Há muito tempo está provado que, para atualizar o interior, não é necessário fazer reorganizações globais de móveis ou realizar reformas de longo prazo. Tudo o que você precisa fazer é substituir a decoração têxtil chata.
A maneira mais fácil de adicionar uma nova atmosfera à decoração do seu quarto é adicionar almofadas decorativas. Esta opção tem muitas vantagens em relação a outros métodos de renovação de interiores.
Entre elas estão as mais importantes.
- Materiais baratos.
- Facilidade de costura.
- Tecidos e técnicas de execução permitem criar uma variedade de decorações.
Você pode comprar um produto pronto, mas será mais interessante fazer almofadas decorativas com suas próprias mãos. Técnicas artesanais como tricô e crochê, patchwork, macramê, bordado, estamparia e pintura em tecido são adequadas para isso.
Modelos costurados à mão criam um aconchego especial na casa e se tornam um excelente complemento para muitos estilos de interiores: escandinavo, provençal, clássico, romântico.
Contente
- Como usar almofadas decorativas?
- Como costurar uma almofada com as próprias mãos?
- Masterclass passo a passo
- Decoração de bordado
- Almofadas decorativas para sofá com pintura
- Pelagem
- Sentido
- Brinquedos de travesseiro para crianças
- Como decorar almofadas?
- Dicas de cuidados
- Vídeo: Almofadas decorativas no interior/ sala de estar/ almofadas decorativas no interior
- 50 ideias para inspiração e criação de almofadas decorativas no interior:
Como usar almofadas decorativas?
Tecidos macios podem ser usados como decoração de interiores em qualquer cômodo. Pequenos pensamentos no tom de cortinas, capas e outros tecidos se encaixarão perfeitamente no interior da sala de estar ou do quarto. Para um canto da cozinha, produtos de lona feitos de tecido durável e fácil de cuidar são adequados. Brinquedos macios em forma de letras, números, figuras de animais ou bonecas de pano seriam apropriados no quarto de uma criança.
Os tecidos feitos à mão complementarão perfeitamente não apenas o design de interiores dos ambientes. Pode ser usado para aumentar o conforto de móveis de jardim ou para sofás e bancos em terraços, redes de jardim e balanços. Há um grande número de opções para usar almofadas decorativas. A única condição é que todos eles se encaixem harmoniosamente no estilo geral do ambiente.
Como costurar uma almofada com as próprias mãos?
É muito fácil costurar você mesmo uma almofada decorativa. Para fazer isso você não precisa de nenhum conhecimento especial na área de costura. É suficiente conseguir fazer pontos uniformes em uma máquina de costura. Mas há algumas nuances sem as quais não será possível criar lindas almofadas com as próprias mãos.
- Tecidos
Qualquer modelo de decoração de sofá inclui duas camadas de tecido. O primeiro é interno e feito de tecido resistente. O segundo é externo e serve para decorar a parte externa da fronha. Requisitos básicos para o material:
- Fácil de limpar ou lavar.
- Resistência ao desgaste.
- Textura não muito áspera.
Quanto ao design, ele deve combinar com o esquema de cores e o estilo do ambiente.
- Padrão
Para começar, é melhor adotar um formato retangular clássico. Depois de praticar, você poderá melhorar suas habilidades e criar produtos com configurações mais complexas. O molde pode ser feito em papel Whatman. Para fazer isso, você precisa desenhar um retângulo medindo 50 x 50 cm. Em seguida, adicione 2 cm de margem de costura em cada lado do retângulo e recorte o espaço em branco do papel. Depois disso, o molde é transferido para o tecido. São recortadas 4 peças: 2 de algodão para a capa interna e 2 de tecido para a parte externa.
- De costura
O retângulo é fácil de costurar: você precisa fazer três linhas iguais ao longo das laterais do avesso e depois virá-lo do avesso. Deixe o quarto lado sem costurar para que você possa inserir o enchimento. Depois que o produto é costurado, ele é virado do avesso. O interior é preenchido com enchimento e surge a pergunta: como selar a costura restante? Existem várias soluções possíveis para este problema:
- Fecho de zíper. Costurado antes do enchimento. Permite fácil remoção da capa para lavagem, mas pode causar desconforto durante o repouso devido aos elementos metálicos.
- Debrum têxtil, renda ou acabamento. A fita "de mascaramento" é costurada em todas as costuras, incluindo a última.
- Borda inacabada. A opção mais versátil. É feito de forma simples: quando todas as costuras estiverem prontas, a última também é costurada, mas sem atingir o final em 2-3 cm. O recheio é inserido através da fenda resultante. O buraco é então selado com uma costura invisível e mascarado com um elemento decorativo, como um pompom.
- Recheio
O melhor material para enchimento é considerado holofibra e penugem sintética. Ambos são feitos das melhores fibras de poliéster. Mas a holofibra é produzida em forma de folhas e é usada onde é necessário criar uma forma inusitada: uma nuvem, uma figura de animal, um alfabeto. Sintepuh é um grânulo sintético macio. A principal vantagem de ambos os materiais é que eles não abrigam carrapatos ou outros microrganismos, o enchimento é fácil de cuidar e pode ser facilmente lavado à máquina.
Para modelos infantis, há outro material de enchimento maravilhoso: grânulos de silicone. Eles são fáceis de encher o interior do produto e também são fáceis de despejar caso você precise lavar a capa.
O design externo é feito usando diversas técnicas artesanais, escolhidas para combinar com o ambiente.
Masterclass passo a passo
Para costurar, você precisará dos seguintes materiais e ferramentas.
- Máquina de costura.
- Padrão.
- Tesoura.
- Linhas, agulhas, alfinetes.
- Fecho de zíper.
- Material denso para a parte inferior – algodão ou linho.
- Tecido para a capa superior.
- Elementos decorativos: botões, apliques de feltro, rendas, fitas.
Ordem de serviço.
- Costuramos as duas partes da capa interna, colocando as peças frente a frente. Fazemos três costuras, não finalizamos a quarta, deixando 2-4 cm. Vire do avesso, recheie o interior e feche a fenda com uma costura invisível.
Costuramos as partes individuais da nossa fronha Certifique-se de passar todas as costuras com um ferro a vapor. - Costure as duas partes da fronha externa. O padrão de costura é o mesmo da capa interna, apenas a quarta costura permanece completamente aberta. Um zíper é costurado nele.
Fazemos um ponto de acabamento para deixar as costuras mais resistentes e o produto com melhor aparência - A parte externa é decorada com elementos decorativos do rosto.
Usando um calcador especial, costuramos um zíper na nossa fronha - A capa interna com enchimento é inserida na fronha externa.
Costure as laterais da fronha com uma margem de 1,5 - 2 cm - O zíper está fechado e o artesanato está pronto.
Nossa fronha está pronta. Vire-o do avesso, coloque-o sobre o travesseiro e coloque-o no local de descanso
Decoração de bordado
O design, decorado com bordados, parece refinado e elegante. Para este tipo de design, são utilizadas diversas técnicas de bordado.
- Superfície lisa.
- Cruzar.
- Trabalhos com miçangas.
- Bordado volumétrico com fitas ou batik.
A volumosa imagem bordada parece muito impressionante. Mas devido aos elementos convexos, não é muito confortável descansar nele. E o trabalho manual investido no design não merece o uso diário simples. É melhor deixar os “pensamentos 3D” bordados para decoração e para animar o ambiente da casa.
Almofadas decorativas para sofá com pintura
A maneira mais fácil e interessante de refrescar o ambiente da sua casa é pintar tecidos e costurar magníficas obras-primas de designers de têxteis para o lar. Usando tintas acrílicas especiais para tecido, você pode criar suas próprias telas com um padrão e envolver as crianças na ação mágica. Eles certamente gostarão desse tipo de arteterapia.
Para pintar você precisará das ferramentas mais simples.
- Lápis.
- Um pedaço de linho branco ou algodão.
- Escovar.
- Tintas acrílicas para tecido (não para batik!).
- Contorno de acrílico.
Ordem de serviço.
- Transferimos o desenho para o tecido com um lápis.
- Pintamos o desenho com tinta acrílica.
- Quando a tinta secar, desenhe um contorno acrílico ao longo da borda das linhas – prata, dourado, preto ou qualquer outra cor.
- Em seguida, o material pintado é usado para costura.
Pelagem
A pele se tornou a textura número um na moda e no design. Apareceu em capas de celular, cadernos, sandálias e até suéteres leves. A tendência da moda não passou pelos tecidos estilosos. Fronhas de pele fofa estão na moda agora. No entanto, não é necessário costurar o produto você mesmo. Tudo o que você precisa fazer é comprar uma capa de pele que combine com seus pensamentos e colocar “casacos de pele” improvisados nela. Se você quiser criar seu próprio design, pode usar a aula magistral de costura descrita acima. Somente para costurar a fronha de cima você precisa pegar um pedaço de pele.
Sentido
Outro material muito procurado nos têxteis modernos é o feltro. Sua textura macia, maleabilidade e variedade de cores permitem costurar pensamentos das configurações mais inimagináveis. O feltro é usado para fazer apliques e decorar tecidos, ou o material é usado para costurar fronhas para dumkas.
Brinquedos de travesseiro para crianças
Podem ser oferecidos às crianças brinquedos de pensamento em forma de letras, números, quebra-cabeças e todos os tipos de animais. Este modelo é mais um brinquedo do que um travesseiro completo. Não é recomendado dormir em pufes com formato específico. Os esqueletos das crianças ainda estão em desenvolvimento, por isso elas precisam de roupas de cama comuns para descansar. Mas para jogos e aprendizado as seguintes opções são bastante adequadas.
- Um brinquedo de pensamento "Coruja", que é costurado de acordo com um padrão padrão na forma de um "pássaro sábio". Preenchido com grânulos de poliestireno para ajudar seu filho a desenvolver habilidades motoras manuais e sensações táteis.
Uma coruja engraçada e brilhante é uma opção vantajosa para adultos e crianças
- Pensamento em forma de cachorro. Você pode fazer um dachshund longo, um shar pei dobrado ou um pug redondo. A escolha depende das preferências pessoais da criança.
Uma alegre almofada de dachshund ficará feliz em seu lugar no sofá e não lhe causará nenhum problema.
- Letras do alfabeto e números. Eles costuram de acordo com seu próprio design ou usando um molde pronto da Internet. É melhor usar holofibra como enchimento, tendo previamente cortado as letras necessárias das folhas. Este conjunto ajudará a ensinar seu filho a contar e ler de uma forma interessante.
Almofada com letras para quarto de criança ou adulto
- Quebra-cabeças. Eles são costurados na forma de um jogo de quebra-cabeça conhecido. Os quebra-cabeças têxteis não têm valor prático, mas são ótimos para o desenvolvimento infantil e também vão decorar o interior do quarto infantil.
Como decorar almofadas?
Há muitas maneiras diferentes de criar um acabamento bonito. Quase todos os meios disponíveis são adequados para isso.
- Botões.
Almofada original decorada com botões - Renda.
Uma almofada branca como a neve com renda delicada vai decorar qualquer quarto - Pompons.
- Arcos.
Almofada decorativa com laços - Trança.
- Fitas.
Almofada decorada com fita faça você mesmo - Lantejoulas.
- Contas e contas.
Além disso, você pode decorar o tecido usando diversas técnicas de costura: apliques, dobras, bordados, bufantes, babados, abas estilo patchwork. Modelos feitos com suéteres, camisas, jeans e outras roupas desnecessárias parecem interessantes.
Dicas de cuidados
Como o dumki é composto de duas partes: um enchimento interno e uma capa externa, a lavagem é realizada em duas etapas.
- Lavagem da parte interna com massa
É melhor carregar vários pensamentos na máquina, envolvendo cada um deles em uma rede especial. Dessa forma, o tambor será carregado uniformemente e a qualidade da lavagem melhorará. A temperatura da água não deve exceder 50⁰C; gel é usado para lavar. Enxágue – duas vezes. Para remover manchas, você deve usar um tira-manchas, não alvejante. A secagem deve ocorrer ao sol ou em ambiente com boa circulação de ar. O produto deve ser seco na posição horizontal, virando-o de vez em quando e soltando o recheio.
- Lavagem da capa externa
A fronha é embebida em água morna com um pó macio. Depois, lave na máquina em ciclo delicado e seque. Caso haja elementos decorativos na superfície, é aconselhável substituir a lavagem à máquina pela lavagem à mão ou lavar a peça a seco.