Assentos macios deixarão qualquer cadeira ou banco mais confortável, e seu design pode transformar qualquer ambiente. Você não pode ficar sentado em um assento duro por muito tempo, você precisa de almofadas para cadeira. Eles são capazes de fazer com que qualquer lugar pareça tão confortável quanto uma cadeira, independentemente da funcionalidade do ambiente. Há muitas maneiras fáceis de fazer capas de assento macias, incluindo costura, crochê, tricô e fazer pompons em uma base de malha, e vale a pena discutir cada uma delas com mais detalhes.
Contente
- Escolhendo um material para fazer travesseiros
- O que é adequado como enchimento?
- Quais ferramentas e materiais são necessários para fazer assentos macios
- Como fazer um molde para uma almofada para bancos e cadeiras
- Como fazer um assento macio com fio
- Vídeo: Como fazer um assento macio com fio
- Galeria de fotos de almofadas artesanais para cadeiras e bancos:
Escolhendo um material para fazer travesseiros
Todo mundo sabe que assentos de madeira dura ou plástico não são muito confortáveis. Almofadas planas ou acolchoadas para bancos feitas à mão tornam mais confortável conversar tomando uma xícara de chá ou trabalhar em uma mesa de computador. E o interior se torna único graças à escolha do tecido.
Requisitos básicos:
- praticidade do material (principalmente se forem almofadas para bancos de cozinha);
- estrutura densa, não fluida ou não tecida (lembre-se de que as pessoas se movimentarão constantemente sobre elas);
- uma base fácil de costurar e processar (alguns tipos de malhas e camurça artificial são difíceis de costurar à mão ou à máquina);
- Coloração atraente da almofada do assento da cadeira.
Muito depende do estilo das almofadas, da configuração das cadeiras, bem como do interior que os assentos macios pretendem decorar. Por exemplo, se forem bancos para uma cozinha em estilo retrô ou campestre, um tecido com padrão floral, listrado ou xadrez serve, a peça é decorada com a técnica patchwork.
O crochê no estilo “quadrado da vovó” ficará ainda mais interessante se você fizer capas para almofadas caseiras nesse estilo. Qualquer almofada redonda de tricô ou crochê fica linda se você abordá-la com criatividade.
Às vezes, você pode usar assentos prontos sem nenhuma modificação na configuração, se o formato for adequado. Mas é melhor atualizar as capas das almofadas de um banquinho ou cadeira escolhendo um tecido interessante, couro sintético para móveis ou couro ecológico.
Atenção! Evite usar almofadas volumosas como assentos, elas serão desconfortáveis. Ou reduza a quantidade de enchimento para deixar os assentos macios mais planos.
O que é adequado como enchimento?
Dentro de qualquer travesseiro, via de regra, há plumas ou penas. Mas não é bem assim, principalmente porque a pena embaixo do assento “sobe” e pica periodicamente. Algodão também não é adequado, pois ele aglomera. Enchimento adequado:
- espuma de borracha fina para móveis (precisa ser cortada);
Enchimento – espuma de borracha fina para móveis - enchimento sintético e penugem sintética;
Sintepon e sintepuh em comparação - cascas de trigo sarraceno e girassol;
Material natural e ecologicamente limpo – casca de trigo sarraceno - pequenos restos de fios e entretelas (resíduos da produção de costura);
- holofibra (mantém bem sua forma);
Enchimento para brinquedos e almofadas holofibra - enchimentos soltos na forma de pequenos grânulos (como para pufes e brinquedos de pelúcia).
Enchimento de poliestireno solto
Na maioria dos casos, as almofadas de banco são feitas à mão em 2 a 3 camadas, caso um dos enchimentos seja instável. Para espuma de borracha e holofibra, um padrão correto é suficiente.
As almofadas dos bancos e cadeiras devem ser fixadas de modo que não escorreguem dos assentos:
- com gravatas;
- fitas;
- Velcro;
- elásticos.
Quais ferramentas e materiais são necessários para fazer assentos macios
Existem muitas opções para fazer uma almofada de assento com suas próprias mãos, mas cada caso requer seu próprio conjunto de ferramentas, dispositivos e materiais. Lembre-se de que existem tecidos ou fios de verão e de inverno, e o assento deve ser quente.
Os botões são necessários não apenas para acolchoar (pegar) o enchimento para que ele não fique amontoado, mas também como decoração. Eles podem ser revestidos com o mesmo tecido ou couro, ou podem ser usados botões lindos e lisos com haste de madeira, madrepérola ou pedra preciosa sintética.
Materiais. Ferramentas
- Almofada plana com laços. Tecido grosso, linha de costura, espuma de borracha ou outro enchimento. Máquina de costura, agulha e linha para alinhavar, tesoura, papelão para moldes.
Almofada de assento plana com amarras para cadeira - Assento volumoso. Material prático, enchimento volumoso, botões para escolher. Semelhante à descrição acima.
