
À primeira vista, fazer você mesmo uma peça de mobiliário parece muito simples. Somente quando uma pessoa começa a fazer isso é que percebe que não é tão simples assim. É necessário encontrar um material de trabalho que seja adequado em textura e cor, processá-lo corretamente, fabricá-lo e montar todos os elementos com competência.
Contente
- Vantagens dos móveis de madeira
- Os principais estilos que têm móveis de madeira em seu arsenal
- Princípios gerais de criação de móveis de madeira
- Acabamento do produto acabado
- Vídeo: Como fazer uma mesa de jantar de madeira com suas próprias mãos em uma oficina de garagem
- 50 melhores fotos de como usar móveis de madeira com as próprias mãos no interior
Vantagens dos móveis de madeira

Ao montar móveis com as próprias mãos, uma pessoa deseja dar à sua casa mais individualidade e exclusividade. Mas há outras vantagens.

- Ecologicamente correto. Elementos de madeira se adaptam perfeitamente ao quarto ou sala de uma criança, em todos os cômodos onde os materiais devem ser os mais seguros possíveis, naturais e livres de substâncias nocivas. Somente resinas e óleos essenciais podem ser encontrados dentro do conjunto. Mas eles têm um efeito positivo e não negativo no corpo humano.
- Sustentabilidade. Qualquer móvel feito de madeira dura pelo menos 45-50 anos. É resistente a impactos mecânicos.
- Facilidade de reparo. Apesar da complexidade da fabricação, consertar elementos de mobiliário é bastante simples e requer um mínimo de esforço, habilidade e ferramentas.
- Ergonomia.
- Máximo nível de conforto. Ao criar móveis de madeira com suas próprias mãos, você pode levar em consideração imediatamente todas as características do físico do futuro proprietário.
- "Voo da fantasia". Qualquer ideia de design, mesmo a mais ousada, ficará ótima em um fundo de madeira. O acabamento manual deixará os móveis ainda mais elegantes.
- Preço. Móveis feitos de madeira maciça na produção industrial são muito caros. Se você fizer isso sozinho, o preço será reduzido várias vezes.

Além de todas as vantagens dos elementos de mobiliário mencionadas acima, é necessário observar mais uma coisa: a acessibilidade. Não é necessário comprá-los em lojas de grife luxuosas. Basta estudar os princípios básicos de sua produção e colocar a mão na massa; trabalhando com suas próprias mãos, você pode criar uma peça de mobiliário completamente única.

Os principais estilos que têm móveis de madeira em seu arsenal

Muitos designers talentosos trabalham com móveis de madeira maciça. É um erro pensar que ele só pode decorar ambientes decorados em estilo clássico. Existem áreas em que móveis de madeira podem ser integrados com sucesso:
- País. Suas características distintivas são a angularidade, a rugosidade nas linhas e a ausência de tratamentos artificiais de superfície. A madeira é um material de trabalho ideal para móveis que decoram um ambiente em estilo campestre. Podem ser casas de veraneio, casas particulares, dentro das quais você pode facilmente criar uma atmosfera de primitivismo.

- Estilo ecológico. Para os fãs dessa tendência, não são as tendências da moda que são importantes, mas a naturalidade e a autenticidade. Eles se aproximam do estilo country, a única diferença são os tons: na primeira versão, podem ser usados tons claros e escuros, enquanto na segunda, a preferência é dada aos claros e naturais. Quartos em estilo ecológico exigem muita tecnologia moderna, enquanto móveis de madeira tornarão o interior mais suave e refinado.

- Provença. Essa tendência é bem conhecida no mundo do design de interiores feminino. Suas características distintivas são um grande número de flores, prata e pratos bonitos. É um estilo "quente e aconchegante". Você não vai querer sair de uma cozinha e sala de estar assim, então uma cadeira de vime ou uma mesa de madeira se encaixarão perfeitamente. Mas o principal aqui é não exagerar, elementos grandes atrairão muita atenção e serão percebidos separadamente de todos os outros elementos temáticos.

Em outros estilos você também pode ver móveis de madeira, mas em menor quantidade. Por exemplo, nos estilos minimalista e moderno, acessórios adicionais de madeira são muito relevantes: luminárias, relógios, estatuetas, vasos.

