O banco pode ser considerado um tipo popular de mobiliário para o corredor. Ao longo do tempo, seu design não sofreu grandes alterações. Este não é apenas um pufe confortável onde você pode acomodar convidados, mas também uma peça de mobiliário elegante que ficará ótimo no corredor, na cozinha, no quarto e na sala de estar.
Há uma seleção enorme desses pufes macios nas lojas: com armários, prateleiras e gavetas. Cada fabricante projeta o banco a seu próprio critério. Mas e se você ainda não encontrou uma opção adequada para o seu interior? Nesse caso, pode surgir a pergunta: como fazer um banco com as próprias mãos?
Contente
Os benefícios de uma banqueta faça você mesmo
Qualquer pessoa com habilidades básicas de carpintaria e um bom manejo de agulhas pode fazer um banco.
Vamos considerar as vantagens de um pufe caseiro.
- Primeiro, você pode escolher o formato, a cor e o tamanho de acordo com seu gosto. Tudo depende da sua imaginação. Então você poderá criar um banco diferente de outros análogos feitos na fábrica, o que adicionará originalidade ao seu interior.
- Em segundo lugar, um pufe feito por você mesmo custará muito menos do que um pronto comprado na loja.
- Em terceiro lugar, você pode fazer um banco com móveis velhos que você estava prestes a jogar fora (um banquinho, uma mesa de centro), mas dessa forma você dará uma nova vida a ele.
- Em quarto lugar, a criação de algo útil e bonito sempre traz satisfação moral ao criador. Ao fazer algo assim você mesmo, poderá apresentar seu trabalho aos convidados e receber muitos elogios como recompensa pelo seu trabalho.
Antes de começar a trabalhar, você precisa pensar no design do produto e ver quais tipos existem. O banco pode ser selecionado por formato, material e tamanho.
Vamos dar uma olhada nos principais tipos.
- Forjado.
Seria mais adequado para um interior em estilo barroco ou império. O produto terá bases forjadas e torcidas. Na maioria das vezes, essas unidades não têm prateleiras, gavetas ou armários embutidos. Um pufe feito nesse estilo ficará melhor no corredor.
- Feito de madeira.
Esses tipos de produtos costumam ser muito funcionais: com gavetas e armários embutidos. Eles ficarão ótimos no corredor, na cozinha ou na sala de estar.
- Com costas.
Este pequeno sofá criará imediatamente uma atmosfera aconchegante, especialmente se você decorá-lo com almofadas macias feitas no mesmo estilo. Esta é a opção mais confortável e conveniente.
- Desmontável.
Este tipo é mais funcional: pode ser desmontado rapidamente. Todos os elementos são fixados com parafusos. Portanto, para uma desmontagem rápida do produto, o design será comum e não terá funções decorativas.
- Com caixas.
Um item muito útil para o corredor, que economizará espaço.
Para fazer um banco, você também precisa se familiarizar com os tipos de estofamento que podem ser usados na obra.
- Têxtil.
O banco pode ser revestido com tecido de seda, algodão ou linho. Os pufes de tecido são fáceis de cuidar. A variedade de tonalidades é uma vantagem desse tipo de estofamento.
- Couro.
Este material não é adequado para todos os interiores, mas terá um aspecto muito caro e elegante. Entre as desvantagens estão o alto preço e a difícil manutenção.
- Couro artificial.
Esta opção é mais barata em comparação à anterior. Ficará tão nobre quanto um pufe feito de couro legítimo. Ao mesmo tempo, o couro sintético não é caprichoso no cuidado. Embora sua vida útil seja significativamente menor que a de seu “irmão” natural.
É mais fácil fazer um banco com móveis velhos ou madeira, já que modelos forjados e aqueles com estrutura de ferro exigirão habilidades e experiência mais sérias do artesão.
Materiais necessários
Para trabalhar você precisa ter os seguintes materiais.
- Para um pufe com pernas, você precisará de uma viga de madeira – 30*40, 30*50 mm. ou, se disponível, você pode usar pernas velhas de um banco, mesa ou banquinho.
