As almofadas do sofá são parte integrante do interior. A combinação de cores do design fala sobre as sutilezas do gosto do dono da casa. E o formato caracteriza as características pessoais do dono. Rolos feitos por você mesmo encherão sua casa de aconchego e certamente encantarão seus convidados.
Contente
- Funções e propósitos
- Quais são os formulários?
- Costurando uma almofada decorativa com suas próprias mãos
- Primeira etapa
- Segundo estágio
- Terceiro estágio
- Decoração de capa
- Dicas para escolher almofadas decorativas para sofá
- Estilo do quarto
- Assentos macios para cadeiras
- Como decorar almofadas de cadeira
- Almofada decorativa para cadeira
- Decoração de produtos para cadeiras
- Como limpar e cuidar
- Maus exemplos de rolos
- Vídeo: Almofada decorativa. Costurando uma fronha com suas próprias mãos
- 50 almofadas decorativas para sofá para inspiração e faça você mesmo:
Funções e propósitos
A decoração de interiores não é a única função das almofadas. Eles são usados principalmente para conforto - para colocar sob a cabeça ou nas costas enquanto relaxa no sofá.
Tecidos para capas
O tecido pode ser diferente – natural, sintético ou misto.
Os seguintes tecidos são considerados confortáveis e bonitos.
- Uma tapeçaria requintada é um tecido com um padrão.
- A camurça delicada é um couro ultramacio, processado de dentro para fora usando métodos especiais.
- Brocado nobre é um tecido de seda com padrões feitos com fios metálicos (prata, ouro).
- O jeans democrático é um material denso e rígido feito de algodão.
- A estopa é um fio feito de fios rígidos de cânhamo.
- Tecido de linho.
- Pelo fofo, natural ou sintético.
- Couro caro – crocodilo, píton, avestruz.
- Algodão e chita.
Elementos adicionais
Ao criar modelos interessantes, são utilizadas decorações diferentes. Os mais comuns são fechos originais, gravatas, laços, nós, laços, botões.
Com o que eles o enchem?
O interior é preenchido principalmente com poliéster, que vem em muitos tipos diferentes.
A fibra oca é um material quase não inflamável e não absorve bem líquidos.
Fibralon. Caracteriza-se pela rápida restauração da forma e boa permeabilidade ao ar.
Conforel. Um enchimento de nova geração, o mais leve e fácil de limpar.
Hollofan é uma trama compacta de fibras que retém e recupera rapidamente sua forma original.
Sintepon é uma combinação de diferentes tipos de materiais sintéticos.
Alguns fabricantes enchem os travesseiros com penas naturais de ganso ou pato. No entanto, é inconveniente usar esses rolos, eles são pesados e acumulam poeira.
Dumochkas pequenas geralmente consistem em recheio e uma tampa. Almofadas grandes para sofás têm um núcleo de espuma interno, que é preenchido com enchimento e forrado com uma fronha.
Quais são os formulários?
Produtos macios vêm em uma variedade de formatos, de corações a garrafas de champanhe. Uma cópia padrão é um quadrado ou retângulo com lados de 50x50, 70x20 ou 45x45.
Os quartos das crianças geralmente são decorados com diferentes figuras: letras, animais, lápis, formas geométricas.
Em interiores exclusivos, às vezes você pode encontrar objetos macios incomuns – “bolsa de viagem” ou “ovo mexido”.
A decoração do sofá é dividida por design.
- Superfície seccional. O pensamento é feito de diversas superfícies conectadas por uma inserção.
O design seccional permite que você ajuste o enchimento das seções do travesseiro dependendo de suas características individuais. - Motivos orientais. Decorado com dobras e franzidos nas capas.
Almofadas de sofá estilo oriental - Acolchoado. O modelo é acolchoado em todo o perímetro, mantendo a simetria. Esse tipo de trabalho parece caro e elegante.
Almofada decorativa acolchoada em estilo patchwork - Almofadas de rolo. Usado como apoio de braço ou embaixo das costas.
