Existem muitos apartamentos e casas particulares onde os móveis feitos de aglomerado vão adquirindo gradualmente uma aparência não comercializável. Para colocar um guarda-roupa, cômoda ou mesa em ordem, não é necessário recorrer a especialistas nem substituir os itens por novos, desde que sejam familiares e confortáveis para os donos da casa.

Móveis antigos podem ser restaurados usando meios improvisados disponíveis na casa. Materiais e ferramentas adicionais podem ser comprados em qualquer loja de ferragens.

Contente
- Os benefícios da restauração "faça você mesmo"
- Métodos de restauração
- Materiais e ferramentas necessárias para o trabalho
- Processo de restauração: instruções passo a passo
- Acabamento do produto – decoração
- VÍDEO: Restauração e decoração de um antigo ARMÁRIO de cozinha da era soviética
- 50 ideias de fotos para restauração e design de móveis de aglomerado
Os benefícios da restauração "faça você mesmo"
Restaurar a aparência de itens de aglomerado é um processo de baixo custo. Além disso, possui uma série de outras vantagens inegáveis:
- não há necessidade de levar um armário ou mesa para a oficina;
- todas as ferramentas geralmente estão à mão;
- Você monitora o progresso do trabalho e faz ajustes, se necessário.

Ao restaurar, você não usa a ajuda de especialistas caros; você mesmo pode estimar os custos e a mão de obra. O processo desenvolve a engenhosidade doméstica e, às vezes, une pais e filhos se você envolver estes últimos em um trabalho conjunto.
Métodos de restauração
É importante entender com qual material você está lidando. A mistura prensada de madeira e resina é a base da placa. A maneira mais fácil de restaurar a aparência nova do aglomerado é com pintura de alta qualidade.

A restauração de móveis de aglomerado por meio de tingimento, verniz e decoração permite atualizar a fachada e as superfícies internas dos móveis. Nesta forma ele servirá por muito tempo. Os principais materiais para restauração são tintas, vernizes e lixas.

O segundo método, que não consome muito tempo, é usar filme adesivo em tons naturais. Não necessita de cola – sua base é bastante durável, a película adere e alisa muito bem a superfície.
Materiais e ferramentas necessárias para o trabalho
Você precisará de materiais diferentes para seu trabalho. Para desmontar móveis antigos, você precisará de uma chave de fenda. A cola só é necessária se a superfície foi previamente revestida e ela saiu. Para remover qualquer irregularidade da superfície, você precisará de uma lixa e uma espátula.

Atualizar a cor exigirá o seguinte:
- tinta aerossol;
- secador de cabelo;
- borlas;
- luvas de borracha.

Antes de iniciar a restauração, a laje deve ser desengordurada com um agente de limpeza.
Às vezes, é usada massa para superfícies de madeira, pois a madeira pode secar. Para trabalhos posteriores, é necessário selar pequenas rachaduras e fendas.

Usar verniz como acabamento pode ajudar a dar uma aparência mais impressionante ao item restaurado, portanto seu uso não será supérfluo.
Os materiais podem variar dependendo do escopo do trabalho, da visão do resultado final e do método de restauração.

Se você planeja inserir tecido, papel de parede, guardanapos de decoupage ou filme, você precisará de uma tesoura.
Para secar rapidamente superfícies pintadas, você precisará de um secador de cabelo potente - é melhor usar um secador de cabelo de construção.

Processo de restauração: instruções passo a passo
Peça ajuda aos membros da sua família se eles tiverem habilidades de restauração. Talvez eles possam me dizer como restaurar rapidamente o aglomerado com minhas próprias mãos.
Prepare as ferramentas e os materiais necessários – tudo deve estar a uma curta distância. Como o processo exige muito trabalho, é melhor realizar o trabalho em um dia de folga.

Pintura
Passo 1: Desmonte cuidadosamente o móvel usando uma chave de fenda.
Passo 2: Desengordurar a superfície. Alise todas as áreas irregulares e pontos ásperos com uma lixa e uma espátula. Se necessário, preencha rachaduras e cavidades com massa. Deixe as tábuas secarem.
Etapa 3: aplique a tinta (de preferência tinta acrílica) uniformemente na superfície dos elementos usando uma lata de aerossol. Se necessário, aplique 2 a 3 camadas, fazendo pausas para secar.
Passo 4: Aplique verniz e deixe secar. Fixe aplicando outra camada.
A tinta ficará uniformemente espalhada se não houver correntes de ar no ambiente enquanto ela seca.
Se você decidir usar outro método - colar um filme - os materiais serão bem baratos. Não usamos cola para esse trabalho: o verso do filme é pegajoso.


