Várias almofadas decorativas podem trazer calor e conforto a qualquer interior. Eles podem ser de tamanhos e formatos variados, feitos para dormir ou abraçar, ou podem ser usados apenas para fins decorativos.
Uma das opções originais poderia ser uma almofada em formato de gato. Eles também podem ser muito diversos, desde produtos simples até designs complexos. Além disso, uma almofada com um gato pode ser facilmente feita à mão. Que tipos de travesseiros em formato de gato você pode fazer? Vamos tentar descobrir.
Contente
- Quais materiais e ferramentas serão necessários?
- Algoritmo geral para costurar uma almofada
- Os travesseiros mais simples para gatos
- Almofada para o gato da estrada Heródoto
- Gato pescador
- Almofada com cara de gato
- Almofadas de malha
- VÍDEO: Como costurar uma almofada em formato de gato.
- 50 fotos de almofadas artesanais para gatos:
Quais materiais e ferramentas serão necessários?
Antes de começar a fazer esse produto, você precisa adquirir os seguintes materiais e ferramentas:
- base de tecido para travesseiro;
- enchimento do produto;
- padrão para formas complexas ou elementos individuais;
- material contrastante da cor desejada, feito de feltro, lã, esteira, pele;
- elementos plásticos decorativos que servirão para formar o nariz e os olhos;
- fios rígidos que mantêm bem sua forma para fazer bigodes;
- linhas, tesoura, régua, máquina de costura.
Algoritmo geral para costurar uma almofada
Independentemente do design que você escolher para fazer tal produto, você deve seguir uma certa sequência de ações.
- Preparando o molde base, que na verdade será a almofada. Pode ter o formato clássico retangular ou quadrado, ou formar o corpo ou o rosto do gato. Ao cortar a base, é necessário levar em consideração as margens de costura, que não devem ser menores que 5 mm.
- Na parte da frente da almofada, que formará o rosto do gato, costure elementos individuais à mão ou à máquina: o nariz, a boca, a língua e as áreas ao redor dos olhos.
- Alinhave cuidadosamente os elementos individuais em forma de patas e rabo onde eles ficarão localizados perto do travesseiro.
- Depois disso, costure o avesso seguindo todo o contorno da costura, deixando uma pequena parte para o enchimento da almofada.
- Encha cuidadosamente o travesseiro com enchimento e costure o buraco.
- Depois disso, você pode colar elementos plásticos individuais que representam os olhos e o nariz. Além disso, se necessário, costure um bigode.
Os travesseiros mais simples para gatos
A maneira mais fácil de fazer uma almofada para gatos é usar uma almofada retangular ou quadrada comum e colar um aplique nela.
Nesse caso, a imagem do gato pode ser absolutamente qualquer coisa. Mas ficará melhor se, por exemplo, dois gatos sentarem no travesseiro. Eles podem ser colocados próximos um do outro - dessa forma você pode criar “gatos apaixonados”. Ou, ao contrário, você pode espalhar a imagem em diferentes lados do travesseiro, virando-os de costas um para o outro. Nós temos - "gatos ofendidos".
É muito fácil fazer esses produtos:
- você pode costurar uma almofada quadrada ou retangular no formato apropriado;
- mas você pode pegar um produto pronto;
- de acordo com o tamanho do travesseiro, selecione um padrão de dois gatos - a cor dos animais deve combinar harmoniosamente com a cor do próprio travesseiro e contrastar com ela;
- É aconselhável escolher um tecido texturizado para o aplique - assim a imagem ficará mais realista;
- recomendação: para cortar um estêncil de lã, você pode usar uma faca de papelaria afiada;
- o aplique pode ser colado com cola especial, ou pode ser costurado à mão com linhas da mesma cor ou em contraste, mas, ao mesmo tempo, tome cuidado com a precisão da costura;
- Se a imagem incluir elementos de uma focinheira, recorte-os e prenda-os no travesseiro de maneira semelhante.
