Os elementos decorativos desempenham um papel importante em um interior aconchegante. Eles ajudam a criar uma atmosfera relaxada que inspira novas conquistas. A decoração têxtil é perfeita para o estilo provençal: cortinas, cobertores, colchas, toalhas de mesa e travesseiros. No entanto, são as almofadas que podem tornar uma casa em estilo provençal mais confortável e aconchegante.
Almofadas no estilo provençal têm características que precisam ser levadas em conta na hora de criar um interior. As características distintivas incluem:
- motivos naturais;
- naturalidade;
- abundância de detalhes decorativos;
- tons claros;
- vintage.
Almofadas podem decorar qualquer ambiente. Eles são usados para decorar camas, poltronas, sofás, cadeiras e até mesmo na cozinha.
Contente
Esquema de cores
Na hora de escolher as cores, é preciso dar preferência aos tons naturais das paisagens da Provença. Como:
- branco;
- bege;
- azul;
- salada;
- pistache;
- lilás;
- rosa;
- lavanda;
- hortelã;
- amarelo claro.
Os travesseiros também podem ser dupla face. Então a cor principal de um lado pode complementar a cor principal do outro lado. Os tons devem ecoar em cada lado e combinar entre si.
Forma
Não há regras rígidas quanto ao formato dos produtos. Elas são realizadas em diversas formas:
- quadrada ou retangular (a opção de travesseiro clássico mais comum; as fronhas são feitas de tapeçaria, tecido com bordado ou padrão);
Almofadas quadradas e retangulares no quarto harmonizam com a cor do restante dos tecidos - redondo ou oval (frequentemente usado para decorar quartos; babados e botões são usados para decoração);
Almofada redonda com bordado "Romance" em estilo provençal - em forma de almofada ou coração (frequentemente usado para decorar sofás; almofadas são decoradas com renda ou botões, e corações com babados).
Almofadas combinadas de diferentes formatos no estilo provençal
Desenho e decoração
A Provença é caracterizada pelo uso de tons claros, por isso o fundo das almofadas pode ser complementado com detalhes e estampas brilhantes:
- motivos florais (na forma de flores isoladas ou buquês);
Motivos florais para uma almofada no estilo provençal - listras (estreitas ou largas);
Almofada decorativa em estilo provençal listrado - célula;
Almofada xadrez rosa para decoração estilo provençal - ervilhas;
Ervilhas verdes ao estilo provençal - motivos animais (decorados com desenhos de vários animais, tanto domésticos como selvagens);
Almofada estilo provençal com imagens de animais domésticos e pássaros - motivos da vida provinciana.
Detalhes feitos à mão são usados como decoração. Eles se encaixam perfeitamente no estilo provençal.
- Bordado feito à mão. Flores bordadas e folhas entrelaçadas ficarão interessantes e poderão trazer conforto para o interior do ambiente.
Bordado muito delicado e romântico em almofadas com as próprias mãos, no estilo provençal - Renda. Os produtos podem ser debruados com renda ou decorados em todo o comprimento (transversalmente). Renda de algodão branca ou bege funcionará bem.
Almofada de linho com renda, decorada em estilo provençal - Aplicações. Essa técnica geralmente é usada para representar flores, buquês e animais.
Aplique estilo provençal em almofada de sofá - Combinação de tecidos. Almofadas feitas de diferentes tipos de tecido (tons diferentes) ficarão interessantes. Utiliza uma combinação de um ornamento ou padrão com um tecido liso de uma cor.
Almofadas de patchwork em estilo provençal - Babados, babados. Os itens enfeitados parecem muito elegantes e festivos.
Fazendo almofadas decorativas
A produção de travesseiros deve ser encarada com seriedade. Então será possível criar produtos que combinem exatamente com o estilo provençal. É necessário escolher o material certo para a base e a fronha, bem como os elementos decorativos.
Material adequado para travesseiros
Somente material natural é adequado para produção. Pode ser suave, gentil ou áspero. Depende da direção de design escolhida. É preferível utilizar os seguintes tipos de tecido: azul, algodão, linho.
