A lã de camelo é bastante popular para uso em roupas de cama, incluindo travesseiros. Mas, em relação a esse material, vale destacar uma característica como o preço mais alto, em comparação a outros produtos. Mas antes de comprar travesseiros de lã de camelo para suas próprias necessidades, você precisa pesar os prós e os contras de tal compra.
Contente
- Característica do material
- Prós e contras
- Como escolher corretamente
- Mitos sobre a lã de camelo e produtos feitos com ela
- Comparação entre lã de ovelha e lã de camelo
- Lã de ovelha versus penugem e penas
- Como cuidar adequadamente de um travesseiro de lã de camelo
- VÍDEO: Análise do travesseiro de lã de camelo.
- VÍDEO: Almofada personalizada feita de lã de camelo.
Característica do material
Vale ressaltar desde já que um travesseiro com enchimento de lã de camelo é um material natural e ecologicamente correto. Essa fibra contém lanolina, que tem uma composição semelhante ao sebo humano. Como resultado, quando em contato direto com a pele, ele é capaz de ter um efeito suavizante.
Prós e contras
Se falamos das vantagens, precisamos destacar:
- tais produtos não ficam eletrificados e, como resultado, não acumulam sujeira e poeira em seu interior;
- a lã é higroscópica, portanto absorve o excesso de umidade devido à estrutura específica dos pelos;
- facilidade;
- vida útil – a vida útil pode chegar a 15 anos;
- graças à lanolina secretada, a lã não fica coberta de sujeira na parte externa;
- Os travesseiros de lã de camelo são altamente respiráveis, o que ajuda a regular a temperatura adequadamente em qualquer estação;
- esse ambiente não é propício ao desenvolvimento de vários tipos de bactérias;
- retém calor perfeitamente;
- é suficientemente elástico, o que contribui para o conforto e a ergonomia de utilização do produto.
Apesar dessas vantagens e excelentes qualidades, os travesseiros de lã de camelo ainda têm suas desvantagens:
- Os enchimentos de lã de camelo podem frequentemente ser alérgenos para pessoas propensas a esse tipo de doença;
- devido à sua alta elasticidade, o travesseiro não é capaz de fornecer um efeito elástico suficiente para apoiar a coluna vertebral na posição correta - portanto, pode não ser adequado para pessoas que sofrem de vários tipos de distúrbios no sistema músculo-esquelético no pescoço e na área superior do tórax;
- Este tipo de travesseiro é bastante caprichoso em termos de cuidados;
- o custo é bem alto.
Como escolher corretamente
Para não se decepcionar com essa compra, é necessário levar em consideração as seguintes características deste produto. É muito importante levar em conta todos os parâmetros para que o travesseiro dure o máximo possível e, assim, minimize possíveis reações alérgicas.
Aqui estão as principais diretrizes a serem consideradas ao fazer uma compra.
- É fundamental estudar o rótulo do fabricante com muito cuidado. Eles devem exibir informações completas sobre a porcentagem de lã de camelo. Somente um produto de alta qualidade terá uma porcentagem de material natural chegando a 100%.
Se o produto for feito inteiramente de lã, ele se deformará rapidamente e se enrolará em menos de seis meses. - Também é muito importante prestar atenção ao nome do fabricante. Somente itens de marca genuínos podem oferecer garantia total tanto da qualidade das matérias-primas utilizadas na produção de um travesseiro de lã de camelo quanto da qualidade de seu acabamento e processamento.
Travesseiros feitos de lã baktyran natural têm um grande número de vantagens. - Ao escolher um travesseiro, é muito importante observar o design do produto. Se você deseja obter um produto mais racional, deve prestar atenção aos travesseiros que são construídos com base no princípio de 2 seções. Este design implica 2 partes do travesseiro, que são divididas ao longo do comprimento do produto. Uma parte é preenchida com lã de camelo natural, enquanto a outra parte é preenchida com enchimento sintético. Mas, apesar da presença de sintéticos, esse produto é bastante prático de usar em diferentes estações do ano e em diferentes temperaturas ambientes.
Às vezes, você pode encontrar um travesseiro de duas seções, uma parte preenchida com lã de camelo e a outra com plumas e penas de pássaros. - Também é muito importante prestar atenção ao estojo, ou mais precisamente, ao material do qual ele é feito. Se for sintético, pode reduzir ao mínimo todas as qualidades positivas da lã de camelo. Dessa forma, uma capa sintética não permitirá a passagem de ar, apesar de o pelo desse animal ser capaz de fazer isso.
Mesmo nos tempos antigos, eles eram usados para melhorar a qualidade do sono e a saúde geral. - O mesmo se aplica às propriedades antiestáticas.
