O nascimento de um bebê é um evento emocionante na vida de qualquer família, principalmente se o bebê for desejado e esperado há muito tempo. Toda a responsabilidade pela boa educação e bem-estar da criança recai inteiramente sobre os ombros frágeis dos pais. Para minimizar todos os possíveis riscos à saúde, é necessário estar atento à disposição do quarto das crianças. O local de dormir, onde o novo membro da família passa a maior parte do tempo após o nascimento, desempenha um papel importante nesse processo.

Depois de escolher o berço e o colchão, as mães carinhosas começam a procurar um travesseiro que corresponda aos parâmetros do cercadinho ou berço. Mas isso é realmente necessário ou podemos adiar a busca pelo futuro?
Contente
- Um bebê precisa de um travesseiro? Recomendações de pediatras
- Possíveis ameaças à vida de um bebê devido ao uso de travesseiro na infância
- Em que casos uma criança menor de um ano precisa de travesseiro?
- Com que idade você pode colocar uma criança para dormir em um travesseiro?
- Critérios para escolher o primeiro travesseiro para um bebê
- Vídeo: Como escolher um travesseiro para uma criança? - Doutor Komarovsky
Um bebê precisa de um travesseiro? Recomendações de pediatras

Enquanto estão na maternidade, as mães notaram mais de uma vez que o bebê é colocado em uma superfície plana (na maioria dos casos, é um cercadinho com um colchão ortopédico, mas não duro). É neste ponto que surge a pergunta: “a partir de que idade o bebê precisará de um travesseiro e ele é necessário nos primeiros anos após o nascimento?”

A proporção da cabeça em relação ao corpo inteiro de um bebê é significativamente maior do que a de um adulto. Quando em posição ereta, praticamente não há carga na coluna.

Levando em consideração as características anatômicas do corpo do bebê, os pediatras chegam a uma conclusão inequívoca: um travesseiro ou qualquer outro dispositivo para levantar a cabeça pode não apenas não trazer nenhum benefício, mas também causar sérios danos à saúde ou até mesmo à vida do bebê.

É importante lembrar que nessa idade as vértebras cervicais e as curvas anatômicas da coluna são fortalecidas e formadas. Ignorar os conselhos de especialistas pode levar a sérios problemas nas costas ou enfraquecimento do tônus muscular na velhice.

Possíveis ameaças à vida de um bebê devido ao uso de travesseiro na infância

Se o bebê nasceu sem nenhuma anormalidade e seu desenvolvimento é normal, a medicina oficial proíbe o uso do travesseiro devido aos seguintes perigos.
- Síndrome da morte súbita infantil: uma criança pequena não consegue lidar com seu corpo. Ao virar de lado e enterrar o nariz no travesseiro, ele pode bloquear independentemente o fluxo de oxigênio para o corpo, causando uma parada cardíaca.
O travesseiro anti-sufocamento é um bloco monolítico feito de material esponjoso que permite que o bebê respire livremente mesmo que ele enterre o nariz nele. - Aspiração de vômito - quando em posição elevada, é muito mais difícil para o recém-nascido virar a cabeça durante a regurgitação, o que pode fazer com que a massa entre no trato respiratório.
Para crianças que arrotam com frequência, são recomendados travesseiros inclinados especiais com um ângulo de no máximo 30 graus. - Curvatura da coluna - como os ossos do bebê são muito flexíveis, as características anatômicas podem se formar incorretamente, o que pode se tornar a base para o aparecimento de doenças na região cérvico-espinhal do bebê.
- Reação alérgica – preenchimentos naturais não são mais tão populares entre os pais jovens, porque podem causar não apenas irritação em todo o corpo, mas também asma, falta de ar ou quaisquer doenças respiratórias em um organismo em crescimento.
Travesseiros com enchimento natural devem ser selecionados individualmente - eles podem causar alergias
Mas na medicina há casos em que o uso do travesseiro é obrigatório. Se seu filho apresentar algum dos sintomas listados abaixo, entre em contato com seu médico. São suas recomendações que ajudarão você a escolher a melhor opção para um sono confortável e, o mais importante, saudável para seu bebê.
Em que casos uma criança menor de um ano precisa de travesseiro?

