Para um novo pai, os tópicos relacionados à saúde do filho são uma preocupação primordial. O sono de um bebê é uma preocupação especial. Muitas mães se perguntam se um recém-nascido precisa de um travesseiro?
Os especialistas estão confiantes de que não há necessidade de colocar um bebê no produto, ou melhor, ele não é necessário para um bebê. Os pediatras dizem que usar um travesseiro comum pode representar um risco para o seu bebê:
- sufocação - o bebê não consegue se ajudar em caso de obstrução das vias nasais;
- danos na coluna cervical - os ossos do bebê são elásticos e se a coluna cervical estiver na posição errada, há risco de curvatura, já que o bebê passa a maior parte do tempo dormindo;
- deslocamento das vértebras cervicais - se o travesseiro estiver muito alto, o bebê pode cair ao se virar.
Nem todos os travesseiros são tão perigosos para os bebês, existem travesseiros ortopédicos especiais que são projetados levando em consideração as características anatômicas dos bebês. É utilizado desde os primeiros dias de vida até completar um ano de idade.
Contente
- A importância de o bebê dormir no travesseiro certo
- Em que casos o travesseiro ortopédico é uma indicação?
- Tipos de travesseiros ortopédicos
- Travesseiro ortopédico borboleta
- Almofada de posicionamento
- Travesseiro - lateral
- Travesseiro inclinado
- Travesseiro de banho
- Com que idade uma criança pode dormir em um travesseiro normal?
- O que pode substituir um travesseiro?
- VÍDEO:
- 50 fotos de travesseiros ortopédicos para recém-nascidos:
A importância de o bebê dormir no travesseiro certo
O desenvolvimento mais importante de uma criança ocorre nos primeiros meses de vida, por isso é importante dar a devida atenção a esse processo. Monitore o tônus muscular, a posição da cabeça e a posição do pescoço. Do nascimento até um ano, o bebê passa a maior parte do tempo dormindo, o que significa que ele se desenvolve quando descansa bem. A tarefa dos pais é garantir o sono mais confortável e correto, e isso também depende de fatores externos, incluindo a organização do local para dormir.
Se o travesseiro estiver muito alto, o fluxo sanguíneo será interrompido e as vértebras cervicais ficarão sob tensão. Isso pode causar dores de cabeça e sono agitado. Mas vale ressaltar que quando o bebê dorme de lado, sua cabeça ficará inclinada, o que também prejudicará o bebê. É necessário monitorar a posição da cabeça do recém-nascido, ou mais precisamente, o ângulo da cabeça em relação ao corpo. Um travesseiro ortopédico pode ajudar com isso.
Em que casos o travesseiro ortopédico é uma indicação?
O uso do travesseiro é relevante:
- com aumento do tônus muscular na região cervical;
- em caso de trauma intrauterino na cabeça ou na coluna cervical;
- em caso de trauma de parto; diagnosticado com torcicolo;
- A cabeça do bebê tem um formato anormal.
Importante! Em caso de diagnósticos graves, o produto ortopédico não proporcionará tratamento médico adequado; é um elemento auxiliar.
No entanto, também existem contra-indicações: se uma criança tem tendência a um fenômeno chamado “regurgitação”, usar um travesseiro especial para ela é inaceitável.
Tipos de travesseiros ortopédicos
Existem certos tipos que são aprovados por ortopedistas:
- travesseiro ortopédico, conhecido como “travesseiro borboleta”;
- almofada de posicionamento;
- almofada do para-choque;
- travesseiro inclinado.
Travesseiro ortopédico borboleta
É pequeno e tem um recesso no centro que se adapta à cabeça do bebê. Há pequenos rolos nas laterais. Quando a cabeça do bebê está sobre esse produto, a região cervical é apoiada por um rolo que encosta na parte de trás da cabeça. Os rolos colocados nas laterais garantem a posição correta (plana) da cabeça, eles sustentam a cabeça, mas ao mesmo tempo dão ao bebê a oportunidade de mover o pescoço, observando o mundo exterior.
A borboleta é uma excelente prevenção contra torcicolo, pois fornece suporte para a cabeça do bebê em vários pontos ao mesmo tempo. Os ossos cranianos de um recém-nascido são bastante moles, este produto ajudará a evitar assimetrias no formato. A carga será distribuída uniformemente. Pode ser usado desde o nascimento até a criança completar um ano de idade, mas os ortopedistas insistem em adiar seu uso até que o pescoço do bebê esteja mais forte.
O travesseiro é feito de materiais hipoalergênicos, então você não precisa se preocupar com o risco de uma reação alérgica. Normalmente, o enchimento usado é holofibra, casca de trigo sarraceno, enchimento sintético e látex. Este último difere significativamente no preço, mas é um dos melhores preenchimentos, de acordo com ortopedistas.
Como usar
Usar a “borboleta” é bastante simples, o mais importante é garantir que a cabeça do bebê esteja posicionada estritamente no centro, em uma depressão especial. A posição do rolo inferior é exatamente abaixo da coluna cervical. Depois que seu bebê aprender a rolar, o travesseiro não interferirá mais. Sua forma é universal e móvel.
Conselho! Para garantir que o travesseiro dure o tempo necessário, areje-o ao ar livre toda semana; é proibido lavá-lo em água com temperatura superior a 40 graus.
Almofada de posicionamento
Este tipo de travesseiro é necessário para o cuidado de bebês prematuros, que apresentam alto risco de desenvolver patologias no sistema musculoesquelético. Essas crianças geralmente são muito fracas e apresentam hipotonia muscular ou distonia muscular.
O objetivo desse travesseiro posicional é garantir a fixação do corpo do recém-nascido para assumir a posição simétrica correta. Alivia a tensão da coluna e previne a deformação de outros músculos.
Travesseiro - lateral
Este produto garante a segurança da criança durante o sono e protege contra impactos da cabeça na divisória do berço. Ele também evita que as pernas e a alça fiquem entre as barras da cama, protegendo-as de ficarem presas.
Travesseiro inclinado
Este produto tem uma ligeira inclinação e altura. Isso permite que o bebê sente-se confortavelmente e garante o fluxo sanguíneo normal da cabeça.
Importante! Preste atenção em como o bebê está posicionado no travesseiro; a parte superior do corpo do bebê deve ficar sobre ele, não apenas a cabeça.
Não é adequado para recém-nascidos; seu uso é relevante após 4 meses.
Travesseiro de banho
Todo mundo sabe o quanto as crianças adoram nadar. A almofada de banho oferece suporte na água durante o banho e fixa a coluna cervical do bebê.
A natação e os movimentos na água fortalecem perfeitamente os músculos, a região cervical, fixada com tal dispositivo, permite que a coluna se mova na posição desejada. Eles são feitos de material resistente à água, então depois de nadar eles só precisam ser secos levemente.
Com que idade uma criança pode dormir em um travesseiro normal?
Especialistas discutem sobre isso. Alguns insistem em usar um travesseiro ortopédico por até um ano, alguns negam os benefícios de um travesseiro comum e especial por até 3-4 anos, e há aqueles que acreditam que o uso de um travesseiro comum só é permitido a partir de 2 anos.
Mas o que as opiniões concordam é que usar um travesseiro comum antes de um ano de idade só fará mal à criança. Os ortopedistas recomendam começar a dormir em um travesseiro normal a partir dos 2 anos de idade. Nessa época, o corpo da criança fica mais forte e os ossos não são mais moles.
Antes de comprar um produto, você deve verificar a dureza do produto; deve ser elástico e ter um grau médio de dureza. Você deve escolher um travesseiro com no máximo 15-20 cm de altura e que tenha formato reto. Quando o bebê dorme nele, é necessário garantir que não apenas a cabeça, mas também a área dos ombros do bebê esteja sobre ele.
Um dos enchimentos mais baratos são as fibras sintéticas. Eles são hipoalergênicos, mantêm seu formato original, têm boa resistência à umidade e o ar passa bem pelas fibras.
Mas você não deve comprar aqueles com enchimento de plumas, lã de ovelha ou penas, pois esses materiais podem causar uma reação alérgica na criança. Eles perdem a forma rapidamente e não têm a rigidez que um bebê precisa. Existem casos conhecidos de desenvolvimento de ácaros de linho em travesseiros de plumas, uma vez que as penas são um ambiente positivo para o desenvolvimento e a vida desses organismos.
Conselho! É melhor comprar um travesseiro com capa, é mais fácil de cuidar, seca mais rápido e o travesseiro dura mais.
O que pode substituir um travesseiro?
Uma alternativa ao travesseiro pode ser uma fralda comum dobrada em várias camadas. A altura da fralda deve ser maior que 2 mm, para que a fralda dobrada altere apenas ligeiramente o ângulo do bebê. Uma fralda é colocada sob o bebê de um mês a 6-7 meses e, então, um travesseiro ortopédico é comprado.
Ao escolher um produto para uma criança, você deve abordar o evento com responsabilidade, pois a saúde e o desenvolvimento futuros do bebê dependem da escolha. Um travesseiro bem selecionado proporcionará ao seu bebê o sono tranquilo e saudável necessário nos primeiros meses de vida.
Conselho! Antes de comprar, vale a pena visitar um ortopedista e consultá-lo sobre qual travesseiro é o certo para seu filho.