Na maioria dos casos, o conjunto de móveis da sala de estar é sempre o mesmo: um sofá, uma TV, uma mesa de centro ou um móvel de parede. Mas se o espaço permitir, uma estante com biblioteca, frigobar e até mesmo uma área de jantar pode ser adicionada ao conjunto padrão.

Sala de estar em estilo moderno
Sala de estar em estilo moderno com mobiliário padrão

Se em uma sala quadrada de tamanho médio e grande a disposição dos móveis na sala de estar não é um problema, então para salas fora do padrão é necessária uma certa abordagem e conhecimento de truques de design.

Arranjo assimétrico de móveis
Opções de arranjo de móveis para sala de estar

Preparando um plano

Organizando os móveis frente a frente
Disposição simétrica de móveis estofados, centralizados em torno da lareira e da mesa de centro, um de frente para o outro
Layout de sala de estar em formato de U
Layout de sala de estar em formato de U com o centro da sala como área de estar e passagens ao longo das bordas

Decidir como organizar os móveis na sala de estar sempre começa com a elaboração de um plano claro. Não é necessário fazer isso em um programa de computador especial.

Esquema da variante de layout tradicional
Um diagrama de uma bela versão do layout tradicional da área de estar - um sofá em frente à TV e duas poltronas nas laterais

Afinal, nem todo mundo tem as habilidades para trabalhar com essas ferramentas de design. Embora não se possa deixar de notar as possibilidades e vantagens da modelagem 3D - uma representação mais realista do resultado final.

Diagrama de layout de sofá de canto
Layout de um sofá de canto, poltrona e pufe para criar uma bela composição na sala

Você pode fazer um esboço em papel quadriculado comum. As notas do processo:

  • altura, comprimento e largura da sala na escala selecionada;
  • localização de aberturas de janelas e portas, nichos, etc.;
  • localização de tomadas, radiadores.
Layout diagonal da sala de estar
Layout diagonal da sala de estar – uma opção para estúdios ou quartos combinados
Dividindo a sala de estar em zonas
Dividir a sala de estar em zonas com vários pontos focais é adequado para grandes cômodos retangulares.

Regras básicas e recomendações

Existem várias dicas universais sobre como organizar os móveis na sala de estar que ajudarão você a evitar erros.

  1. Todos os itens são selecionados de acordo com as dimensões do ambiente: compactos para salas pequenas, grandes para salas espaçosas.
  2. Quanto maior o ambiente, mais elementos você pode pagar. Para ambientes pequenos, opte pela multifuncionalidade.
  3. Se, além da área de lazer, for planejado colocar uma área de jantar ou de dormir, todas as áreas devem ser separadas o máximo possível. É melhor colocar a mesa de jantar perto da janela; uma parte menos iluminada do quarto é adequada para dormir e relaxar.
  4. Fontes de luz natural – aberturas de janelas – não devem ser cobertas ou obstruídas. A luz do dia deve poder entrar livremente.
  5. Evite os muros enormes que eram comuns no século passado. Mesmo em uma sala de estar grande, eles parecem volumosos e são difíceis de combinar com outros itens de interior.
  6. A largura das passagens não é inferior a 60 cm.
  7. Se o mobiliário incluir não apenas um sofá, mas também poltronas, a distância entre os móveis estofados deve ser tal que as pessoas relaxando possam ouvir umas às outras enquanto conversam e ainda manter uma distância confortável.
  8. A localização mais ideal para uma mesa de centro em relação ao sofá é a uma distância de 40-50 cm.

Onde colocar o sofá?

O interior de qualquer sala de estar não pode ficar sem um sofá. Você não deve colocar este item perto da janela. Também não é recomendado colocá-lo de costas para a entrada. É psicologicamente desconfortável.

Ao escolher uma opção de disposição de móveis, você precisa se concentrar no modelo do produto, que é selecionado de acordo com os parâmetros do ambiente, porque é muito mais difícil alterar a forma e o layout.

  • Sofá clássico. Dependendo das dimensões, ele pode ficar bem tanto em ambientes com formatos regulares quanto em ambientes com formatos não padronizados. Em cômodos espaçosos, pode ser colocado no centro do ambiente. Em uma sala de estar pequena ou de formato irregular, o método de posicionamento é escolhido dependendo das proporções e características do layout.