Com um travesseiro feito desse material você ficará confortável tanto no calor do verão quanto na estação fria.
Mitos sobre a lã de camelo e produtos feitos com ela
Quando se trata de travesseiros feitos de lã de um animal como um camelo, um grande número de pessoas tem associações negativas. Em primeiro lugar, isso está relacionado aos mitos e ficções que existem sobre esse tipo de lã.
Aqui estão os principais:
- O cheiro da lã natural. Muitas pessoas acreditam que a lã de camelo é bastante “aromática”. Na verdade, isso não é um fato confiável. De fato, a lã em si pode emitir um leve cheiro adocicado e pegajoso. Mas ela aparece com mais frequência quando a lã fica levemente molhada e é exposta ao calor. Mas fabricantes responsáveis não permitem que essa propriedade da lã apareça no produto final. Eles o tratam com compostos especiais que são inofensivos à saúde humana, mas podem neutralizar o odor desagradável. O resultado é que ao usar um travesseiro de camelo, o consumidor não sentirá nenhum odor, mesmo que ele fique levemente úmido em um ambiente quente.
O travesseiro não será tão pesado quanto pode parecer à primeira vista. - Condutividade térmica e higroscopicidade do produto. Muitas pessoas acreditam que esse travesseiro, por aquecer bem, é capaz de causar um processo ativo de suor em uma pessoa. Como resultado, ele fica molhado e desconfortável ao tato. Na verdade, isso não é totalmente verdade. A umidade que entra na estrutura dos pelos é completamente absorvida pelo cabelo, enquanto a superfície do produto permanece seca e confortável para o usuário.
A lã de camelo é capaz de absorver rapidamente e evaporar instantaneamente até 35% de toda a umidade. - Espinhos na lã. Muitas pessoas acreditam que o pelo de camelo é bastante espinhoso. Embora isso seja verdade, produtos de qualidade de fabricantes de marca são atualmente processados de tal forma que a espinhosidade da fibra é reduzida minimamente. Além disso, uma abordagem responsável também consiste no fato de a fronha ser feita de um material bastante denso que não permite que a penugem penetre na superfície externa do produto.
O material é altamente respirável, permitindo que o produto “respire”.
Comparação entre lã de ovelha e lã de camelo
Tanto a lã de camelo quanto a de ovelha são fibras animais naturais.
Mas a lã de ovelha é mais grossa, isso se deve à estrutura específica do pelo. Portanto, a lã de ovelha pode ter um efeito mais irritante em pessoas propensas à sensação de formigamento ao contato com esse material. Mas os produtos feitos com essa fibra têm um volume maior devido à mesma estrutura, cada vez mais grossa.
A lã de camelo, por outro lado, tem pelos mais macios. Portanto, o travesseiro ficará menos fofo e, ao contrário, terá maior tendência a ficar achatado. Mas quando se trata de condutividade térmica, a lã de camelo é definitivamente superior à lã de ovelha. Além disso, produtos preenchidos com lã de camelo têm um maior efeito de “respiração”.
Lã de ovelha versus penugem e penas
Quando se fala em travesseiros para dormir, as pessoas geralmente imaginam um enchimento feito de penas e plumas, em proporções diferentes. Mas se você comparar os dois tipos de produtos, poderá dizer com segurança que o enchimento de penas mantém melhor seu formato. Enquanto a lã de camelo, devido à finura e delicadeza dos pelos, achata-se bastante intensamente. E isso pode parecer desconfortável para pessoas que sofrem de deformidades e dores no pescoço, além de enxaquecas.
Como cuidar adequadamente de um travesseiro de lã de camelo
É muito importante secar regularmente travesseiros feitos com enchimento de lã de camelo em locais ensolarados com acesso a um fluxo de ar constante.
Caso haja necessidade de lavagem, isso pode ser feito seguindo estas regras:
- só lavar as mãos;
- Antes de lavar, certifique-se de remover a fronha;
- use apenas pós biologicamente corretos que se decompõem bem em água - graças a isso, você pode retirar e enxaguar bem o produto e evitar que o pó permaneça dentro.
É melhor escolher o pó em si na forma de líquido ou gel, pois neste caso ele não poderá agir agressivamente na lã pontualmente.
Em princípio, o produto pode ser lavado separando-o em partes. Ou seja, retirando a lã e limpando-a separadamente. Enquanto a fronha é limpa separadamente.
Evite expor fibras animais à água sanitária, pois ela pode destruir sua estrutura, o que deixará o travesseiro inutilizável em um período muito curto de tempo.