Há muito tempo está provado que, para atualizar o interior, não é necessário fazer reorganizações globais de móveis ou realizar reformas de longo prazo. Tudo o que você precisa fazer é substituir a decoração têxtil chata.

Almofadas no interior
Almofadas no interior podem não só transformar seu apartamento, mas também torná-lo mais aconchegante e confortável

A maneira mais fácil de adicionar uma nova atmosfera à decoração do seu quarto é adicionar almofadas decorativas. Esta opção tem muitas vantagens em relação a outros métodos de renovação de interiores.

Almofadas decorativas na sala de estar
Com a ajuda de almofadas decorativas, você pode criar algo como um toque de cor que imediatamente chamará sua atenção ao entrar na sala de estar.

Entre elas estão as mais importantes.

  • Materiais baratos.
  • Facilidade de costura.
  • Tecidos e técnicas de execução permitem criar uma variedade de decorações.

Você pode comprar um produto pronto, mas será mais interessante fazer almofadas decorativas com suas próprias mãos. Técnicas artesanais como tricô e crochê, patchwork, macramê, bordado, estamparia e pintura em tecido são adequadas para isso.

Almofadas de malha
Almofadas de malha sempre ficam lindas e elegantes

Modelos costurados à mão criam um aconchego especial na casa e se tornam um excelente complemento para muitos estilos de interiores: escandinavo, provençal, clássico, romântico.

Almofada decorativa patchwork
Almofada decorativa, costurada na técnica patchwork com suas próprias mãos

Como usar almofadas decorativas?

Tecidos macios podem ser usados ​​como decoração de interiores em qualquer cômodo. Pequenos pensamentos no tom de cortinas, capas e outros tecidos se encaixarão perfeitamente no interior da sala de estar ou do quarto. Para um canto da cozinha, produtos de lona feitos de tecido durável e fácil de cuidar são adequados. Brinquedos macios em forma de letras, números, figuras de animais ou bonecas de pano seriam apropriados no quarto de uma criança.

Travesseiro de bebê Elefante
Uma almofada de bebê com um elefante certamente agradará seu bebê e se tornará uma decoração brilhante em seu quarto

Os tecidos feitos à mão complementarão perfeitamente não apenas o design de interiores dos ambientes. Pode ser usado para aumentar o conforto de móveis de jardim ou para sofás e bancos em terraços, redes de jardim e balanços. Há um grande número de opções para usar almofadas decorativas. A única condição é que todos eles se encaixem harmoniosamente no estilo geral do ambiente.

Almofadas para a área de relaxamento
A principal função das almofadas decorativas é proporcionar conforto na área de lazer.

Como costurar uma almofada com as próprias mãos?

É muito fácil costurar você mesmo uma almofada decorativa. Para fazer isso você não precisa de nenhum conhecimento especial na área de costura. É suficiente conseguir fazer pontos uniformes em uma máquina de costura. Mas há algumas nuances sem as quais não será possível criar lindas almofadas com as próprias mãos.

  1. Tecidos

Qualquer modelo de decoração de sofá inclui duas camadas de tecido. O primeiro é interno e feito de tecido resistente. O segundo é externo e serve para decorar a parte externa da fronha. Requisitos básicos para o material:

  • Fácil de limpar ou lavar.
  • Resistência ao desgaste.
  • Textura não muito áspera.

Quanto ao design, ele deve combinar com o esquema de cores e o estilo do ambiente.

  1. Padrão

Para começar, é melhor adotar um formato retangular clássico. Depois de praticar, você poderá melhorar suas habilidades e criar produtos com configurações mais complexas. O molde pode ser feito em papel Whatman. Para fazer isso, você precisa desenhar um retângulo medindo 50 x 50 cm. Em seguida, adicione 2 cm de margem de costura em cada lado do retângulo e recorte o espaço em branco do papel. Depois disso, o molde é transferido para o tecido. São recortadas 4 peças: 2 de algodão para a capa interna e 2 de tecido para a parte externa.

  1. De costura

O retângulo é fácil de costurar: você precisa fazer três linhas iguais ao longo das laterais do avesso e depois virá-lo do avesso. Deixe o quarto lado sem costurar para que você possa inserir o enchimento. Depois que o produto é costurado, ele é virado do avesso. O interior é preenchido com enchimento e surge a pergunta: como selar a costura restante? Existem várias soluções possíveis para este problema:

  • Fecho de zíper. Costurado antes do enchimento. Permite fácil remoção da capa para lavagem, mas pode causar desconforto durante o repouso devido aos elementos metálicos.
  • Debrum têxtil, renda ou acabamento. A fita "de mascaramento" é costurada em todas as costuras, incluindo a última.
  • Borda inacabada. A opção mais versátil. É feito de forma simples: quando todas as costuras estiverem prontas, a última também é costurada, mas sem atingir o final em 2-3 cm. O recheio é inserido através da fenda resultante. O buraco é então selado com uma costura invisível e mascarado com um elemento decorativo, como um pompom.
  1. Recheio