    Sala de estar com um sofá
    Sala de estar com um sofá e poltronas em estilo clássico
  • Angular. Ele lida bem com as funções de zoneamento e divisão visual do espaço. Em uma sala retangular, sua parte aberta, direcionada perpendicularmente à parede mais curta, ajudará a criar as proporções desejadas. Em salas quadradas, seu local de maior sucesso é no canto.

    Sofá de canto grande
    Sofá de canto grande para sala de estar em estilo moderno
  • Modelos de ilhas. As duas metades de um todo ficarão melhor posicionadas uma em frente à outra, de preferência sem tocar nas paredes. Este modelo é muito adequado para salas grandes com lareiras.

    Dois sofás opostos um ao outro
    Dois sofás estão posicionados um de frente para o outro, perto de uma mesa de centro, alinhados com a lareira.

Onde colocar a TV?

TV no interior
A TV no interior da sala de estar desempenha o papel de um elo de ligação em torno do qual os outros elementos são organizados.

A televisão continua sendo um dos principais elementos da sala de estar. Sua localização deve ser a mais confortável possível, a saber:

  • estar na altura dos olhos da pessoa sentada, ou seja, a altura do chão é de cerca de 1,1-1,3 metros;
  • estar a pelo menos 1,8 metros, mas não mais do que 3 metros, de distância da pessoa sentada.
Instalação de TV
A TV deve ser instalada levando em consideração os dados regulatórios que garantem seu uso confortável.

Uma má solução é colocar a TV perto da janela. Os raios solares interferirão na visualização. É melhor escolher uma parte escura do ambiente.

Um armário, uma unidade de parede moderna ou uma mesa especial podem ser usados ​​como suporte. Em uma sala pequena, uma versão suspensa economizará metros quadrados.

Opções de arranjo

Ao planejar o interior, escolha uma das três opções de disposição dos móveis.

  • Simétrico.

    Arranjo simétrico
    Um arranjo simétrico é uma maneira infalível de criar um estilo de sala de estar clássico e discreto.

Algum elemento da decoração é tomado como centro do ambiente. Pode ser uma TV, uma lareira, um suporte de parede para um home theater, etc. Os móveis são colocados à mesma distância do ponto inicial escolhido.

Este método é o mais comum e bem-sucedido em interiores clássicos. É desejável que tudo seja mantido em um único estilo e que os elementos colocados simetricamente tenham o mesmo tamanho e cor.

O arranjo é aceitável para salas de formato regular (quadradas ou retangulares sem grande diferença de largura e comprimento).

Uma maneira de organizar os móveis simetricamente na sala de estar
A disposição simétrica dos móveis na sala de estar é a opção de posicionamento mais utilizada
  • Assimétrico.

    Arranjo assimétrico
    O arranjo assimétrico é realizado em salas de formato assimétrico, salas de passagem e zonas multifuncionais abertas.

Em estilos modernos, essa opção é a mais comum. Em uma sala de estar fora do padrão, ajuda a esconder falhas, destacar uma parte específica e tornar o ambiente visualmente mais espaçoso. Neste caso, não há regras e requisitos claros sobre como organizar os móveis no corredor. Os móveis em si podem ser de tamanhos diferentes e ecléticos. O principal é a harmonia do resultado final.

Arranjo assimétrico de móveis
A disposição assimétrica dos móveis é boa porque é adequada para ser colocada em salas de estar pequenas ou espaçosas, independentemente do seu formato.
  • Circular.

    Arranjo circular
    Um arranjo circular é usado para criar uma área de estar confortável, com móveis estofados dispostos ao redor de uma mesa de centro.

A disposição circular implica na escolha, como na primeira opção, de um centro (geralmente uma mesa de centro ou um lustre). Neste caso, os itens internos serão dispostos em círculo, à mesma distância uns dos outros, criando um formato redondo regular. As opções anteriores de disposição dos móveis, ao contrário desta, são mais fáceis de implementar. O circular requer espaço e formas geométricas corretas, porque deixar cantos livres é, por si só, uma violação das regras de organização racional de um espaço pequeno.

Método de arranjo circular
O arranjo circular envolve colocar móveis ao redor de um elemento central destacado em uma sala de estar espaçosa.

A escolha de um ou outro método de mobiliário depende não apenas das preferências pessoais, mas também das características do layout.

Sala de estar estreita

Sala de estar retangular alongada
O perfil retangular alongado do ambiente favorece a criação de zonas de divisão da área comum.

