Montagem de móveis de gabinete com suas próprias mãos: as principais etapas
Montar móveis em casa é uma tarefa trabalhosa, mas ao mesmo tempo é uma excelente maneira de economizar o orçamento familiar, além de uma oportunidade de demonstrar uma abordagem de design original e senso estético. Fazer móveis de armário com as próprias mãos não é muito comum, mas traz benefícios significativos e satisfação moral. O produto criado pode ser muito elegante e enfatizar vantajosamente o design geral do interior.
Selecione os fixadores depois de decidir o material principal.
Para lidar com essa tarefa não muito simples, mas emocionante, você precisa ter pelo menos habilidades básicas para trabalhar com a ferramenta e ser atencioso e cuidadoso. Para criar móveis de armário, você pode selecionar peças baratas ou usar materiais disponíveis em casa.
O produto criado pode ser muito elegante e enfatizar vantajosamente o design geral do interior.
Para montar um guarda-roupa ou cômoda, é necessário primeiro calcular os parâmetros do futuro produto. Para fazer móveis de armário com suas próprias mãos, a primeira coisa que você precisa fazer é um desenho com as dimensões de todas as peças.
Antes de fazer os móveis, prepare um desenho do futuro produto.
Você também precisa determinar qual material usará durante a montagem. Dependendo disso, são selecionados fixadores, ferramentas e equipamentos auxiliares (lixa, etc.).
Você também precisa determinar qual material usará durante a montagem.
A madeira como material pode ser “caprichosa”, é importante selecionar tábuas de alta qualidade, com textura boa e uniforme, secas e processadas. Bétulas, choupos, bordos, álamos e outras árvores decíduas são adequadas. As coníferas exigem condições especiais, por isso o pinheiro ou o abeto devem ser selecionados em combinação com alguma outra variedade. Tente não selecionar rochas em camadas para que a base não se parta durante o processamento.
Ao fabricar móveis de armário, observe que o aglomerado laminado pode se esfarelar quando os fixadores são inseridos.
Móveis de armário do tipo "faça você mesmo" podem ser feitos de aglomerado, MDF ou aglomerado laminado (esta última opção é a mais comum). Esses materiais são processados de forma diferente.
O material exige precisão e exatidão nas marcações e ações.
Todos os detalhes do futuro gabinete devem ser cuidadosamente verificados em relação aos desenhos e cuidadosamente ajustados às dimensões pretendidas.
A madeira como material pode ser “caprichosa”, é importante selecionar tábuas de alta qualidade, com textura boa e uniforme, secas e processadas.
Uma loja especializada ajudará você com o ajuste (corte). Isso também pode ser feito em casa usando uma régua, um lápis e uma serra de madeira.
Se desejar, você pode melhorar a aparência com inserções originais.
Os painéis de aglomerado devem ser revestidos com um composto protetor - isso reduzirá o risco de evaporação de substâncias resinosas. Os materiais restantes não requerem essa abordagem.
Móveis de armário do tipo "faça você mesmo" podem ser feitos de aglomerado, MDF ou aglomerado laminado (esta última opção é a mais comum).
Como trabalhar com aglomerado laminado – o principal material para móveis de armário?
Materiais como aglomerado laminado são bastante utilizados na fabricação de móveis. O aglomerado laminado apresenta uma série de vantagens inegáveis em relação ao aglomerado:
segura melhor os fixadores;
inibe a evaporação do formaldeído;
parece esteticamente agradável;
Você pode escolher uma textura e cor interessantes.
Ao utilizar madeira natural, recomenda-se cobri-la com verniz.
Móveis de gabinete "faça você mesmo" implicam na capacidade de processar o material, por exemplo, limpar e fechar os cortes com uma borda que combine com a superfície geral (isso deve ser feito para evitar a evaporação da composição adesiva do aglomerado). Também é necessário lembrar que, ao cortar no tamanho certo, podem ocorrer lascas e rachaduras na parte laminada. Para montar móveis de gabinete a partir de aglomerado, você precisará de cautela, atenção e precisão.
Materiais como aglomerado laminado são bastante utilizados na fabricação de móveis.
Você pode usar uma ferramenta elétrica em seu trabalho, o que simplifica a fixação de uma parte específica ao corpo.
Os painéis devem ser revestidos antes da montagem, não depois, para evitar gotejamentos.
Móveis feitos de aglomerado laminado nem sempre são adequados para o quarto de uma criança, principalmente se o cômodo for pequeno, mal ventilado ou localizado no lado ensolarado, e a base em si não for de alta qualidade. Resinas e compostos químicos podem evaporar rapidamente e criar uma atmosfera desfavorável. Isto também se aplica ao aglomerado. É melhor preferir madeira maciça e compensado.
Fazer móveis de armário com suas próprias mãos requer habilidade para processar o material.
Quais ferramentas são necessárias?
As seguintes ferramentas são adequadas para montar móveis de gabinete:
chaves de fenda;
chaves de fenda;
máquina de moer;
quebra-cabeça;
serra de madeira;
governante;
lápis simples.
O popular acabamento em verniz craquelure faz com que a frente do armário pareça original e cara.
A lixa é um material adequado para limpeza de superfícies. Para medir os elementos corretamente, é necessário fazer isso não no chão, mas sobre uma mesa, de preferência uma mesa de carpinteiro ou algo semelhante. Você pode usar bancos como apoio ao cortar centímetros extras da tábua.
Para montar um guarda-roupa ou cômoda, é necessário primeiro calcular os parâmetros do futuro produto.
Preparação antes da montagem
O material selecionado – aglomerado, aglomerado laminado ou painéis de madeira maciça – deve ser processado corretamente. A preparação das peças de um armário ou cômoda consiste em nivelar as superfícies, caso não seja uma base laminada, bem como limpá-las de rugosidades e rebarbas. As bordas cortadas do aglomerado laminado podem ser simplesmente lixadas e cobertas com bordas laminadas na mesma cor.
