Uma opção vantajosa para decorar qualquer ambiente são as prateleiras. Um item decorativo multifuncional que permite que você coloque uma quantidade enorme de coisas para que fiquem organizadas. Eles ocupam pouco espaço no ambiente devido ao seu posicionamento nas paredes e dão um ar mais sofisticado. A imaginação e as mãos humanas são capazes de criar o design de prateleira mais incomum e bonito que se encaixará harmoniosamente no interior. As lojas de móveis oferecem uma ampla variedade de soluções de design diferentes, mas por que pagar a mais se você mesmo pode fazer prateleiras?

Contente
- Opções de posicionamento e utilização de prateleiras
- Projeto e construção. Tipos de produtos
- Escolhendo o material?
- Comprar ou fazer você mesmo? Essa é a questão
- Materiais necessários para criar uma prateleira com suas próprias mãos
- Ferramentas necessárias
- Como fazer prateleiras de parede com suas próprias mãos: instruções passo a passo
- Decoração
- VÍDEO: Prateleiras originais faça você mesmo sem pregos ou parafusos
- 50 ideias para fotos: fazendo prateleiras com suas próprias mãos
Opções de posicionamento e utilização de prateleiras
Existem vários tipos de prateleiras dependendo do tipo de colocação.
1) De chão – instalado no chão. Estruturas altas também são fixadas na parede. Eles não são estáveis, é melhor prevenir do que remediar. Este tipo inclui principalmente prateleiras para sapatos, flores, livros, TV ou pequenos itens e elementos decorativos. Prateleiras altas (mais de 1 metro) são chamadas de racks.

2) Montado na parede – fixado na parede usando fixadores especiais. Projetado para armazenar livros, elementos decorativos, porta-retratos, álbuns de fotos de família. Na cozinha, as prateleiras geralmente contêm recipientes com temperos ou outros utensílios de cozinha. No banheiro, são colocados potes com escovas e pastas de dentes, pentes, secadores de cabelo, toalhas, etc. No corredor, uma prateleira de parede será um excelente local de armazenamento para chapéus, luvas, guarda-chuvas e bolsas.

3) Suspensos - são suspensos em vigas do teto, em canos que passam por baixo do teto ou são fixados diretamente no teto. Os modelos suspensos são mais utilizados em banheiros e cozinhas, onde os canos ficam localizados sob o teto e não ficam escondidos em caixas decorativas. O uso em um quarto ou sala de estar também é apropriado.

Projeto e construção. Tipos de produtos
O design da prateleira deve ser totalmente consistente com o interior do cômodo, caso contrário, parecerá um item desnecessário. Para evitar inconsistências, você precisa escolher o tipo que irá complementar harmoniosamente o interior.
Tipos de prateleiras
| Descrição
|
Modelo clássico
| Minimalismo contido e forma padrão são as principais características desse tipo. Eles se encaixam perfeitamente em interiores clássicos, escritórios, salas de estudo e bibliotecas. Fazer uma prateleira clássica com suas próprias mãos é fácil. Comece a trabalhar com confiança.
|
Posicionamento de canto
| As estruturas de canto são feitas em estilo clássico. Eles são convenientes em cômodos com área pequena (banheiros, cozinhas), mas também são apropriados em cômodos maiores. As prateleiras de canto são divididas em dois tipos: internas e externas. Os segundos são instalados em um canto saliente, o que os torna únicos. A criação deles é um pouco mais complicada que as clássicas, mas não muito.
|
Modos
| Este tipo de prateleira é uma estrutura feita de diferentes materiais de diferentes comprimentos e larguras. As prateleiras Modus criam um efeito 3D devido ao seu volume. A abstração é a principal característica dos modos. Eles decorarão qualquer ambiente em estilo moderno. Um projeto bem pensado é fácil de montar, então você mesmo pode fazer essas prateleiras.
|
Exclusivo
| Esta categoria inclui todas as prateleiras exclusivas que possuem as soluções mais fora do padrão. Não é fácil criar uma obra-prima dessas sozinho. Mas você encontrará a resposta para a pergunta de como fazer uma prateleira exclusiva?
|
Escolhendo o material?
Tradicionalmente, a madeira é usada para fazer prateleiras, mas materiais como metal, plástico, vidro e até papelão também são adequados. Ao escolher um material, você também precisa considerar o interior do ambiente. Talvez você encontre coisas que já lhe serviram bem e que estão simplesmente guardadas na despensa, então os custos com a prateleira serão minimizados.
