O principal objetivo de uma garagem é guardar carros. No entanto, isso não impede que os proprietários de automóveis o utilizem para outros fins: armazenar alimentos enlatados, ferramentas, eletrodomésticos, coisas desnecessárias e peças de automóveis. Com o tempo, montanhas de diversos itens domésticos se acumulam no cômodo. A garagem está lentamente se transformando em um depósito caótico, com cada vez menos espaço. Este é um sinal de que é hora de organizar o espaço com sabedoria, instalando prateleiras na garagem. Eles permitirão que você coloque as coisas racionalmente, economize espaço útil e melhore o interior do ambiente.

É muito fácil fazer prateleiras na garagem com suas próprias mãos. Você precisa preparar ferramentas, comprar alguns materiais e reservar algumas horas de trabalho. Neste artigo, veremos instruções detalhadas, algumas dicas e recomendações para organizar essa estrutura.
Contente
- Prateleiras soldadas ou parafusadas: qual é melhor?
- Decidindo sobre o design
- Selecionando o material
- Os benefícios do faça você mesmo
- Ferramentas necessárias
- Processo de fabricação: instruções passo a passo
- Vídeo: Prateleiras faça você mesmo para a garagem. Prateleiras desmontáveis para armazenamento em garagem. Faça você mesmo.
- 50 opções interessantes para decorar prateleiras na garagem:
Prateleiras soldadas ou parafusadas: qual é melhor?
Antes de planejar prateleiras para uma garagem, você precisa determinar a maneira mais conveniente de fixá-las. Hoje em dia, os dois métodos mais populares são soldagem e parafusamento. A tecnologia de soldagem é geralmente usada para estruturas metálicas, a tecnologia de parafusos – para estruturas de madeira. Ambas as tecnologias funcionam bem. Essas prateleiras na garagem são práticas de usar e podem suportar cargas pesadas. Contudo, elas têm algumas desvantagens.
Prateleiras soldadas não são removíveis. Se o plano da garagem ou sua finalidade mudar, simplesmente desmontar o produto não funcionará. O transporte de prateleiras soldadas também é inconveniente. Seu peso pode ultrapassar cem quilos. A principal vantagem deste design é a sua confiabilidade. As costuras de soldagem fixam firmemente os elementos. Não é nada fácil conseguir destruí-los.
Prateleiras aparafusadas são menos estáveis. Eles não podem fornecer rigidez suficiente. Para garantir a estabilidade, a estrutura deve ser fixada adicionalmente à parede. No entanto, este método de fixação tem uma vantagem significativa: a mobilidade. As prateleiras podem ser desmontadas, montadas e usadas para fazer prateleiras suspensas de vários tamanhos. É impossível dar uma resposta clara à questão de qual tecnologia é melhor. Cada pessoa terá seus próprios parâmetros importantes.
Decidindo sobre o design
É muito fácil fazer prateleiras na garagem com suas próprias mãos. O mais importante é definir claramente seus próprios desejos e necessidades e planejar o design e o tipo de construção com antecedência. Tais tarefas estão ao alcance de qualquer um, especialmente se tiver um forte desejo de fazer algo com as próprias mãos.
A estrutura das estantes é composta por três elementos: postes verticais, prateleiras e travessas. Em alguns casos, são utilizadas travessas. Eles não são obrigatórios. Elas são necessárias apenas para aumentar a rigidez do quadro. Para determinar a opção exata de design para seu futuro rack, siga estas recomendações.
- A profundidade e a altura das prateleiras são arbitrárias. Esses parâmetros são selecionados exclusivamente com base no propósito do nicho. Cada prateleira pode ser projetada para armazenar um tipo específico de item. É melhor decidir tudo isso com antecedência;
- A distância entre os postes verticais deve ser selecionada com base na rigidez do material. Para acessórios muito pesados, a distância deve ser de cerca de 1,5 metros. Para um rack longo, postes verticais intermediários precisam ser preparados. Eles tornarão o sistema mais estável;
- As prateleiras inferiores devem ficar a alguma distância do chão. Aproximadamente 50-70 cm. Objetos pesados devem ser armazenados sobre eles. A altura ideal das prateleiras restantes será de 37 cm. Esta é a altura mais racional, frequentemente utilizada na fabricação de qualquer projeto de mobiliário.
É sempre fácil decidir sobre os recursos de design. Os proprietários de garagens simplesmente levam em consideração as dimensões e características dos itens que serão armazenados na estrutura.
É um pouco mais difícil escolher o design do produto. A garagem é destinada a fins práticos. No entanto, isso não significa que seu interior deva ser chato e pouco atraente. É fácil criar um interior atraente em uma garagem gastando pouco. Em particular, você pode decorar o design do rack com tinta comum. Hoje em dia existem tintas projetadas para qualquer material. A cor da tinta deve combinar com o esquema geral de cores do ambiente. Caixas plásticas coloridas para guardar acessórios e ferramentas vão virar uma espécie de decoração. Eles são baratos e permitem que você crie uma ordem perfeita.
Selecionando o material
A escolha do material de base desempenha um papel fundamental no design, na estabilidade da estrutura e na praticidade da estrutura. O rack pode ser feito de diferentes materiais, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Vamos considerar os principais tipos de materiais e suas características na tabela.
Material | Vantagens, desvantagens |
Metal | Muitos proprietários de automóveis preferem o metal por sua durabilidade. Este material é durável e pode suportar cargas pesadas. Somente a umidade alta pode ter um efeito negativo sobre ela. Em um clima normal, as estruturas metálicas duram quase para sempre. Outra vantagem dessas matérias-primas é a facilidade de manutenção. Os produtos precisarão ser limpos periodicamente com um pano para manter a limpeza. A principal desvantagem do metal é seu alto preço. No entanto, muitas pessoas têm peças de metal desnecessárias em suas dachas ou na casa de amigos. Os elementos metálicos geralmente são unidos usando uma máquina de solda. Não é recomendado usá-lo sem a devida experiência. |
Árvore | A madeira é uma matéria-prima nobre e útil. É excelente para pendurar prateleiras, racks e sistemas de armazenamento. A madeira tem um efeito muito benéfico no sistema respiratório humano, tem uma aparência atraente e é fácil de processar. Ao fazer sistemas de armazenamento, você pode usar carvalho, pinho e bétula. A estrutura deve ser fixada somente com parafusos de metal. A madeira é relativamente barata. Pode ser adquirido em qualquer hipermercado de construção. A desvantagem dessa opção é que ela é difícil de cuidar. A madeira fica suja, pode escurecer e apodrecer. Precisa de cuidados constantes. Isso nem sempre é conveniente. Para reduzir essas consequências negativas, recomenda-se o uso de impregnações especiais. |
Plástico | Uma boa opção para armazenar vários itens pequenos e acessórios leves. O plástico só recentemente começou a ser usado na fabricação de prateleiras. Ele não suporta mais que 75 kg. Vale a pena levar isso em consideração! As vantagens do plástico são seu peso leve, mobilidade, facilidade de manutenção e baixo preço. A desvantagem é a fragilidade. É fácil de danificar e bater. O plástico não é adequado para armazenar ferramentas de metal. |
Combinação de dois materiais | Por exemplo, madeira e metal. Esta é uma ótima opção para criar um sistema de armazenamento multifuncional. Dessa forma, você pode economizar dinheiro, diversificar o design da garagem e simplificar o processo de fabricação da estrutura. Quase qualquer tipo de matéria-prima pode ser combinada. |
Os benefícios do faça você mesmo
Muitas pessoas fazem uma pergunta muito lógica: é melhor fazer você mesmo as prateleiras na garagem ou comprar uma opção pronta no mercado? Vamos dar uma olhada nas principais vantagens de criar você mesmo um sistema de armazenamento de garagem.
Possibilidade de desenvolver um design único. Para muitos donos de carros, a garagem é uma verdadeira fonte de orgulho. Não quero colocar móveis feios nele. Prateleiras padrão também não são muito atraentes. Nesse caso, você pode assumir o trabalho sozinho, criando um design exclusivo. Você pode procurar ideias para implementação na Internet. Mas é melhor dar rédea solta à sua imaginação.
Fazer você mesmo prateleiras e suportes suspensos não é tão difícil quanto parece. Essa tarefa estará ao alcance de qualquer homem com pelo menos experiência mínima trabalhando com ferramentas.
O processo de fabricação não levará muito tempo. A falta de tempo livre é a principal razão pela qual os proprietários de automóveis compram móveis de garagem em uma loja. No entanto, criar um sistema de armazenamento não exige um grande investimento de tempo. Basta reservar algumas horas e pedir ajuda a um amigo.