- Madeira compensada.
- Fixadores: grampos, parafusos autoatarraxantes.
- Verniz, tinta ou verniz.
- Borracha de alta espuma.
- Tecido ou couro para estofamento.
- Tecido para acabamento do lado invisível do assento.
- Botões.
- Tecido para a capa (se necessário).
Ferramentas necessárias
Para trabalhar você precisa ter as seguintes ferramentas:
- furadeira, chave de fenda;
- chaves de fenda;
- martelo;
- grampeador de construção;
- lixa de vários graus de dureza;
- tupia manual (se a base do pufe for de madeira);
- nível;
- linhas grossas e uma agulha grande;
- tesoura;
- roleta;
- giz;
- máquina de costura (se precisar costurar uma capa).
Se você não tem experiência suficiente na fabricação de móveis, é melhor dividir todo o processo em vários dias para que cada detalhe receba a devida atenção.
Passo 1: Finalizando as Pernas
Se você já tiver pernas parafusadas prontas, elas precisarão ser restauradas. Limpamos a superfície com lixa. Depois aplicamos tinta nova ou verniz e mancha. É melhor aplicar em duas camadas.
Se você não tiver pernas prontas, será necessário fazê-las de madeira. Eles serão fixados ao assento usando parafusos e cantos. Se possível, é melhor processar a madeira usando uma fresa manual. Esta ferramenta pode fazer saliências fora do padrão, e o produto ficará mais interessante. Também cobrimos a madeira com tinta ou verniz.
Etapa 2: Madeira compensada e espuma
É necessário cortar a espuma de borracha no tamanho necessário ao redor do compensado. Neste caso, ela deve sobressair 2-3 cm de cada lado. Selecionamos os tamanhos individualmente.
Etapa 3: Marque o compensado
Colamos a espuma de borracha no compensado, colocando a cola mais perto das bordas. Usando uma fita métrica e giz, desenharemos marcações ao longo das quais costuraremos os botões mais tarde. Fazemos vários furos no compensado na mesma distância. Tentamos não tocar na espuma de borracha.
Passo 4: Monte o produto, cubra com tecido ou couro
Cortamos um quadrado ou retângulo de couro ou tecido de acordo com o formato do produto. É necessário calcular cuidadosamente as dimensões do estofamento e ajustá-lo ao assento, deixando uma reserva de 2 a 3 cm de cada lado.
Em seguida, você precisa enrolar cuidadosamente o tecido e prendê-lo com um grampeador.
Você pode começar a instalar os botões. Usando uma agulha, passe a linha primeiro pelo botão e depois pelo furo no compensado embaixo do assento. Para melhor fixação, você pode prender a linha com grampos.
É necessário cobrir o acabamento áspero do encosto do assento com um pano têxtil. Costure a peça recortada ao longo da borda da parte inferior.
Se as pernas forem de outro produto, escolhemos um local para colocá-las, fixamos suas bases com parafusos autoatarraxantes e as parafusamos. Fixamos as pernas de madeira ao assento usando parafusos e cantos.
Decoração
É melhor escolher botões que combinem com a cor do estofamento. A quantidade depende apenas da preferência pessoal. Você pode adicionar variedade ao banco com uma capa decorativa, que você também pode costurar. Tudo o que você precisa é de alguma habilidade no uso de uma máquina de costura.
Se você não tem habilidades de corte, é melhor usar um molde pronto para o produto encontrado na Internet ou assistir a uma aula magistral sobre como fazê-lo você mesmo.
Para um interior no estilo Império ou Barroco, você pode fazer um engate de carruagem. Este modelo parece muito interessante e apresentável.
Então você aprendeu que é bem possível fazer um banco você mesmo, com habilidades mínimas de carpintaria. O principal é não ter pressa e dar a devida atenção a cada etapa. Então o produto ficará limpo e bonito. Este tipo de mobiliário não só será útil em termos de conforto e economia de espaço, mas também se tornará uma adição elegante e original ao interior.