O melhor material para enchimento é considerado holofibra e penugem sintética. Ambos são feitos das melhores fibras de poliéster. Mas a holofibra é produzida em forma de folhas e é usada onde é necessário criar uma forma inusitada: uma nuvem, uma figura de animal, um alfabeto. Sintepuh é um grânulo sintético macio. A principal vantagem de ambos os materiais é que eles não abrigam carrapatos ou outros microrganismos, o enchimento é fácil de cuidar e pode ser facilmente lavado à máquina.

Para modelos infantis, há outro material de enchimento maravilhoso: grânulos de silicone. Eles são fáceis de encher o interior do produto e também são fáceis de despejar caso você precise lavar a capa.

O design externo é feito usando diversas técnicas artesanais, escolhidas para combinar com o ambiente.

Masterclass passo a passo

Padrão de travesseiro com zíper
Padrão de travesseiro quadrado com zíper

Para costurar, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas.

  • Máquina de costura.
  • Padrão.
  • Tesoura.
  • Linhas, agulhas, alfinetes.
  • Fecho de zíper.
  • Material denso para a parte inferior – algodão ou linho.
  • Tecido para a capa superior.
  • Elementos decorativos: botões, apliques de feltro, rendas, fitas.
Tecido e zíper para travesseiro
Para uma almofada de sofá, você pode usar uma variedade de pedaços de tecido e um zíper adequado.

Ordem de serviço.

  1. Costuramos as duas partes da capa interna, colocando as peças frente a frente. Fazemos três costuras, não finalizamos a quarta, deixando 2-4 cm. Vire do avesso, recheie o interior e feche a fenda com uma costura invisível.
    Costure as peças juntas
    Costuramos as partes individuais da nossa fronha

    Passe as costuras
    Certifique-se de passar todas as costuras com um ferro a vapor.
  2. Costure as duas partes da fronha externa. O padrão de costura é o mesmo da capa interna, apenas a quarta costura permanece completamente aberta. Um zíper é costurado nele.

    Ponto de acabamento
    Fazemos um ponto de acabamento para deixar as costuras mais resistentes e o produto com melhor aparência
  3. A parte externa é decorada com elementos decorativos do rosto.

    Costurando um zíper
    Usando um calcador especial, costuramos um zíper na nossa fronha
  4. A capa interna com enchimento é inserida na fronha externa.

    Costure as costuras laterais
    Costure as laterais da fronha com uma margem de 1,5 - 2 cm
  5. O zíper está fechado e o artesanato está pronto.
    O caso está pronto
    Nossa fronha está pronta.

    Travesseiro pronto
    Vire-o do avesso, coloque-o sobre o travesseiro e coloque-o no local de descanso

Decoração de bordado

Ponto cruz
Almofada decorativa feita à mão, em ponto cruz

O design, decorado com bordados, parece refinado e elegante. Para este tipo de design, são utilizadas diversas técnicas de bordado.

  • Superfície lisa.
  • Cruzar.
  • Trabalhos com miçangas.
  • Bordado volumétrico com fitas ou batik.

A volumosa imagem bordada parece muito impressionante. Mas devido aos elementos convexos, não é muito confortável descansar nele. E o trabalho manual investido no design não merece o uso diário simples. É melhor deixar os “pensamentos 3D” bordados para decoração e para animar o ambiente da casa.

Almofada bordada com fitas
A almofada original feita à mão, bordada com fitas, parece muito natural e volumosa

Almofadas decorativas para sofá com pintura

A maneira mais fácil e interessante de refrescar o ambiente da sua casa é pintar tecidos e costurar magníficas obras-primas de designers de têxteis para o lar. Usando tintas acrílicas especiais para tecido, você pode criar suas próprias telas com um padrão e envolver as crianças na ação mágica. Eles certamente gostarão desse tipo de arteterapia.

Para pintar você precisará das ferramentas mais simples.

  • Lápis.
  • Um pedaço de linho branco ou algodão.
  • Escovar.
  • Tintas acrílicas para tecido (não para batik!).
  • Contorno de acrílico.

Ordem de serviço.

  1. Transferimos o desenho para o tecido com um lápis.
  2. Pintamos o desenho com tinta acrílica.
  3. Quando a tinta secar, desenhe um contorno acrílico ao longo da borda das linhas – prata, dourado, preto ou qualquer outra cor.
  4. Em seguida, o material pintado é usado para costura.