Almofada para o gato da estrada Heródoto
Para aqueles que querem viajar confortavelmente em um ônibus ou sentar-se confortavelmente em uma cadeira, você pode costurar um travesseiro para sua cabeça. Para que seja realmente ergonômico, você deve escolher o padrão certo. Neste caso, leve em consideração seus próprios parâmetros corporais, embora na maioria dos casos as dimensões sejam padrão - o diâmetro interno varia de 13 a 15 cm, o diâmetro externo de 43 a 45 cm.
Este meio anel é primeiro recortado no papel e depois o molde é transferido para o tecido. Neste caso, é necessário levar em conta as costuras.
Para deixar o travesseiro mais interessante, você pode fazê-lo no formato de um gato engraçado. Além do focinho, você também pode formar patas e um rabo. A técnica de execução é apresentada acima. A única coisa que pode ser recomendada aqui é costurar os elementos dos olhos e do nariz com um ponto ziguezague para uma fixação segura.
Gato pescador
Esta almofada será um ótimo acessório para o quarto de uma criança. É bem fácil de costurar, mas vai dar um pouco de trabalho. Um aplique de um gato com todos os elementos do corpo — patas traseiras, cauda, orelhas e focinho — é costurado em uma almofada retangular regular.
As patas dianteiras devem ser recortadas separadamente e costuradas sob o aplique;
Em seguida, você precisa cortar um ou dois peixes - você pode costurar botões em vez de olhos;
Coloque o peixe entre as patas do gato e prenda-as firmemente. Assim, parecerá que o gato está segurando o peixe nos braços.
Almofada com cara de gato
Para procedimentos de relaxamento, você pode costurar uma máscara no formato do rosto de um gato. Para fazer isso, você precisa escolher um tecido natural. Além disso, para a parte de baixo é necessário usar o tecido mais leve possível. Na parte superior você pode usar qualquer cor que quiser. Não se esqueça de costurar duas pequenas orelhas triangulares, que precisarão ser inseridas na hora da costura.
Encha o travesseiro com a sua escolha de:
- ervas aromáticas;
- cascas de trigo sarraceno.
O focinho pode ser decorado com um aplique ou simplesmente bordado com fios grossos.
Almofadas de malha
Se você tem experiência em tricô ou crochê, pode fazer uma almofada em formato de gato usando fios. Além disso, você pode usar sobras de fios de cores diferentes. Há uma coisa a considerar! Se você tricotar com agulhas de tricô, o travesseiro ficará macio, então você poderá usá-lo para relaxar.
Se você fizer crochê, o tecido ficará mais denso. É por isso que o crochê é usado para criar modelos mais volumosos e realistas de qualquer complexidade.
Almofada simples de tricô com agulhas de tricô
Para quem não tem muita experiência em tricô, pode optar pela versão mais simples da almofada.
Um pedaço retangular de tecido é tricotado. O número de laçadas montadas deve ser igual à largura do travesseiro. Em seguida, você pode tricotar em ponto meia ou em ponto pérola até uma altura igual a duas alturas de travesseiro. Depois que o comprimento desejado for tricotado, as alças são fechadas, o tecido é dobrado ao meio e costurado em três lados. Mas antes de terminar de costurar, você precisa adicionar enchimento. As pernas traseiras são costuradas na parte inferior do travesseiro, enquanto as pernas dianteiras são costuradas nas laterais. As patas também podem ser de tricô ou feitas de tecido.
Uma cauda é costurada na parte de trás do travesseiro. Pode ser tricotado em agulhas circulares.
Depois disso, a parte da frente do travesseiro é decorada com o nariz e os olhos do gato, além de bigodes.
Para formar as orelhas, basta costurar dois cantos da almofada, capturando um pouco do enchimento e separando-os com costuras diagonais.
Gato de crochê
Para fazer um gato de crochê, primeiro você precisa fazer um molde no papel. A peculiaridade do crochê é que é fácil e simples de tricotar, você pode tricotar absolutamente qualquer gato.
Se o molde for feito no papel, o processo será muito mais fácil, pois você poderá aplicá-lo constantemente durante o processo de tricô e verificar o quanto o tecido combina com a amostra. Para que o tecido combine com o molde é necessário diminuir e acrescentar colunas. Depois que duas metades idênticas são tricotadas, elas são costuradas e o travesseiro é finalizado de acordo com o padrão padrão.