Se você encontrar uma escada velha, você pode criar uma estante de livros original. Neste caso, basta finalizar o aspecto da escada e fazer as fixações. A estante rústica está pronta. Como você pode ver, fazer prateleiras na parede com suas próprias mãos é simples e fácil, os exemplos a seguir mais uma vez confirmarão isso.
Talvez haja um grande carretel no depósito, no qual uma corda ou fio já foi enrolado. Agora ela se tornará uma ótima prateleira de chão. A bobina precisa ser processada, todas as irregularidades e asperezas removidas e, então, coberta com tinta e verniz. Se você quiser pintá-lo, é melhor tratá-lo com um primer, que uniformizará a superfície da madeira e a tinta ficará perfeitamente aplicada.
Um palete velho que está apenas ocupando espaço, tratado, pintado e colocado verticalmente no chão, se tornará uma linda prateleira para flores ao ar livre. Eles são usados para criar estruturas de vários designs. Cortando o palete em pedaços, você obterá diversas prateleiras que podem ser penduradas na parede, tanto em ambientes externos quanto internos. Aqui está outra opção de como fazer prateleiras na parede com suas próprias mãos, para sua coleção.
Velhos canos de água, deixados acumulando poeira desde a época de Stalin sob o pretexto de "talvez úteis", finalmente voltaram a ser usados. Esses canos, que têm um visual vintage, podem ser usados para fazer uma ótima prateleira para livros ou outras coisas.
Você pode encontrar as coisas mais inesperadas na sua despensa ou sótão que podem ser usadas como prateleiras, dando-lhes uma segunda vida.
Comprar ou fazer você mesmo? Essa é a questão
Você não precisa quebrar a cabeça e ir até lojas de móveis só para encontrar algo que combine com você. É possível que você consiga encontrar a prateleira certa. Mas, muito provavelmente, será aproximadamente semelhante ao que você imaginou, e seu custo também pode não ser o que você esperava. Para evitar decepções e economizar dinheiro, você mesmo pode fazer prateleiras. Por que essa opção é melhor?
- Como dito acima – economia. Prateleiras feitas com materiais que você tem em casa ou com itens velhos e indesejados reduzirão significativamente os custos.
- A capacidade de criar um design de prateleira único e inimitável.
- Montagem confiável - construção sólida;
- Utilização de materiais resistentes e confiáveis.
Materiais necessários para criar uma prateleira com suas próprias mãos
Para fazer uma prateleira, você pode usar tábuas, barras, tipos de vidro resistentes a impactos, restos de canos, peças de plástico, diversas estruturas de madeira (caixas de comida, paletes, TVs da era soviética) e papelão.
Todas as peças da prateleira são fixadas com parafusos ou pregos tradicionais. Mas existe um método de corda, quando todos os componentes da estrutura são conectados sequencialmente por uma corda. Uma maneira igualmente original de fixar cada parte da prateleira é usar garrafas, de preferência do mesmo tamanho. E se você colocar lanternas nas garrafas, a prateleira ganhará um visual inusitado.
Se você não tiver os materiais acima, vá até uma loja de materiais de construção para comprá-los. Na loja você também pode comprar fixadores, tinta, primer, pregos ou parafusos e tudo o que precisa para fazer uma prateleira.
Ferramentas necessárias
Você não pode montar uma prateleira com as próprias mãos. Abaixo falaremos sobre a ferramenta que será útil para fazer a prateleira.
1) A primeira ferramenta de marcenaria que vem à mente é uma serra tico-tico, mas uma serra manual simples serve. Um quebra-cabeça é uma ferramenta conveniente, ágil e rápida; com sua ajuda, peças em bruto para uma prateleira serão feitas em questão de minutos.
2) Uma lixadeira ou lixa de abrasividade diferente ajudará a lixar a superfície de cada parte da prateleira. Uma lixadeira executará essa tarefa rapidamente, diferentemente de uma lixa, que leva tempo para ser trabalhada.
3) Furadeira elétrica – auxilia na perfuração de furos tanto nos componentes da prateleira quanto na parede para montagem.
4) Chaves de fenda ou furadeira elétrica – necessárias para parafusar os parafusos, conectando os componentes da prateleira. Considere a conveniência de usar uma chave de fenda se precisar apertar quatro parafusos. Eles podem ser resolvidos com o uso de uma chave de fenda.
5) Parafusos auto-roscantes, parafusos, confirmações – elementos de conexão. Uma vez concluído o trabalho na prateleira, eles são mascarados com plugues combinando com a cor da prateleira.