Princípios gerais de criação de móveis de madeira

Antes de começar a trabalhar com suas próprias mãos, você precisa desenvolver um projeto; você pode encontrar uma foto do elemento desejado na Internet.

O próximo passo é selecionar a madeira. Deve ser 100% testado e de alta qualidade. A vida útil do item depende disso. É importante lembrar que o material de trabalho é dividido em macio e duro. Quanto mais rápido uma árvore cresce, mais macia sua madeira é considerada.

O carvalho é considerado o mais valioso e caro. É valorizado por sua capacidade de ser tingido com sucesso em qualquer cor.

A madeira vermelha é considerada igualmente valiosa. Suas vantagens são alta resistência e resistência à umidade. É dessa madeira que se obtêm os móveis de madeira mais luxuosos e chiques.

Pinho, abeto, cedro, bordo, cerejeira e nogueira são considerados mais baratos e acessíveis à classe média.

Depois de selecionar a madeira, você precisa comprar as tábuas. É melhor que sejam monolíticos.
Principais etapas do trabalho
- Desenvolvimento de um desenho do futuro produto.

- Preparando a madeira para corte, marcando-a, cortando.

- Perfuração de furos.

- Pintura de produtos.

- Montagem dos elementos.

Ferramentas necessárias para o trabalho
- Chave de fenda.
- Quebra-cabeça.
- Avião.
- Grampeador de móveis.
- Martelo.
- Chave de fenda.
- Faca para móveis.
- Tinta, verniz, pincel.
- Acessórios necessários.

Além de tudo isso, você precisará de hardware e consumíveis adicionais. Se o artesão for experiente, ele pode usar ferramentas de trabalho mais complexas.
Acabamento do produto acabado

Uma vez concluída a fabricação e a montagem do móvel, é necessário dar-lhe um aspecto final. O elemento pode ser simplesmente pintado ou decorado com suas próprias mãos.
Opções básicas de processamento
- Tingimento.
- Pintura.
- Envernizamento.
- Dessalinização.
Fazer tingimento de móveis de alta qualidade significa dar a eles o tom mais natural e bonito. Elas podem ser muito diversas, mas a naturalidade sempre será vista primeiro.
Envernizar um móvel é criar um brilho lustroso. Além disso, essa camada protege e aumenta a resistência ao desgaste.

Durante o processamento de elementos de mobiliário, é necessário remover qualquer resíduo de resina de todas as superfícies de trabalho. Isso é feito usando álcool, gasolina e acetona.
O método mais simples e popular de acabamento de móveis de madeira com as próprias mãos é revesti-los com verniz padrão. Não requer grandes despesas e ferramentas de acabamento complexas. A vantagem indiscutível é a preservação da aparência e textura originais do material de trabalho.
Artesãos experientes recomendam envernizar aquelas espécies de madeira que têm um padrão único e bonito por natureza, por exemplo, o pinho.
Se a madeira for dura, ela pode ser revestida com tinta colorida. Usando esse método, madeira barata pode ser pintada para parecer de qualidade cara.
Métodos de pintura
- Sólido.
- Tingimento.
- Aplicação de uma camada de elemento de coloração sob o verniz.
É necessário aplicar a tinta com muito cuidado e minuciosamente, seguindo certas etapas do trabalho.
- Limpeza de todas as irregularidades e nós.
- Dessalinização.
- Remoção de rachaduras e lascas.
- Cartilha.
- Coloração.
Depois que a tinta secar, você pode aplicar um desenho decorativo nela. Isso pode ser feito com um pincel ou aerógrafo.
Na maioria dos casos, deve haver várias camadas de tinta e verniz. Depois que cada um deles seca, é preciso lixar, para isso utiliza-se lixa.
Atenção especial deve ser dada aos elementos esculpidos, pois são mais difíceis de processar.
Móveis de madeira são “capazes” de se adaptar a qualquer interior, o principal é fazê-lo corretamente. Indivíduos com um senso de estilo e imaginação bem desenvolvidos podem criar um pequeno mundo em sua casa, diferente de qualquer outro, único, com sua própria atmosfera e humor.

Vídeo: Como fazer uma mesa de jantar de madeira com suas próprias mãos em uma oficina de garagem
https://www.youtube.com/watch?v=X7XTprJQc9Q
50 melhores fotos de como usar móveis de madeira com as próprias mãos no interior


















































