Não tenha pressa em arrumar a cama logo após acordar. Embora tenhamos sido ensinados dessa forma desde a infância, muitas pessoas simplesmente não sabem que tipo de vida se passa com roupa de cama. É o lar dos ácaros, que podem causar reações alérgicas, inflamação respiratória e asma. Travesseiros de penas (ou com outros enchimentos) também precisam ser limpos. Nele se acumulam muitos microrganismos e são coletados restos da epiderme.
Lavar travesseiros não é uma tarefa tão difícil quanto muitas pessoas pensam. Para obter um resultado positivo (para que o preenchimento não se perca), você precisa seguir algumas regras. Então a cama estará sempre fresca e não haverá nenhuma ameaça à sua saúde.
Contente
O primeiro passo é determinar em que consiste o produto.
A facilidade de lavagem pode variar dependendo do conteúdo interno. Portanto, travesseiros de penas são mais difíceis de processar do que os modernos de silicone. A primeira etapa do procedimento é determinar o tipo de preenchimento (natural, artificial).
As donas de casa muitas vezes não sabem como lavar travesseiros de penas ou sintéticos. Mas, na realidade, tudo o que você precisa é da sua própria força ou de um modo corretamente configurado na máquina de lavar.
Não é proibido lavar penas na máquina. É importante entender claramente as propriedades deste material. No modo automático, é permitido o processamento de conteúdos naturais e artificiais. Além disso, isso é necessário após os primeiros 6 meses de uso contínuo. A secagem comum ao sol não dará o resultado desejado.
Há algumas exceções: tipos ortopédicos ou análogos feitos de materiais orgânicos não são recomendados para serem processados em uma máquina automática.
Estágio preparatório
Depois que ficar claro se os travesseiros podem ser lavados, você deve começar a prepará-los. Visa obter o resultado esperado. Penugem e penas precisam de uma cobertura adicional. Se você não quiser comprá-lo especificamente para esta tarefa, pegue uma fronha desnecessária e coloque o produto dentro dela (a borda livre é presa com fios para que o conteúdo não saia).
Se possível, é melhor dividir o enchimento em várias partes iguais. Cada um deles é colocado em sacos e depois colocado na máquina de lavar. Você precisa despejar com cuidado, pois a penugem pode voar pelo ambiente e é difícil de coletar. Uma vez concluída a lavagem, todas as partes são combinadas. Essa abordagem ajudará a processar e secar melhor as matérias-primas.
Embora lavar travesseiros seja o processo mais importante, antes disso é preciso retirar o pó do produto. Claro, você pode colocar material sujo na máquina de lavar, mas a poeira não irá a lugar nenhum e manchas aparecerão na capa (removê-las leva muito tempo, esforço e às vezes é completamente impossível).
À mão ou em máquina
Se o enchimento for orgânico, o travesseiro pode ser lavado na máquina de lavar. Mas os produtos orgânicos não têm uma vida útil longa, então cada um deve decidir por si mesmo o quão apropriado é limpar as matérias-primas antigas se puder comprar produtos novos.
Veja aqui a sequência de como lavar corretamente travesseiros na máquina de lavar.
- A fronha original é aberta para remover o interior.
- A penugem é colocada em diferentes sacos (aproximadamente 3-5 partes).
- A temperatura da água é de no máximo trinta graus (a matéria orgânica é lavada em água fria, pois o líquido quente tem um efeito negativo sobre ela).
- Selecione o modo. Cada dispositivo tem sua própria designação, então você deve escolher uma mais delicada, por exemplo, modo manual ou modo cisne para baixo.
- Pode parecer que é melhor dar o máximo de voltas para centrifugar, mas não é bem assim. Aqui é necessária uma secagem lenta, então 400 rpm serão suficientes. Às vezes faz sentido não usar esse recurso.
Um critério importante é a escolha do detergente. O pó comum não é adequado para esse propósito. Nas prateleiras das lojas você pode encontrar uma composição especial desenvolvida para limpar penugem e penas. Se você não encontrar um, pegue um gel, pó líquido ou uma composição na forma de detergente com amônia não superior a três por cento (cálculo aproximado: para cinco litros você deve levar uma tampa de sabão e quatro colheres de chá de amônia).
Se necessário, o produto pode ser lavado à mão. Pelo contrário, a penugem nessa limpeza ficará com melhor aparência, devido à impossibilidade de formar grumos. Algumas regras básicas ao escolher o processamento manual.
- A água é tomada em temperatura ambiente (não mais quente que trinta graus).