Chita
- O tecido é feito à base de algodão.
- Distingue-se pela sua maciez, brilho e leveza.
- Decorado com vários padrões e desenhos florais.
Conselho! Antes de costurar, o tecido deve ser lavado, seco e passado. Ele encolherá, o comprimento inicial mudará e adquirirá o tamanho final.
Algodão (tipo grosso)
- Este tecido parece estopa, por isso é ideal para um estilo rústico.
- O tecido é caracterizado pela sua rigidez e densidade.
- Está disponível em cinza ou bege.
Importante! O algodão também encolhe após a lavagem. Você precisa prestar atenção nisso antes de comprar o tecido para levar material com reserva.
Linho
- O material é caracterizado por boa resistência e densidade.
- Combina bem com bordados e rendas, que servem como um maravilhoso complemento para a base rústica.
Importante! Devido à sua naturalidade, o linho enruga rapidamente.
Recheio
O material de enchimento também deve ser natural e ecológico. Atendem a esses requisitos: penugem, penas de ganso, lã de ovelha.
- Penugem ou penas. A vantagem dessa opção é a leveza e a leveza do material. Penas de pato ou ganso mantêm bem sua forma e se recuperam rapidamente. Geralmente, penas e plumas são combinadas para encher travesseiros, para que os produtos não fiquem muito caros.
O enchimento de penas é um dos tipos de enchimentos naturais, consistindo numa mistura de penas de penas e de pássaros - Lã. Antes de tudo, é um material útil. Aquece e suaviza. Há uma sugestão de que ajuda a lidar com a insônia. No entanto, a lã não é um material muito prático; com o tempo ele pode ficar feltrado e o travesseiro perderá sua boa aparência. Não é adequado para pessoas alérgicas.
Importante! Cada enchimento natural requer cuidados constantes de alta qualidade e limpeza regular. Se você é alérgico a penugem ou lã, pode escolher um material artificial - enchimento sintético ou holofibra. Eles são despretensiosos no cuidado, o que os torna mais lucrativos entre outros representantes.
Opções de travesseiros
Há muitas opções de travesseiros em estilo provençal que você mesmo pode fazer. Além dos produtos de tecido comuns, você pode costurar almofadas de feltro ou simplesmente tricotá-las. Mais precisamente, faça decorações de feltro e fronhas de tricô.
Sentido
O feltro é um material muito prático, conveniente e interessante. Ele pode ser usado para criar muitas opções interessantes de decoração de travesseiros. Por exemplo, use-o como base. Ao escolher cores adequadas para a Provença. Você também pode costurar flores, folhas e silhuetas de animais recortadas em feltro na parte superior. Ou use decorações de feltro sobre tecidos de base (chintz, linho ou algodão).
Tricotado
Almofadas de malha acrescentam aconchego e calor ao interior. Elas combinam perfeitamente com outros acessórios de malha. Eles enfatizam o estilo rústico.
Você pode tricotar uma fronha inteira, que no futuro poderá ser trocada por outra, se desejar. Escolha um padrão interessante. Recolha os fios. É melhor usar fios de lã natural ou acrílicos. Você também pode tricotar figuras interessantes e costurá-las no produto final. Ficará bonito.
Dicas de cuidados
Itens decorativos exigem os mesmos cuidados que itens domésticos do dia a dia. Isso ajuda a manter a aparência estética dos travesseiros. Eles servem por muito tempo.
- É necessário limpar ou lavar a fronha ou todo o produto à medida que ele fica sujo. A escolha da limpeza depende do material.
- Os travesseiros devem ser regularmente afofados, aspirados (se possível), arejados e secos.
- Você só pode lavar à mão, sem usar detergentes agressivos. Em água com temperatura não superior a 30-40 graus.
Fazer travesseiros com suas próprias mãos não é difícil se você seguir todas as regras e dicas para cuidar deles. O resultado serão produtos lindos e únicos que vão decorar sua casa e dar bom humor aos seus moradores.