Fazer você mesmo uma estante não é apenas simples, mas também econômico. Se você nunca fez nada com as próprias mãos antes, então uma estante é o primeiro passo para um artesão iniciante.
O que é uma estante? É um tipo de móvel que consiste em prateleiras unidas em uma única estrutura. A prateleira pode ser usada para flores, sapatos, produtos de higiene pessoal ou ferramentas.
Não há restrições quanto ao uso de prateleiras, exceto as de peso. Você não deve carregar muito peso na prateleira, pois ela não é um rack.


Contente
Os benefícios do faça você mesmo
Você sabe quais são as vantagens de qualquer produto "feito à mão"?
- Poupança na sua forma mais pura. Muitas vezes, ao comprar um item pronto, você tem que pagar mais pela marca, pelo material de baixa qualidade comprado em grandes quantidades e pelo trabalho do artesão.
- Conformidade com todos os requisitos. Você fabrica uma estante de acordo com certas características técnicas: largura, altura, número de prateleiras, material, cor. É claro que as lojas oferecem uma variedade enorme de opções para qualquer tipo de mobília. As estantes não foram exceção. Mas, na maioria das vezes, os produtos produzidos na máquina são medidos em unidades inteiras. Você pode criar um item de interior que seja ideal em tamanho e estilo.
Há outras vantagens em fazer uma estante com suas próprias mãos, mas todas as principais são destacadas.
Nós decidimos sobre o design e a construção
O design da estante depende inteiramente dos seus desejos e possibilidades. Se estivermos falando de uma prateleira como elemento decorativo, então você pode escolher um material interessante: rattan ou vidro, faia ou metal forjado.
Naturalmente, somente um verdadeiro mestre que sabe trabalhar com este ou aquele material e tem as ferramentas necessárias pode fazer isso com as próprias mãos.
Falando em uso prático, fazer uma estante com suas próprias mãos é bem simples. A estrutura é composta por duas bases verticais e prateleiras horizontais entre elas. Há um número incrível de opções de montagem e elas dependem do material de que são feitas.
- A maneira mais fácil é parafusar as prateleiras na base pelo lado de fora. Este método de montagem é relevante para prateleiras de madeira. Se você acha que não vai ficar bonito, podemos te tranquilizar, existem tampões para parafusos de diversas cores.
- Cada prateleira tem furos nos cantos, nos quais são inseridos postes, separando as prateleiras umas das outras. Na maioria das vezes, esse design é oferecido para prateleiras de plástico para banheiras ou sapatos. Mas prateleiras de vidro também podem ser organizadas de maneira semelhante. Os postes divisores podem ser cromados. Embora o metal também possa ser montado em uma estante de maneira semelhante.
- A variedade de acessórios permite escolher elementos de fixação ocultos no corpo do produto.
Estes são os exemplos básicos de design de prateleiras. Você pode improvisar ou usar decoração. Assim, elementos forjados podem dar até mesmo ao produto de madeira mais simples e barato não apenas charme, mas também luxo.
Materiais necessários
Como fazer uma estante com suas próprias mãos é claro. É necessário decidir sobre os materiais necessários para este assunto.
- É muito fácil montar uma estante de plástico comprada em uma loja; basta montar o “construtor” de acordo com as instruções e aproveitar o uso.
- Ao trabalhar com madeira, além do material principal, você precisará de elementos de fixação (parafusos, pregos, cantos). Vale ressaltar que a madeira é um material suscetível a danos mecânicos: ela resseca, apodrece e é comida por insetos. Para proteger sua obra de arte, você deve envernizá-la ou encerá-la. Para adicionar cor, você pode usar tinta ou corantes.
- Se estivermos falando de metal, então a questão deve ser estudada com mais detalhes. Em um apartamento, uma prateleira de ferro raramente é usada. Na cozinha - aço inoxidável, no banheiro - aço inoxidável, no corredor - aço inoxidável. O metal preto é adequado apenas para ferramentas.
- O vidro pode ser usado como material para prateleiras, individualmente ou como parte de um design geral.
Trabalhar com todos esses materiais requer certas habilidades e ferramentas. O que podemos dizer sobre materiais mais complexos?
Ferramentas necessárias
Quais ferramentas você precisa para montar uma estante sozinho?, É bem difícil dizer, depende diretamente do material.
Ao trabalhar com plástico:
- mãos e inteligência.
Se o material for madeira:
- chave de fenda ou furadeira;
- martelo;
- lixa;
- escovas
Se a prateleira for de ferro:
- máquina de solda;
- Búlgaro;
- lixa.
Prateleira de vidro:
- cortador de vidro;
- lixa;
- moedor (para cortar tubos de ligação).
Não é fato que todas as ferramentas serão úteis para você, mas você não deve começar a trabalhar sem ter os meios técnicos básicos em mãos.
Processo de fabricação: instruções passo a passo
É muito difícil dizer como fazer uma estante se você não sabe qual material e opção de design escolher.
O processo é assim:
- escolha do material;
- escolha do design;
- medindo a altura e a largura do produto;
- fazendo prateleiras horizontais (o tamanho deve levar em conta os postes verticais
- fabricação de suporte vertical);
- conjunto;
- decoração.
O plano é bastante geral, mas o design da estante não é um padrão de artesanato, mas apenas o primeiro estágio.
A etapa final é a decoração
Se você está interessado na questão de como fazer uma estante com suas próprias mãos, a resposta está bem na sua frente. Mas como decorar uma prateleira pronta? A maneira mais fácil é pintando. Escolha uma cor adequada e pinte sua prateleira em um suporte de madeira ou metal. Use forjamento decorativo, cordas ou inserções de couro. A madeira é combinada com metal, tecidos e plantas.
Boa sorte com seu trabalho!