Um travesseiro de bebê é necessário nos seguintes casos.
- Torcicolo (congênito e adquirido) - o médico prescreve um travesseiro ortopédico para o recém-nascido, cuja altura depende da gravidade da doença. A altura é ajustada junto com a dinâmica positiva da recuperação.
- Ossos do crânio deformados - o parto natural deixa sua marca no formato da cabeça, portanto, para obter simetria no tamanho da cabeça, o pediatra seleciona um travesseiro anatômico de acordo com os parâmetros individuais da criança.
- Regurgitação excessiva – estar perto do berço do bebê o tempo todo é difícil até mesmo para os pais mais atenciosos. Se a regurgitação for uma ocorrência frequente para seu bebê, é melhor consultar um especialista sobre o travesseiro. É melhor proteger você e seu bebê de consequências negativas e fazer as tarefas domésticas com calma, em vez de se revezar para cuidar do bebê.
- Hipotonicidade e hipertonicidade dos músculos - para normalizar o tônus muscular, o médico recomenda dormir em um travesseiro, que ajuda a fixar a posição do recém-nascido durante o sono.
- Hipertensão intracraniana, lesões no parto – a posição elevada da cabeça ajuda a reduzir a dor na criança e a normalizar o fluxo sanguíneo.
Mesmo que uma das doenças mencionadas acima esteja presente, é inaceitável que um recém-nascido use um travesseiro comum, que os adultos estão acostumados a usar. Para um corpo em crescimento, a opção ideal é um travesseiro ortopédico com recesso para a cabeça.
Com que idade você pode colocar uma criança para dormir em um travesseiro?

De acordo com os pediatras, é melhor adiar a introdução da nova roupa de cama para o seu bebê até que ele tenha 2 anos de idade. Se não houver desvios ou indícios, você pode esperar até 3 anos.
Depois de 3 anos, você pode colocar um travesseiro na cama da criança com segurança e sem medo. Claro que o bebê pode recusar, porque ele está acostumado com uma superfície plana. Você não deve insistir ou forçá-lo a dormir em um novo item doméstico, dê tempo para que ele se acostume e se familiarize com o travesseiro.

Critérios para escolher o primeiro travesseiro para um bebê

Muitos pais querem que seus filhos participem ativamente da organização do local onde eles vão dormir e confiam a eles a iniciativa de escolher os principais componentes do berço. Mas não exagere, porque a escolha do jovem aventureiro muitas vezes recai sobre almofadas decorativas, que não são muito adequadas para dormir. E não são usados apenas desenhos coloridos para decoração, mas também botões, costuras externas, zíperes e cadarços. Eles podem causar desconforto ou até mesmo representar uma ameaça à saúde.

Em seguida, ao escolher um travesseiro, preste atenção aos seguintes aspectos.
Tamanho e forma
Ao escolher um travesseiro para seu bebê, é melhor evitar opções ovais ou geométricas. O formato retangular clássico do travesseiro com efeito ortopédico é a opção mais ideal.

Quanto ao tamanho, é melhor focar na largura do berço. Você deve escolher um de modo que a cabeça do bebê não role entre as laterais do cercadinho e não crie motivos para preocupação.


Enchimento


É importante que as fibras internas da roupa de cama permitam a circulação de ar. Materiais sintéticos de baixa qualidade não absorvem bem a umidade, então a criança vai suar constantemente e dormir em uma superfície úmida.

Para evitar tais problemas, escolha enchimentos naturais (mas somente se o bebê não tiver reações alérgicas).

A casca de trigo sarraceno sempre foi e continua sendo um excelente enchimento. É um excelente produto hipoalergênico. Além disso, o trigo sarraceno como enchimento repete o formato anatômico da cabeça do bebê, ajuda a normalizar a circulação sanguínea e ajuda a lidar com problemas de saúde.

Elementos adicionais (fechadores, tiras, etc.) permitem fixar o travesseiro em uma posição e evitar que ele escorregue.
Tecidos

Graças à enorme variedade de produtos nas lojas têxteis, você pode escolher não apenas roupas de cama bonitas, mas também de alta qualidade. O principal é que ele é feito de materiais ecologicamente corretos e traz apenas benefícios para o pequeno.




