Preparando ferramentas para o rackDesordem na casa? É provável que você não tenha prateleiras suficientes para armazenar muitas coisas úteis. Potes para conservas e preparações prontas para o inverno, ferramentas elétricas e manuais, produtos químicos domésticos... quanto mais econômicos os proprietários, maior será a lista. A conclusão simples é que, para usar o espaço de forma mais racional, você precisa de um rack.

Há uma grande variedade de estantes disponíveis nas lojas, mas para obter um móvel que atenda totalmente às suas necessidades, é melhor fazer você mesmo uma estante. Por que?
- Esta é a única maneira de encaixar organicamente uma nova peça de mobiliário no interior.
- Um suporte de madeira feito por você mesmo será capaz de suportar a carga necessária para suas coisas.
- Calculando a altura das prateleiras e de toda a estrutura, você pode alocar espaço tanto para itens grandes quanto pequenos.
Como fazer um rack com suas próprias mãos? Não é tão difícil quanto parece. Para fazer isso, você precisará de materiais disponíveis e ferramentas simples.
ETAPA 1. DECIDIR SOBRE O DESIGN
A escolha do design do rack e os requisitos para sua aparência dependem principalmente do ambiente em que ele será localizado. Na maioria das vezes, os racks são feitos:
- no corredor ou corredor,
- na despensa,
- na varanda ou na loggia,
- embaixo da escada (isso é relevante se estivermos falando de uma casa de campo ou de um apartamento de dois andares),
- no porão,
- na garagem.
Recentemente, as estantes têm sido cada vez mais instaladas em residências, principalmente em escritórios e quartos de crianças: essas estruturas permitem o uso eficiente do espaço e, com uma abordagem habilidosa, também decoram o interior.
Existem vários tipos de prateleiras: de estrutura, de viga, modulares, cantilever, de corda; estantes de design autoportante e de ponte.
Nas prateleiras de estrutura, a estrutura de suporte é uma estrutura de madeira ou metal na qual várias prateleiras são montadas. Para uma estante "faça você mesmo", esta é a opção mais aceitável.
Os racks de vigas têm design semelhante, mas têm uma estrutura mais durável, são mais difíceis de fabricar e exigem materiais mais caros.
As prateleiras modulares consistem em três elementos principais: uma grade, uma caixa e uma escada. Suas diversas combinações permitem criar produtos com os formatos mais inusitados, que podem ser fixados na parede ou ficar sozinhos.
Um suporte cantilever envolve fixar prateleiras a uma parede traseira sólida, sem painéis laterais. Essas prateleiras são práticas para usar no corredor.
O suporte de corda tem um design semelhante ao de uma escada similar: cordas são usadas para prender as prateleiras e não há paredes laterais. Esse tipo de prateleira pode se tornar um detalhe eficaz de um interior em estilo náutico (por exemplo, em um quarto de criança). Um suporte de corda não é adequado para armazenar itens pesados, mas lembranças e brinquedos favoritos ficarão ótimos nele.
Devido ao seu formato complexo e quebrado, as estantes autoportantes raramente são criadas por artesãos qualificados. Eles não suportam cargas pesadas e desempenham funções mais decorativas.
As estruturas de suporte dos racks de ponte têm um formato de A, dentro do qual há suportes de prateleiras, geralmente feitos de tábuas. Não é muito difícil fazer um suporte de ponte, mas a área útil de tal produto é relativamente pequena e suas qualidades estéticas são questionáveis, por isso são mais frequentemente usados em instalações industriais do que na vida cotidiana.
Como é mais fácil fazer um suporte de quadro em casa, vamos nos concentrar nas características de seu design.
ETAPA 2. CRIE UM ESBOÇO
Na fase de design, você precisa levar em consideração a altura do cômodo (geralmente o rack é feito até o teto) e também decidir qual comprimento e largura das prateleiras serão adequados para você. Marcar na parede tornará o trabalho no esboço muito mais fácil.
É necessário conhecer as dimensões dos itens que serão armazenados: isso permitirá especificar a profundidade do produto e escolher o degrau ideal das prateleiras. O comprimento máximo das prateleiras do rack não deve ser maior que 150 cm, e o material para elas geralmente são tábuas. Prateleiras longas devem ser usadas apenas para armazenar itens leves, caso contrário, a flacidez é inevitável. Se um suporte de madeira tiver que suportar cargas pesadas, o degrau dos montantes da estrutura não deve exceder 50 cm. Para facilitar a obtenção das coisas, é necessário deixar espaços entre elas (comprimento de 5 a 10 cm). A largura das prateleiras para alimentos enlatados, livros e outros itens pequenos é de 20 a 30 cm. Armazenar ferramentas elétricas pode exigir muito mais espaço, por isso é necessário fazer medições.
Ao projetar um rack, é necessário levar em consideração a distribuição de carga e o número de prateleiras (quanto mais leve e menor o item, mais alto ele deve ficar e, portanto, é aconselhável reforçar a estrutura inferior).
