Ao organizar o interior de uma casa, surge inevitavelmente a questão de organizar um local para armazenar utensílios domésticos, coisas e pequenos acessórios. Para isso, são disponibilizados diversos armários, cômodas, guarda-roupas e prateleiras. No entanto, esses móveis são mais adequados para armazenar itens grandes e médios. É muito mais prático guardar vários itens pequenos em gavetas removíveis. Este artigo discute suas principais vantagens e fornece instruções detalhadas para sua fabricação.
Contente
Vantagens das gavetas
A principal tarefa ao organizar o interior de uma casa é criar um espaço confortável, funcional e prático. Armários comuns nem sempre dão conta dessa tarefa. Em móveis comuns, parte do espaço permanece vazio – você simplesmente não consegue alcançá-lo com a mão. Coisas que são de uso constante devem estar sempre à mão. Gavetas deslizantes ajudarão você a armazenar itens de forma acessível.
Tais sistemas se tornaram simplesmente insubstituíveis. Eles economizam espaço, têm uma aparência atraente e são fáceis de montar. Eles são muito convenientes para guardar roupas íntimas, cosméticos, utensílios de cozinha, toalhas, cadarços e outros itens pequenos. Esse tipo de mobília é necessário em qualquer cômodo.
Variedades
Gavetas espaçosas são feitas em diferentes tamanhos, formas e tipos. É simplesmente impossível listar toda a variedade de tipos desenvolvidos pelos tecnólogos de móveis. Vamos considerar os tipos de móveis, dependendo das duas classificações mais comuns, na tabela.
Característica de classificação | Tipos |
Material do corpo | Aglomerado. Material barato, fácil de processar. Elementos feitos de aglomerado podem durar muito tempo se forem fixados e manuseados corretamente. |
Painéis para móveis. Vendido pronto. Eles são caracterizados por alta resistência e têm densidade suficiente. Os escudos são mais caros que os de aglomerado e duram mais. | |
Guias | Rolo. O tipo mais popular. As guias de rolo são baratas, têm um mecanismo confiável e um design simples. |
Telescópico. Existem guias com implementação total e parcial. Os primeiros são mais práticos e permitem aproveitar ao máximo o espaço. Esses guias são altamente confiáveis. Eles são capazes de suportar um peso grande – cerca de quarenta quilos – e são mais caros. | |
Tábuas de madeira. A opção mais simples e econômica. Guias desse tipo podem ser feitas por você mesmo usando madeira comum. Eles podem ser usados para instalar caixas pequenas. |
Características da produção DIY
Fazer gavetas com suas próprias mãos é bem simples, basta seguir as instruções detalhadas abaixo. Muitas pessoas acharão mais fácil comprar produtos prontos. Entretanto, o tamanho necessário nem sempre está disponível.
Fazer seus próprios móveis tem suas peculiaridades. Primeiro, você precisa definir claramente os materiais. Uma excelente opção seria adquirir os seguintes elementos: aglomerado para as laterais, painel de fibra para o fundo e guias de desenrolamento completas. Este é um ótimo conjunto de materiais com os quais você pode construir uma boa caixa.
O próximo passo é criar um plano gráfico. Em uma folha de papel comum, você precisa desenhar os componentes do futuro produto, marcar seus tamanhos e pontos de fixação. Este plano ajudará você a concluir a montagem o mais rápido possível. O mais difícil de tudo acima é calcular as dimensões. É difícil determinar as dimensões necessárias a olho nu. Tamanhos de gaveta selecionados incorretamente complicarão significativamente o processo de montagem e operação.
Cálculo de parâmetros
Projetar gavetas não é difícil. Primeiro, você precisa calcular a largura necessária. Deve ser 26 mm menor que a largura do corpo do gabinete – sua abertura interna. Devem sobrar cerca de treze milímetros de cada lado para a instalação das guias.