Pelagem

Travesseiro de pele
Almofada de pele interna com suas próprias mãos

A pele se tornou a textura número um na moda e no design. Apareceu em capas de celular, cadernos, sandálias e até suéteres leves. A tendência da moda não passou pelos tecidos estilosos. Fronhas de pele fofa estão na moda agora. No entanto, não é necessário costurar o produto você mesmo. Tudo o que você precisa fazer é comprar uma capa de pele que combine com seus pensamentos e colocar “casacos de pele” improvisados ​​nela. Se você quiser criar seu próprio design, pode usar a aula magistral de costura descrita acima. Somente para costurar a fronha de cima você precisa pegar um pedaço de pele.

Sentido

Outro material muito procurado nos têxteis modernos é o feltro. Sua textura macia, maleabilidade e variedade de cores permitem costurar pensamentos das configurações mais inimagináveis. O feltro é usado para fazer apliques e decorar tecidos, ou o material é usado para costurar fronhas para dumkas.

Almofada com borboletas de feltro
Linda almofada com borboletas coloridas de feltro

Brinquedos de travesseiro para crianças

Podem ser oferecidos às crianças brinquedos de pensamento em forma de letras, números, quebra-cabeças e todos os tipos de animais. Este modelo é mais um brinquedo do que um travesseiro completo. Não é recomendado dormir em pufes com formato específico. Os esqueletos das crianças ainda estão em desenvolvimento, por isso elas precisam de roupas de cama comuns para descansar. Mas para jogos e aprendizado as seguintes opções são bastante adequadas.

  • Um brinquedo de pensamento "Coruja", que é costurado de acordo com um padrão padrão na forma de um "pássaro sábio". Preenchido com grânulos de poliestireno para ajudar seu filho a desenvolver habilidades motoras manuais e sensações táteis.

    Coruja engraçada e brilhante
    Uma coruja engraçada e brilhante é uma opção vantajosa para adultos e crianças
  • Pensamento em forma de cachorro. Você pode fazer um dachshund longo, um shar pei dobrado ou um pug redondo. A escolha depende das preferências pessoais da criança.

    Travesseiro Dachshund
    Uma alegre almofada de dachshund ficará feliz em seu lugar no sofá e não lhe causará nenhum problema.
  • Letras do alfabeto e números. Eles costuram de acordo com seu próprio design ou usando um molde pronto da Internet. É melhor usar holofibra como enchimento, tendo previamente cortado as letras necessárias das folhas. Este conjunto ajudará a ensinar seu filho a contar e ler de uma forma interessante.

    Almofada com letras
    Almofada com letras para quarto de criança ou adulto
  • Quebra-cabeças. Eles são costurados na forma de um jogo de quebra-cabeça conhecido. Os quebra-cabeças têxteis não têm valor prático, mas são ótimos para o desenvolvimento infantil e também vão decorar o interior do quarto infantil.

Como decorar almofadas?

Há muitas maneiras diferentes de criar um acabamento bonito. Quase todos os meios disponíveis são adequados para isso.

  • Botões.

    Almofada com botões
    Almofada original decorada com botões
  • Renda.

    Almofada com renda
    Uma almofada branca como a neve com renda delicada vai decorar qualquer quarto
  • Pompons.
  • Arcos.

    Almofada com laços
    Almofada decorativa com laços
  • Trança.
  • Fitas.

    Almofada com fitas
    Almofada decorada com fita faça você mesmo
  • Lantejoulas.
  • Contas e contas.

Além disso, você pode decorar o tecido usando diversas técnicas de costura: apliques, dobras, bordados, bufantes, babados, abas estilo patchwork. Modelos feitos com suéteres, camisas, jeans e outras roupas desnecessárias parecem interessantes.

Dicas de cuidados

Como o dumki é composto de duas partes: um enchimento interno e uma capa externa, a lavagem é realizada em duas etapas.

  1. Lavagem da parte interna com massa

É melhor carregar vários pensamentos na máquina, envolvendo cada um deles em uma rede especial. Dessa forma, o tambor será carregado uniformemente e a qualidade da lavagem melhorará. A temperatura da água não deve exceder 50⁰C; gel é usado para lavar. Enxágue – duas vezes. Para remover manchas, você deve usar um tira-manchas, não alvejante. A secagem deve ocorrer ao sol ou em ambiente com boa circulação de ar. O produto deve ser seco na posição horizontal, virando-o de vez em quando e soltando o recheio.

  1. Lavagem da capa externa

A fronha é embebida em água morna com um pó macio. Depois, lave na máquina em ciclo delicado e seque. Caso haja elementos decorativos na superfície, é aconselhável substituir a lavagem à máquina pela lavagem à mão ou lavar a peça a seco.

Vídeo: Almofadas decorativas no interior/ sala de estar/ almofadas decorativas no interior

50 ideias para inspiração e criação de almofadas decorativas no interior: