Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão tentando usar um travesseiro de apoio em vez de um travesseiro retangular ou quadrado padrão. Isso se deve às necessidades anatômicas do próprio organismo. Se nos voltarmos para o contexto histórico, fica óbvio que na Roma antiga e no Egito, assim como na Ásia antiga, as pessoas dormiam em estruturas semelhantes.
Contente
Quais são os benefícios de usar travesseiros de apoio?
Um travesseiro de apoio não é apenas um capricho ou uma homenagem à moda - é uma necessidade fisiológica de uma pessoa causada pela estrutura específica da coluna vertebral. Se você se deitar sobre esse travesseiro, colocando-o sob a deflexão cervical da coluna, poderá evitar muitos problemas com o sistema musculoesquelético.
Efeitos do uso de um travesseiro de apoio:
- eliminar curvatura anatomicamente incorreta na região torácica;
- manter o pescoço em um estado confortável, promovendo o suprimento normal de sangue para o cérebro e, assim, prevenindo dores de cabeça, zumbido e comprometimento cognitivo.
O travesseiro de apoio se tornará uma ferramenta complementar para se livrar de muitos problemas na coluna, incluindo osteocondrose.
Como escolher o design certo
Para tornar o uso de um travesseiro bolster confortável, é necessário fazer a escolha certa. Para isso, os seguintes fatores devem ser levados em consideração.
- Altura do produto – ao escolher um travesseiro de apoio para seus parâmetros individuais, você precisa medir a distância do ombro até a base do pescoço. A altura do travesseiro não deve ultrapassar esse parâmetro, caso contrário causará uma sensação de desconforto.
- Largura do produto - 5-7 cm devem ser adicionados à largura dos ombros. Mas às vezes em produtos ortopédicos é permitido adicionar um valor menor para dar suporte adequado à coluna cervical.
- Funções adicionais do travesseiro de apoio podem incluir ser feito de um material com função de memória ou um material de enchimento na forma de casca de trigo sarraceno ou com adição de óleos essenciais ou ervas aromáticas. Tudo isso contribui para o efeito da massagem e tranquilidade durante o sono.
Travesseiro para crianças
Um travesseiro de apoio para crianças deve ter uma estrutura específica. Ele deve se ajustar às dimensões anatômicas da criança e ter dois lados nas bordas. Eles evitam que a cabeça escorregue e ajudam a manter a coluna nivelada.
É especialmente importante usá-lo para crianças que sofrem de má postura, dores de cabeça, sono insatisfatório e comprometimento cognitivo causado pela circulação sanguínea malformada na área do pescoço e da cabeça.
Enchimentos
Apesar de esse tipo de travesseiro ser usado pelas pessoas para dormir há muitos séculos, ele sofreu poucas mudanças até hoje. Na maioria dos casos, eles não afetaram a estrutura em si, mas apenas o recheio com o qual os produtos são recheados.
Hoje em dia, as tecnologias modernas e os materiais naturais permitem que você escolha como enchimento.
- Cascas de trigo sarraceno – esta opção permite o máximo efeito de cura. Recomendado para realizar micromassagens na região do pescoço. Este preenchimento também deve ser usado por quem sofre de asma brônquica. Isso se deve ao fato de que a casca do trigo sarraceno tem um efeito antibacteriano e antialérgico. Além disso, esse material tem um efeito de memória específico.
Este preenchimento é completamente hipoalergênico, por isso é perfeito para asmáticos. - O poliéster é a opção de enchimento mais econômica. Mas não é conveniente usá-lo quando está muito quente lá fora. Isso ocorre porque ele não é higroscópico e não conduz bem o ar. Se o poliéster for usado para encher um travesseiro de apoio, é necessário dar preferência a pelo menos uma fronha feita de materiais naturais. Isso reduzirá um pouco o efeito “estufa”. Mas esse material tem suas vantagens: com sua ajuda, é fácil dar ao travesseiro o formato desejado e ajustá-lo à anatomia do seu corpo.