Etapa 1. Veja as instruções de pintura nas pp. 1-2.
Etapa 2: Meça a quantidade de filme com precisão. É melhor fazer uma pequena margem, pois os eixos podem ser irregulares. Depois você pode removê-lo cortando-o cuidadosamente com um estilete.
Etapa 3: Alise a área colada com força para que não haja bolhas de ar.
É melhor escolher um filme de cor natural - tons de madeira, claros ou escuros, dependendo do que você mais gosta. A vantagem do filme é que ele pode ser lavado repetidamente: o revestimento de alta qualidade não perde a cor e não forma manchas.

Acabamento do produto – decoração
Móveis antigos não só podem ser reformados, mas também decorados, dando-lhes um aspecto original. Desenhos ou ornamentos são usados como elementos de design incomuns. Para garantir uma aplicação uniforme da impressão, use um estêncil recortado em papel grosso ou uma pasta de arquivo. Você precisa aplicar a tinta com muito cuidado para não respingar nas áreas ao redor do enfeite. É melhor colocá-lo ao redor do perímetro.

Um design grande e discreto fica bem em grandes áreas centrais ou na parte inferior. De cima, ele vai “pesar” o espaço visual. Você também pode usar uma combinação de elementos coloridos contrastantes - painéis laterais simples e peças de decoupage com designs florais ou temáticos.

Você também pode decorar aglomerado com suas próprias mãos usando apliques feitos de filme autoadesivo ou tecido.

Elementos esculpidos devem ser introduzidos no design geral com cautela – a laje é muito frágil. Ao esculpir, é necessário usar um cortador afiado e uma lixa para limpar os recessos. Recomendamos que você primeiro faça um esboço do futuro enfeite - dessa forma você poderá avaliar a estética da futura decoração.

Usar papel de parede ou tecido estampado pode dar ainda mais frescor aos móveis pintados. Essas inserções ficam interessantes na frente de mesas de pedestal e cômodas. Neste caso, você precisará de cola. O tecido deve ser impermeável; tecidos finos ficarão encharcados rapidamente e ficarão desarrumados. Este método é adequado para atualizar móveis em casas de veraneio, cozinhas de apartamentos, quartos e quartos de crianças.

Os materiais especificados também podem ser usados para decorar superfícies internas – paredes e prateleiras. Não exige muito esforço e os resultados geralmente superam as expectativas.
Embora você possa usar elementos decorativos para decorar itens maiores, não perca a oportunidade de adicionar o mesmo toque de estilo ao resto da sua decoração. Por exemplo, você pode realçar a harmonia das cores revestindo os assentos de cadeiras antigas com o mesmo tecido que foi usado para decorar o armário ou a mesa.

Guardanapos de estilo vitoriano ou provençal são frequentemente usados para decorar itens de papelão. Elementos pastorais renovam perfeitamente o interior, tornando-o claro e iluminado.
A decoração também é alcançada através do uso de certas cores – ouro, prata, cobre. Eles tornam os móveis mais sofisticados. Eles podem ser complementados com craquelure de aparência impressionante. Para isso você precisará de um verniz especial. Este método é perfeito para interiores clássicos, onde há muitos móveis vintage de formatos incomuns.

Pequenos mosaicos feitos de vidro colorido ou plástico, colados na fachada, darão uma nova aparência ao guarda-roupa ou à mesa de cabeceira.

Mesas de centro ficam com um visual inusitado com um “caleidoscópio” de recortes de jornais. Para mantê-los no lugar, cole-os no tampo da mesa. Organize-os assimetricamente, mas ao mesmo tempo mantenha a harmonia geral da composição. Depois cubra com vidro ou fixe com duas camadas de verniz transparente.
Substituir os acessórios também pode dar um toque novo à aparência dos móveis. Em vez de puxadores simples, escolha puxadores de bronze ou prata com formato em relevo. Ou pinte-os de uma cor diferente.

Se o móvel tiver pés, você pode usar barbante para fixá-los com cola.
Um espelho antigo pode ser usado como um suporte em uma das portas do armário. Um formato oval ficaria melhor.

A decoração não deve ser muito colorida nem muito contrastante. As cores devem ser selecionadas harmoniosamente e não irritar com ecletismo excessivo.
Você precisa pensar com antecedência em como decorar móveis que perderam sua aparência anterior. Há muitas ideias, então qualquer um pode fazer com que um armário ou mesa de aparência pouco apresentável pareçam vantajosos e elegantes, até mesmo em casa.

VÍDEO: Restauração e decoração de um antigo ARMÁRIO de cozinha da era soviética
50 ideias de fotos para restauração e design de móveis de aglomerado


















