O principal erro é a colocação dos móveis ao longo da parede longa. Isso torna a passagem ainda mais estreita. A maneira mais adequada de organizar os móveis em uma sala de estar estreita é de forma assimétrica.

Zoneamento em uma sala de estar longa e estreita
Divisão de uma sala longa e estreita em uma área de jantar e uma área de relaxamento e recepção

Os princípios básicos a serem seguidos são os seguintes.

  1. Compacidade. Por exemplo, você pode usar vários sofás-chaise pequenos em vez de ocupar o espaço livre com um grande. Isso fará com que o ambiente pareça visualmente mais espaçoso.
  2. Menos móveis e mais funcionalidade. Os sistemas de armazenamento embutidos no sofá permitem combinar diversas funções ao mesmo tempo e liberar uma quantidade significativa de espaço.
  3. Formas redondas. Móveis quadrados convencionais “ocupam” espaço. Mesas redondas e sofás sem perder a funcionalidade se encaixam melhor no interior.
  4. Usando espelhos. Se você colocar um guarda-roupa estreito com portas espelhadas ao longo da parede longa, poderá obter um alongamento visual.
  5. Considere a localização das janelas. Se a janela for comprida, um guarda-roupa embutido instalado contra a parede adjacente irá equilibrar um pouco as proporções.

Sala de estar retangular

Design de sala de estar retangular
Projeto de uma longa sala de estar retangular em tons de bege e lilás

Organizar os móveis em uma sala de estar retangular é uma tarefa mais fácil em comparação à opção de layout anterior. No entanto, ainda é recomendável seguir certas regras para criar um ambiente harmonioso.

Uma das ideias mais bem-sucedidas nessa situação é o zoneamento claro. Com a ajuda de um certo arranjo, você pode dividir o ambiente em duas zonas funcionais: por exemplo, uma área de jantar e uma área de relaxamento. A divisão visual em dois pequenos quadrados compensa a desproporcionalidade. Usando essa técnica você cria dois pontos centrais ao mesmo tempo em um arranjo circular.

Ao contrário de uma sala de estar muito estreita, em um cômodo retangular você pode, e às vezes até precisa, organizar os objetos perpendicularmente. Pode ser um sofá de canto, por exemplo, ou uma escrivaninha comprida.

Como na maioria dos espaços não padronizados, móveis assimétricos são a solução mais bem-sucedida.

Sala de estar retangular
Solução de design para uma sala de estar retangular

Salas de estar incomuns

Sala de estar em forma de trapézio
Ideias de decoração para sala de estar com formato trapezoidal

Ultimamente, salas de estar poligonais e trapezoidais podem ser vistas cada vez mais frequentemente em edifícios novos. Por um lado, esse layout parece criativo e incomum, mas, por outro, causa dificuldades na hora de decidir como organizar os móveis em um cômodo com um formato tão incomum.

A principal dificuldade com empanados fora do padrão surge na busca por elementos de decoração. Você precisa estar preparado para o fato de que alguns itens terão que ser feitos sob encomenda.

Design de sala com formato irregular
Projetar um ambiente com formato irregular se torna um processo de seleção de detalhes e elementos decorativos para tornar o ambiente aconchegante e confortável.

Em estilos modernos, é bem possível brincar com essa desvantagem, transformando o ponto negativo em uma característica original da sala de estar. Pode haver várias ideias para um arranjo de móveis bem-sucedido.

  1. Um canto irregular e chanfrado pode se tornar o lugar central e o destaque principal do ambiente, e os móveis podem ser dispostos ao redor dele.
  2. Se os principais elementos do interior tiverem um design incomum, isso apenas enfatizará a ideia principal. Repetir o formato do ambiente nas formas dos móveis ajudará a estabelecer um equilíbrio na percepção.
  3. Usando um armário de formato irregular, por exemplo, você pode obter não apenas um efeito de assimetria aprimorado, mas também o oposto: suavizar ângulos irregulares. Por exemplo, um guarda-roupa embutido personalizado terá um espaço trapezoidal em seu interior, o que não é tão importante para sua funcionalidade. Mas será possível cobrir o canto chanfrado e tornar o ambiente como um todo mais confortável e agradável de se perceber. Essa ideia não pode ser implementada apenas no caso de uma determinada localização de janela: a fonte de luz natural não pode ser bloqueada.

Vídeo: 3 tipos de disposição de móveis: simétrico, assimétrico e circular

Uma seleção de fotos de salas de estar lindas e aconchegantes com disposição correta e prática dos móveis: