Hoje em dia, um enchimento de travesseiro chamado “penugem de cisne” é muito procurado. Mas o material não tem nada em comum com a plumagem do cisne, exceto pela textura. Na verdade, é um substituto artificial, feito para se assemelhar à penugem de cisne. Apesar de o material ser sintético, ele não é, em muitos aspectos, inferior ao seu equivalente natural. E em termos de resistência ao desgaste e facilidade de manutenção, ele supera até mesmo seu equivalente natural.
Contente
- O que isso representa?
- Travesseiro de penas de cisne: prós e contras
- Qual material escolher: artificial ou natural?
- Usando penugem artificial de cisne
- Usando penugem natural de cisne
- Preços para penugem de cisne natural e artificial
- Penugem de cisne de bambu ou artificial: as sutilezas da escolha
- Sutilezas do cuidado
- Posso lavá-lo na máquina de lavar?
- VÍDEO: Travesseiro feito de penas artificiais de cisne.
- VÍDEO: Análise dos travesseiros “Swan Down”.
O que isso representa?
Swan down é uma microfibra de poliéster sintética. Cada uma de suas vilosidades é feita em forma de uma espiral muito fina e tratada com silicone. O diâmetro do cabelo espiral é muito mais fino que o de um fio de cabelo humano. As espirais são entrelaçadas para formar bolas. Devido a isso, a cópia sintética se torna semelhante em aparência à guarnição de pena de cisne, que fica localizada sob as penas do pássaro, na área do peito e da barriga.
O enchimento de poliéster é leve, muito macio e fácil de cuidar. Mas em alguns aspectos é inferior ao original natural. O material é leve, delicado, macio ao toque e retorna rapidamente à sua forma original após a compressão. Possui altas qualidades de aquecimento.
Travesseiro de penas de cisne: prós e contras
A fibra artificial tem muitas qualidades positivas. O mais importante deles é a hipoalergenicidade. O poliéster sintético não abriga ácaros, mofo ou bolor. Portanto, o risco de reações alérgicas e outros problemas de saúde é reduzido a zero.
Outros benefícios do Thinsulate incluem os seguintes fatores.
- Peso leve. O peso de um travesseiro de 50x70 cm é de cerca de 1000 gramas.
- Alta elasticidade. Após o sono, a forma da roupa de cama é facilmente restaurada graças à configuração espiral das fibras.
- Fácil de cuidar. Produtos com enchimento sintético são fáceis de lavar à máquina. Os requisitos de cuidado e uso são mínimos.
- Sem odor. Apesar da origem sintética do isolamento, ele não tem cheiro e não absorve odores estranhos.
- Conveniência. O poliéster sintético é muito macio, o que garante um sono confortável.
- Segurança. O material não representa uma ameaça à saúde de adultos ou crianças.
- Aparência elegante. As espirais da embalagem são interligadas e cobertas com silicone. Devido a isso, eles não saem para fora, além dos limites da capa e da fronha.
- Ótimo custo-benefício. O custo desses produtos é baixo devido à sua origem sintética. E os indicadores de qualidade e durabilidade são excelentes.
- Boa troca de ar. As vilosidades do ar permitem que o ar passe bem. Isso garante uma boa circulação de ar. Produtos que contêm Thinsulate secam rapidamente.
- Longa vida útil. Com os devidos cuidados, o travesseiro pode durar 5 anos ou mais.
Não há muitas desvantagens, mas elas não eram isentas de desvantagens. As desvantagens da microfibra sintética incluem o seguinte.
- Baixa higroscopicidade. A umidade não circula tão bem pela superfície interna quanto o ar. Isso não funciona a favor do Thinsulate, especialmente se você tem problemas com suor excessivo. Mas um ponto negativo facilmente se transforma em positivo quando lavado. Os poliésteres sintéticos secam rapidamente.
- A propriedade de coletar eletricidade estática. Essa habilidade pode danificar seu cabelo. Para evitar que isso aconteça, você precisa tratar o tecido da capa com um agente antiestático.
- Falta de fixação do pescoço. A textura da fibra é tão macia que sua cabeça literalmente afunda nela. Para pessoas com problemas ortopédicos, isso é uma desvantagem significativa.
Qual material escolher: artificial ou natural?
A produção de bens a partir de matérias-primas naturais praticamente não é realizada. Para criar o enchimento de um travesseiro, seria necessário matar 10 cisnes. Neste caso, a parte principal do enchimento natural serão penas, não penugem. Existe uma maneira mais humana: coletar os pelos durante a muda. Mas não é muito eficaz. Apenas 30–40 gramas de matéria-prima são coletadas de uma ave. Uma quantidade tão pequena é fácil de explicar: o pássaro gosta de calor e não é tão abundantemente coberto de penas quanto os pássaros do norte. Não é de surpreender que o custo do verdadeiro pluma não seja barato.
A coleta e o processamento de penugem de pássaros são caros e nada humanos para esses raros e belos habitantes da natureza. Portanto, quando falamos de produtos feitos de penugem de cisne, queremos dizer um substituto sintético. Hoje, um análogo artificial é produzido: Thinsulate. Em termos de parâmetros, não é pior, e às vezes até melhor, do que a pele natural de cisne.
Usando penugem artificial de cisne
A principal área de aplicação do Thinsulate sintético é a produção de roupas de cama. O enchimento leve e quente também é usado para outros fins.
- Produção de vestuário exterior. Além disso, o Thinsulate é adequado para costurar jaquetas e casacos tanto para adultos quanto para crianças.
- Fazendo brinquedos. Às vezes, "enchimento" artificial é usado para encher brinquedos infantis ou de interior.
- Isolamento de trajes de inverno. O enchimento de plumas é usado para preencher o espaço interno dos conjuntos de inverno – macacões, jaquetas, calças, parkas.
- Acabamento de sapato. Na maioria das vezes, são chinelos com forro lindo e delicado em cores diferentes.
- Ideias para costurar sofá. Devido ao fato de o material ser fácil de lavar e praticamente não perder a forma, ele é frequentemente utilizado para produzir itens decorativos, como almofadas de sofá.
Usando penugem natural de cisne
Hoje em dia, o verdadeiro pluma praticamente não é usado em lugar nenhum. Isso acontece por vários motivos.
- Produção cara. A penugem é coletada de forma humana somente durante a muda. Uma vez por ano, um cisne pode dar apenas 30, no máximo 40 gramas de matéria-prima. Devido a isso, o preço não pode ser considerado acessível.
- O cisne é uma ave listada no Livro Vermelho. Isto significa que não restam muitos indivíduos. Exterminar pássaros únicos para obter cobertores e parkas é desumano e impraticável.
- Em termos de resistência e durabilidade, o original natural é inferior à cópia artificial. Além disso, plumas verdadeiras podem causar alergias. Afinal, ácaros, mofo e fungos começam a crescer nele.
Penas de pássaros raramente são usadas, exceto talvez para fazer esponjas cosméticas para pó e blush. O análogo artificial é mais barato, mais forte e mais durável. É muito mais fácil de lavar e tem altas propriedades antibacterianas e hipoalergênicas.
Preços para penugem de cisne natural e artificial
Comprar um produto feito de material 100% natural não é uma tarefa fácil. Primeiro, é muito raro. Em segundo lugar, a compra será cara. Por exemplo, um cobertor preenchido com penas naturais de cisne custará 11.000 rublos.
O preço de um substituto artificial é várias vezes mais barato. Dependendo do tamanho e do tecido da capa, um cobertor com enchimento de thinsulate custará entre 1.300 e 2.500 rublos.
Penugem de cisne de bambu ou artificial: as sutilezas da escolha
O enchimento de bambu é obtido a partir de matérias-primas naturais. Para isso, as fibras de celulose da planta são processadas mecanicamente ou quimicamente. O enchimento é elástico e durável. Produtos com enchimento de bambu têm boas qualidades antiestáticas e hipoalergênicas.
Se falamos sobre qual produto escolher – “bambu” ou penugem de cisne artificial, então tudo depende do propósito da compra.
Travesseiros de plumas de cisne. Adequado para quem gosta de aconchego e conforto. Eles são macios, quentes e leves. O preço desses produtos é razoável e eles duram 5 anos ou mais.
Enchimento de bambu. Recomendado para quem se preocupa com a saúde. Devido à sua elasticidade, os travesseiros com “enchimento” de bambu são indicados para quem sente dores na região cervical. Mas os enchimentos de bambu não resolverão problemas sérios. Para fins terapêuticos, será necessário uso de cama ortopédica. As fibras de bambu também permitem a boa passagem do ar e proporcionam excelente regulação da temperatura. Para quem não gosta de travesseiros muito quentes, essa opção é ideal. Em termos de preço, o bambu é superior ao Thinsulate.
Sutilezas do cuidado
Como já mencionado, a microfibra de poliéster é fácil de cuidar. Para que seus produtos Thinsulate durem mais, você precisa seguir algumas regras simples:
- Ventilação. Uma vez a cada 3-6 meses, travesseiros e cobertores precisam ser arejados.
Para evitar o acúmulo de poeira, vale a pena aspirar o travesseiro ou limpá-lo de outras maneiras 2 a 3 vezes por ano. - Lavagem. A opção ideal é lavar à mão. Mas se não houver tempo, lavar na máquina é bem possível.
Eles não têm medo de lavar roupas delicadas na máquina. - Secagem. Itens Thinsulate não podem ser secos no tambor. Eles realmente não precisam disso. Os conjuntos de cama secam rapidamente na posição vertical, ao ar livre.
Possui boa circulação de ar, o que significa que o travesseiro seca rapidamente. - Armazenar. Basta colocar o cobertor num saco a vácuo.
Se você tem dor no pescoço ou deseja prevenir osteocondrose, deve escolher produtos com efeito ortopédico.
Posso lavá-lo na máquina de lavar?
Para uma limpeza rápida de travesseiros e cobertores, a lavagem à máquina é adequada. Mas você deve escolher um modo delicado com uma temperatura de aquecimento de água não superior a 30-40⁰С. Não devem ser utilizados alvejantes e outros produtos de limpeza agressivos. Os detergentes devem ser suaves. Após a lavagem, recomenda-se sacudir um pouco as peças lavadas para que o Thinsulate não amasse e fique distribuído uniformemente em seu interior. É contraindicado passar roupa após a lavagem. O calor do ferro pode derreter materiais sintéticos.