O estilo vintage retorna periodicamente às nossas vidas. Isso pode ser refletido em modelos de roupas, acessórios e no design de espaços de convivência. Épocas diferentes trazem suas próprias características à moda, e se não há coisas nos baús ou sótãos da avó que possam ser sacudidas da poeira do tempo e apresentadas como ultramodernas, os artesãos domésticos as criam com suas próprias mãos.
A moda retorna periodicamente, e hoje muitas pessoas se interessam pelo estilo provençal, que se distingue por sua simplicidade enfatizada e provincianismo (“Provence” significa “província”). Sua terra natal é a França, mas não é associada à riqueza dos palácios reais, mas sim à decoração simples das casas camponesas, ao leite fresco e aos campos de lavanda.
Suas características são:
- cores pastéis no design de casa e móveis;
- uso de padrões florais no design;
- costura, babados, babados em toalhas de mesa, cortinas, guardanapos;
- diversas estatuetas e todos os tipos de lembranças feitas de porcelana, cerâmica, tecido.
Para decorá-lo, você não precisa necessariamente procurar por coisas incomuns: você pode escolher entre móveis que estão parados no sótão ou no celeiro, o que estará na moda. Outras opções economicamente viáveis também são possíveis.
Contente
- Benefícios do faça você mesmo
- Quais devem ser os móveis no estilo provençal
- Técnicas de Envelhecimento de Móveis
- Materiais necessários
- Ferramentas necessárias
- Processo de fabricação: instruções passo a passo
- Vídeo: Interior estilo provençal faça você mesmo. Projeto de varanda.
- Ideias de fotos para decorar móveis com suas próprias mãos no estilo provençal:
Benefícios do faça você mesmo
Para criar um interior moderno, não é necessário gastar muito dinheiro. Pode ser feito em casa sem grandes gastos materiais, utilizando técnicas simples. Uma das maneiras de transformar itens modernos de design de interiores é envelhecer móveis em estilo provençal com suas próprias mãos.
Ao mesmo tempo, transformar coisas familiares em casa tem uma série de aspectos positivos:
- você pode fazer todo o trabalho sem olhar para trás;
- os móveis serão decorados nas cores que o mestre gosta;
- Se você usar elementos internos antigos que já estão na casa, o orçamento familiar dificilmente será afetado.
Quais devem ser os móveis no estilo provençal
Os utensílios domésticos feitos nesse estilo se distinguem por uma certa leveza e concisão, refletidas no esquema de cores. É dominado pelas cores branco, leite cozido e lavanda. A Provença é próxima da natureza e da simplicidade, por isso todos os elementos interiores são feitos de materiais naturais: madeira, pedra, tecido. Como é comumente definido hoje em dia, isso é estilo ecológico. Isso se reflete no equipamento da sala, nos itens internos: mesas simples e um tanto antigas, cadeiras, armários, camas de ferro forjado, guardanapos e toalhas de linho - tudo cria um design unificado.
Móveis no estilo provençal feitos à mão desempenham, além de sua funcionalidade principal, também uma função decorativa. Deveria ser:
- velho ou envelhecido, com arranhões, lascas ou vestígios de buracos de minhoca que aparecem com o uso prolongado do móvel;
- necessariamente - pintado com tinta clara que perdeu o brilho;
- feito de madeira natural: nogueira, carvalho ou castanheiro.
Quanto ao esquema de cores, o estilo pede tons delicados, claros e levemente desbotados:
- branco e leitoso;
- bege;
- verde oliva;
- lavanda ou cores do mar,
- ocre, terracota.
Por mais estranho que pareça, um armário antigo com tinta descascada é o elemento mais moderno na hora de decorar um ambiente nesse estilo.
Técnicas de Envelhecimento de Móveis
Uma maneira de transformar móveis modernos em móveis de estilo provinciano é envelhecê-los. Além disso, é possível obter esse efeito usando vários métodos. Os mais eficazes e frequentemente utilizados são:
Métodos de envelhecimento | Peculiaridades |
Mecânico | Arranhões, lascas e rachaduras são aplicados artificialmente |
Térmico | O efeito é obtido expondo a superfície a ser tratada a uma chama aberta. |
Químico | São utilizados verniz para madeira, amônia, verniz craquelado e tinta. |
O método de envelhecimento mais comumente usado é o envelhecimento químico, que utiliza diversas técnicas de processamento e materiais.
- Tratamento de pintura
Tratamos a superfície com tinta em várias camadas
Este tipo de trabalho não exige grandes investimentos financeiros - geralmente é usada tinta à base de água, na tonalidade de cor apropriada. Antes da aplicação, a área é tratada com primer acrílico para madeira. Após a secagem completa, aplica-se tinta de cor clara ou utiliza-se pátina artificial pronta.
Conselho. O acabamento fica melhor se for feito com verniz fosco, que é mais apropriado para esse estilo.
- Usando parafina e tinta
Esfregamos com parafina as partes do produto que devem ficar lindamente surradas: bordas, cantos
Uma opção simples para processar móveis, na qual a camada de tinta antiga é limpa da área processada com lixa. A superfície é então esfregada com parafina e então a tinta é pulverizada de uma lata.
Não há necessidade de obter uma camada uniforme de revestimento: áreas individuais sem pintura corresponderão à Provença.
Após a secagem, a madeira pintada é tratada com uma esponja limpa e dura para remover o excesso de material. É importante não exagerar para não remover a maior parte do revestimento aplicado.
Para realçar o efeito do envelhecimento, é utilizado verniz craquelure.
Além disso, técnicas de design são usadas para dar à casa as características estilísticas apropriadas:
- uso de tecidos que reflitam as características do estilo;
- produção de elementos decorativos adicionais;
- seleção de soluções de cores tradicionais para um determinado estilo;
- tratamento de móveis com tinta com efeito dourado;
- decoração com acessórios estilizados.
Materiais necessários
O conjunto será determinado pelo item específico que está sendo envelhecido e pelo método utilizado. Se você planeja decorar um cômodo inteiro em estilo ecológico, precisa preparar uma lista extensa deles, que inclui:
- tecidos para estofamento de cadeiras ou sofás que combinem com a cor do interior;
- blocos de madeira para fazer elementos decorativos suspensos;
- tintas acrílicas nas cores e tonalidades desejadas;
- primer acrílico;
- verniz fosco à base de água sem odor desagradável específico;
- materiais abrasivos de granulação fina;
- Cola PVA para marcenaria;
- guardanapos para decoupage;
- fixadores;
- esponja de espuma;
- parafina ou velas.
Atenção! Aglomerado, PVC e MDF não são adequados para fazer móveis no estilo provençal. Móveis feitos com esses materiais não transmitirão suas características.
Ferramentas necessárias
Você pode executar os elementos usando o seguinte conjunto de ferramentas:
- pincéis de vários tamanhos;
- serra tico-tico ou formões para cortar elementos decorativos;
- espátulas ou uma faca para remover tinta.
Processo de fabricação: instruções passo a passo
Para decorar móveis em estilo ecológico, você pode usar o que foi retirado de galpões e sótãos. Esta é a opção de orçamento mais bem-sucedida. O processo de fabricação dependerá do tipo de item de interior em questão, mas há regras gerais associadas ao processo de envelhecimento, o que os torna especialmente coloridos e alinhados aos requisitos de estilo da Provence.
Você precisa começar removendo a tinta antiga do produto. Se forem aplicadas várias camadas, é mais conveniente raspá-las com uma espátula ou faca e depois limpá-las com uma lixa com revestimento abrasivo grosso. Se não for possível remover a tinta, será necessário realizar mais trabalho no revestimento existente.
O envelhecimento é feito com tinta; É aplicado na superfície do móvel com um pincel chato. Após a secagem completa, você pode começar a lixar a área a ser tratada e então começar a decorar.
Para isso você pode usar:
- elementos de madeira esculpidos, decorados com padrões florais, que podem ser pregados ou parafusados no lugar;
- se você não tem habilidade para desenhar, você pode transferir a imagem para papel vegetal, depois recortá-la seguindo o contorno e transferi-la para uma superfície de madeira;
- técnica de craquelure, muito utilizada em decoupage: dá o efeito de uma superfície antiga rachada;
- Guardanapos de decoupage com desenhos em estilo provençal que podem ser transferidos para as portas de um aparador ou guarda-roupa.
Se você não tem nenhuma habilidade artística, pode usar ferragens prontas que ajudarão a dar aos elementos do mobiliário as características apropriadas do estilo provençal: pernas, maçanetas, sobreposições figuradas em fechaduras.
Se o trabalho for feito corretamente e em conformidade com as instruções relevantes, os móveis feitos neste estilo darão ao ambiente uma sensação de conforto e aconchego.