Ultimamente, os estúdios, os pequenos apartamentos contemporâneos da era soviética, têm se tornado cada vez mais comuns. O forte crescimento da população urbana está levando os incorporadores a conservar o espaço habitacional. Cada vez mais, as construtoras têm como alvo estudantes, aposentados solteiros e famílias jovens que, em busca de trabalho, buscam oportunidades de comprar moradia em grandes cidades. E o preço relativamente baixo dos apartamentos pequenos os torna uma prioridade. Naturalmente, os felizes proprietários de novas moradias estão se perguntando sobre o arranjo confortável e funcional de seus pequenos apartamentos.
Contente
- Interior de uma pequena sala: características
- Esquema de cores interiores
- Acabamento de paredes e tetos
- Escolhendo um estilo para uma sala pequena
- Zoneamento de salas pequenas
- Armários e armazenamento
- Dividimos o ambiente em zonas com móveis
- Móveis de madeira compensada
- Vídeo: Escolhendo Móveis para um Estúdio
- As melhores ideias sobre como decorar um quarto pequeno de forma confortável, elegante e funcional
Interior de uma pequena sala: características
Vamos considerar quais são as características do interior de uma sala pequena. Os designers modernos oferecem muitas opções para um arranjo confortável e ergonômico desses cômodos. Ao decidir sobre o arranjo, os seguintes pontos são levados em consideração:
- paleta de cores das paredes;
- opções para iluminação vantajosa do ambiente;
- seleção de itens fáceis de usar e funcionais;
- zoneamento de instalações para diversos fins;
- o estilo que o design do ambiente irá combinar.
Esquema de cores interiores
Quando falamos sobre cores de interiores, via de regra, a maioria dos especialistas em design é da opinião que a decoração de interiores de um cômodo pequeno deve ser feita com cores claras. Essa tendência é observada porque tons claros e quentes aumentam visualmente o espaço. Mas e se você não gosta de paredes claras? Nesse caso, você pode ser aconselhado a destacar uma ou algumas paredes do ambiente com sua cor preferida. Os especialistas também recomendam usar tons pastéis da sua cor favorita para pintar a parede do interior.
Existe uma regra das três cores, segundo a qual, para criar um espaço harmonioso, não é recomendável usar mais de uma delas. Das três cores, uma se destaca como base, as outras duas como tons auxiliares e adjacentes. A cor base é usada em quantidades muito maiores que as cores adicionais. Para que a combinação de cores do interior seja o mais harmoniosa possível, aconselhamos que utilize tabelas de compatibilidade de cores.
Acabamento de paredes e tetos
Muitas vezes, os designers de ambientes pequenos recomendam o uso de tons claros tanto na decoração das paredes quanto no teto e no piso. Tetos claros combinados com pisos dos mesmos tons deixarão o ambiente arejado. Recomenda-se que sejam brilhantes para ampliar visualmente o interior. E é extremamente indesejável ter um padrão no piso, especialmente um desenho central. Porque não ampliará o espaço, mas chamará a atenção para suas pequenas dimensões.
Escolhendo um estilo para uma sala pequena
Para um cômodo pequeno, é melhor usar estilos de interiores modernos. Portanto, o estilo de alta tecnologia é muito benéfico na hora de organizar o espaço. Distingue-se por linhas rígidas e claras, é caracterizado por portas de correr, presença de divisórias e elementos de mobiliário embutidos, o que economiza significativamente espaço.
Um interior minimalista fala por si. Aqui você não encontrará o uso de elementos de design desnecessários ou itens decorativos pretensiosos. O minimalismo se distingue pela ausência prática de objetos desnecessários na superfície; tudo fica escondido e fechado para olhares curiosos, o que também agrada aos donos de cômodos pequenos.
Os estilos de interiores japonês e chinês se distinguem pela simplicidade e concisão de móveis e acessórios. Esse estilo é atraente devido à sua discrição.
Zoneamento de salas pequenas
Você pode usar o espaço de uma sala pequena racionalmente dividindo-a em zonas. O zoneamento de uma sala pequena é feito principalmente com a ajuda de móveis. Como você pode criar um layout funcional e harmonioso para um espaço pequeno?
Primeiro, você precisa decidir quais áreas da sala você precisa. O design vai depender se você planeja morar no quarto sozinho, ou com duas ou três pessoas; Você precisa de uma área de trabalho ou talvez tenha um estúdio e precise combiná-lo com uma cozinha.
Em qualquer caso, existem regras gerais de seleção para todos os tipos de móveis. É desejável que combine com o interior principal da sala, deve ser pequeno e, além disso, é preciso escolher modelos não volumosos - transformadores. Esses tipos de móveis incluem mesas dobráveis, sofás, poltronas e camas de guarda-roupa. Felizmente, os fabricantes modernos oferecem uma grande variedade de modelos em diferentes categorias de preço e qualquer design.
Armários e armazenamento
Ao escolher móveis para um quarto pequeno, é necessário começar pelo guarda-roupa. Afinal, é o móvel mais espaçoso e funcional da casa. No caso de um quarto pequeno, o guarda-roupa pode ser embutido nas paredes, criando assim um mini camarim para você. Deve ter pelo menos um metro e meio de largura para facilitar o uso. É aconselhável comprar um guarda-roupa deslizante, pois economiza muito espaço. Um guarda-roupa bom e espaçoso sempre tem seções para roupas de estação e roupas de cama. Também deve haver compartimentos de armazenamento para sapatos e roupas de cama.
Se o apartamento tiver um cômodo, você pode comprar um pequeno armário com uma cama embutida, o que é muito conveniente para economizar um pequeno espaço. Em um apartamento de um cômodo, você pode considerar a opção de mover o guarda-roupa para o corredor.
Dividimos o ambiente em zonas com móveis
Em espaços pequenos, é importante separar as áreas de trabalho e descanso. Neste caso, são utilizados painéis deslizantes ou embutidos, ou instaladas portas de compartimento.
Para uma aparência mais harmoniosa do interior, você precisa organizar as prateleiras e os armários horizontalmente. A única condição obrigatória é que eles estejam localizados em níveis diferentes. A propósito, mesas de trabalho dobráveis economizarão espaço na área de trabalho.
Como já mencionado, uma área de dormir pode ser feita em um armário ou você pode comprar um pequeno sofá-cama. Além disso, recentemente, designers criaram um truque para economizar espaço, como camas de dois níveis ou sob o teto. Isso economiza muito espaço em salas pequenas.
Móveis de madeira compensada
Falando sobre os materiais com os quais os móveis modernos são feitos, é necessário destacar especialmente as vantagens dos itens feitos de madeira compensada. Este tipo de mobiliário é especialmente preferível para um cômodo, pois não dá a impressão de estar sobrecarregado e cria uma sensação de leveza e abertura do espaço.
Suas principais vantagens incluem a resistência do material e a resistência ao desgaste. Uma enorme variedade de designs pode ser criada a partir de madeira compensada. Além disso, devido à relativa leveza do material, torna-se possível fazer estruturas complexas, incluindo móveis transformáveis. Os preços desses móveis são agradavelmente surpreendentes; com suas excelentes características de qualidade, é facilmente acessível a todas as categorias de cidadãos.