6) Verniz para revestimento de madeira – este revestimento deve ser de alta qualidade. A prateleira será usada regularmente, portanto sua aparência deve ser preservada pelo máximo de tempo possível. Recomendamos um verniz alquídico para madeira com aditivo de uretano, que proporciona durabilidade.
7) Pincel – necessário para aplicar camadas de tinta e verniz na superfície da prateleira. Escolha um pincel de tamanho médio.
8) Um esquadro é um instrumento de medição especial, cujo desenho tem um ângulo reto. Ele permite que você verifique e posicione as peças da prateleira em relação umas às outras em ângulos retos. Se você não tiver um esquadro em seu arsenal de ferramentas, pode usar meios improvisados: ladrilhos de cerâmica, uma folha de papelão, um porta-retratos, etc.
9) Tupia manual – esta ferramenta ajudará você a decorar a prateleira com padrões e dar às linhas retas um formato não padronizado. Padrões decorativos deixarão a prateleira ainda mais bonita.
Como fazer prateleiras de parede com suas próprias mãos: instruções passo a passo
Vamos pensar em fazer uma prateleira de parede clássica de madeira.
Passo 1
Nós determinamos a localização. Onde a prateleira ficará localizada? Que material é necessário para fazê-lo? Sua forma, design e dimensões. Se você usar materiais à mão para fazer isso, use suas dimensões e quantidades para determinar o tamanho. Na hora de comprar materiais é diferente, você compra o quanto precisa.
Passo 2
Ao selecionar tábuas de madeira, certifique-se de que elas sejam da mesma cor. Ao processar a madeira, as fibras escuras se tornam mais visíveis. Esta etapa deve ser abordada com responsabilidade, caso contrário você acabará com uma prateleira cujos componentes terão aparências diferentes.
Etapa 3
Marcação e preparação de peças de prateleiras para montagem. As placas são colocadas sobre uma superfície plana para trabalho, após o que as marcações são transferidas para elas de acordo com o desenho.
Passo 4
Verifique se as marcações foram aplicadas corretamente. Depois de verificar se os locais de corte estão corretos, você pode começar a serrar.
Passo 5
É hora de começar a processar as peças da futura prateleira usando uma lixa ou uma lixadeira. A superfície da madeira deve ser lisa e livre de rugosidades para que as camadas de tinta e verniz possam ser aplicadas com a mesma suavidade.
Passo 6
Depois que as peças da prateleira estiverem secas, você pode começar a montagem. A montagem começa com a placa inferior, que é colocada sobre uma superfície de trabalho plana. Nele são feitas marcações para furos. Recuamos aproximadamente 8–10 mm da linha de corte da placa em dois lugares e desenhamos uma linha reta paralela à borda. Ao longo da linha marcada, marcamos pontos a uma distância de 5 centímetros das bordas do tabuleiro. Nesses pontos, faça furos para os parafusos. Depois que as marcas na prateleira inferior estiverem prontas, faça as mesmas marcações na parte superior da prateleira. Os furos estão prontos, só falta parafusar os parafusos. Pegamos a parte inferior da prateleira e a instalamos perpendicularmente à superfície de trabalho. Depois, fixamos as laterais e parafusamos. Colocamos a estrutura resultante com sua parte inferior sobre a mesa e parafusamos a parte superior nas laterais. Fixamos os fixadores nas laterais da parte traseira adjacente à parede.
Decoração
A decoração não é uma etapa menos importante na produção de estantes. Claro, você pode manter o vídeo original, mas para adicionar sofisticação e exclusividade à sua criação, você pode usar elementos decorativos mínimos. Digamos que as partes frontais das prateleiras sejam cobertas com finas tiras douradas ou prateadas, que são vendidas em todas as lojas que oferecem elementos decorativos. O dourado combina melhor com madeira clara, enquanto o prateado pode ser escolhido para prateleiras escuras. Você também pode usar almofadas de tecido e corda.
Também é possível aplicar desenhos nas partes laterais da prateleira. Os desenhos são aplicados com tinta. Elas são feitas em forma de mosaico a partir de materiais descartados (café, conchas, corda). Visite uma loja de decoração e você verá que decorar uma prateleira é fácil.
Dê asas à sua imaginação, decore sua casa!
VÍDEO: Prateleiras originais faça você mesmo sem pregos ou parafusos
50 ideias para fotos: fazendo prateleiras com suas próprias mãos