A almofada da cadeira com enchimento macio tem este formato de relevo - Capa de banco em malha. Fios quentes de cores diferentes, enchimento. Agulhas de tricô circulares, tesouras.
Capa de banco de malha - Capa de crochê. Semelhante à descrição acima. Gancho, tesoura.
Capa de banco de crochê multicolorida - Capa para cadeira em formato de pompom. Restos de fios coloridos e uma base de malha onde os pompons finalizados são fixados. Semelhante à descrição acima.
Capa de cadeira colorida com pompom e braços
Atenção! Depois de dominar a prática de costurar e fazer moldes para almofadas de cadeira com suas próprias mãos, você pode passar a costurar itens mais complexos - capas para assentos de carro e capas de sofá.
Como fazer um molde para uma almofada para bancos e cadeiras
Antes de costurar uma almofada para cadeira com suas próprias mãos, aqui estão algumas instruções passo a passo para ajudar:
- Faça um molde (2 peças), traçando o formato do assento de qualquer maneira conveniente, ou desenhe um molde baseado nas medidas se o “assento” tiver um formato redondo ou quadrado regular.
Molde - 1 peça com tira de fecho inteiriça do tecido principal e outra sem tira, uma tira dupla de comprimento AB para a parte inferior do fecho e 4 peças da altura da lateral e do comprimento do perímetro do encosto da cadeira - Antes de colocar os moldes no tecido acabado, certifique-se de dar um passo para trás para deixar margens de costura de até 1,5 cm e adicionar 2 a 3 cm de volume extra para o enchimento.
- É conveniente trabalhar com tecido se você dobrá-lo ao meio e anexar o molde, assim o padrão ficará mais preciso e simétrico.
- O molde é colocado no verso e traçado com giz ou lápis macio.
- Primeiro, costure apenas 3 lados do avesso – a frente e 2 laterais; quando as costuras estiverem finalizadas, vire o produto do avesso.
Nós acolchoamos a abertura e a lateral com quadrados de enchimento sintético para adicionar rigidez. - Outras almofadas de assento macias são feitas de maneira semelhante, dependendo de quantas cadeiras ou bancos há.
Dobramos os fechos ao meio com o lado direito para dentro, costuramos, viramos do avesso, costuramos para dar resistência e colocamos o velcro. Costure a tira do botão nas pontas curtas, vire-a do avesso, costure ao longo da borda e costure-a na parte inferior da almofada - Quando o produto estiver quase pronto, o enchimento é inserido na parte de trás, ele é bem esticado e a costura é dobrada de modo a dobrar as bordas cortadas para dentro.
Fixamos a lateral com alfinetes e costuramos na parte inferior do travesseiro, costurando ao longo da borda da lateral Costuramos a tábua de uma só peça com o assento ao longo dos lados curtos, viramos do avesso, costuramos ao longo de todos os lados e fazemos os furos. - Uma vez concluído o trabalho, a costura traseira é costurada firmemente e as amarrações são costuradas. Você não precisará deles para o banquinho, é melhor costurar elásticos para colocar nos cantos.
Colocamos nossa espuma em branco dentro, fechamos os botões, velcro e você pode sentar
Como podemos ver, não há nada complicado se você tiver pelo menos habilidades básicas de costura.
Como fazer um assento macio com fio
O fio é um material universal para artesanato; você pode tricotar e fazer crochê ou fazer pompons coloridos. Qualquer tipo de trabalho com fios é adequado para fazer almofadas de cadeira.
- Fazemos crochê de acordo com o padrão pronto, usando padrões quadrados, retangulares e circulares prontos, dependendo do formato do assento. Você pode tricotar com quadrados coloridos ou losangos para obter uma aparência de técnica de patchwork se quiser almofadas coloridas.
Padrão de crochê para almofadas de banco Conjunto de almofadas para assento de banco feitas de fios multicoloridos - Fios estampados que lembram “pele” ou “grama” são um material incomparável para uma almofada em um banco, pufe ou cadeira. Basta tricotar um pedaço sólido de tecido, mas é aconselhável costurá-lo sobre uma almofada pronta feita de tecido grosso com cordões.
- Pompons macios são cortados de sobras de fios coloridos e enrolados em um molde ou em seus dedos. Depois, essa base precisa ser amarrada em um lugar e o novelo cortado e afofado - você obterá uma bola fofa com amarras. Esses pompons são amarrados em distâncias iguais (ou aleatoriamente) a qualquer base de malha (plástico, tecido de cortina, malha de filé de crochê).
Para fazer pompons de tamanho médio, siga estes passos Almofadas de assento de pompom de malha
Obviamente, não há nada difícil para pessoas com mãos habilidosas, imaginação e desejo de criar. Preparamos uma seleção de fotos inspiradoras, para que você possa escolher um modelo digno. Tudo depende do seu nível de habilidade e do que você sabe fazer: costurar ou tricotar. Se você não tem nenhuma habilidade, mas realmente quer fazer algo sozinho, domine a técnica de fazer pompons coloridos, isso será útil na vida.