parede. As vigas são fixadas no local onde a prateleira está planejada.
A viga embutida na qual todos os elementos suspensos serão fixados Diagrama de montagem para viga embutida - Usando perfis. Utilizando um ímã forte, o perfil do metal é determinado. É nele que se faz um furo de ponta a ponta. O comprimento do parafuso deve ser maior que a largura da placa de gesso. Depois a prateleira é fixada na parede.
Perfil de guia de quadro - Fixação em gesso cartonado. Ela é realizada utilizando uma cavilha borboleta, um guarda-chuva e fixadores. Eles passam facilmente pelo plano e são parafusados na parede.
Você pode fixar uma prateleira pequena e leve em gesso cartonado usando cavilhas borboleta especiais O princípio de funcionamento dos pinos borboleta - Reforço de ancoragem. Usado para prateleiras que podem suportar pesos pesados.
Usando chumbadores, você pode fixar a prateleira com segurança na parede. Instruções visuais para instalação de chumbadores
Cada uma das opções tem suas próprias condições obrigatórias para a implementação bem-sucedida do plano. Assim, cada um pode fazer a sua escolha que se adeque à sua realidade.