Em seguida, você precisa descobrir o comprimento. Dependerá da profundidade do armário. Este parâmetro é necessário ao selecionar guias. Eles vêm em diferentes comprimentos: de 250 a 800 mm. Você precisa calcular o comprimento dos produtos com antecedência e só então comprar guias para eles. Medimos a profundidade do armário com uma fita métrica comum. Não se esqueça de deixar algumas dezenas de milímetros de reserva, dependendo das características de design do móvel. Devido às dimensões padrão das guias, às vezes é necessário reduzir um pouco o comprimento das gavetas.
Agora é hora de decidir a altura das laterais. As dimensões das laterais dependem do design do móvel do armário. Na produção de móveis, utiliza-se a regra: a altura da gaveta deve ser 40-50 mm menor que a altura da fachada. Não há motivos para desviar desta regra. O espaço deixado proporcionará a oportunidade de corrigir erros e ajustar adequadamente a operação do produto final.
Ferramentas, materiais
Para montar as gavetas, você precisa preparar a seguinte lista de ferramentas e materiais:
- furadeira (às vezes pode ser substituída por uma chave de fenda, mas é necessária uma chave de fenda muito potente);
- serra elétrica (permitirá cortar aglomerado com a mais alta qualidade possível, eliminando danos e lascas);
- governante;
- ângulo de construção;
- trapo;
- faca;
- lápis;
- roleta;
- pregos, parafusos, fixadores;
- guias;
- o principal material para a construção.
Ao comprar ripas e elementos estruturais para futuras gavetas, você precisa considerar vários critérios importantes. A primeira é durabilidade, alta qualidade. Os materiais devem suportar cargas e não perder suas qualidades após vários anos de uso. O segundo critério é a resistência a danos. A peculiaridade dessas caixas é seu uso frequente. Ao empurrar a estrutura para a frente, é fácil causar pequenos danos. O material durável deve ser capaz de suportar pequenos impactos e colisões com a estrutura do gabinete.
Instruções passo a passo
Então, como fazer uma gaveta você mesmo? Vejamos as instruções passo a passo.
- Montagem do gabinete. Primeiro, você precisa montar completamente a estrutura da caixa. Você pode marcar as guias na lateral do gabinete.
Estrutura pronta para montagem de mesa de cabeceira com gavetas Estrutura de mesa de cabeceira com painel superior Aplicamos marcações em todas as secções e para todas as gavetas para guias de gaveta - Fixação das partes laterais das guias. Para fazer isso, você precisará de parafusos 3x15. Geralmente são vendidos juntos.
Fixamos as guias no painel lateral com uma chave de fenda, verificando constantemente as marcações Instalamos a parte de encaixe das guias nas paredes laterais das gavetas Painel lateral da gaveta Painel lateral instalado corretamente - Recortando os elementos da caixa. Para facilitar o trabalho, utilizamos uma planta gráfica pré-elaborada, onde todas as dimensões estão indicadas. Modo aglomerado com serra tico-tico.
Conectamos os fragmentos das caixas Mesa de cabeceira sem painéis frontais - Fixação dos elementos preparados. Estamos agindo conforme o plano. Para a fixação utilizamos fixadores especiais para móveis. Os fixadores devem ser duráveis e de alta qualidade;
Aplicamos adesivo nas gavetas e instalamos o painel. Fixamos os painéis com um canto - Instalando a parte inferior. Você pode fixar a parte inferior à estrutura com pregos pequenos.
Estamos consertando o fundo da caixa Verificando as diagonais das caixas para distorções - Fixação da segunda parte das guias. Nós usamos parafusos. O tamanho delas dependerá do tipo de ripas escolhidas.
- Fixação de fachadas. É importante posicionar as fachadas corretamente. O espaço entre as gavetas deve ser o mesmo. Você pode ajustar a posição das fachadas usando fita adesiva comum. Colocamos fita dupla face nas paredes frontais, fixamos temporariamente as fachadas e ajustamos os vãos. Fazemos furos, removemos a fita e finalmente fixamos as fachadas. A caixa está pronta!
Painéis instalados Mesa de cabeceira pronta com gavetas