Almofadas decorativas em um sofá-cama
Costurando uma almofada decorativa com suas próprias mãos
Se você começou a costurar sozinha, o principal é parar no tempo e não costurar demais. Lembre-se, tudo deve ser com moderação! Todo o processo tem quatro etapas: costura da fronha, criação da capa, enchimento e decoração.
Uma fronha é uma peça interna de tecido projetada para segurar o enchimento, evitando que ele se espalhe para além das bordas da capa. O tecido da fronha deve ser durável, para que possa suportar costuras, passar e costurar (durante a limpeza).
O processo requer uma etapa preparatória. É necessário selecionar o material, lavar e passar o pano.
Lista de ferramentas
- Um conjunto de agulhas e alfinetes, estes últimos necessários para fixação.
- Fita elástica.
- Papel grosso para criar um padrão.
- Marcador de desaparecimento (marcação da web).
- Tesoura, linha, máquina de costura.
Primeira etapa
Selecione o tecido e o formato do produto. A marcação dos parâmetros é feita no papel e depois transferida para o verso do tecido. Além das margens de costura, você precisa adicionar alguns centímetros ao desenho para que o tecido encolha.
Em dois pedaços de tecido você precisa cortar duas formas idênticas. O corte deve ser feito exclusivamente nas marcações. Recomenda-se utilizar um corte diagonal. Quando duas figuras são dobradas com os lados direitos voltados para dentro, surge uma peça lisa.
Segundo estágio
Certifique-se de que os desenhos estejam corretos e siga os próximos passos.
- Recorte de acordo com as marcações.
Cortamos o tecido em quadrados com uma margem de costura de 52 x 52 cm em cada lado. - Fixe bem as laterais para evitar que se movam.
- Costure as peças usando uma máquina de costura, deixando dois centímetros de distância entre elas. Apenas três lados precisam ser costurados, um lado é para colocar a fronha.
Primeiro, chuleamos uma borda de um lado de cada pedaço de tecido; o zíper será costurado nesta parte. Costure as 2 metades juntas por dentro com um ponto de alinhavo, passe a costura por dentro com um ferro de passar - As margens de costura precisam ser passadas a ferro, dobrando-as em uma direção.
Costure o zíper por dentro - Encha a fronha, costure ou prenda. Para prender, você precisa costurar um zíper ou botões. Se você costura apenas na máquina, é preciso descosturar ao limpar.
Desfaça cuidadosamente o ponto de alinhavo Costure o travesseiro a partir das 3 bordas restantes, costure as metades e faça um ponto overloque
Terceiro estágio
Quando tudo estiver pronto, vire a fronha do avesso e comece a decodificar. Observe que as dimensões da fronha devem ser alguns centímetros maiores que a base. Isso torna mais fácil removê-lo durante a limpeza.
Decoração de capa
Você pode criar um item exclusivo e interessante com a ajuda da decoração. Os seguintes são considerados os elementos mais simples de decoração.
- Aplicação de fita. É uma faixa estreita e fina com padrões. É usado para estofamento de sofás e unidades internas. Você pode bordar a trança usando diferentes técnicas em casa.
- Usando vieiras. Na parte da frente, é costurada uma tira com padrões de folhas, figuras geométricas e outros enfeites.
- Costurando vários mosaicos a partir de pequenos pedaços de tecido. Tem um nome: costura tipo patchwork.
- Decoração com acessórios – botões, miçangas, contas de vidro. Nos quartos das crianças você pode encontrar almofadas decoradas com representantes do mundo animal; as figuras são fixadas com velcro.
- Imprimir. O material é revestido com uma tinta permanente que não pode ser lavada. Estas almofadas decorativas são perfeitas para terraços e varandas de verão. Eles não parecem sem graça e não desbotam no sol. Eles também absorvem mal líquidos, então chuva repentina não é um problema.
Dicas para escolher almofadas decorativas para sofá
- O esquema de cores escolhido deve combinar com o interior do ambiente. O tom pode ser escolhido para combinar com a cor das cortinas, do carpete e das pinturas.
