A pesca é um dos passatempos masculinos mais populares. Divirta-se na margem do reservatório. Pescadores experientes entendem que uma pesca confortável requer um lugar confortável para sentar. Sentar em troncos é desconfortável, e arrastar uma cadeira volumosa também não é uma opção. A solução ideal para esse problema seria uma cadeira dobrável com encosto, que seja compacta quando dobrada e, quando usada, ajude a não forçar as costas, que se cansam rapidamente de ficar sentado por muito tempo.

Opções compradas em lojas nem sempre são adequadas, pois esses produtos geralmente não são confiáveis ou são muito caros. Portanto, a solução mais racional é fazer uma cadeira dobrável para pescar com suas próprias mãos. Uma cadeira feita em casa não só ajudará você a economizar dinheiro, mas também permitirá que sua imaginação corra solta e você poderá fazer um bom produto com material de qualidade. As vantagens de tal cadeira são sua compactação, estabilidade, facilidade de transporte e fabricação simples.
Contente
Tipos de cadeiras dobráveis
As opções mais comuns para cadeiras desse tipo são opções com e sem encosto.
- Um banquinho sem encosto é mais simples de fazer e menos caro em termos de material, porém, a primeira opção é muito mais prática de usar. O encosto da cadeira pode ser feito de madeira, o que significa que o produto terá uma estrutura sólida, ou o assento e o encosto podem ser feitos de tecido durável esticado sobre a estrutura da base.
- Você também pode dividir as cadeiras pelo tipo de pernas: elas podem ser retas, em formato de cruz e sólidas. O material da cadeira pode ser metal, plástico ou madeira. Fazer cadeiras de metal ou plástico requer ferramentas e habilidades especiais, então será bem difícil fazê-las você mesmo.
- A opção pela cadeira de madeira é a mais simples, devido à grande variedade de materiais, ao preço acessível e à facilidade de trabalhar a madeira.
Materiais e ferramentas
Considerando que a opção com materiais de madeira é a mais simples e econômica, iremos optar por ela. A base da cadeira será de blocos de madeira, cujas dimensões dependerão do tamanho da cadeira específica. Elas servirão como pernas e parte de apoio para as costas.
O assento e a parte de apoio para as costas de uma pessoa podem ser feitos de ripas de madeira ou de tecido grosso, como lona. A madeira deve ser de alta qualidade, de preferência madeira dura (bétula, carvalho, etc.), pois disso dependerá a vida útil do produto. Para conectar as peças em uma única estrutura, você precisará de fixadores, no nosso caso são parafusos, porcas e arruelas para juntas móveis e parafusos de madeira para juntas fixas.
O kit padrão de carpinteiro, que está disponível para quase todos os proprietários de imóveis, é suficiente para realizar este trabalho:
- furar;
- chave de fenda ou conjunto de chaves de fenda;
- serra para madeira e metal;
- chaves inglesas, uma faca ou uma tesoura se você tiver que trabalhar com tecido;
- lima e lixa para posterior remoção de defeitos superficiais.
Além disso, para a etapa final, você precisará de verniz ou impregnação de madeira, cujo uso é necessário não apenas para dar uma aparência bonita, mas também para proteger contra parasitas e os efeitos da umidade.
Procedimento
O processo de fabricação de uma cadeira é bastante simples, e até mesmo uma pessoa sem habilidades profissionais no assunto pode fazê-lo.
- É necessário montar o assento fixando as travessas nas barras da base.
- Em seguida, vem a montagem da estrutura, composta por duas barras, sobre as quais são montadas as ripas do encosto, com uma travessa para o assento no meio (na parte inferior, a estrutura servirá como pés dianteiros do produto).
- As pernas traseiras são equipadas com duas travessas móveis na parte superior e inferior.
- A travessa superior é conectada ao encosto, a inferior à estrutura principal por meio de conexões aparafusadas.
- O assento também é preso à estrutura do meio usando parafusos. O resultado é uma cadeira que, quando levantada, se dobra em uma estrutura compacta que não ocupa muito espaço e é leve.
- Ao trabalhar com tecido ou couro para o assento e encosto, uma capa pré-medida e costurada é colocada nas ripas durante a montagem no lugar das travessas de madeira.
Depois que a cadeira estiver pronta, é preciso fazer o acabamento. Primeiro, você precisa se livrar de todas as asperezas e saliências desnecessárias. Os parafusos são cravados na base de madeira, uma lima e uma lixa removem defeitos, o verniz confere lisura e realça a cor natural da madeira, o que por si só já ficará lindo. No entanto, se sua imaginação exige mais beleza, você pode usar técnicas de queima e escultura em madeira, ou dar ao produto um formato mais interessante na fase de design.
Ao se perguntar como fazer uma cadeira de pesca com suas próprias mãos, você pode obter um produto maravilhoso que lhe servirá fielmente por muito tempo. Ao mesmo tempo, você pode economizar muito dinheiro e deixar sua imaginação correr solta, criando uma obra original verdadeiramente única.