Um sono de qualidade permite que você relaxe, descontraia e se recupere. A roupa de cama desempenha um papel importante. A escolha dos travesseiros deve ser feita com especial cuidado, principalmente porque sua variedade é ampla e variada. As tecnologias modernas oferecem uma variedade de opções de preenchimento, do natural ao artificial. Não muito tempo atrás, a fibra exótica de bambu entrou no mercado.

Contente
Prós e contras do travesseiro de bambu
Travesseiros de bambu são confortáveis para dormir, resistentes ao desgaste e têm muitos aspectos positivos, mas também têm desvantagens. Vamos falar primeiro das vantagens.
- A fibra é higroscópica, absorve perfeitamente a umidade e o suor, mas após dormir o produto deve ser bem seco. Dormir num travesseiro desses no calor é um prazer. Você sentirá um frescor agradável e, na estação fria, estará quente e aconchegante. Para climas úmidos, esses produtos são ideais.
- Uma das qualidades mais importantes é a praticidade. Travesseiros de bambu são leves, macios, confortáveis e se adaptam ao formato da sua cabeça. Eles geralmente são comprados para crianças pequenas e idosos para proporcionar o máximo conforto durante o sono.
O enchimento é feito apenas de bambu jovem, com no máximo 4 anos de idade. - As alergias são o flagelo da sociedade moderna. A fibra de bambu é hipoalergênica. Não abrigará ácaros nem insetos. Para quem sofre de alergias ou asma, o bambu é a melhor opção.
- O caule da planta contém um antibiótico, graças ao qual não está sujeito a processos de putrefação em condições de alta umidade. Essa propriedade também é preservada na fibra; os micróbios presentes nele morrem rapidamente. Portanto, o enchimento é seguro para o consumidor.
Esta planta impressiona pela velocidade de seu crescimento: em um dia ela cresce mais de um metro. - As mulheres apreciarão, em primeiro lugar, que os travesseiros de bambu ajudam a manter a juventude da pele. Isso acontece graças ao antioxidante pectina, que está contido na fibra. Serve para hidratar a pele e prevenir o envelhecimento.
- A fibra não absorve odores e não os espalha. Você não precisa se preocupar que seu travesseiro de bambu favorito adquira um aroma desagradável e cause sensações desagradáveis.
O bambu é uma planta perene, da família das gramíneas, nativa da Ásia.
As vantagens foram listadas, agora precisamos mencionar as desvantagens. Elas também existem.
- Produtos com enchimento de bambu não são duráveis, a vida útil pode durar de um a três ou cinco anos.
- Eles oferecem suporte insuficiente para a cabeça durante o descanso noturno.
- Dor no pescoço pode ocorrer em pessoas com osteocondrose e hérnias intervertebrais. Para tais doenças, é aconselhável adquirir uma opção ortopédica.
Um travesseiro com enchimento de fibra de bambu tem muitas vantagens e quase nenhuma desvantagem. Na esfera dos interesses do consumidor, ele ultrapassou as usuais penugens, penas, lã de camelo e análogos artificiais. Não é utilizado enchimento puro, pois ele não mantém bem sua forma e deforma. Material sintético – penugem de cisne – é sempre adicionado. Isso apenas melhora a qualidade do enchimento, permitindo que ele permaneça leve e arejado.
Produção de enchimento de bambu
O bambu tem sido usado pelos humanos desde os tempos antigos. Na China, era usado para fazer papel de carta. Mas descobriu-se que a planta incrível guardava muitos segredos. Eles só foram resolvidos no final do século XX. Eles aprenderam a fazer fibra de bambu, que é usada para fazer muitos produtos nas indústrias leve e têxtil.
Mas o debate ainda continua sobre em que tipo de tecido ele deve ser classificado: natural ou artificial. Parece que não há o que falar: a fibra é obtida pelo processamento da planta, o que significa que é natural. Mas o fio é feito através de tratamento químico, através de muitas manipulações. É por isso que muitas pessoas falam sobre origem artificial. Este é um produto dos novos tempos.
Para obter fibras, são retiradas apenas plantas de uma certa idade – aquelas que atingiram quatro anos de idade. O bambu é campeão em crescimento – pode crescer até um metro por dia. Ela é capaz de se proteger de insetos nocivos e bactérias putrefativas, por isso não são utilizados produtos químicos em seu cultivo. O que é fibra de bambu em travesseiros? É um produto de celulose regenerada, branca e fina, semelhante à viscose.
Existem duas maneiras de obter fibras: química e mecânica. O primeiro envolve o uso de produtos químicos, o segundo é trabalhoso, ecologicamente correto e caro. Reagentes especiais aceleram o processo de obtenção da fibra, o produto final é seguro, todas as substâncias nocivas são cuidadosamente removidas.
Fibra de bambu: áreas de utilização
O bambu é uma planta incrível. Além de melhorar o meio ambiente, é amplamente utilizado na indústria. É usado para produzir papel, papelão, filtros e fraldas. Eles produzem tecidos para vestidos leves de verão, camisas, agasalhos, uniformes, meias e meias, toalhas de mesa, toalhas e capas protetoras. Os produtos absorvem bem a umidade, mantêm a aparência e a cor após inúmeras lavagens e proporcionam o conforto necessário.