- A fronha deve ser da mesma cor, mas em tons diferentes do estofamento do móvel. Há uma opinião de que esta opção é chata. No entanto, um sofá azul com almofadas roxas parecerá, no mínimo, estranho.
- É aconselhável estudar o círculo cromático padrão. O melhor é combinar tons opostos entre si. Por exemplo, um sofá azul com almofadas laranja ficará perfeito. Você não deve combinar tons da tríade da mesma cor, isso deixará o sofá sem graça.
- Método de contraste. É usado em ambientes onde os móveis e as paredes são de cores opacas e monocromáticas. A opção de contraste permite que você escolha materiais brilhantes e crie um toque de cor.
- Um conjunto de almofadas decorativas para um sofá geralmente não ultrapassa quatro modelos simétricos. O quinto tem, em sua maioria, formato e cor não padronizados. Por exemplo, um losango, uma oval.
- Não é recomendado usar mais de 5 cores em um ambiente.
- Escolher algo macio ou felpudo criará uma sensação de aconchego e conforto na casa. No entanto, vale a pena comprar um conjunto com base no estilo da sala de estar.
- Você pode escolher vários tipos de capas e trocá-las sazonalmente. Por exemplo, no outono, use cores vermelho e laranja. E na primavera – tons de verde e azul. A mudança sazonal de cores da fronha certamente levantará seu ânimo.
- Não compre itens muito grandes, eles são muito desconfortáveis.
- Enchimento muito denso é classificado como baixo por causar desconforto.
Estilo do quarto
O estilo clássico rigoroso é idealmente combinado com elementos geométricos – círculos, retângulos, quadrados.
Moderno. Uma variedade de modelos impressos feitos de linho ou estopa rígida funcionarão aqui.
Para alta tecnologia, a decoração com fios metálicos é adequada. É melhor costurar de seda, couro e linho. O modelo deve ser escolhido com formas rigorosas.
A pop art permite o uso de diversas figuras e materiais. São corações, animais, letras, etc.
O estilo rústico do campo não tolera produtos rigorosos. Itens de malha e bordados são ideais aqui. Também é possível colorir uma gaiola ou padrões da natureza.
No estilo safári, estampas de animais com elementos decorativos de pele ficarão harmoniosas.
Retrô – combina bem com estampas em produtos, especialmente fotografias e pinturas antigas.
Assentos macios para cadeiras
Depois de terminar de escolher as almofadas decorativas para o seu sofá, surge a questão de escolher os revestimentos para cadeiras e poltronas. Principalmente se houver uma mesa de jantar na sala de estar.
Almofadas para cadeiras de tamanho pequeno. Você pode costurá-los facilmente. Para fazer isso, siga as instruções abaixo.
- Prepare os materiais necessários – tesouras, espuma de borracha, fios de náilon, botões ou zíperes, velcro. Um esquema de cores sólidas é adequado para cadeiras.
- Meça os parâmetros da cadeira, corte a espuma de borracha no formato desejado e cubra-a com tecido.
- Desenhe o padrão no papel. Contém vários detalhes. Uma placa tem uma tira de uma peça, e a outra não.
- Em seguida, transfira o desenho para a tela, recorte e costure ao longo do perímetro com uma máquina de costura, exceto em um dos lados, onde ficará a espuma de borracha. Costure um zíper ou passadores de botão no lado restante.
- Costuramos velcro na parte que será fixada na cadeira.
- Insira o "gut" e prenda-o na cadeira.
Como decorar almofadas de cadeira
Para tornar o interior mais caro, você pode criar produtos acolchoados com suas próprias mãos.
Instruções passo a passo
- Prepare enchimento sintético, tecido, material de costura, linhas, alfinetes, papel e tesoura.
- Meça as dimensões do assento e faça os cálculos no papel.
- Recorte os espaços em branco: um de enchimento sintético e dois de material.
- Desenhe marcações de pontos na parte de trás da parte da frente.
- Dobre-o de modo que você obtenha uma combinação de tecido-acolchoamento de poliéster-tecido.
- Prenda firmemente com alfinetes. Costure ao redor do perímetro do ponto desenhado.
