As doenças infantis sempre levantam muitas questões e preocupações quanto ao futuro da criança. É especialmente difícil identificar doenças que se desenvolvem de forma bastante latente e são determinadas somente após um diagnóstico completo por um médico. Uma dessas doenças é a displasia da anca. Somente o olhar atento de um pai amoroso é capaz de perceber algo errado logo no início e recorrer a um especialista competente. Na consulta, o especialista determinará o grau do desvio e prescreverá recomendações de tratamento.
Contente
- Para que serve o travesseiro Frejka?
- Como colocar o travesseiro Frejka?
- Como determinar o tamanho do travesseiro Frejka?
- Como uma criança se comporta em um travesseiro Frejka?
- Quanto custa um travesseiro Frejka?
- O que é melhor: estribos Pavlik ou travesseiro Frejka?
- Como fazer isso você mesmo?
- VÍDEO: Como costurar você mesmo uma almofada Frejka.
- VÍDEO: Como usar uma tala Frejka corretamente.
Para que serve o travesseiro Frejka?
O travesseiro Frejka é uma invenção ortopédica especial do médico austríaco Frejka.
É indicado para o tratamento da displasia da anca em crianças em idade precoce. O colchão de penas permite que você mantenha as pernas do seu bebê abertas, como se fossem um sapo.
O uso prolongado da estrutura promove a formação correta e a inserção normal da cabeça femoral no osso pélvico. Via de regra, é prescrito quando a situação não é tão crítica, mas ainda é melhor tratar a displasia. As indicações para uso são:
- subluxação e subluxação do quadril;
- displasia leve.
Portanto, o tratamento com travesseiro só pode ser prescrito por um médico.
Como colocar o travesseiro Frejka?
A primeira prova deve ocorrer no consultório do médico responsável. Ele poderá explicar e chamar a atenção para os pontos mais importantes sobre como colocar corretamente o travesseiro Frejka. No entanto, se isso não for possível, os pais podem colocar o colchão de penas no filho eles mesmos, tendo estudado as nuances com antecedência:
- o pneu é colocado sobre uma superfície plana e completamente esticado;
- Coloque a criança em cima de modo que o meio da almofada coincida com o meio da articulação do quadril;
- as pernas da criança são dobradas nos joelhos e cuidadosamente afastadas até a posição necessária;
- Fixe o pneu com segurança.
Importante! Ao fixar todas as alças, tome cuidado para que elas não apertem a pele delicada do bebê.
Se você notar desconforto ou dor significativa em seu bebê, consulte um médico imediatamente.
Como determinar o tamanho do travesseiro Frejka?
O sucesso do tratamento depende diretamente da seleção correta da órtese. Ao determinar o tamanho, os pais devem confiar em 2 categorias ao mesmo tempo:
- idade;
- largura de abdução do joelho.
A categoria 1 envolve a divisão em 3 faixas etárias, onde o tamanho XS é o travesseiro Frejka para recém-nascidos e até 6 meses. S é indicado para crianças de 6 meses a um ano e meio, e M é indicado para crianças de um a dois anos.
Se seu filho for um pouco mais alto que os demais, é melhor selecionar uma órtese com base nas dimensões individuais. Observe que este dispositivo não foi adquirido para uso futuro. O ajuste de altura é feito por meio de tiras ajustáveis.
Seleção por valor máximo ao afastar os joelhos. Os tamanhos variam de 14 cm a 26 cm, e a escolha do modelo necessário é feita pelo médico assistente com base nas medidas. Acontece que os parâmetros físicos são desproporcionais. Neste caso, o travesseiro Frejka é feito sob encomenda. Às vezes, o tratamento pode demorar bastante, então pode ser necessário comprar vários tamanhos seguidos.
Os funcionários do salão ortopédico onde o travesseiro Frejka é vendido lhe dirão como escolher o tamanho.
Como uma criança se comporta em um travesseiro Frejka?
É impossível explicar às crianças a necessidade do tratamento, então esteja preparado, pois no início, estar com uma tala pode causar ansiedade na criança, já que a nova posição é completamente incomum para ela. Literalmente depois de alguns dias, usar esse dispositivo para de incomodar a criança.
