Um travesseiro é um atributo essencial para o sono noturno, o descanso diurno e também para a decoração de interiores de um quarto, sala de estar ou quarto de criança. Um travesseiro original, macio e quente, tricotado com suas próprias mãos, dá ao ambiente o aconchego de um lar, torna o lar confortável e aquece até no frio do inverno.
Contente
Para que servem as capas?
A principal diferença entre uma fronha de tecido e uma capa de malha é que esta última tem uma finalidade principalmente decorativa. Ele cria um conjunto único, incluindo uma fronha, uma colcha e outros itens têxteis que combinam em cor e estilo.
As capas são projetadas para que travesseiros que não são usados para dormir possam ser usados como almofadas de sofá ou de chão para decorar o interior de um cômodo. Um acessório de malha protegerá o item do desgaste, criando uma atmosfera aconchegante no ambiente. É desejável que a capa tenha zíper e botões - assim será fácil removê-la para lavar.
Como tricotar um travesseiro com suas próprias mãos
É fácil tricotar uma almofada você mesmo: tudo o que você precisa é de 200-400 gramas de fio da cor apropriada, agulhas de tricô ou uma agulha de crochê da espessura apropriada, um pouco de paciência e imaginação. Tricoteiras iniciantes devem escolher o modelo de travesseiro de tricô mais fácil de tricotar.
Para determinar a densidade do tricô, recomenda-se fazer uma peça pequena - aproximadamente 10 por 10 cm - e depois usar uma régua para medir quantas laçadas, carreiras, existem por cm, para saber quantas laçadas montar.
Dica: Você pode tricotar apenas a parte quadrada superior da capa e costurar a parte inferior com tecido ou tricotar um retângulo longo que você possa enrolar ao redor do produto existente.
Ideias para capas de almofada de malha
A maneira mais fácil e rápida de tricotar uma almofada é com ponto meia, ponto meia ou elástico comum. Um produto com padrão xadrez parece um pouco mais interessante, com cada célula tendo quatro voltas de largura e quatro fileiras de altura. A capa do botão é feita assim: primeiro, tricote um retângulo grande o suficiente para envolver o travesseiro, mas as últimas 8 a 10 carreiras são feitas com um elástico frouxo “um a um”. O modelo final é simplesmente fechado com botões.
Uma almofada com “saliências” em relevo não é uma ideia menos interessante. Para fazer um "saliência" de uma laçada, faça três, depois vire o trabalho duas vezes, no lado "da frente", tricote as laçadas da frente, no lado de trás - as laçadas de trás. Após 4 carreiras, as laçadas extras são reduzidas novamente, tricotando uma, as “saliências” são distribuídas uniformemente por toda a superfície. Um alívio simples é obtido a partir de tranças tricotadas com laçadas faciais. A largura ideal dessa “trança” é de 6 a 8 voltas, o comprimento de cada “elo” é de 10 a 12 linhas.
O produto com padrão vazado parece muito original. Exemplo - "ziguezague", descrição de sua relação:
- o número de loops discados é um múltiplo de nove;
- 1-4ª carreira tricotada;
- 5º – todas as alças da frente: 2 juntas, 2 tricotadas como de costume, 7 são tricotadas de uma, 2 regulares, 2 juntas;
- 6ª, 8ª e 10ª fileiras. - todo em tricô;
- 7ª pág. - todos faciais: 2 juntos, 9 regulares, 2 juntos;
- 9ª pág. – somente facial: 2 juntos, 7 regulares, 2 juntos;
- então o padrão é repetido até o final do produto.
O trabalho vazado inclui "folhas", que é como uma tira de folhas é feita, localizada no meio ou na borda da almofada:
- rapport – 25 laçadas, carreiras pares são tricotadas com laçadas purl;
- 1ª carreira – 1-5 – frente, 2 tricotados como um, frente, 2 como um, 9, 11, 13, 15, 17 – frente, 10, 12, 14, 16 – laçada, 2 tricotados como um, frente, dois como um, 21-25 – frente;
- 3ª carreira – 1-4 – frente, 2 são tricotados como um, frente, 2 como um, 8, 10, 12-14, 16, 18 – frente, 9, 11, 15, 17 – laçada, 2 são tricotados como um, frente, dois como um, 22-25 – frente;
- 5ª carreira – 1-3 – frente, 2 são tricotados como um, frente, 2 como um, 7, 9, 11-15, 17, 19 – frente, 8, 10, 16, 18 – laçada, 2 são tricotados como um, frente, dois como um, 23-25 – frente;
- 7ª pág. – 1-2 – frente, 2 são tricotados como um, frente, 2 como um, 6, 8, 10-16, 18, 20 – frente, 7, 9, 17, 19 – laçada, 2 são tricotados como um, frente, dois como um, 24-25 – frente.
Dica: Se você pretende dormir no travesseiro, a capa não deve ser espinhosa. O melhor material para isso é fio acrílico com uma pequena adição de outras fibras.
Almofada de abóbora
Uma opção interessante, adequada para quarto de criança, é uma almofada de chão em forma de abóbora, feita com cinco agulhas de tricô. Dependendo do tamanho, você precisará de 200-500 gramas de fio laranja e um pouco de verde. Primeiro, você precisa montar 8 laçadas com linha verde, fechá-las em um círculo, distribuí-las em 4 agulhas de tricô e tricotar 10 carreiras.
Das carreiras 11 a 20, você deve adicionar gradualmente laçadas para formar um círculo, depois o fio verde é quebrado e o tricô continua com o fio laranja até que o travesseiro atinja o diâmetro desejado. Os próximos 15-20 cm são tricotados sem aumentos, após as laçadas eles são diminuídos gradualmente. Para dar à abóbora um formato realista, ela é apertada - com um fio forte da mesma cor da abóbora, o travesseiro é dividido em 8 "segmentos".
Uma almofada redonda para o chão é criada com agulhas de tricô aproximadamente da mesma maneira, exceto pelas restrições. O produto tem um diâmetro de cerca de um metro e altura de 50 cm. É tricotado com elástico, superfície frontal ou qualquer outro padrão. Para o trabalho você precisará de 900-1000 gramas. fio, agulhas de tricô não mais finas que o número 10, uma quantidade suficiente de enchimento (borracha de espuma, enchimento sintético) - o pufe deve sair bem denso, uma fronha de tricô.
Dica: Você pode fazer uma abóbora “verrugosa”, decorando-a com “cones”, folhas de tricô, joaninhas.
Almofadas coloridas
As almofadas podem ser decoradas com padrões coloridos – listras, formas geométricas, flores, imagens inteiras. Para fazer o desenho da cor desejada, você pode abrir a foto que quiser no programa Paint, ampliá-la para o tamanho desejado, selecionar os fios adequados e começar a tricotar. Cada célula aqui representa um loop separado.
Tricotar uma almofada com agulhas de tricô não é mais difícil do que fazer crochê. A última ferramenta é mais fácil de usar para tricotar travesseiros redondos. Uma almofada bicolor preta e branca com padrão xadrez é feita assim:
- carreiras pares são tricotadas com fios brancos, carreiras ímpares - com fios pretos;
- uma corrente de três laçadas é fechada em um anel, no qual 6 laçadas são tricotadas com pontos baixos;
- na próxima carreira o número de laçadas dobra – elas são feitas com pontos altos duplos;
- na terceira carreira, três pontos altos são tricotados na primeira laçada, o segundo é pulado, três pontos altos são tricotados na terceira, o quarto é pulado, etc.;
- na quarta carreira, três colunas são tricotadas a partir do laço localizado acima daquele que foi pulado na carreira anterior, depois um ponto corrente é tricotado, três colunas do espaço “vazio”, um ponto corrente, etc.;
- nas linhas subsequentes, o número de alças de ar e colunas aumenta, mas de modo que o produto tenha a aparência de um círculo ligeiramente convexo;
- Você precisa tricotar duas metades idênticas, que depois serão conectadas com pontos baixos.
A almofada pode ser “montada” a partir de peças multicoloridas pré-tricotadas – quadrados, triângulos, flores, idênticas e diferentes.
Dica: Decore a almofada finalizada com renda de crochê ao longo do contorno, flores ou laços, também de crochê.
Conclusão
Tricotar almofadas com agulhas de tricô, usando uma ou várias cores, acrílico ou qualquer outro fio, não é nada difícil quando você tem padrões detalhados e descrições do trabalho em mãos.