As prateleiras podem ser feitas de acordo com seu plano pessoal. Somente o próprio dono do carro sabe qual o tamanho, a profundidade e a altura das prateleiras que ele precisa. Encontrar a opção perfeita em uma loja é quase impossível. Tudo é padrão em hipermercados. É melhor se esforçar um pouco, investir tempo, mas criar a coisa mais prática.
Baixos custos financeiros. Móveis de armazém são bem caros. Mesmo os modelos mais simples custarão uma grande quantia. Fazer você mesmo é a melhor solução para economizar dinheiro. Muitas das peças de reposição necessárias podem ser encontradas em sua fazenda.
Ferramentas necessárias
Para que o processo de fabricação das prateleiras leve o mínimo de tempo, você deve preparar as ferramentas com antecedência. Você não precisará de muita coisa: um conjunto de chaves inglesas, alicates, serras para madeira, metal, um martelo, uma chave de fenda, uma furadeira de impacto, uma serra tico-tico, uma esmerilhadeira angular. Quase todo bom proprietário tem todos os itens listados. O conjunto de materiais básicos dependerá exclusivamente da escolha de cada um. Pode ser compensado, tubos de metal, barras, aglomerado, plástico e muito mais.
Processo de fabricação: instruções passo a passo
- Preparando o local de trabalho. Fazer um rack é um trabalho empoeirado. Precisa de muito espaço. Para isso, é melhor retirar o carro da garagem. Ferramentas e itens caros devem ser cobertos com filme. Em seguida, você precisa preparar as ferramentas e colocá-las por perto. É aconselhável contar com a ajuda de um amigo. Juntos, o trabalho será concluído o mais rápido possível.
- Preparando um plano. Para facilitar o trabalho, é melhor desenhar a planta das prateleiras com antecedência em um pedaço de papel simples. Lá você também precisa marcar as medidas de cada prateleira. Ao preparar um plano, você precisa levar em consideração os itens específicos que serão armazenados nas prateleiras. Não é necessário fazer um design padrão. Vários elementos diferentes podem ser combinados em um sistema.
Suportes e prateleiras de malha Instalar prateleiras de malha na parede lateral de uma garagem é uma opção rápida para itens leves - Compra de matérias-primas básicas. Pode ser madeira, metal, plástico. Na hora de escolher, vale considerar as características do material, sua carga máxima e praticidade. Ao comprar, você não deve economizar dinheiro escolhendo matérias-primas de baixa qualidade. Não durará muito e causará muitos problemas durante a operação.
- Cortando os elementos da estrutura. Os elementos principais podem ser feitos de um bloco de madeira, um ângulo de aço ou um tubo comum. Os postes, reforços e travessas são cortados com uma serra tico-tico ou uma serra circular.
Começamos a fazer o rack pela base - Aplicação de marcações nos racks. Os elementos verticais precisam ser marcados. Isso ajudará na instalação posterior das travessas.
Fazendo ranhuras para prateleiras com uma fresadora - Perfuração de furos. Usando uma furadeira, são feitos furos precisos nas marcações. Isso é típico quando se usam fixadores aparafusados. Ao escolher uma estrutura soldada, todos os elementos são unidos por costuras. Sem a experiência adequada, as costuras podem ficar feias. Também é importante seguir precauções de segurança ao trabalhar com soldagem. Para mais informações, leia as instruções da sua máquina de solda.
Instalamos a prateleira nas ranhuras e a fixamos adicionalmente com parafusos autoatarraxantes. - Fazendo as próprias prateleiras. Geralmente são escolhidos compensados, placas e aglomerados. É importante seguir as medidas exatamente.
- Montagem da estrutura, fixação das prateleiras na estrutura. A estrutura é montada gradualmente: primeiro os postes laterais, depois as travessas e, por fim, os reforços. Só então as prateleiras. Eles são fixados com parafusos e porcas. A fixação deve ser forte.
Instalamos o rack na base - Dando uma aparência atraente. O rack finalizado pode ser pintado, decorado com forjamento de designer ou coberto com filme. A escolha de acessórios de design é puramente individual. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer da praticidade.
Tentei fazer isso sozinho, mas não ficou muito bom (agora estou pensando em encomendar um modelo pronto. Ouvi muitas coisas boas sobre os sistemas de armazenamento de metal prontos da Titan GS. Os prontos são apenas uma opção minha, já que não sou muito habilidoso).