Alguns pais notaram que a criança não expressou nenhuma insatisfação com a órtese. Tudo depende do caráter da criança. No entanto, você não deve ignorar completamente as lágrimas: certifique-se mais uma vez de ter colocado o dispositivo corretamente.
Os pais estão preocupados com o choro incontrolável dos filhos, acreditando que o travesseiro Frejka causa desconforto significativo. Entretanto, o bebê chora por causa da posição nova e incomum. A ansiedade da criança simplesmente precisa ser suportada.
Importante! Se o regime de uso for violado, o tratamento pode ser prolongado ou até mesmo ineficaz, o que no futuro levará a problemas mais sérios e tratamentos complexos.
A eficácia do tratamento só é alcançada com o uso constante da tala. O tempo recomendado é de pelo menos 18 horas por dia. Observe que o calor pode causar desconforto, por isso é melhor usar calças leves de algodão ao usar a estrutura.
Importante! Não é recomendado usar um colchão de penas sobre o corpo nu.
Quanto custa um travesseiro Frejka?
Nas lojas, o custo de uma órtese varia de 1.000 a 1.500 rublos.
O preço pode depender em grande parte da qualidade dos materiais usados na produção. Eles precisam receber muita atenção para evitar reações alérgicas indesejadas.
O que é melhor: estribos Pavlik ou travesseiro Frejka?
Os estribos Pavlik, assim como o travesseiro Frejka, foram inventados para tratar distúrbios identificados no desenvolvimento da articulação do quadril.
A almofada da tala ajuda a manter as pernas dobradas, mas com os joelhos afastados. Apesar da fixação bastante clara das pernas, a parte inferior dos membros fica livre e o bebê consegue movê-los e contraí-los levemente.
Os estribos de Pavlik são um dispositivo muito mais sério e são usados quando um médico ortopedista diagnostica desvios mais radicais das normas de desenvolvimento.
Neste design, as pernas são fixadas de forma bastante rígida, mantendo também o ângulo necessário de abertura.
Como fazer isso você mesmo?
Você pode comprar uma tala de travesseiro em quase qualquer salão ortopédico, no entanto, se não tiver essa oportunidade, você mesmo pode costurar um travesseiro Frejka. Para fazer isso, você precisa tirar medidas do meio do peito até a virilha, bem como o comprimento da covinha do joelho esquerdo até a covinha do joelho direito, passando pela virilha.
Ao desenhar um molde, desenhe um retângulo cujo comprimento seja o dobro do comprimento do peito até a virilha e cuja largura seja a distância real entre os joelhos.
O desenho deve ser transferido para o tecido em duas vias. Prenda os elementos juntos e coloque 10 camadas de miçangas dentro. A estrutura deve ser costurada não apenas ao redor do perímetro, mas também transversalmente, dando rigidez ao tecido de linho. Costure as alças na parte de trás da almofada e os botões no peito.
Importante! Um travesseiro feito em casa não pode substituir uma tala comprada em uma loja de artigos ortopédicos. Os benefícios de uma órtese caseira são altamente questionáveis. Portanto, um curativo caseiro só pode ser usado por um tempo limitado.
Durante o período de uso do travesseiro, é necessário consultar periodicamente um ortopedista, que realizará um diagnóstico por ultrassom para garantir a eficácia do método de tratamento escolhido. Suas recomendações não devem ser negligenciadas.
Além disso, os pais podem matricular seus filhos em um curso de massagem terapêutica infantil. A influência profissional adicional não só ajuda a acelerar o tratamento, mas também a desenvolver os músculos do bebê. Não precisa se preocupar: as crianças que usam o travesseiro Frejka não ficam nem um pouco atrás dos seus colegas em termos de atividade e desenvolvimento.
Um diagnóstico oportuno do desvio, tratamento prescrito em tempo hábil, bem como o cumprimento de todas as recomendações do médico pelos pais dão um resultado de praticamente 100%. É importante lembrar que uma atitude positiva da mamãe e do papai dará força e paciência ao pequeno para percorrer um caminho difícil e incompreensível.