A roupa de cama de bambu é resistente ao desgaste, higroscópica, não amassa nem deforma, não desbota nem descolore. Com um processamento especial, ele pode adquirir um tom fosco ou um leve brilho, lembrando o cetim. Não são formados vincos ou dobras, que fazem com que a roupa pareça desarrumada. Mesmo após uso prolongado, os produtos permanecem lisos e não há formação de pelotas na superfície. O bambu é quase ideal como enchimento para cobertores e travesseiros.
Você pode comprar produtos feitos de fibra de bambu em qualquer departamento de linho ou têxteis para o lar. Ao comprar, você precisa observar bem o travesseiro de bambu, experimentá-lo e apertá-lo bem nas mãos. Não deve haver sons estranhos ouvidos. O bambu proporciona uma agradável sensação tátil. Não deforma e retorna facilmente ao seu formato original. Os cobertores e travesseiros são leves. Infelizmente, esta não é a opção mais barata para produtos para dormir. Embora pessoas bem informadas afirmem que é melhor comprar um conjunto de alta qualidade do que vários com características de baixo consumo.
A fibra de bambu é amplamente utilizada no mundo todo, tornando-se ainda mais popular que o algodão. Já se fala que a planta de crescimento rápido tornará vastas plantações de algodão desnecessárias. O cultivo do bambu não agride a natureza, a planta cortada cresce no mesmo local, tornando o recurso inesgotável.
Bambu ou eucalipto, qual é melhor?
Nossas avós preferiam enchimento de plumas para travesseiros. À noite, eles batiam para que o produto ficasse cheio de ar e ficasse fofo e macio. Mas as penas e penugem têm muitas desvantagens, causam alergias, não é à toa que na Europa são proibidas de serem utilizadas em creches, hotéis e instituições médicas. O bambu é uma ótima alternativa à pluma.
Há outro enchimento de travesseiro popular: o eucalipto. É uma árvore enorme, podendo atingir até cem metros de altura. É difícil imaginar que seja esse material que fornece a matéria-prima para a produção do enchimento mais leve, macio e elástico para travesseiros.
O eucalipto tem muitos benefícios. É respirável e higroscópico. As fibras são leves, arejadas e suaves, o que evita que a poeira se acumule nelas, retém propriedades curativas e contém óleos essenciais, que têm um efeito relaxante na pessoa. Dormir em um travesseiro assim será agradável, permitindo que a pessoa descanse completamente, para que possa acordar cheia de energia e alegre pela manhã.
Travesseiros de eucalipto não deformam, duram muito tempo e podem ser lavados à máquina.
O que escolher: um travesseiro de bambu ou de eucalipto? Ambas as opções têm excelentes propriedades de consumo e merecem um lugar no seu quarto.
Segredos do cuidado
Se um travesseiro de plumas foi comprado “há séculos” e era difícil de limpar, cuidar de um produto de bambu é fácil e simples. Pode ser lavado à mão ou na máquina a 40-60 C (modo delicado ou lavagem à mão). É aconselhável colocar bolas de tênis no tambor para endireitar o enchimento do travesseiro de bambu e dar-lhe leveza.
Lave o travesseiro uma vez a cada poucos meses. Seque esticado sobre um escorredor ou ao ar livre, na sombra. É fundamental verificar se o produto secou bem. Se permanecer úmido, sua vida útil será reduzida. Após uma noite de descanso, os travesseiros de bambu não são cobertos com um cobertor, mas deixados em um espaço aberto para ventilação. A umidade absorvida pela fibra durante o descanso noturno deve evaporar.
Para armazenamento de longo prazo, use uma capa ou embalagem de fábrica para que o travesseiro fique desdobrado. Ao cuidar de um produto de bambu, não utilize aspirador de pó, gerador de vapor ou ferro de passar. É importante ler o rótulo ou etiqueta colorida inclusa e seguir as recomendações do fabricante. Ao escolher um travesseiro de bambu, a composição do enchimento é estudada primeiro. Você pode pedir um certificado ao vendedor e não se esqueça de verificar as costuras do produto.
O fabricante oferece travesseiros de bambu de diferentes tamanhos, os menores são 40x40, “Eurostandard” – 50x70, para os amantes de opções grandes e macias – 70x70. É desejável que a largura seja igual ou ligeiramente maior que a largura dos ombros. Portanto, não é recomendado comprar o mesmo tamanho para todos os membros da família.
O bambu é uma planta única. Desde que a humanidade aprendeu a usar sua madeira e extrair fibras dela, a atitude em relação ao bambu mudou. É um salva-vidas para qualquer indústria porque o bambu é usado em quase todos os lugares. Brinquedos infantis, móveis, fósforos e muito mais são feitos com este produto ecologicamente correto. Cada um de nós pode comprar produtos feitos desta árvore milagrosa. Por exemplo, compre um travesseiro de bambu leve, arejado e confortável.