Tudo o que é novo é um velho bem esquecido. Poucas pessoas nunca ouviram esse ditado, que pode ser facilmente aplicado à restauração de móveis antigos. Itens vintage, também conhecidos como antiguidades que acompanharam diversas gerações de famílias, estão se tornando cada vez mais populares. Entretanto, na época soviética, muitos itens tinham a mesma aparência, pois eram produzidos em massa, mas eram famosos por sua qualidade.
É por isso que a maioria das casas no espaço pós-soviético ainda estão cheias delas. Mas tudo depende do seu desejo: restaurar o aparador da sua avó com as próprias mãos adicionará originalidade a qualquer interior.
Contente
- Início da restauração
- Ferramentas essenciais para restaurar móveis antigos
- Técnica de recuperação
- Cuidando de móveis restaurados
- Vídeo: Restauração e decoração de um antigo buffet de cozinha da era soviética
- Galeria de fotos com os melhores trabalhos de restauração e reforma de aparadores faça você mesmo:
Início da restauração
Não basta apenas querer criar um item único em um estilo vintage moderno. O aparador ou armário da avó só pode ganhar uma segunda vida com bastante esforço. Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar tudo o que precisa.
Primeiro, você deve aprender tudo sobre a restauração do móvel selecionado e decidir sobre a técnica de restauração e decoração subsequente, porque simplesmente pintar o aparador antigo não será suficiente.
Ferramentas essenciais para restaurar móveis antigos
- Lixa e solvente
Qualquer móvel antigo é primeiramente coberto com uma camada de tinta e verniz de fábrica, é possível que também tenham tentado trocá-lo ou restaurá-lo antes. Portanto, é necessário remover qualquer revestimento antigo do bufê. É necessária uma lixa grossa para lixar e limpar todas as superfícies. É fácil estragar a madeira simplesmente tentando raspar as camadas superiores com uma lixa, por isso você precisa de um solvente; a acetona é o ideal. É aplicado com pincel em toda a superfície, com atenção especial às partes esculpidas. Outra maneira é molhar um pano ou pano cobrindo o aparador por alguns minutos. A camada de revestimento antigo sairá sozinha, e o bufê pode ser limpo com um pano simples.
- Ferramentas
É melhor processar os móveis desmontados, então você precisará de muitas ferramentas. É possível que o bufê precise apenas de reparos estéticos. Mas às vezes pode ser necessário apertar portas soltas ou prender pernas. Você precisa ter um conjunto de chaves de fenda e chaves inglesas, um martelo, etc. à mão.
- Acessórios
Atualizar um aparador também envolverá a instalação de novos acessórios - puxadores, fechos, etc. Tudo isso pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas ou feito sob encomenda em oficinas.
- Materiais adicionais: cera e massa para remover irregularidades; primer para tratamento de superfície.
- Pincéis, esponjas e rolos para pintura.
- Tintas e vernizes (tintas acrílicas e a óleo, verniz, tintas).
- Fita adesiva, cola PVA.
Portas de aparadores antigos geralmente são de vidro, então você precisará de fita adesiva para mantê-las longe da tinta. E será necessária cola se o móvel já tiver começado a delaminar.
Técnica de recuperação
A restauração começa com a limpeza da superfície e a restauração das áreas problemáticas. Antes de iniciar o trabalho, os móveis são desmontados: todos os acessórios são removidos, as prateleiras e os vidros (se removíveis) são removidos. Se o vidro não puder ser removido, cubra-o com fita ou papel. Em geral, não há regras ou métodos especiais para restaurar móveis antigos.
- Restauração profunda
O próximo passo é remover o revestimento antigo. É melhor fazer a limpeza do lado de fora: poeira, tinta seca e pedaços de verniz serão difíceis de remover depois. Após a limpeza, o buffet deve ser bem lavado, desengordurando as superfícies.
O aparador precisa ser inspecionado para verificar se há alguma irregularidade ou delaminação. Depois disso, você pode começar a preencher as rachaduras e depois lixar. Se necessário, peças adicionais são restauradas - alças, pernas ou bordas lascadas. Na maioria das vezes, eles usam outros móveis semelhantes ou os esculpem em madeira. Em seguida vem a preparação. Somente depois que todos os reparos e trabalhos preparatórios estiverem concluídos é que a pintura poderá começar.
É melhor começar a pintar pelas superfícies principais e depois passar para os elementos decorativos (coroa ou laterais esculpidas). A tinta é aplicada em duas camadas, mas para um envelhecimento simples da madeira, uma camada fina será suficiente.
- Decoração
Decore a superfície atualizada no estilo decoupage - esta é a maneira mais fácil. Para isso, são selecionados guardanapos ou tecidos com estampa que combine com a ideia. O desenho é recortado e colado na parte frontal do aparador. Desta forma simples você pode obter móveis vintage com um padrão original.
A pintura também é usada. Para isso são selecionados pincéis finos e tintas multicoloridas. O ornamento é desenhado ou contornado usando um estêncil.
O toque final na decoração é o verniz. Ela é aplicada em duas camadas após a cola ou tinta secar completamente, dependendo do método de decoração escolhido. Depois que o trabalho estiver concluído, você pode começar a montagem.
Cuidando de móveis restaurados
Restaurar um aparador antigo tem pequenas falhas, que, no entanto, não são diferentes de cuidar de um móvel novo. A superfície deve ser lavada cuidadosamente quando suja, de preferência com água limpa e um pano macio, para que o aparador não seja arranhado.
Não é recomendado colocar móveis antigos restaurados em locais com alta umidade ou geração de calor. Perto do fogão na cozinha, perto do radiador ou até mesmo perto da janela, a condição da tinta pode se deteriorar rapidamente. Você também não deve deixar o bufê na varanda.
Restaurar um aparador com suas próprias mãos começa com a inspeção e o reparo, após os quais você pode começar a decorar a superfície. Dessa forma, você pode dar uma vida completamente nova ao seu antigo aparador e renovar o interior da sua casa.