- Costure fitas ao longo das bordas. Finalize as bordas com viés.
Almofada decorativa para cadeira
Uma poltrona é uma parte importante do interior de uma sala de estar. Geralmente as cadeiras são vendidas completas com apoios. No entanto, também há alguns sem eles.
Modelos retangulares e ovais são adequados para cadeiras de tamanho médio. Recomenda-se usar as mesmas dicas para escolher um produto para um sofá.
Decoração de produtos para cadeiras
Muitas vezes a cadeira é colocada em frente ao sofá ou ao lado, mas isso não significa que ela precisa ser idêntica ao sofá. Pelo contrário, até mesmo uma poltrona pode ser decorada com um modelo original com padrões, por exemplo, uma coruja ou uma impressão de foto de família.
Se você precisar costurar sozinho, siga o seguinte algoritmo de ações.
- Prepare – tecido, renda ou fitas bordadas, um zíper ou botões.
- Faça um esboço e recorte.
- Prenda as laterais com alfinetes para que não se movam.
- Costure três lados.
- Costure um zíper ou passadores de botão no último lado. É melhor usar um zíper, assim o enchimento ficará fechado com mais segurança.
- Preencha bem o interior com o recheio. Feche o zíper e pronto.
- Decore com decoração.
Como limpar e cuidar
Em casa, você pode ventilar e tratar com luz de uma lâmpada de quartzo. É estritamente proibido usar agentes alvejantes para remover manchas da tela. O pó estragará a cor. É melhor usar géis de lavagem.
Ao lavar na máquina, vire a fronha do avesso, selecione uma temperatura de no máximo 30 °C. Ajuste o modo delicado, com centrifugação delicada. É aconselhável lavar à mão para que o “interior” não “fique deformado”.
Veludo e camurça são limpos exclusivamente com uma escova de microfibra e depois arejados.
As capas de vinil não precisam ser lavadas; elas podem ser limpas com uma esponja úmida embebida em água e detergente. Remova cuidadosamente qualquer resíduo de solução de sabão e seque ao ar livre.
Para limpar os cabelos, você pode usar um aspirador de pó comum, trocando o bico. A aspiração deve ser feita uma vez por semana.
É estritamente proibido lavar o enchimento na máquina de lavar. Você pode limpar o estofamento com um aspirador de pó e arejá-lo.
É aconselhável secar ao ar livre para evitar encolhimento e aparecimento de odores desagradáveis.
Leia as instruções nos rótulos do fabricante.
Se o seu estilo permitir, você pode comprar diferentes mantas para o sofá. Então a porcentagem de poluição cairá.
Limpe as superfícies de couro com uma esponja úmida (não molhada). Use sprays especiais uma vez a cada duas semanas.
Para reduzir o risco de danificar os móveis e, consequentemente, o interior, é melhor lavá-los a seco uma vez a cada seis meses. Há profissionais trabalhando lá, eles definitivamente não vão estragar tudo. Mesmo que estraguem tudo, eles vão compensar, mas isso é improvável.
Maus exemplos de rolos
- Muito grande, mais de 70x70. Essas almofadas não podem ser colocadas sob sua cabeça ou costas. Eles causam desconforto, o que pode fazer com que você sinta dor na região do pescoço se ajustar regularmente esse travesseiro sob a cabeça.
- Estrutura sólida. O recheio está muito apertado ou foram usados recheios duros.
- A decoração dificulta o uso. Por exemplo, os padrões são costurados com fios grossos, que, em contato com o corpo, causam sensações desagradáveis e irritação na pele.
- Pensamentos feitos de materiais de baixa qualidade. Por exemplo, feito de tecido de poliéster. Ao descansar em um rolo desses, você certamente irá suar, mesmo em tempo frio.
Criar aconchego em casa é uma questão delicada e nem sempre exige muito esforço. Basta estudar os princípios básicos de design e combinações de cores em um ambiente. Então sua casa ficará repleta de harmonia e frescor. Principalmente se você costurar algumas partes com suas próprias mãos.