A iluminação pontual também serve como um complemento prático.
Qualquer material que você for utilizar deve ser de alta qualidade e bem seco para que após a fabricação o produto não crie vapores químicos perigosos no ambiente.
Antes de montar os móveis do armário, você precisa medir cuidadosamente a área onde a estrutura será instalada. Para um armário com portas, você precisa deixar algum espaço livre para que as portas possam abrir sem risco de atrito com as paredes.
Você pode usar uma ferramenta elétrica em seu trabalho, o que simplifica a fixação de uma parte específica ao corpo.
Partes repetidas do futuro produto devem ser simétricas entre si, caso contrário, há risco de distorção.
Selecione os fixadores depois de decidir o material principal. Tente comprar peças de conexão confiáveis. Eles devem ser comprados em reserva para que, se quebrarem, possam ser facilmente restaurados.
A lixa é um material adequado para limpeza de superfícies.
Principais etapas da montagem
Antes de fazer os móveis, prepare um desenho do futuro produto. É necessário conferir novamente as dimensões do gabinete indicadas esquematicamente no papel com as proporções das peças preparadas.
Marque os centímetros extras dos painéis de aglomerado com um lápis simples, corte ao longo das linhas com uma serra de madeira, limpe as bordas e cubra-as com uma borda.
Fixe os painéis lateral, inferior e superior ao painel traseiro usando uma chave de fenda e parafusos autoatarraxantes.
Antes de pendurar as portas, marque os locais para as dobradiças. Se as faixas forem pesadas, aumente o número de fixadores, caso contrário, com o tempo, os painéis podem deformar devido ao próprio peso. A distância da borda até as alças inferior e superior não deve ser inferior a 12-13 cm.
Fixe as dobradiças e verifique o funcionamento das portas. Elas devem ficar bem ajustadas, sem folgas ou deslocamentos. Não se esqueça de instalar a mini fechadura.
Para um guarda-roupa com portas de correr, você deve selecionar um mecanismo de rolo que ficará localizado na parte superior e inferior dos painéis. Na maioria das vezes, são utilizados elementos de alumínio para essa finalidade.
Se forem planejadas pernas, elas precisam ser feitas antes de pendurar as portas. Depois de terminar de montar o móvel do armário, verifique a estabilidade da estrutura, o nível do armário e se ele está “inclinado” para um lado ou outro.
Use parafusos e tábuas para fazer suportes para as prateleiras. Estes últimos são ajustados ao tamanho após a montagem do corpo do gabinete. Há suportes especiais disponíveis para prateleiras de vidro que não danificam a base.
É melhor equipar as gavetas (se houver) com guias, assim elas deslizarão com facilidade e liberdade, sem a possibilidade de ficarem tortas ou presas.
O material selecionado – aglomerado, aglomerado laminado ou painéis de madeira maciça – deve ser processado corretamente
Ao fabricar móveis de armário, observe que o aglomerado laminado pode se esfarelar quando os fixadores são inseridos. O material exige precisão e exatidão nas marcações e ações.
Após a aplicação de cada camada, é necessário tempo para secagem.
Acessórios para móveis
A escolha de ferragens para móveis de armário não é menos importante do que a montagem em si.
Dobradiças para armário
Dobradiças mal selecionadas podem arruinar os resultados dos seus esforços.
Mecanismo de dobradiça de quatro dobradiças
Hoje em dia, essa parte é usada cada vez mais. O ajuste é realizado tanto na fase de fixação quanto após a conclusão do trabalho de instalação.
Guias de gaveta
Você pode usar rolamentos de rolo ou de esferas.
Puxadores para tampas de gavetas e portas de armários
Eles precisam ser combinados entre si. Eles podem diferir em estilo – é importante aderir a um único design para a fachada ou para o interior. Para guarda-roupas ou cômodas infantis, é recomendável escolher puxadores com formato aerodinâmico para que a criança não se machuque ao se movimentar ou brincar.
Qualquer material que você for usar deve ser de alta qualidade e bem seco.
Acabamento de móveis
Se desejar, você pode melhorar a aparência com inserções originais. Podem ser painéis de espelho, divisórias, vários designs ou estênceis, enfeites. A iluminação pontual também serve como um complemento prático. Além disso, tem um visual bem estiloso, principalmente se tiver inserções de vidro ou fosco.
Ao instalar móveis, certifique-se de que eles não fiquem expostos à luz solar direta.
Ao utilizar madeira natural, recomenda-se cobri-la com verniz. Não é difícil escolher o tom certo. Para fixá-lo, aplique o revestimento duas ou três vezes e a superfície ficará lisa e uniforme. Após a aplicação de cada camada, é necessário tempo para secagem. Isso tornará a superfície resistente à abrasão e ao desbotamento. Os painéis devem ser revestidos antes da montagem, não depois, para evitar gotejamentos.
As partes repetidas do futuro produto devem ser simétricas entre si, caso contrário, há risco de distorção
O popular acabamento em verniz craquelure faz com que a frente do armário pareça original e cara.
Com a ajuda da decoração, você pode não apenas adicionar estilo a um novo item de interior, mas também enobrecer um produto antigo.
Com a ajuda da decoração, você pode não apenas adicionar estilo a um novo item de interior, mas também enobrecer um produto antigo.
Conselho: Ao instalar móveis, certifique-se de que eles não fiquem expostos à luz solar direta. Isso evitará o desbotamento das superfícies e o ressecamento da base de madeira.
Para criar móveis de armário, você pode selecionar peças baratas ou usar materiais disponíveis em casa.
VÍDEO: Fabricação de móveis de gabinete. Alguns truques.