Os modelos com enchimento de poliéster são muito baratos. - A espuma de poliuretano é atualmente um dos enchimentos mais populares. Não acumula poeira e sujeira. Não cria ácaros, esporos de mofo ou fungos. Se você colocar seu corpo sobre um travesseiro feito de espuma de poliuretano, ele tomará o formato do corpo humano. Mas quando a carga é removida, a almofada retornará ao seu estado anterior. Ou seja, não se deforma durante o funcionamento. A espuma de poliuretano também é fácil de limpar, se necessário.
Não ficará nenhum amassado depois que você acordar e levantar a cabeça.
Como costurar um produto desses com suas próprias mãos
Não é necessário comprar esse tipo de produto em uma loja. Se você tiver habilidades mínimas em corte e costura, você mesmo pode costurar.
Esta almofada almofadada feita à mão permitirá que você selecione os parâmetros exatos para suas próprias necessidades, além de decorá-la levando em consideração o interior do ambiente.
Antes de iniciar o trabalho, você deve preparar os materiais e ferramentas necessários:
- tecido para a fronha e tecido para a capa de base;
- fios da cor apropriada;
- elementos decorativos em forma de cordões, botões, apliques;
- preenchimento (dependendo dos desejos e necessidades).
O único ponto importante é que não é recomendado usar plumas e penas para encher tais produtos.
É necessário remover seus próprios parâmetros anatômicos, de acordo com as recomendações indicadas acima. Depois disso, calcule corretamente os parâmetros do travesseiro - cálculos aproximados também são fornecidos na descrição acima.
Depois de ter as dimensões da almofada, começo a criar um molde no papel. Este momento é o mais importante, pois a exatidão do padrão determinará o quão confortável e corretamente selecionado o travesseiro será para as necessidades individuais.
Depois, eles o duplicam no tecido para a fronha, que pode servir como capa decorativa ou exclusivamente como fronha para dormir. É importante ressaltar que se o travesseiro for usado exclusivamente para dormir, o tecido da fronha deve ser o mais natural e leve possível.
Ao fazer um molde, é necessário levar em conta as margens de costura. Elas devem ter pelo menos 0,5-1 cm.
Esta etapa deve terminar com o corte do molde do tecido.
Primeiro, a fronha (fronha de baixo) é alinhavada e depois costurada à máquina em todas as costuras. Não se esqueça de deixar uma pequena área sem costura para colocar o enchimento.
Quando o enchimento estiver compactado até a densidade desejada, o buraco existente deve ser cuidadosamente costurado à mão.
A capa está sendo costurada. Para facilitar o uso, pode ser feito com zíper. Isso facilitará a remoção e a limpeza da parte superior.
A parte interna é colocada dentro da fronha externa – o travesseiro está pronto.
Opções de produtos decorativos
Para fazer uma almofada decorativa em formato de bolster, você pode usar vários tipos de tecido.
Eles podem ser combinados de diversas maneiras. A opção mais simples e frequentemente utilizada é a combinação transversal de vários tipos de tecido. Para isso, na etapa de corte da capa externa, é necessário dobrar os tipos de tecido na sequência desejada e costurá-los de forma que formem um pedaço contínuo de tecido. As costuras devem ser passadas a ferro para que não formem partes amassadas no produto acabado. E depois disso, em uma tela colorida, faça um molde para a fronha externa.
Para montar as partes cilíndricas do travesseiro de forma correta e fácil, você deve primeiro costurar um tubo redondo. Em seguida, pegue a peça da extremidade redonda e prenda-a ao tubo de dentro para fora, em toda a volta. Depois disso, alinhave com cuidado e só então costure o meio para que o círculo não se desloque e não franza a parte cilíndrica.
O restante da sequência de ações é executado de forma semelhante ao processo descrito acima.
Como é muito fácil costurar uma almofada em casa, você pode fazer vários itens de uma só vez. Alguns deles são para fins decorativos, e outros são para dormir direito.