Já se foram os dias do mesmo tipo de travesseiros enormes com enchimento de penas, que nossas avós sacudiam cuidadosamente e colocavam com cuidado em suas camas. Hoje em dia, travesseiros menores estão na moda, e diversas fibras artificiais e naturais podem ser usadas como enchimento. E embora o procedimento para cuidar deles permaneça o mesmo, as fronhas para eles ganharam novos elementos aprimorados, um deles é o zíper.
Contente
Como costurar um zíper com perfeição – uma aula magistral sobre fronhas
As prateleiras das lojas modernas estão repletas de uma grande variedade de roupas de cama. Ao escolher o modelo certo, os compradores simplesmente ficam de olhos bem abertos. Mas você pode costurar uma fronha com zíper em casa. Você pode descobrir como fazer isso no artigo. Então, aqui está uma aula magistral sobre como costurar uma fronha com fecho oculto.
Primeiro, prepare todos os materiais necessários:
- Têxtil.
- O zíper tem o comprimento do lado mais curto da fronha.
- Fios na cor do tecido.
- Tesoura.
- Alfinetes.
- Agulhas.
- Máquina de costura.
Importante! Se for usado tecido novo para costurar a fronha, ele deverá ser lavado em água em temperatura ambiente antes de ser cortado. O tecido encolherá após a lavagem, o que evitará uma possível situação desagradável quando a fronha acabada encolher após a primeira lavagem.
Vamos ao trabalho.
- Coloque o tecido sobre a mesa de trabalho.
Do tecido, corte 1 retângulo de 23 cm x 40 cm e 1 retângulo de 30 cm x 40 cm. - Meça o comprimento e a altura do travesseiro.
- Transfira as dimensões para o tecido e marque com giz.
Pegue o retângulo 9x16 (parte superior) e marque uma linha no lado comprido. - Corte dois pedaços de tecido para a frente e para trás da almofada, deixando uma margem de costura de 2 cm.
Coloque o tecido na tábua de passar, dobre-o ao longo da linha desenhada no passo anterior e passe a ferro. - Coloque o zíper ao longo da borda do tecido, marque-o com giz e prenda-o no lugar.
Marque os pontos onde o raio começa e termina. É assim que a costura ficará. - Costure a borda inferior e costure o espaço entre os alfinetes com um ponto largo ou zigue-zague.
É assim que o tecido ficará depois de passado. Certifique-se de que a costura esteja reta. - Passe a costura nova e coloque o zíper virado para baixo sobre ela. Prenda com alfinetes.
Preste atenção nas marcas para alinhar a parte superior e inferior. - Costure as bordas do zíper o mais próximo possível dos dentes usando um ponto comum.
Costure com um ponto bonito e uniforme. Certifique-se de que o zíper abre facilmente. - Remova o ponto temporário que foi usado para costurar os tecidos na etapa 6.
Fixe as bordas onde a parte superior encontra a parte inferior. - Abra o zíper e costure cuidadosamente as laterais restantes da fronha, deixando 1 cm da borda.
Você deve obter tudo como na foto. Corte o excesso do zíper em ambos os lados. - Processe as bordas livres com uma máquina overlock.
Como costurar um zíper em uma fronha
Para manter o tecido da fronha do seu travesseiro favorito limpo e protegê-lo da sujeira o máximo possível, donas de casa engenhosas tentam colocar uma capa sob a fronha. Hoje, essas capas podem ser compradas em qualquer loja, no departamento de “roupas de cama”. Mas não há nada mais fácil do que costurar uma capa com zíper para uma almofada de sofá com as próprias mãos.
O procedimento de costura em si é muito mais simples. Se você precisar usar um overlock para costurar uma fronha, não será necessário processar a capa.
A exceção é a capa, que será costurada com diferentes pedaços de tecido. Principalmente se essa capa for destinada a almofadas grandes de sofá.
Importante! Certifique-se de passar todas as costuras com um ferro a vapor antes de costurar todas as bordas da peça. Você também pode fixar as costuras com um ponto de acabamento de 0,6 – 0,8 cm.
Ao escolher dois tecidos diferentes para uma capa de almofada de sofá, em termos de cor e textura, você pode obter resultados exclusivamente bonitos.
Você não deve costurar um zíper de metal ou um zíper de trator. Para a capa, é melhor escolher um zíper torcido não separável, que pode ser encurtado se necessário.
Na etapa final da costura, certifique-se de passar todas as costuras novamente, endireite-as cuidadosamente e coloque-as sobre a almofada do sofá.
Conclusões
Conhecendo todos os segredos de como costurar corretamente um zíper em uma fronha ou fronha, toda dona de casa poderá realizar esse trabalho sozinha. Usando sua imaginação de design, você pode facilmente costurar tipos exclusivos e interessantes de fronhas a partir de tecidos de diferentes texturas, inventando uma variedade de elementos de design. E o zíper nos produtos tornará o travesseiro não apenas mais atraente e organizado, mas também prático de usar. Escolha zíperes de alta qualidade com até 70 cm de comprimento. Corte o excesso do zíper na etapa final da costura.
Não há informações se o zíper deve ser costurado na trama ou no fio. Esta é a informação mais importante. Se você não levar isso em consideração, o produto ficará distorcido. Um não profissional escreveu
Posso responder a você, Olga, como profissional. O relâmpago pode ser bordado tanto ao longo da borda do fio quanto ao longo da trama, não haverá distorções se as partes do travesseiro forem cortadas uniformemente e o principal é que o tecido em si não tenha distorções de produção.
Obrigado. Parece-me que a sua versão é a melhor das que encontrei e consultei na Internet. Vou tentar assim