- Escolha do recipiente – a melhor solução seria uma banheira. O enchimento é colocado depois que a fronha é retirada.
- A imersão é permitida por três a quatro horas. Você não deve mais fazer isso.
- Após um período de tempo especificado, o conteúdo da banheira é removido. É melhor fazer isso usando uma peneira.
- Depois que as penas são entregues, elas são embaladas em sacos separados.
- O número resultante de sacos é pendurado do lado de fora, onde começa a secar.
Este método é usado para tratar não apenas travesseiros de penas, mas também travesseiros antiestresse ou enchimento de bambu.
A Holofiber é lavada à mão. É melhor pegar um detergente em gel, adicioná-lo a um líquido levemente morno e deixar o travesseiro de molho nessa mistura (não mais que cento e vinte minutos). Aperte sem força, com movimentos leves. Depois enxágue novamente em água limpa e morna. Agora chegou a hora de pendurar para secar.
As versões com acolchoamento sintético do produto são limpas da mesma forma que as de fibra holográfica.
A roupa de cama de bambu não é processada em líquido quente (cerca de trinta graus). Sabão em pó comum pode ser usado como agente de limpeza. Nem todos os produtos com alta formação de espuma são adequados para tratamento de alta qualidade. No final, o travesseiro é enxaguado em líquido em temperatura ambiente.
Período de uso e lavagem
Dependendo do material utilizado para produzir o produto, um número aproximado de vezes é alocado para processamento. Aqui estão todos os tipos possíveis de enchimento e sua dependência da lavagem.
- Sintéticos - a lavagem constante reduz a vida útil ao mínimo, por isso é melhor substituí-lo por um produto novo.
- Pena ou penugem - processada no máximo quatro vezes em doze meses, mas deve haver pelo menos dois processos.
- O bambu é durável e pode suportar mais de seis lavagens por ano. Os carrapatos não gostam desses produtos.
- Antiestresse – recomenda-se realizar a limpeza mais de cinco vezes em doze meses.
Agora que o processo de lavagem foi descrito ponto por ponto, é hora de entender como secá-lo corretamente.
A etapa final é a secagem do conteúdo.
Ficou claro se é possível lavar um travesseiro feito de penas, bambu ou materiais orgânicos. É hora de prosseguir com a secagem dos preenchimentos, o que não causará consequências negativas.
Dicas básicas para esta etapa.
- O processo acontece mais rápido ao ar livre.
- Ao secar em ambientes fechados, deve haver boa ventilação (artificial ou natural).
- Para acelerar o processo, muitas pessoas tentam usar calor adicional, mas isso não deve ser feito.
- É proibido colocar as sacolas sob luz solar direta ou sob fonte de calor aberta. Essa intensidade estraga o enchimento.
- Durante a secagem, é necessário virar os sacos constantemente.
Nem todo mundo quer se preocupar com a última etapa, então eles colocam muita ênfase na rotação. Essa abordagem não levará a nada além da aquisição de um novo produto, já que o antigo análogo será completamente desmontado em uma única camada, que não será possível quebrar.
Para garantir que esse resultado seja alcançado, bolas de tênis (2 a 3 peças) são colocadas dentro do tambor antes da lavagem. Eles vão afofar as penas, então é impossível que formem uma única massa.
Travesseiros de látex
Esta versão do produto é adequada apenas para limpeza manual. Neste caso, deve haver uma quantidade mínima de total e a temperatura de trinta a quarenta graus Celsius. Enxágue em água ligeiramente morna ou fria. Girar - enrolar com uma toalha. Ele começará a absorver o excesso de umidade.
O látex é um material frágil e não deve ser submetido a tratamentos úmidos frequentes. Se possível, a superfície pode ser limpa com vapor. Esta é uma alternativa à lavagem convencional.
Para implementá-lo, você precisará tomar as seguintes ações.
- O travesseiro deve ficar pendurado na posição vertical.
- Tratamento primário de vapor.
- Repetido.
- Deixe secar.
- Após a secagem completa, a roupa de cama é afofada.
- Uma fronha adicional é colocada no final.
Dicas de cuidados
Ficou claro se é possível lavar travesseiros à mão ou em máquina automática. Mas para prolongar sua vida útil, vale a pena cuidar adequadamente dos travesseiros.
Existem várias dicas úteis para ajudar nos cuidados.
- Bata regularmente.
- Limpe constantemente.
- Mantenha os animais de estimação longe.
- Se houver amassados ou cheiro desagradável, tente restaurá-lo ou comprar um novo.
O cuidado regular com sua roupa de cama é a chave para uma boa saúde e sono.