A escolha dos materiais depende da temperatura e da umidade do ambiente. A madeira suporta muito peso, mas é sensível à umidade, por isso será uma solução ideal para salas de estar. Se a umidade for alta (por exemplo, em um porão) ou houver possibilidade de flutuações de temperatura (em uma oficina ou garagem sem aquecimento), materiais como metal ou plástico são mais adequados para a estrutura. O comprimento das prateleiras neste caso pode ser de até 80 cm.
Para fazer o rack você precisará dos seguintes materiais:
- madeira ou perfil perfurado para estantes;
- ripa ou perfil sólido corrugado para armações;
- aglomerado, OSB ou placas de prateleira;
- parafusos auto-roscantes, buchas e cantos de metal para instalação.
Se todas as medidas preliminares foram feitas e os materiais foram selecionados, é hora de fazer um esboço.
A altura das prateleiras deve ser a mesma ou diminuir de baixo para cima, o que permite uma distribuição racional da carga.
O rack mais simples é composto por vigas verticais (às vezes são feitas paredes sólidas) e prateleiras. Para maior estabilidade, é utilizada uma estrutura de pórtico, onde painéis de aglomerado são fixados às vigas com parafusos na parte superior e inferior. Como os objetos mais pesados sempre ficam na parte inferior, a estrutura inferior deve ser reforçada com travessas.
ETAPA 3. INSTALAR O RACK
Para fazer um rack você mesmo, Você precisará de ferramentas que estão disponíveis em quase todas as casas:
- serra ou quebra-cabeça,
- furar,
- chave de fenda.
O processo de fabricação de um rack consiste em apenas algumas operações.
- Cortamos madeira para os postes e tábuas para as travessas. Cuidado, o comprimento das peças idênticas deve ser exatamente igual.
- Em uma superfície horizontal, conectamos os postes com as travessas e marcamos os pontos de fixação com giz. Fazemos furos do tamanho necessário com uma furadeira e usamos uma chave de fenda para conectar as partes da estrutura usando parafusos autoatarraxantes.
- Utilizando placas de metal, fixamos a moldura resultante na parede da sala (e, se possível, também no teto e no chão).
- Para obter a máxima resistência estrutural, você precisa selecionar dobras nas prateleiras (se você não tiver uma fresadora, é melhor encomendá-la). Em seguida, instalamos as prateleiras: fixamos elas na estrutura com parafusos autoatarraxantes.
Para montar uma estrutura a partir de um perfil de metal, você precisará das mesmas ferramentas, mas também precisará de brocas e grampos de metal. Para evitar que a estrutura fique inclinada, os tirantes em forma de X devem ser feitos de um perfil metálico fino. As prateleiras são montadas com parafusos auto-roscantes na etapa final da obra.
Você pode usar uma versão leve de uma estrutura de metal: fixe suportes de metal na parede com buchas e faça prateleiras na parte superior usando tábuas de corte ou aglomerado. Esta opção exigirá menos tempo: apenas cerca de uma hora. Dessa forma, você não obterá um rack de estrutura, mas um tipo de rack cantilever, cujo comprimento das prateleiras pode variar.
ETAPA FINAL: FAZEMOS A DECORAÇÃO
Se o seu rack for de metal, sua decoração se limita à pintura, para a qual é utilizada apenas tinta alquídica, aplicada com pistola.
Para decorar prateleiras de aglomerado, você precisará de bordas de melamina (vendidas em rolos em muitas lojas de materiais de construção). O processo de acabamento das extremidades das prateleiras consiste em algumas operações simples:
- cortamos a borda em pedaços ao longo do comprimento das pontas;
- lixe as extremidades das prateleiras com lixa de grão fino;
- remova cuidadosamente o pó com um pano úmido ou guardanapo;
- Usando um ferro quente, pressione a borda de melamina nas extremidades das prateleiras.
Como resultado, as prateleiras que você mesmo faz ficam tão organizadas quanto aquelas que você compra em uma loja.
Prateleiras de madeira oferecem mais possibilidades de decoração. Você precisará de materiais baratos e ferramentas simples: tinta acrílica, verniz, lixa, cera para polir. Antes de montar o rack, você pode aplicar uma tinta na madeira dos montantes e prateleiras, o que permitirá obter um tom que combine com o interior e enfatize a estrutura da madeira. As prateleiras ou paredes laterais podem ser decoradas usando estênceis, ou você pode implantar suas imagens favoritas em verniz acrílico. No final, o suporte pode ser coberto com cera para móveis, o que dará um brilho suave e protegerá seu suporte da umidade.
Se você fez tudo certo, agora suas coisas estão sempre em ordem, nada mais de livros espalhados e comida enlatada esquecida na varanda: tudo fica à mão, e a casa fica arrumada e aconchegante!